sábado, 8 de outubro de 2011

Debate sobre a crise na saúde em SFI na Rádio São Francisco FM

Foto: Ascom.

O programa "Tribuna Livre" da Rádio São Francisco FM, em São Francisco de Itabapoana, reproduziu, hoje, 08-10, no horário de 8 às 10 horas, as entrevistas concedidas aos radialistas Paulo Noel e Vinícius Berto sobre a crise na saúde no município de São Francisco e a polêmica da falta de quórum na Câmara Municipal para votação de uma suplementação do Executivo Municipal destinando a saúde em torno de R$930 mil reais. O debate foi focado nos questionamentos feitos à Rádio São Francisco FM, durante a semana, por ouvintes e funcionários contratados se queixando da falta de medicamentos nos postos de saúde, falta de médicos e falta de pagamento aos profissionais da saúde, tanto os médicos quanto os técnicos de enfermagem.

O que diz o Secretário de Saúde

O Secretário Municipal de Saúde médico Fabiano Córdova (foto) disse que em nenhum momento houve parada de atendimento dos pacientes em relação a emergência do município que é o principal. “O Hospital não fechou, não teve dia nenhum sem médico”, relatou Córdova que, no entanto, admitiu que “realmente, o que ocorreu foi um atraso no pagamento dos funcionários contratados e prestadores de serviços, inclusive os médicos”.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde a solução já estaria planejada para ser resolvida. “Já foi feita uma reunião com o prefeito Beto que convocou a equipe econômica juntamente comigo e, a administração. Estamos avaliando a solução do problema, inclusive, já conversamos com os médicos a respeito das medidas que estamos pretendendo tomar, tanto que os médicos continuam indo ao hospital dando os plantões em virtude até mesmo da confiança que eles tem no prefeito Beto Azevedo”, disse.

Segundo Fabiano Córdova espalharam um boato no município que os médicos ficariam sem receber até o final do ano; que os médicos estão há quatro meses sem receber o que, na verdade o atraso de salário é de um mês.

A próxima reunião da Câmara Municipal é na terça-feira, dia 11-10, véspera do feriado do Dia das Crianças. A Câmara Municipal ainda não votou a suplementação solicitada pelo Executivo Municipal. Entretanto é necessário saber das autoridades da saúde como ficará a situação no fechamento do ano, até o mês de dezembro. Esta suplementação resolve a crise no momento.

Segundo Fabiano Córdoba a Mensagem solicitando suplementação na Câmara diz respeito superávit da Secretaria de Saúde. “É importante salientar que dentro desta verba, está o repasse do Ministério da Saúde para o PSF, verba que não estava no orçamento.

Após a participação do Secretário de Saúde, participaram ao “vivo” debatendo o tema o vereador do PMDB e líder do prefeito no Legislativo Sergio Elias e o presidente do Legislativo, Florentino Cerqueira Azevedo o Tininho do DEM.

O vereador Sérgio Elias questionou a ausência da Mesa Diretora que acabou não dando quórum para realização da reunião de quinta-feira, passada, dia 6 de outubro. Já Tininho entrou no “ar” dizendo que nunca faltou uma reunião e que desta vez estava ocupada resolvendo questões relacionadas a nominata do seu partido tendo em vista que o último dia de filiação dos candidatos foi dia 7 de outubro.

Mas garantiu que na próxima reunião estaria na Casa presidindo a reunião e que colocaria a matéria em votação. Por sua fez o vereador Fabinho do Estaleiro do PSDB participou dizendo que votará contra a mensagem até que o Secretário Fabiano Córdova compareça ao Legislativo para explicar o que foi feito das verbas liberadas anteriormente pelo Legislativo e porque a saúde chegou a este ponto.

Segundo Fabinho do Estaleiro ele tem um documento assinado por todos os vereadores pedindo ao prefeito Beto Azevedo a exoneração do Secretário. Por sua vez Dr. Fabiano Córdova disse que o seu cargo é de confiança e que só sairá se for uma decisão do prefeito. Impasse criado, todos agora aguardam o próximo “roand” que será na reunião plenária do Legislativo na terça-feira, dia 11 de outubro.

21 comentários:

Anônimo disse...

Porque vcs não chamam o F.M.I rapidinho vcs resolvem esta questão,simples não???

Jhony disse...

Como assim não passou um dia sem medico para atender as pessoas! Caramba! E só ir la qualquer hora e ver se tem medico! Não sei se secretario tem filhos mas se tiver será que teria coragem de levar no ponto e chegar la correr o risco de não ter medico para atendê-lo? Ta bom e agora ainda ta chamando o povo são franciscano de mentiroso porque o povo que esta la todo dia sofre porque esta sem medico ou ele acha que o povo ia para la só de bobeira! Tem muitas pessoas que tem oque fazer trabalhão dignamente ao invés desses políticos!

Jozane disse...

COM CERTEZA FABINHO ESTÁ CORRETO EM Ñ ASSINAR ENQUANTO Ñ HOUVER EXCLARECIMENTOS COM DOCUMENTOS DE COMPROVAÇÃO DO Q FOI FEITO COM A VERBA DESTINADA A SAÚDE...Q É BEM GRANDE!EXISTE SIM ALGO DE ERRADO E TEM Q SER RESOLVIDO POIS O POVO Ñ PODE PAGAR PELA FALTA DE COMPETÊNCIA DE ALGUEM Q COM A MAIOR CARA DE PAU DO MUNDO AFIRMA Q ESTUDOU PARA SER MÉDICO E NÃO ADIMINISTRADOR.ENTÃO PQ SE METEU A FAZER OQ NÃO SABE?PARA FAZER O NOSSO MUNICÍPIO PASSAR A MAIOR VERGONHA DE TODOS OS TEMPOS?COM CERTEZA ESTE GOVERNO SERÁ O MAIS LEMBRADO,PENA Q DE FORMA NEGATIVA!

Maria Raymunda Correa disse...

Como cidadã quero fazer alguns questionamentos :será que os vereadores levam seus filhos para o atendimento no Hospital Manoel Carola,ou em algum dos Postos de Saúde do Município ?E o mais engraçado disso tudo é que não entendo ,pra quem mora aqui há muito tempo sabe contar bem as historinhas PASSADAS de cada um deles ,principalmente os que dizem ser os mais certinhos ,que estão do lado do povo ,pelo AMOR DE DEUS NÉ!
Espero que as pessoas entendam também que por traz de uma secretaria ou qualquer órgão como uma empresa por exemplo ,existe uma coisa chamada :HIERARQUIA pra quem não sabe ( Hierarquia representa a cadeia de comando que se inicia nos gestores de topo e segue até aos trabalhadores não gestores),então ...é muito engraçado porque só falam da saúde e há tempos nem tão passados a Saúde do município só pra refrescar a memória dos munícipes era ÓTIMA NÉ? E ninguém falava nada muito pelo contrário , em SÃO FRANCISCO reinava a lei do silencio ,quero deixar bem claro que não tenho nada haver com a PREFEITURA,ou algo do gênero ,mas só acho que de discursinho bonito,de demagogia ,e baixaria o povo já está de saco cheio ,pois de santinho ninguém tem nada .
E termino com a seguinte frase :" Obrigado Senhor Deus, por cada minuto que convivo com pessoas falsas, hipócritas e arrogantes. Elas me fazem ver tudo aquilo que não devo me tornar."
Me despeço parabenizando ao Blog e à Rádio São Francisco pelo espaço democrático .
E que DEUS NOS AJUDE !

douglas silva disse...

o secretario falou muito bem quem quer tirar o secretario tem que se elejer prefeito, e o vereador fabinho nao precisa nem sonhar com isso porque nao vai conseguir nem elejer vereador de novo

Anônimo disse...

Gente as verbas usadas por qualquer secretaria é feito todo mês prestação de contas para os vereadores do nosso municipio,não sei porq tanto questionamentos,e ms não tem nem como desviar verbas porq tudo é controlado pelo TeCE - RJ ... Agora eu vejo que é ms perceguição ao Secretario de Saúde do que querer saber o que foi usado e como foi usado já que existe a prestação de contas ... Gente será que a preocupação é que o secretario quer vir como vereador???? Deixa o homem em paz !!! Que venha Fabiano como Vereador !!!!

Rogerio

Anônimo disse...

É TANTO BLÁ BLÁ BLÁ !!! AFINAL A CULPA É DE QUEM?? SERÁ QUE É MINHA?? OU SUA?? OU DO POVO QUE PRECISA DE ATENDIMENTO??

Anônimo disse...

É TANTO BLÁ BLÁ BLÁ !!! AFINAL A CULPA É DE QUEM?? SERÁ QUE É MINHA?? OU SUA?? OU DO POVO QUE PRECISA DE ATENDIMENTO??

Anônimo disse...

Ô Douglas Silva: ou você é um grande puxa-saco, ou está na boquinha, recebendo o envelope em casa ou é daqueles que o dr. colocou como muitos para ficar em pé nas esquinas fazendo fofoca ou é um pau mandado. Se muitos fizessem o que Fabinho está e vem fazendo, o Lesgislativo seria mais respeitado. O pior cego é aquele q vÊ e ñ enxerga. Acorda rapaz. Aposto q a cor da sua preferênça e LARANJA.

pontes disse...

FABINHO: Não o conheço, vou até procurá-lo para tal. Eu e a minha família ouvimos atentamente tudo o q vem acontecendo e nos tornamos seus fãs, pela sua atitude e pela garra conforme vc. defende o povo deste município. Um abraço e q Deus continue lhe dando sabedoria.

Ana Paula disse...

Quissamã é destaque em investimentos na saúde e educação!!! Dr.fabiano porque o Sr. não vai a quissamã e procura o secretario de saúde daquela cidade e tome umas aulas em gestão de saúde? aprender nunca é demais até mesmo que o Sr. disse que não é secretario de saúde e sim médico, e já que o Sr. é médico e a caréncia no municipio é grande,porque não voltar a exercer a função de médico em nosso municipio???

Calos Alves disse...

Porque será que só agora após 3 anos de seu mandato, fabinho do estaleiro resolveu sair atirando pra todo lado? primeiro acusou fabél de ser o Ministro da Saúde e agora quer detonar o secretario de saúde a qualquér custo,será que ele anteriormente não sabia de nada? ou será que esses nove meses que ficou afastado serviu para ele refletir! para que ele hoje faça o que deveria ter feito a 3 anos atrás???

marta disse...

entao jhony vai no hospital e denuncie fala data e hora sem medico e hora nenhuma vi o secretario chamar ninguen de mentiroso agora é muito faciu ficar falando sem dizer quando foi.

maria da penha disse...

o secretario tem filho naceu no hospital manoel carola e quem trabalha la sabe que ele se consulta no hospital sim

Juliard Correa disse...

Meu nome é Juliard Correa, estudante do IFF Campos e moro na localidade de São Domingos.
Escrevo esse e-mail em nome da minha tia Alessandra Correa e do meu pai José Carlos.
O objetivo principal é denunciar de forma crítica às péssimas condições do atendimento a saúde encontrada em nosso município.

Assistindo a entrevista na Rádio São Francisco com o secretário de saúde, Alessandra diz que pode perceber que não foi a única vitima da precariedade da saúde. “Estou desde o mês de setembro a espera de atendimento de um urologista no ambulatório. Para conseguir marcar essa consulta tive que sair de casa as 03h00min da madrugada e estou quase desistindo pois fui informada que não há previsão de atendimento”, diz ela.

Peço que a secretaria de saúde tome as medidas cabíveis para solucionar tal problema que nos causa revolta e indignação.

Envio atenciosamente esse e-mail, pois confio no trabalho, competência e imparcialidade da Rádio São Francisco e do Blog Paulo Noel.

Glauco Denes disse...

Sopre as cinzas, deixe-as ao vento.

Quem feriu você, já feriu e já passou.
Lá na frente encontrará o inevitável retorno e pelas mãos de outrem, se merecer, será ferido também.
A Vida se encarregará de dar-lhe o troco e você, talvez, jamais fique sabendo.
O que importa de verdade é o que você sentiu
e, mais importante, é o que ainda você sente:
Mágoa? Rancor? Ressentimento? Ódio?
Você consegue perceber que esses sentimentos foram escolhidos por você?
Somos nós que escolhemos o que sentir diante de agressões e de ofensas.
Quem nos faz o mal é responsável pelo que faz, mas NÓS somos responsáveis pelo que sentimos.
Essa responsabilidade tem a ver com o Amor que devemos e temos que sentir por nós mesmos.
O ofensor fez o que fez e o momento passou, mas o que ficou aí dentro de você?
Mágoa
- Você sabia que de todas as drogas ela é a mais cancerígena?
Pela sua própria saúde, jogue-a fora.
Rancor
- Ele é como um alimento preparado com veneno irreconhecível: dia mais, dia menos, você poderá contrair doenças de cujas origens nem suspeitará.
Ressentimento
- Pois imagine-se vivendo dentro de um ambiente constantemente poluído, enfumaçado, repleto de bactérias e de incontáveis tipos de vírus: é isso que seu coração e seus pulmões estão tentando agüentar.
Até quando você acha que eles vão resistir?
Ódio
- Seus efeitos são paralisantes. Seu sistema imunológico entrará em conflito com esse veneno que com o tempo poderá colocar você face a face com a morte e talvez muito tarde você venha a perceber que melhor seria ter deixado que seu agressor colhesse os frutos do próprio plantio.
Por seu próprio Bem, e pelo seu Bem, perdoe.
O perdão o libertará e o fará livre para ser feliz.
Esqueça o mal que lhe foi feito.
Deixe o seu ofensor de lado, e não penses nele com ímpetos de vinganças. Siga a sugestão.
Se desejas ser feliz por um dia: vinga-te.
Se desejas ser feliz por toda a vida: PERDOE
Mude seu destino ...Não permita que suas emoções negativas dominem os seus sentimentos.
Seja o(a) comandante da sua nau!

Escolha o melhor caminho para sua "viagem"
E se outras vezes o ferirem, perdoe ...
Perdoe ... Como Cristo perdoou os que o crucificaram.

Tenham todos uma semana abençoada
em Cristo,

Att.,

Glauco Denes

Jailton Siqueira disse...

Sr.Carlos Alves que memória o sr.tém! porque será que só agora após 3 anos, fabinho resolveu aparecer no cenario politico? será que nos anos anteriores não ocorreu nenhuma anormalidade que ele assim percebesse? no minimo muito estranho as atitudes do fabinho!!!Para vc refletir e meditar fabinho,"Não julgues para não seres julgado"

Anônimo disse...

Gente amanhã é terça dia dee votação na Câmârâ, será que o Sr. Fabinho vai pensar na população, ou vai continuar perceguindo o secretario de saúdesecretaria de saúde???... ahhh pode ser que ele queira o lugar do secretario tmb.... Bem, espero que os outros vereadores ajudem a população e votem a favor ...


Vagnho SFI

Helena disse...

TEm um monte aí precisando retornar aos bancos escolares,não para aprender a gerir recursos e sim pra aprender a escrever corretamente,enquanto isso..busque o pai dos burros;esclarecimento vem do verbo ESCLARECER;Administrador é quem Administra,o que mais me admira é ver que tem tantos palpites de quem discute o que não entende.O Dr Fabiano está incomodando e incomodará muito mais ,pq vem aí mais avanços na saude e é disso que o vereador Fabinho tem receio,justamente por se meter na saude com seus QIs que tem péssimos administradores espalhados fazendo M o tempo inteiro.Conta comigo Dr Fabiano,vamos avante!Mais tarde daremos as respostas.

Adriana Coutinho disse...

Professora Helena, Se a Saúde avançar mais um pouco como vc fala, vai cair na Ribanceira! E o Secretario vai junto!!!

Tavares disse...

DR.Fabiano pelo visto o SR. não é muito bom em matemática, o orçamento tém que ser dividido por 12 meses e não por 7 meses! desse jeito não a saúde que resista!!!