sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Caos na saúde em São Francisco pode parar Hospital



Prefeito e secretário devem dar explicações hoje na Rádio São Francisco


Foto: Alessandra Lemos

A população de São Francisco de Itabapoana está assistindo um quadro crítico na saúde do município, que desta vez pode entrar em “colapso” de vez. Ontem, à noite, era esperada a reunião da Câmara Municipal para que o tema fosse debatido e até mesmo ser convocado o secretário municipal de Saúde, o médico Fabiano Córdova, para comparecer em plenário para explicações.

Acontece que a Mesa Diretora do Legislativo, formada pelo presidente Florentino Cerqueira de Azevedo, o Tininho (DEM), o vice, Renato da Silva Fernandes, o Renato de Buena (PP), e o primeiro secretário Jamilton Marcelino da Silva, o JAMILTO CHAÔ (PSB), não compareceu.

Segundo o vereador Sérgio Elias (PMDB), “se a Mesa diretora comparece, haveria quórum para instalação da reunião”. Além de Sérgio, estavam lá: Kademar Cordeiro (PMDB), Cláudio Henrique (PP), Fábio das Neves Moreira, o Fabinho do Estaleiro (PSDB), e José Pinto Filho, o Pintinho (PMDB).

Com o plenário lotado, a maioria técnicos de enfermagens e pessoal ligado à saúde, a reunião acabou não acontecendo.

Os vereadores querem a presença do Secretário Municipal de Saúde na reunião Legislativa para que explique porque a situação chegou ao ponto que está. “Faltam remédios, médicos e enfermeiros estão com salários atrasados e cada vez mais acontecem contratações de funcionários na Secretaria de Saúde”, disse Sérgio Elias, vereador líder do Governo na Câmara Municipal.

Mas para convocar o Secretário de Saúde há necessidade que aconteça a reunião, e ontem os vereadores já haviam decidido apresentarem um requerimento convidado o médico Fabiano para comparecer ao Legislativo.

“Nosso objetivo é votar a Mensagem com pedido de suplementação de R$950 mil, mas só após as explicações do secretário sobre as verbas anteriores aprovadas pelo Legislativo”, disse o vereador Fabinho do Estaleiro.

Em conversa com o Blog, o Diretor Clínico do Hospital Manoel Carola, o médico Hober Caminhas, disse que assumiu com os colegas um compromisso endossado pelo prefeito Beto Azevedo para que continuem trabalhando até o dia 10 de outubro, prazo para pagamento dos salários atrasados. Dia 10, terça-feira, será o dia da próxima reunião do Legislativo sanfranciscano. Até o momento o Conselho Municipal de Saúde também não se manifestou sobre o assunto.

Hoje, 07-10, o prefeito Beto Azevedo disse ao Blog que vai se pronunciar através dos microfones na Rádio São Francisco FM durante o jornal São Francisco é Notícias, entre 08 e 10 horas, e falar sobre o assunto. Disse inclusive, que o Secretário Córdova também ira se pronunciar. Vamos aguardar.

19 comentários:

Anônimo disse...

paulo dia 10 é segunda e nao terça!

Anônimo disse...

Paulo Noel solicita ao Vereador Fabinho uma cópia do documento que ele declarou ao microfone da Radio, afirmando que todos os vereadores assinaram pedindo o afastamento do nosso Secretário de Saude e publica aí no seu blog.

Anônimo disse...

Tudo vai melhorar meu povo!
Em 2012 tudo vai ser diferente. Afinal é ano de eleição...

Rogerio Tavares disse...

Para aprovar o aumento de 9 para 13 cadeiras no legislativo, todos vereadores comparecem. Por que será??

Graça Cristina disse...

Sabemos que o problema na Saúde é o "calcanhar de Aq Itabapoana,mas de td esfera Nacional,mas vamos comuiles' não só de São Francisco dobinar,em São Francisco está uma aberração.O presidente da Câmara não comparece a sessão,nem o vice e muito menos o primeiro secretário.COINCIDÊNCIA ou Acordo??Sugiro ao Presidente da Câmara que adote o ReGIMENTO INTERNO DA CÂMARA,como seu livro de cabeceira,para não ser "nocauteado" como foi hoje pelo vereador Sérgio ELias.
Peço a todos os vereadores,mesmo sendo situação ou oposição,que compareçam á próxima sessão,afinal estamos tratando de um assunto sério( S-A-Ú-D-E ´PÚBLICA) e não dessa "erva daninha" chamada vaidade,interesse próprio ou qualquer coisa do gênero.Pois quando é para ser empossados ou reempossados ,ressurgem até das cinzas,parecendo até aquela ave mitológica Fênix.

Jhony disse...

Cadê a seriedade dos políticos? Essa reunião tinha que ser o mais rápido possível! E Agora qual será a desculpa desses que não foram? Será que eles tinhão algo muito mais importante que a saúde do município, ou será que eles não estão nem ai para isso!

Anônimo disse...

O QUE ESTÁ ACONTECENDO EM NOSSO MUNICÍPIO?? POR QUE ESTÁ DANDO TUDO DE ERRADO?? É O CAOS?? NADA VAI PRA FRENTE!!ENQUANTO OS MUNICÍPIOS VIZINHOS DECOLANDO EM TODAS AS AREAS.

pontes disse...

Vamos à Câmara na 3ª feira.

Anônimo disse...

O POVÃO VAI RESPONDER NAS URNAS EM 2012!!

Marcos Pacheco disse...

Caro blogueiro!

A saúde esta um CAOS não por causa da câmara e sim pela má administração. O município todo esta caótico. As administrações anteriores, sempre tiveram pouco dinheiro, mas sempre fizeram bem mais que a atual. O município todo esta um CAOS.
Será que o Sr. Blogueiro fala apenas da saúde para jogar a população contra o legislativo? Que convenhamos também não faz nada em prol da população.

Anônimo disse...

Cadê a imparcialidade da rádio que não postou o meu comentário?Camuflam uma imparcialidade para enganar troxa, porque a maioria da população vocês não enganam não!!!Já admirei muito essa rádio no governo anterior,mas depois que o Beto assumiu acabou, só falam algo quando a população preciona muito, assim mesmo tentando logo mudar de assunto!!!

pontes disse...

Paulo Noel , gostaria de parabenizar o vereador Fabinho, não conheco mas ele demonstrou uma grande preocupação com o povo de nosso municipio e com o dinheiro publico, de como está sendo gasto. É isso mesmo , espero que os demais, venham a publico e se manifestem, também. Tenham coragem.Cobrem do executivo,dos governantes e secretarios . Fiscalizem . Não apenas aprovem .

Anônimo disse...

É preciso que entendam , a saúde não pode ser alvo de politica. devemos respeitar .A que ponto chegamos . Não há duvida , foi uma faltar de administração. Mais saída . Para onde ???? Parabéns Vereador Fabinho.

sulen gomes da silva disse...

acho que o vereador esta com do de cutuvelo ou insegurança pq ja vai pra tres anos e ele e nem os outros fizeram nada ai tem que persegui o pobre do secretario,para mostrar q ta fazendo alguma coisa,fico em duvida de uma coisa e ate mesmo curiosa pelo pouco q entendo vai para os vereadores o documento fa lando no q foi gasto o dinheiro,ou eles nunca leram ou eles nao enetendem os termos usados e precisa que alguem vai traduzi-los pra eles e tao feio a pessoa ser invejosa ter inveja da pessoa nao e coisa de Deus,outra duvida q tive ja que ele falou q cresceu com a esposa do senhor secretario pq ao inves de chamar de menina nao falou o nome dela e outra coisa nao conheço o secretario e nem sua esposa mas pessolmente sempre vejo na rua mas acho dificil do vereador ter crescido com ela pois acho que ela nao tem trinta e poucos anos pq acho q ela tem cara menina posso estar enganda mas tudo bem.gente as eleiçoes e ano que vem vamos parar pensar e votar consciente vamos mudar esses nove vereadores que nao fez nada por sao francisco e sim em causa propria,essa guerrinha de ego nao nos interessa oq realmente interessa a populaçao e o bem estar desenvolvimente social economico,vamos pensar no crescimento do nosso municipio vamos vereadores lutar por causa prpria vamos lutar pelo bem de sao francisco,vou estar na reuniao mas uma vez na camara espero q nao seja adiada mas uma vez pq ai vai ser uma falta de respeito com a populaçao,vamos parar de ver o erros e defeitos dos outros vanmos ver os nossos tb .obrigado paulo noel mas uma vez por nos conceder esse espaço para expor nossas opiniors.suelen gomes da silva.

Sandra Maria disse...

Sulem Gomes da Silva,se todos os vereadores tomassem a mesma postura que o veredor Claudinho Viana(afastado por liminar)tomou,ao denunciar supostas irregularidades no municipio, inclusive a do Hospital Manoél Carola, com certeza beto hoje não seria mais prefeito,pois seria cassado por improbidade administrativa. Mais como quém assumiria no lugar de béto, seria Frederico, eles entenderam que iriam trocar seis por meia duzia, e preferiram deixar como estava, talvez o municipio estaria em situação melhor caso isto fosse feito!!!

Anônimo disse...

O municipio nao tem dinheiro para saude, mas pode aumentar a cadeira de vereadores, o k será mais gastos desnecessários. É um absurdo.

julio mateus disse...

QUE DESCONTROLE DO VEREADOR FABINHO MOSTROU A RAIVA QUE ESTA DO SECRETARIO DE SAUDE DEPOIS FICA USANDO O NOME DE DEUS DIZENDO QUE SEGUE ELE. FABINHO VOCE TINHA QUE PREOCUPAR EM FAZER LEIS QUE ATE AGORA NAO FEZ NADA

natalva disse...

porque sera todos os vereadores pedindo para o secretario sair? tudo isso porque o prefeito quer de qualquer jeito elejer o secretario vereador. so que os vereadores atuais nao tem que ficar pensando em politica e esquecer a cidade, eles tem que votar logo esse dinheiro para a saude e pensar mais no povo. o vereador fabinho mesmo ja esplicou porque ta com raiva do secretario ele mesmo disse que a esposa do secretario foi criada em guaxindiba, ele ta com medo de perder votos em guaxindiba pro secretario e para diviane. os pescadores todos votam em diviane

Anônimo disse...

O atual governo não é mesmo grande coisa, mais comparar com Pedro que ficou oito anos e não fez uma obra é demais para meus ouvidos. Beto trouxe obras importantes,calçou ruas e o povo ainda reclama, ou os que reclamam não estão satisfeitos por não está na boquinha. Não trabalho na prefeitura mais o pior do governo é fechamento de escolas, e os funcionários da época de Pedro que ficaram, pois o povo votou para ver mudanças.
Gisele - Valão Seco