quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Projeto Eleitor do Futuro faz eleição simulada em escola de São Francisco de Itabapoana

 O objetivo é estimular o interesse de jovens entre 13 e 18 anos que estão prestes ou já podem participar do pleito.


______________________________________________
Da redação do Blog

A um ano das eleições de 2014, a Justiça Eleitoral de São Francisco de Itabapoana promoveu, nesta quarta-feira, 16, uma votação simulada no auditório do Colégio Estadual São Francisco de Paula, como parte do projeto Eleitor do Futuro, idealizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).  O objetivo é estimular o interesse de jovens entre 13 e 18 anos que estão prestes ou já podem participar do pleito.


Foram colocadas urnas eletrônicas no interior do auditório, onde os alunos puderam votar.

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral da 130º Zona Eleitoral de SFI, Jorge Louback , em entrevista concedida à Rádio São Francisco FM, a junção de dois projetos acabou por atrair a atenção do TRE, porque o Projeto Eleitor do Futuro é desenvolvido apenas pelo Cartório Eleitoral  e o Projeto TRE na Escola, é desenvolvido pelo Juiz Eleitoral que vai a escola e dá uma palestra.

"O juiz eleitoral de São Francisco de Itabapoana, Marcelo Feres Bressan achou por bem promover uma eleição simulada no interior da Escola", disse Jorge Louback. 

Primeiro aconteceu uma palestra do juiz, onde foram selecionados os candidatos com participação de quatro candidatos e depois as eleições com  fiscalização e tudo como acontece num pleito normal, incluindo até plano de governo, panfletagem e tudo mais.

Os alunos abraçaram a causa e empolgados mostraram que podem fazer diferentes. Os jovens tem potencial e até surpreendeu o juiz da Comarca sanfranciscana.

Para o Juiz Marcelo Bressan a principal proposta do trabalho é lembrar de que jovens formam uma parcela importante do eleitorado e que para isso precisam votar de uma maneira consciente.

Foram debatidos  temas como saúde, trabalho, educação, acessibilidade, esporte e lazer, ocasião em que os quatro candidatos foram sabatinados pelos colegas a respeito dos temas apresentados.

Segundo o prefeito Pedrinho Cherene, a Justiça Eleitoral como essa iniciativa, mostra a importância de se exercer a cidadania.

"Receberei todas as propostas aqui apresentadas e aproveito para convidar os quatro alunos que participaram como candidatos para passarem  um dia na prefeitura. Lá eles poderão conhecer de perto os trabalhos do Executivo"  destacou o prefeito.

Estiveram presentes o  juiz da 130º Zona Eleitoral de SFI,  Marcelo Feres Bressa, a promotora Juliana Viana, o prefeito Pedrinho Cherene, vice-prefeito,  Amaro Barros o presidente da Câmara Municipal, Claudinho Viana além de vereadores.




Fotos: Ascom

Nenhum comentário: