quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Projeto de inclusão social no Ciep de SFI

Recebemos um e-mail da diretora do Ciep 470, Cintia Teles Machado, narrando um evento que deveria ser copiado por outras unidades de ensino. O objetivo é promover a inclusão social. É importante a participação de todos. A professora Cíntia está solicitando que todos compareçam e levem uma doação para ser revertida para as entidades. Pode ser alimento não perecível, um gênero de higiene pessoal ou um produto de limpeza.

PROJETO DE INCLUSÃO SOCIAL
Programação:

Dia 18 de setembro
10h - Futsal APAE de Campos x APAE de São Francisco

Dia 19 de setembro
10h - Futsal com deficientes visuais do Educandário São José Operário

Dia 23 de setembro
Basquete de cadeirantes do Clube Esportivo Municipal de campos

E-mail enviado pela professora Cintia Teles Machado:

CIEP BRIZOLÃO 470 CELSO MARTINS CORDEIRO

PROJETO DE INCLUSÃO SOCIAL

“Ser Especial torna Diferente”


O CIEP BRIZOLÃO 470 CELSO MARTINS CORDEIRO, está com o desafio de romper com o constrangimento que se tornou entrave no relacionamento entre especiais e não especiais e criar um ambiente de harmonia através do reconhecimento das habilidades e potencialidades que as pessoas com necessidades especiais portam. A pessoa com deficiências possui habilidades e potencialidades que precisam ser desenvolvidas muitas vezes no contato com o outro, especialmente sendo o outro não especial, para que aspectos como o físico, cognitivo ou emocional possam ser desenvolvidos e ele saia da vida de segregação que muitos ainda vivem, mesmo participando de instituições voltadas às suas necessidades.

Uma das funções sociais da escola é analisar e criticar as políticas públicas de atendimento social e criar mecanismos de articulação com a realidade, elaborando caminhos cujo caráter desperte a sensibilidade da sociedade para a diversidade da população que forma a sociedade brasileira, democratizando e consolidando a possibilidade da construção de caminhos para a superação das dificuldades.

Sabemos que as diferenças representam grandes oportunidades de aprendizado. As diferenças representam recursos grátis, abundantes e renováveis e o CIEP BRIZOLÃO 470 CELSO MARTINS CORDEIRO, através deste projeto, onde a proposta maior é o esporte com elo integrador, o aluno entenderá a importância dos direitos humanos que se estendem a toda a população, inclusive os especiais. Eles estreitarão o relacionamento entre os especiais, transpondo barreiras e despertando a sociedade à consciência de que as diferenças físicas e cognitivas de uma pessoa não a impedem de usufruir dos direitos das demais pessoas.

O Esporte é um dos maiores suportes para a integração das etnias, de credos, condição social... ele é o elo que se junta a uma grande corrente para desfazer a segregação e compartilharmos do mesmo ideal: uma sociedade mais justa, fraterna e humana.

Serão momentos de grande satisfação para todos nos da Família CIEP 470 recebermos nossos amigos das APAEs de São Francisco de Itabapoana e Campos, Arco-Íres de Luz, Educandário São José e Clube Esportivo Municipal de Campos e Escolas convidadas para esse grande evento de integração onde todos nós seremos pessoas especiais em dias voltados ao esporte com torneio de futsal e basquete de cadeirantes.

Nós, da Família CIEP 470, estamos solicitando que todos tragam alimentos não perecíveis ou material de higiene e limpeza para que possamos fazer doação as entidades voltadas ao atendimento a pessoas portadoras de necessidades especiais.
Participem!

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela a iniciativa.

Anônimo disse...

Parabéns por essa inicitiava, São Francisco precisa disso de coisas diferente, afinal só temos lido nós comentários desse blog uns falando mal e outros falando bem dessa política indefinida que temos em nosso município.