quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Começa hoje Semana de Educação no Trânsito em SFI

Da Ascom-SFI chegou, por e-mail, matéria da Semana de Educação no Trânsito. O evento começa hoje (16) com palestra no auditório da prefeitura. Durante a semana do trânsito será montada uma tenda junto ao portal da cidade onde alguns guardas e agentes da Emtransfi farão uma blitz de conscientização, com a distribuição de cerca de 5.000 panfletos e adesivos. Também será montado um stand na Exposição Agropecuária. O encerramento da Semana de Educação no Trânsito acontecerá no domingo (20) durante a Expo.


São Francisco terá semana de educação no trânsito

Ascom – SFI
Foto: Flori Fernandes


Na semana do trânsito, que acontece do dia 16 a 20 deste mês, a Empresa de Transporte de São Francisco de Itabapoana (Emtrasfi) trabalhará em parceria com a Guarda Municipal para desenvolver uma série de ações, como palestras, blitz de conscientização, exposição e concursos. O tema deste ano é “Trânsito Humano para todos”.

O comandante da Guarda Municipal, Amaro Antônio Gomes, fez um levantamento junto ao 8º Batalhão da Polícia Militar das estatísticas dos acidentes no município. Os índices serão usados em gráficos utilizados na conscientização dos motoristas.

De acordo com diretor da Emtransfi, Joilson Melo, as estatísticas só têm utilidade se forem revertidas em ações positivas. “Com as informações teremos números sólidos na mão para podermos trabalhar; diagnosticar os locais, horários e tipos de acidentes. Vamos também poder melhorar a sinalização e a conscientização”, informou Joilson.

Durante a semana do trânsito será montada uma tenda junto ao portal da cidade onde alguns guardas e agentes da Emtransfi farão uma blitz de conscientização, com a distribuição de cerca de 5.000 panfletos e adesivos. Também será feita a demonstração do uso do bafômetro.

Abrindo o ciclo de palestras, dia 16, o presidente da Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI) de Campos, Roberto Landi, ministrará a palestra com o tema de “Cidadania e Legislação”. A palestra, que acontecerá no auditório da prefeitura a partir das 17h, será destinada aos motoristas da casa. Dia 17, às 15h, é a vez do público infanto-juvenil da escola Estadual São Francisco de Paula assistir à advogada Crenilda Barcellos falar sobre “Criança, Trânsito e Cidadania”. O também advogado Eduardo Machado Nogueira abordará o tema “Direção Defensiva”, no dia 18, às 17h, no auditório da Câmara dos Vereadores.

Carros e motos de som vão circular pela cidade com mensagens educativas sobre o trânsito. A Emtransfi juntamente com a guarda também montará um stand na Exposição Agropecuária, que acontece do dia 17 ao dia 20 em Praça João Pessoa. No stand haverá uma mostra de sinalizações e semáforos.


Concurso

A Emtransfi em parceria com a secretaria de Educação realizará nas escolas municipais um concurso de desenho sobre o trânsito. Cada escola escolherá três trabalhos que depois vão ser avaliados por uma banca examinadora. Serão premiados os dez primeiros colocados sendo que os três melhores receberão troféus e um prêmio surpresa. A premiação acontecerá dia 20, às 16h, no stand da Emtransfi na Exposição Agropecuária de Praça João Pessoa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa! Teve uma palestra na escola do meu filho que tem 4 anos e hoje ele me ensina noções de trânsito. Cada dia que saio de carro com ele tenho uma surpresa diferente com o que aprendeu. São Francisco está precisando de mudanças assim!!!

Anônimo disse...

Muito lindo o guarda possando para foto. Mas na realidade o transito de nossa avenida continua uma bagunça, semaforo com defeitos e guardas de braços cruzados, exemplo disso saum as vans que continuam parando em qualquer lugar dificultando o fluxo da avenida.