quinta-feira, 17 de setembro de 2009

SFI lança segunda fase de vacinação contra Pólio neste sábado 19

Começa neste sábado(19), a segunda etapa da campanha de vacinação contra Paralisia Infantil em São Francisco de Itabapoana. A meta da Secretaria de Saúde é vacinar cerca de 95% das crianças menores de cinco anos de idade. Na primeira fase, ocorrida em junho, foram vacinadas 3.400 crianças em todo município.

No sábado, dia nacional da campanha, serão mobilizados 23 postos de vacinação. Na semana seguinte, um posto móvel atenderá as localidades mais distantes.

O Secretário de Saúde, Fabiano Córdova, alerta aos pais e responsáveis de crianças menores de cinco anos que não deixem de comparecer aos postos de vacinação. “ É importante lembrar que mesmo as crianças que por ventura não foram vacinadas na primeira fase devem ser vacinadas agora”, explicou Córdova. Os postos de vacinação funcionarão das 8 às 17h.

Ainda segundo o secretário, esta etapa de vacinação seria realizada em agosto mas, devido ao pico da epidemia da gripe A no país, o Ministério da Saúde decidiu postergar a aplicação da segunda dose da vacina.

Além da vacina contra a poliomielite, os pais poderão colocar em dia a caderneta de vacinação dos filhos nos seguintes Postos de Saúde: São Francisco (centro), Imburi, Floresta, Guaxindiba, Barra de Itabapoana, Ponto de Cacimbas, Travessão de Barra e Praça João Pessoa


Restrições


Com exceção dos portadores de imunodeficiências graves ou em contato intradomiciliar com imunodeficientes, todas as crianças menores de cinco anos podem ser imunizadas contra a doença infecciosa, erradicada no Brasil desde 1989.

O Secretário de Saúde ressaltou ainda que assim como na primeira etapa, as restrições para a vacinação continuam as mesmas. “No caso de febre alta, a orientação é para que os pais aguardem a melhora do quadro clínico da criança para levá-la ao posto mais próximo de sua casa”, pontuou Córdova.



Pólio


A vacina contra a paralisia infantil é oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) durante todo o ano nos Postos de Saúde, na vacinação de rotina. Além do esquema básico, a criança de até cinco anos tem que tomar todos os anos as duas doses da campanha.

O Brasil já foi certificados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) de que não há circulação do vírus no território, mas em alguns países da África a transmissão ainda ocorre, como no Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão, segundo o Ministério da Saúde.

Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, dor de cabeça e pode causar paralisia. “A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros”, finaliza o Secretário de Saúde, Fabiano Córdova.

Nenhum comentário: