quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Carla Machado fala sobre complexo do Açu na comissão de Minas e Energia da Câmara Federal



A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, esteve em Brasília nesta quarta-feira (26), para fazer uma explanação sobre Mineroduto e Complexo Logístico e Portuário do Açu na audiência pública da Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal.
O convite foi feito pelo deputado federal Bernardo Ariston, presidente desta comissão, que ouviu também o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do ministério de Minas e Energia, Cláudio Scliar, o gerente de Novos Investimentos e Infraestrutura da Firjan, Cristiano Prado, além da subsecretária de Energia, Logística e Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro, Renata Cavalcanti e do coordenador de Mineração e Obras do Ibama, Jorge Luiz Reis. O secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno, que estava em outro compromisso, participou ao final dos debates
.
A prefeita, que empolgou a comissão e os deputados presentes na ocasião pelo discurso firme, frisou a importância do empreendimento, mas principalmente a questão do ser humano no que diz respeito à geração de trabalho e renda e a qualidade de vida da população local. “Desde o primeiro momento firmamos o compromisso com a empresa para utilizarmos a mão de obra do município na demanda do Porto. É nossa luta para que o pescador, o agricultor e a população estejam incluídos neste processo de desenvolvimento. Inclusão social, desenvolvimento sustentável, controle ambiental sempre são segmentos norteadores de nossa conduta neste processo”, afirma. Ela explanou, ainda, sobre a qualificação e as compensações para mitigar os impactos. “Criamos o Cartão Universitário e implantamos cursos técnicos para qualificar os nossos cidadãos. Implantamos também o Curso Municipal de Mandarim, único totalmente gratuito no país. Além disso, buscamos através das compensações direcionar projetos para a Pesca como o Terminal Pesqueiro, a Fazenda Experimental para a Agricultura, Drenagem, implantação de uma Moderna Usina de Reciclagem”, enumera. Renata Cavalcanti disse que houve um erro em relação à precipitação no decreto da criação de área de utilidade pública. “A empresa EBX comprou a área e a secretaria de estado do Ambiente analisou e resolveu criar sobre grande parte daquela área uma Unidade de Conservação. Estamos viabilizando a acomodação. Sou testemunha de que a prefeita é uma incansável lutadora na questão dos agricultores do quinto distrito. Estamos tendo o cuidado possível para acomodar a questão ambiental e principalmente a população.
.
Cristiano Prado, da Firjan, falou da agregação de valores de todo o processo e um crescimento considerável do município, do estado e do País. “Com o Complexo como um todo o PIB de São João da Barra vai crescer e a participação da arrecadação do ICMS do município vai passar de 0,4% para 5,2%. Além dos 50 mil empregos gerados”, informa Prado. (Secom - SJB)

2 comentários:

Fernando disse...

Eu acho interessante que algumas pessoas entram num blog e comentam sobre assuntos bobos, as vezes até discutem sem a menor ética.Mas quando tem um assunto importantíssimo com esse ,na qual a guerreira prefeita de São João da Barra vai até Brasília para defender o porto do açú que irá gerar 1001 benifícios para o seu município e tambem para a nossa região ,NINGUÉM COMENTA....
Eu acho que as pessoas de toda a nossa região deveriam abraçar essa causa junto com a prefeita e fazermos algo para ajudar a São João da Barra não perder esse garndioso investimento que será feito lah, pois sabemos que muitos e muitos empregos serão gerados ali.Pode ser pra min,pra vc que está lendo agora e até para os nossos filhos!GENTE VAMOS ACORDAR!
ESSA OBRA INTERESSA A TODOS NÓS...NÃO SÓ SÃO JOÃO DA BARRA VAI GANHAR COM O PORTO,MAS CONCERTEZA TODOS NOÍS MORADORES AQUI PROXIMOS TAMBEM GANHEREMOS MUITO COM ISSO!Que alguém que ler esse comentário se inspire e tome alguma iniciativa para que de alguma forma possamos ajudar a Ilustríssima prefeita de São João da Barra a conseguir que as obras do porto sejam retomadas e concluídas se DEUS QUIZER!!!

Um abraço meu amigo Paulo Noel...Obrigado pelo espaço para aqui divulgar a minha forma de pensar!

Fernando,morador de Gargaú!

Fernando disse...

PARABÉNS Carla Machado!!São de pessoas assim como você que o nosso País precisa para cresçer de verdade!!!Espero que você e o graandiso Eike Batista consigam reverter essa situação e o "nosso Porto",sim porque esse Porto também será um pouco nosso também,já que irá geram tantos e tantos empregos para nossa região!Como eu estava dizendo,espero que vocês consigam que as obras voltem com todo vapor para nossa FELICIDADE....Que Deus abençõe a vocês!

Fernando.