quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Campos e São Francisco trabalham na construção de uma nova ponte


Uma reunião realizada na tarde de ontem, terça-feira (24) entre representantes das prefeituras de Campos e São Francisco deu início a um entendimento entre as autoridades dos dois municípios para a construção de uma nova ponte no local. A nova estrutura vai substituir a que foi queimada por moradores que moram na divisa entre dois municípios, no último domingo (22).

Para amenizar a situação dos moradores daquela área, que dependem da ponte para se deslocar, inclusive para as aulas escolares, uma ponte provisória deverá ser construída no local, por conta do vizinho município, para o trânsito de pedestres, motos e bicicletas, sendo vedada no entanto ao trânsito de outros veículos. A Defesa Civil dos dois municípios deve sinalizar a área a fim de evitar novos acidentes.

De Campos, participaram da reunião o Secretário de Obras e Urbanismo, César Romero; o Comandante da Defesa Civil, Marco Soares; e o Coordenador de Segurança e Ordem Pública, Alcemir Pascouto. Entre os representantes de São Francisco de Itabapoana, estavam o Secretários de Obras, Fauazi Cherene; de Planejamento, Marcelo Garcia; e o de Agricultura, Nival Ornelas, além do subcomandante da Defesa Civil, Paulo Oliveira e o subsecretário de Administração, Renato Cunha.

No primeiro contato entre os representantes dos dois municípios, ficou estabelecido que as duas procuradorias deverão tomar providências para identificar os responsáveis pela destruição da ponte, um bem público. “Essas pessoas têm que ser responsabilizadas pois, além de destruir um bem público, ainda prejudicaram os moradores daquela área, que vão ficar sem condições de acesso, até que uma nova ponte seja construída no local”, afirmou César Romero.

Para isso, o Coordenador de Segurança e Ordem Pública, Alcemir Pascouto, deverá solicitar as imagens feitas pelas emissoras de televisão para tentar identificar os responsáveis, que deverão ser inseridos em um processo junto ao Ministério Público para que possam responder pelos seus atos.

Ficou decidido, ainda, que o orçamento e o projeto de uma nova ponte começam a ser feitos, imediatamente, pela Prefeitura de Campos e, só depois disso, vai ser definida a responsabilidade de cada uma das partes na construção da nova ponte, processo que deverá se estender pelos próximos meses, pois vai ser necessário realizar um processo de licitação. Outro problema a ser resolvido é com relação ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que vai ter que aprovar o projeto.

Nenhum comentário: