sexta-feira, 9 de março de 2012

Palestra sobre Aleitamento Materno em Guaxindiba nesta segunda (12)

O núcleo do Programa Saúde da Família (PSF), em Guaxindiba, vai promover nesta segunda-feira (12/03), às 8h da manhã, em sua própria sede, uma palestra sobre “A Importância do Aleitamento Materno” direcionada às mulheres gestantes que são atendidas pela unidade. A palestra será apresentada pelo médico ginecologista Rossimar Barros que já atende a comunidade nessa especialidade.

De acordo com a enfermeira do núcleo, Ana Cláudia Ribeiro da Silva, a palestra será aberta a toda população, mas as mulheres gestantes são o alvo da iniciativa. “É importante difundir os benefícios do aleitamento entre as gestantes, mas como é um trabalho de conscientização também queremos que a comunidade em geral participe”, alertou Ana Cláudia que destaca que a ação também faz parte da programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (08 de março).

Importância do Aleitamento

O Aleitamento Materno (AM) traz inúmeros benefícios ao bebê, a mãe e a sociedade em geral. Dentre os benefícios, encontram-se a prevenção de hemorragia e consequente anemia materna, pois a sucção do bebê auxilia na contração uterina, o que também ajuda na diminuição do tamanho do abdômen da mãe. Por isso, pode-se estimular o AM mesmo logo após o nascimento do bebê, ainda na sala de parto.

Vale dizer que o AM é extremamente prático e econômico, uma vez que o leite é produzido pelo próprio organismo, na temperatura correta, o que facilita a vida da mãe que não precisará esquentar mamadeiras, lavar utensílios de cozinha, entre outros.

Além disso, o vínculo afetivo entre a mãe e o filho é muito estimulado pelo AM, o qual ainda fortalece o sistema imunológico do bebê, protegendo-o contra infecções respiratórias e intestinais, levando-o a ganhar peso, fato que o ajudará a crescer forte.

Com informações da Ascom-SFI

Nenhum comentário: