quinta-feira, 15 de abril de 2010

Reunião sobre regularização do abate em SFI

Na tarde de ontem (14), aconteceu em São Francisco de Itabapoana, mais uma reunião com comerciantes e açougueiros sobre a regularização do abate. O encontro foi bem interativo e todos puderam tirar suas dúvidas com relação às mudanças previstas. A reunião aconteceu no plenário da Câmara dos vereadores do município e contou com a presença de representantes do poder executivo, legislativo e do Governo Estadual.

Também estiveram presentes o Coordenador Regional de Defesa Pecuária, Cláudio Villela, o Coordenador Estadual de Controle de Qualidade de Produtos Agropecuários Industrializados, João Batista Sóffe e ainda a veterinária, Aline Costa, chefe do Núcleo de Defesa Agropecuária do município, além dos vereadores Cláudio Henriques e Sérgio Elias que estão acompanhando de perto esta questão.

O secretário de Agricultura, Nival Ornelas, deu início à reunião e mostrou-se preocupado com as reais condições do setor. "Nosso objetivo é entrar em um entendimento, para que o trabalhador tenha condições para exercer sua função e o consumidor tenha tranqüilidade na hora de consumir", ressaltou.

O Procurador Geral do município, Enaldo Barreto, relembrou da importância do têrmo de cooperaçao técnica a ser firmado com a Secretaria de Estado de Agricultura fato este discutido na reunião do ultimo dia 30. Através desse compromisso será instalado, em Praça João Pessoa, um Posto Avançado para expedição da Guia de Trânsito Animal (GTA). Isto irá facilitar a vida dos pecuaristas e açougueiros. Além disso, o Governo Estadual enviará um funcionário para prestar suporte técnico, executar Serviço de Inspeção, trabalho educativo e de fiscalização na região.

O Procurador Geral destacou também a importância desses sucessivos encontros. "Estamos atendendo a determinação do Ministério Público. Sabemos das dificuldades de todos, mas acreditamos que podemos avançar para melhorar a qualidade de vida. Todos esses debates servem para adequar a nossa realidade e reformularmos o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que foi feito na gestão anterior ", afirma Enaldo.

Durante a reunião, também foi apresentado um vídeo pelo veterinário do Serviço de Inspeção do Estado, Bauer Cabreira. O vídeo abordou as diversas irregularidades do abate clandestino e os pontos negativos que essa prática irregular trás para o consumidor.

Para o açougueiro, Romilton dos Santos, o importante agora é se adequar às normas estabelecidas. "O que mais quero é andar de acordo com a lei. Farei o que for necessário para proceder conforme o correto", disse Romilton.

Por último, o Procurador Geral, Enaldo Barreto, disse que vai aguardar a próxima Audiência Pública para encaminhar, ao Ministério Público, o Termo de Cooperação Técnica, assinado pelo prefeito Beto Azevedo e pelo secretário de Estado de Agricultura, Alberto Mofati, além de ações em conjunto entre município e estado como sugestão para o novo TAC.

Ascom-SFI
Foto: Marcos Lemos

Nenhum comentário: