quarta-feira, 14 de abril de 2010

Fim do abate clandestino: açougueiros de SFI se reúnem com técnicos da Defesa Sanitária hoje na Câmara


Técnicos da Coordenadoria Estadual de Defesa Sanitária Animal estarão nesta quarta feira,14-04, às 16h, na Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana para uma reunião com os açougueiros do município. O objetivo é orientar os comerciantes para se adequarem às normas preconizadas pela legislação sanitária. O encontro é fruto de uma parceria entre Estado e Município para combater o abate clandestino na região.
.
Foto: divulgação
No dia 30 de março, autoridades de SFI participaram de uma reunião em Campos, na sede da Secretaria de Estado de Agricultura, com uma equipe de coordenadores da Secretaria de Agricultura do Governo Estadual. Estiveram presentes o Coordenador Estadual de Defesa Sanitária Animal, Plínio Leite Neto, o Coordenador Regional de Defesa Pecuária, Cláudio Villela e o Coordenador Estadual de Controle de Qualidade de Produtos Agropecuários Industrializados, João Batista Sóffe.

Durante a reunião foi sugerida uma reformulação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) já que o governo anterior firmou com o Ministério Público em 2008 e não executou o que foi estabelecido. O TAC visa por fim ao abate clandestino e adequar às normas sanitárias impostas pela legislação federal em vigor.

O Procurador Geral de São Francisco de Itabapoana, Enaldo Barreto, expôs a necessidade atual do município. “A nossa região precisa de um posto avançado para atender aos produtores e de pessoas preparadas para realizar um trabalho de conscientização e uma posterior fiscalização. Também acreditamos que a descentralização da expedição do Guia de Trânsito Animal (GTA) seja feita em lugares estratégicos para facilitar a vida dos comerciantes de gado. Essas iniciativas nos ajudarão a combater o abate clandestino para oferecer melhores condições na comercialização da carne nos estabelecimentos”, explica.

O Coordenador de Defesa Sanitária Animal, Plínio Leite Neto, propôs parceria. “O nosso trabalho será em conjunto para alcançarmos bons resultados. Vamos informar aos produtores sobre as normas estabelecidas dando prazo e opção. Quem cumprir, terá a licença do Estado”, completa.

Ao final, ficou firmado que o município irá ceder dois servidores e um espaço para a implantação do Posto Avançado. Caberá ao Estado oferecer um funcionário para prestar suporte técnico e executar Serviço de Inspeção, um trabalho educativo e fiscalizatório nos abates.

A próxima reunião, nesta quarta-feira (14), a equipe técnica irá passar maiores esclarecimentos sobre a prática irregular do abate clandestino.

Com informações da Ascom-SFI

Nenhum comentário: