terça-feira, 13 de abril de 2010

O Blog na festa de Nossa Senhora da Penha

A presidente da irmandade de Nossa Senhora da Penha, Sonia Ferreira no altar com as mantas ofertadas para a Milagrosa Santa pelos romeiros.










A presidente da comissão da irmandade de Nossa Senhora da Penha, Sonia Ferreira disse que a cada ano aumento o numero de romeiros na festa da Penha em Atafona. Segundo Sonia, a missa campal e um parâmetro. “Pelo numero de cadeiras ocupadas nas tendas armadas em frente à Igreja dá para se ter uma noção”, disse. É que segundo Soninha, como é conhecida a presidente da irmandade da milagrosa Santa, este ano teve que ser acrescentado mais mil cadeiras nas últimas tendas, fora os romeiros que assistem a tradicional missa em pé.

Promessas

O altar logo após a procissão fica repleto de ofertas de romeiros em cera no formato de cabeças, mãos, braços e pernas, além de pacotes de velas, arranjo de flores e até mantas que são oferecidas a Nossa Senhora da Penha por alguma graça alcançada. “Só este ano foram entregues e firacam em exposição no altar sete mantas oferecidas a Nossa Senhora da Penha”, disse. Segundo Soninha para o próximo ano a irmandade deverá construir uma sala dos milagres ao lado da Igreja. A gruta onde os romeiros acendem as velas deverá mudar de lugar bem como o Santíssimo deverá ser construído mais próximo ao altar.

Encenação de peças com temas bíblicos

Jovens de Atafona que formam um grupo teatral de primeira encantam o público com a encenação de passagens da vida de Nossa Senhora tanto na entrada da procissão como após a missa campal que teve até execução do hino Nacional brasileiro com direito a haste amento das bandeiras nacional, do estado do Rio e de São João da Barra com participação do bispo diocesano Dom Roberto Guimarães, da prefeita Carla Machado e do padre Gustavo Ribeiro dos Santos

Nenhum comentário: