terça-feira, 4 de maio de 2010

SFI dá inicio à imunização contra a febre aftosa

Matéria da Ascom - SFI
Teve início na manhã desta terça-feira (04), em São Francisco de Itabapoana, a campanha de imunização contra a febre aftosa bovina. A prefeitura disponibilizou cerca de 5 mil doses da vacina, gratuitamente, para o pecuarista cadastrado que possua até 20 cabeças de gado. O prefeito Beto Azevedo logo pela manhã, no curral em Santa Clara, imunizou os primeiros bovinos do município. O período de vacinação será até dia 31 de maio.

A febre aftosa é uma doença contagiosa. O gado infectado apresenta sintomas como febre alta, afta na boca, casco estourado, manqueira e pode levar à morte. A vacinação é cutânea (entre a pele) e previne a infecção do vírus. A campanha é realizada duas vezes ao ano.

O secretário de Agricultura, Nival Ornelas falou sobre a importância da vacinação. “Neste ano a prefeitura aumentou a quantidade de vacinas porque acredita que é importante atender ao pequeno produtor e prevenir o vírus no município. Espero que cada um faça a sua parte”, conclui.

Para auxiliar o pecuarista, duas equipes da Secretaria de Agricultura estão fazendo o trabalho de imunização no município. Quem ainda não possui cadastro, deve se dirigir à secretaria de agricultura munido de cópia e original do RG, CPF, conta de luz e escritura da propriedade, se possuir.
Segue abaixo a relação das respectivas comunidades onde estarão sendo distribuídas as vacinas:

04 e 05- Santa Luzia, Santa Clara, Gargaú, Muritiba e Campo Novo
06 e 07 – Moenda, Estreito e Esquina
07 – Caldeirão e Sereno
10 – Vila da Penha e Praçinha
11 – Quatro Bocas e Aldeia
12 – Praça João Pessoa
13 – Boa Sorte e Vilão
14 – Santo Amaro
17 – São Paulino
18 – Morro do Bode e Tipity
19 – Máquina e Lagoa Feia
20 – Batelão
24 – Travessão de Barra e Bom Lugar
25 – Ladeira das Pedras
26 – Imburi de Barra
27 – Alegria dos Anjos
28 – Alegria dos Anjos

3 comentários:

simone disse...

Gostaria de saber o por quê do Prefeito Beto Azevedo não ter colocado o nome da localidade de Deserto Feliz como uma das localidades a serem atendidas com a vacina contra a febre aftosa.Pois essa localidade tem vários pequenos produtos.Desde já agradeço a atenção e espero que esse comentário seja publicado.
Simone.

Anônimo disse...

E as localidades como Buena,Coreia, Barrinha, Guriri?
Quando será os dias destas comunidades?

Unknown disse...

Caros Senhores,

Venho por meio desta mensagem pedir aos Senhores que divulguem, neste importante meio de comunicação, a Sétima Feira de Animais Rio Genética.
Os pecuaristas de São Francisco do Itabapoana interessados em melhorar a qualidade de seus rebanhos terão mais uma oportunidade para adquirir animais de elevado padrão genético. No dia 22 de maio de 2010 (sábado), em Campos dos Goytacazes, no Norte fluminense, será realizada a sétima feira de animais promovida pelo Programa Rio Genética, da secretaria estadual de Agricultura. O evento acontecerá das 08 às 18 horas, no Parque de Exposições da cidade de Campos e é aberto a todos os produtores de leite do Rio de Janeiro.
O evento acontecerá das 08 às 18 horas, no Parque de Exposições da cidade de Campos e é aberto a todos os produtores de leite do Rio de Janeiro. (Folder em anexo)

Desde já agradecemos pela atenção,

Escritório Praça João Pessoa
-------------------------------------------------
Feira de Animais Rio Genética

Os pecuaristas de São Francisco do Itabapoana interessados em melhorar a qualidade de seus rebanhos terão mais uma oportunidade para adquirir animais de elevado padrão genético. No dia 22 de maio de 2010 (sábado), em Campos dos Goytacazes, no Norte fluminense, será realizada a sétima feira de animais promovida pelo Programa Rio Genética, da secretaria estadual de Agricultura. O evento acontecerá das 08 às 18 horas, no Parque de Exposições da cidade de Campos e é aberto a todos os produtores de leite do Rio de Janeiro.
Promovida pela secretaria estadual de Agricultura, em parceria com a Associação de Criadores do Estado do Rio de Janeiro (Acerj), a feira vai disponibilizar 300 animais Girolando (novilhas prenhes e vacas de primeira cria recém paridas) e tourinhos da raça Gir.
A Feira de Animais Rio Genética integra a política do governo estadual de promover o fortalecimento do setor, que inclui aspectos importantes como a união da classe produtora em torno dos mesmos objetivos

A visitação aos animais que serão comercializados começará às 8h. Às 11h, começam a ser recebidas as propostas dos interessados em cada lote. As vendas serão oficializadas a partir das 14h, com a abertura dos envelopes para aqueles que apresentarem as maiores ofertas. Em caso de empate, será aberto um novo processo de compra entre aqueles que ofereceram o mesmo valor. A maior oferta verbal apresentada será a vencedora.

A qualidade do gado e a linha de financiamento do Programa Rio Genética, que, com recursos do Tesouro Estadual, permite ao produtor rural adquirir animais com juros de 2% ao ano, um ano de carência e cinco para pagamento, serão os grandes atrativos da sétima Feira de Animais Rio Genética de 2010. Cada comprador poderá adquirir, no máximo, 20 animais, respeitando o teto do valor de financiamento do programa, de R$ 50 mil por produtor.

Para aqueles que pretendem se candidatar ao financiamento é necessário o cadastramento ANTECIPADO nos escritórios da Emater-Rio em Praça João Pessoa.


Maiores Informações pelo telefone: (22) 27895252



EMATER-RIO. Escritório Praça João Pessoa