domingo, 1 de fevereiro de 2009

Procissão marítima dos pescadores: momento de fé na orla de Guaxindiba

Pescadores agradecem a Nossa Senhora dos Navegantes e renovam pedido de proteção para mais uma temporada de pesca em alto-mar.

O prefeito Beto Azevedo com a família num barco inflável do serviço de salva-vidas prestigiou a procissão.

José Geraldo, o Tico, presidente da Colônia de Pescadores Z1 de SFI: "É um momento de fé e agradecimento a milagrosa Santa".

Turistas documentam o momento de fé dos pescadores.

Na sombra das casuarinas ou protegidos do sol nas barracas coloridas, os veranistas e turistas assistem ao desfile na orla.

Pescadores decoram barco com fitas brancas e vervelhas com uma faixa: "A minha alma engrandece o senhor. O meu espírito de alegra em Deus meu salvador".
A orla da praia de Guaxindiba foi palco agora pouco de um cenário de rara beleza com a participação de dezenas de barcos na procissão marítima de Nossa Senhor dos Navegantes. Os barcos decorados com temas variados fizeram dezenas de manobras diante de milhares de turistas e veranistas que aproveitaram o domingo de sol no litoral sanfranciscano. A procissão saiu do “Recanto do Fiinho” e seguiu em direção a praia de Santa Clara. O domingo com temperatura elevada, calor e sol forte aliado à calmaria das águas de Guaxindiba, proporcionou um desfile marítimo de muita beleza. O presidente da Colônia Z1 de São Francisco de Itabapoana José Geraldo Assis, assistiu ao desfile com a família em Guaxindiba. “Essa procissão tradicional de N.S. dos Navegantes é realmente um espetáculo que atrai milhares de turistas ao litoral. É um momento importante para os pescadores que agradecem à milagrosa Santa e renoval pedido de proteção para mais uma temporada de pesca em alto mar”, disse. O prefeito de SFI Beto Azevedo com a primeira dama Romênia Azevedo e o vice Frederico Barbosa Lemos com a esposa Francimara Azeredo, titular da secretaria de Promoção Social participaram da procissão em um barco inflável do serviço de salvamento marítimo da praia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Espero que a PMSFI continue incentivando esta linda festa, pois independentemente do credo que cada pessoa possa ter, todos temos que convir que essa procissão é totalmente atípica e com data totalmente propícia ao turismo local.

Abraços,

Ruy Temberg.