quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Seminário de Desenvolvimento Regional do Norte Fluminense


Será realizado nos próximos dias 2 e 3, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), em Campos dos Goytacazes, o Seminário de Desenvolvimento Regional do Norte Fluminense. O objetivo do evento é discutir o crescimento socioeconômico da região a partir dos investimentos privados e conhecer as políticas de desenvolvimento orientadas pelos governos federal, estadual e municipal.
Conhecida como a maior produtora de petróleo do país e maior polo de cerâmica do Estado, a região Norte Fluminense, que também concentra usinas de açúcar e álcool, está em fase de desenvolvimento econômico. E isso se deve graças ao início das operações do Complexo do Açu, em São João da Barra, que compreende, entre outras instalações, um porto e um mineroduto, com investimento em torno de U$ 2,35 bilhões.
Por meio de uma parceria entre governo federal, prefeituras de Campos dos Goytacazes e Quissamã e com investimentos de R$ 5 bilhões da iniciativa privada, outros grandes empreendimentos estão previstos para a região. Dentre eles a construção de um pátio logístico, um terminal de minério de ferro, uma usina termelétrica, uma cimenteira, plantas de pelotização e um complexo siderúrgico.
Diante deste cenário a participação no evento servirá para conhecer e refletir sobre o impacto econômico dos novos empreendimentos na região Norte Fluminense. O Seminário é uma realização do Sebrae/RJ em parceria com a Firjan; Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços; Prefeitura de Campos dos Goytacazes; Ministério da Integração; Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf); Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos e Associação Comercial e Industrial de Campos dos Goytacazes.

Um comentário:

Edison Correa da Rocha disse...

Enquanto a Prefeita Rosinha, o Armando Carneiro e a Carla Machado estão trabalhando,o Beto esta viajando.
Enquanto bilhões de dolares são investidos nos tres municipios, aqui em São francisco,se não fosse a generosidade da natureza que nos proveu da abundância de ventos e que viabilizou a construção da Eolica Gargau,o que nos teríamos?
Enquanto nada acontece por aqui,ficamos na esperança de que promessas politicas sejam compridas,como por exemplo a conclusão da Ponte João Figueiredo para que possamos pegar as sobras do Porto do Açú,sobras sim,porque a unica coisa que beneficiará os San Franciscanos será com a geração de empregos naquela região.
Enquanto isso vamos nos consolando com os buracos nas ruas, com os quiosques fechados, com as lagoas imundas,com as ruas mal iluminadas.............
Enquanto isso o verão esta chegando e será mais um verão que os poucos turistas que ainda nos visitam se desiludem, com as nossas que um dia ja foram belas praias,para o próximo ano irem para outras bandas e fazerem propaganda negativa de nosso municipio.
Desabafo de quem frequenta esta região a 40 anos e que esta ivestindo em Gargaú,para em breve me mudar de vez para ca,por que eu ainda acredito em Gargaú.