Clique abaixo para ouvir a Rádio São Francisco direto no site

________________________________________________________

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Três escolas estaduais de São Francisco de Itabapoana recebem Caravana de Empregabilidade


Projeto dá dicas para estudantes de como conquistar o primeiro emprego

Estudantes de três escolas estaduais da cidade de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, vão receber, dentre os dias 17 e 19 de novembro, o Enter Jovem Caravana de Empregabilidade, projeto do Instituto Empreender em parceria com a Chevron e apoio da Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC) e Secretaria Estadual de Trabalho. A iniciativa conta com palestras e oficinas sobre como conquistar o primeiro emprego, além de orientações sobre programas para ingressar nas universidades públicas.

Inspirado no modelo de sucesso do Enter Jovem - que nos últimos cinco anos já beneficiou mais de seis mil jovens e inseriu mais de quatro mil estudantes no mercado de trabalho, apenas no estado do Rio - o objetivo da caravana é mostrar as ferramentas necessárias para se preparar para o mundo do trabalho e alcançar oportunidades de emprego.

A Caravana que vem percorrendo o Estado do Rio, já passou pelas cidades de Cabo Frio e Macaé, atendendo cerca de 1.500 estudantes de sete escolas das regiões. Além disso, a Caravana também já orientou mais de sete mil alunos sobre como ingressar no mercado de trabalho formal.

A estudante Rosângela de Jesus Filho, 19 anos, comentou que após assistir a oficina “Como fazer um currículo” não vai mais cometer os erros de antes.

“Assim que chegar em casa vou consertar os erros que tinham no meu currículo. Isso tudo foi nota 10, porque agora sei montar meu currículo e aprendi muita coisa que não sabia, sobre os programas do governo para facilitar o ingresso nas universidades públicas e sobre os tipos de contratações trabalhistas”, disse.

A expectativa é que mais de 70 escolas e 11 mil estudantes sejam atendidos pelo projeto até dezembro, fortalecendo o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens. Durante as atividades da Caravana, os participantes recebem informações sobre as possibilidades de estudo ao concluir o Ensino Médio, aprendem a elaborar um currículo; como se destacar em processos seletivos; entendem sobre salários e formas de contratação.

A diretora Fernanda Siqueira, do Colégio Estadual Praia do Siqueira, em Cabo Frio, disse que apesar dos alunos estarem sempre conectados à internet, ainda carecem destas orientações passadas pela Caravana de Empregabilidade.

“Embora tenhamos hoje um Brasil muito conectado, o aluno não sabe buscar as informações que realmente vão ter significado na vida dele. Ele usa essa conectividade muito em forma de lazer. A caravana veio para orientá-los, mostrando a eles o caminho para ir em busca do primeiro emprego”, afirmou.

Além das atividades oferecidas pela Caravana, os participantes podem se cadastrar na Agência de Emprego Jovem, uma plataforma virtual de empregos desenvolvida pelo Instituto Empreender, que conta com a parceria do InfoJobs, Vagas.com e Microsoft, e disponibiliza cursos gratuitos online no site. A partir desta inscrição, os estudantes poderão concluir seu cadastro profissional e divulgarem seu currículo online, ter acesso a oportunidades para Jovem Aprendiz e estágios.  A Agência é um serviço gratuito oferecido para jovens de 14 a 29 anos e pessoas com deficiência a procura de oportunidades de emprego.

Sobre o Enter Jovem e o Instituto Empreender

O Enter Jovem é um programa do Instituto Empreender cujo foco é a qualificação social e profissional de jovens de 16 a 29 anos da rede pública de ensino, que necessitam de colaboração para se capacitarem e estarem aptos a concorrer a uma vaga no mercado de trabalho. No estado do Rio de Janeiro, o programa conta com o patrocínio da Chevron, apoio da Agência de Desenvolvimento dos Estados Unidos (USAID), Governo do Rio, do Instituto Benjamin Constant e da APADA de Niterói.

Locais da Caravana:

17/11 – C.E São Francisco de Paula – Rua Joaquim de Mota Sobrinho
18/11 – C.E Joaquim Gomes Crespo – Rua Antônio Henrique Pessanha, nº: 94.
19/11 – C.E Domires Machado – Rua Antenor Moreira, nº : 11 – Travessão da Barra.

Informações enviadas ao Blog por Ana Paula Santana/Ascom Instituto Empreender

Nenhum comentário: