sábado, 2 de março de 2013

Comissão Internacional de Certificação Cultural visitará prédios históricos em São João da Barra

São João da Barra receberá entre os dias cinco e 11 de março, representantes da Herity, uma Organização Mundial para a Certificação de Qualidade da Gestão do Patrimônio Cultural. A instituição, que é parceria da Unesco, visitará sete prédios históricos do município: Igreja de São João Batista, Antiga Casa de Câmara e Cadeia Pública, Antigo Solar do traficante de escravos André Gonçalves da Graça onde atualmente funciona o Fórum Municipal, Cine Teatro São João, Centro Cultural Narcisa Amália, Estação das Artes Derly Machado e Palácio Cultural Carlos Martins. O projeto tem parceria do Ibio.

O município já passou da primeira fase do processo de certificação ao enviar o questionário completo com o descritivo dos prédios que demonstrou interesse da Herity. A organização leva em consideração quatro quesitos determinantes no processo de certificação: percepção do bem cultural – relevância; estado de manutenção e restauro – conservação; informação transmitida ao visitante – comunicação; qualidade de acolhimento – serviços.

Para o prefeito Neco, este interesse no município demonstra as perspectivas promissoras de desenvolvimento cultural iniciado, em 2005, na gestão da prefeita Carla Machado. “Daremos continuidade nestes projetos de resgate da cultural local e fortalecimento dos atores envolvidos. Somos uma terra de talentos ”, ressalta.

São João da Barra é o município pioneiro no Estado do Rio de Janeiro e poderá ser o terceiro no País com esta certificação Herity. Desde 2002, o instituto já certificou cerca de 250 locais ao redor do mundo, entre igrejas, museus, bibliotecas, castelos e vilas. No Brasil, além do Museu das Minas e do Metal, apenas o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, onde foi encontrada a ossada do primeiro homem americano, passou pelo processo de certificação, concluído em dezembro de 2010.

O instituto avalia e certifica patrimônios culturais abertos ao público, como o Coliseu e a Fontana de Trevi, em Roma, e a necrópole de São Pedro, no Vaticano. O Herity também está presente na Espanha, Suécia, Reino Unido, Lituânia, República Checa, França, Turquia e Emirados Árabes.

Segundo Bruno Costa, coordenador geral de Cultura, esta visita internacional de uma instituição de renome como a Herity reafirma a importância de São João da Barra no cenário nacional no que diz respeito à sua história e à sua cultura. “Cada arquitetura desta é uma parte de nossa história. Suas restaurações e reformas demonstram a visão da municipalidade em arraigar ainda mais a identidade cultural do povo sanjoanense”, finaliza.

PRÉDIOS HISTÓRICOS

Palácio Cultural Carlos Martins - O prédio foi erguido entre 1860 e 1870 para ser a residência do Coronel Teixeira – um dos proprietários da Companhia de Navegação São João da Barra/Campos – e sua segunda esposa. O casal não deixou herdeiros. Foi adquirido pelo Estado e em 12 de dezembro de 1922 passou a ser o Grupo Escolar Alberto Torres, desativado em 1970. Abandonado, ficou em ruínas até o ano de 2008 quando foi restaurado na gestão da prefeita Carla Machado para servir como espaço cultural do município. Recebeu o nome de Palácio Cultural Carlos Martins – sanjoanense ligado à cultura e que lutara incessantemente por sua restauração – para abrigar salas de música, dança, fotografia, multimídia, galeria para exposição de artes e um imponente salão nobre. É um patrimônio público tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). Localiza-se na Rua dos Passos, no centro da cidade.

Cine Teatro São João - O prédio teve sua construção iniciada no início do século XX para ser a sede da Sociedade Beneficente dos Artistas (SBA). Foi inaugurado em 1906. Com a difusão do cinema ganhou mais essa função até a década de 80. Fechado, em ruínas e sem funcionamento até 2005, foi adquirido pelo poder público na gestão da prefeita Carla Machado. Reformado, foi devolvido à sociedade no ano de seu centenário. Em seu interior há dois projetores a carvão de fabricação alemã. Localiza-se na Rua Gladys Teixeira, no centro da cidade.

Centro Cultural Narcisa Amália - No início do século XX, mais precisamente em 1902, o espaço foi inaugurado para ser o mercado municipal. Abandonado, foi restaurado em 1992, na gestão do prefeito Dodozinho Mendonça para ser mais um espaço cultural então denominado Centro Cultural Narcisa Amália , em homenagem à poetisa sanjoanense. Funciona como espaço de produção de cultura, em especial, o artesanato local, e cafés literários. Localiza-se na Rua Barão de Barcelos, no centro da cidade.

Antiga Casa da Câmara e Cadeia Pública - A primeira estrutura foi edificada em 1709 e contava com telhado de palha. Por questões de segurança, uma reforma foi necessária em 1736. A estrutura física como conhecemos atualmente iniciou com o processo de lançamento da pedra fundamental em 1794 com a obra sendo concluída em 1797. No andar superior funcionou a Câmara até o século XIX. É o único prédio sobrevivente do período colonial. Foi tombado pelo Iphan em 1967. Em 2012 foi restaurado na gestão da prefeita Carla Machado e está se tornando um Centro de Memória desta história legislativa e judiciária. Localiza-se na Rua Joaquim Thomaz de Aquino, no centro da cidade.

Fórum Municipal - O prédio foi construído no século XIX para ser a residência do rico traficante de escravos Comendador André Gonçalves da Graça e sua esposa. Hospedou D. Pedro II e sua comitiva em sua primeira das três visitas ao município, em 1847. Era considerado o prédio mais elegante da época. Atualmente funciona o Fórum Municipal. Uma parceria entre a prefeitura municipal de São João da Barra e o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro – a prefeitura doou terreno para a construção de um novo Fórum e terá posse do prédio antigo – tornará o prédio de responsabilidade da municipalidade. O projeto é que o local se torne o Museu Histórico e Arquivo Público. Localiza-se na Rua São Benedito, no centro da cidade.

Igreja Matriz de São João Batista - Uma das igrejas mais antiga da região, erigida em louvor a São João Batista, em 1630, por Lourenço do Espírito Santo e grupo de pescadores. Em 1644 foi reconhecida pelo prelado do Rio de Janeiro como Freguesia. Foi reconstruída em 1679 e reformada em 1713, acrescida das capelas de Nossa Senhora do Rosário e da Rua dos Passos – existem ruas com os mesmos nomes que são em direção às capelas. Em estilo Barroco Rococó, em 1882 um incêndio destruiu a capela de São João Batista na parte central da igreja. Posteriormente foi construída uma torre em estilo gótico. A igreja tem formato de cruz. Localiza-se na Rua Joaquim Thomaz de Aquino Filho, no centro da cidade.

Estação das Artes Derly Machado - Segunda estação ferroviária do município, construída por volta de 1910. Com a decadência do porto, os trilhos foram a forma de transporte de pessoal e material. Pertencente à companhia inglesa Leopoldina Railway, foi desativada quando o transporte rodoviário ganhou força. Por anos sediou a Delegacia de Polícia e o DPO da cidade. Em quatro de julho de 2008, na gestão da prefeita Carla Machado, foi inaugurado para ser mais um espaço de fomento à arte no município passando a se chamar Estação das Artes Derly Machado. Localiza-se na Avenida Rotary, no centro da cidade.

Nenhum comentário: