domingo, 18 de abril de 2010

Justa homenagem

Laboratório de Prática e Pesquisa Pedagógica professora Eliana Queiroz Mello Amorim



.
No dia da homenagem póstuma à professora Eliana Amorim, numa sexta-feira, 16-04, no Colégio Estadual São Francisco de Paula, faltou luz na Avenida em frente ao colégio. Mas brilhava no interior do Laboratório de Pesquisa Pedagógica, a luz da outrora educadora e diretora daquela unidade escolar. Eu mesmo, quando cheguei estranhei a sala na penumbra, mas logo percebi na expressão dos convidados a alegria e, principalmente, a gratidão dos familiares pela lembrança do nome da professora Eliana na inauguração do Laboratório de Pesquisa Pedagógica. Após a inauguração, os convidados foram até o auditório professora Valquíria Carvalho, onde a solenidade foi concluída com depoimentos de familiares e professores que conviveram com a professora Eliana, que muito fez pelo colégio e pela educação de São Francisco de Itabapoana.

Depoimentos
Lívia Amorim, filha de Eliana, ficou muito agradecida por tudo. “Ela dedicou parte da vida à educação neste colégio", disse. A médica ginecologista Heloiza Queiroz, irmã de Eliana, estava muito feliz com a homenagem. “Eliana quando veio para SFI adotou esta cidade e o colégio que na verdade era uma extensão da casa dela”, disse. Outra irmã, a professora Elizete Queiroz, trabalhou um bom tempo no período em que a irmã foi diretora. “Ela levantou o colégio, tudo que tem aqui foi realização dela. Seu objetivo visava o conforto, o aprendizado e o acolhimento dos alunos”, disse. O professor Nilo Queiroz disse que é gostoso você participar desta solenidade. “Na minha cabeça, pessoas como Eliana deveriam ter sido homenageada em vida. Você quando olha esta escola, vê que tudo que aqui tem foi ela quem fez. Mas de qualquer forma este tipo de reconhecimento é tão incomum que parabenizo a direção pela lembrança do nome da Eliana”, disse.

A diretora Jane Lima, ao falar ao Blog, disse que foi diretora adjunta de Eliana em 1998, e sabe como ela lutava pelo pedagógico. “Depois que saiu, a escola ficou um pouco parada. Nós assumimos em março, e nossa designação ainda não saiu, mas pensamos neste laboratório que é uma necessidade do CN da área pedagógica. Pretendia homenagear Eliana com laboratório de informática, que é bem maior; mas quando isso aqui ficou pronto disseram 'é a cara dela' que foi muito voltada para educação, e assim decidimos homenageá-la com este Laboratório Pedagógico”, enfatizou. Franco Amorim, com o neto José Elias no colo, filho da Lívia agradeceu o fato do nome da esposa ter sido lembrado. “Eliana foi precursora de todo o processo de desenvolvimento deste estabelecimento de ensino. Dedicou sua vida para esta escola", lembra Amorim. Além de professores e alunos, participaram da cerimônia Neguinho Leão, presidente municipal do PSB local, e o médico ex-secretário de Saúde Pedrinho Cherene.

5 comentários:

Prof²Denize disse...

Justa homenagem,a Professora Eliana deixou sua marca nesta Unidade Escolar,bem como uma Lacuna na Educação pelo exemplo de honradez,amor, dedicação e profissionalismo ,não apenas como Educadora e Diretora que foi no C.E.S.F.P,a sua partida de forma brusca e inesperada foi uma perda irreparavel ,deixando-nos Saudades Eternas.Parabéns Profª Jane pela iniciativa que faltou a outras que por aí passaram...

Anônimo disse...

Venho por deste complementar que a Eliana vai permanecer no coração de todos que acompanharam sua dedicação ao CESFP.Neste Plano tem dois tipos de pessoa as que Fazem história e as que leem. E a Eliana fez história e ajudou a criar a identidade do CESFP e de seus alunos através da diretoria.Foi muito bom ter passado por esse Colégio e ter conhecido a Eliana.
ATT. Carlos

Anônimo disse...

Homenagem mas do que justa, por tudo que ela fez p/ CESFP.

Anônimo disse...

Homenagem justíssima!!!! Prof. Eliana vc deixou saudades...

João Felipe Borges disse...

Poucos fizeram pela Educação como ela!Poucos fizeram pelo desenvolvimento do município como ela,afinal sem Educação não há desenvolvimento!