quarta-feira, 29 de julho de 2009

Monitor Campista: "Arnaldo e Pudim juntos pela retomada da Ponte entre SFI e SJB"

Conclusão da obra inacabada une bancada federal
A edição de hoje, 29-07, quarta-feira do jornal Monitor Campista enfoca matéria a respeito da ponte João Figueiredo. O Blog que é um defensor desta importante obra reproduz na íntegra a matéria.
.
Com o objetivo de concluir as obras da ponte que liga os municípios de São João da Barra a São Francisco de Itabapoana, o deputado federal Arnaldo Vianna (PDT) apresentou e teve aprovada uma emenda em busca de recursos no valor de R$ 15 milhões, para reiniciar a obra que foi interrompida há mais de 20 anos. Para que a emenda possa ser colocada em pauta, o deputado pediu o apoio da bancada fluminense e já tem a confirmação dos parlamentares Índio da Costa (DEM), Silvio Lopes (PSDB) e Geraldo Pudim (PMDB). Além de realizar o sonho da integração regional, a ponte dará um novo impulso às atividades sucroalcooleira e ceramista, além de beneficiar o turismo.
Para Arnaldo Vianna, a ponte terá papel fundamental no desenvolvimento da indústria sucroalcooleira, estimulando o crescimento na produção de cana e a atividade das cinco usinas localizadas na margem direita do Rio Paraíba do Sul.
“ A conclusão da ponte encurtará em aproximadamente 40 quilômetros o percurso entre as plantações, localizadas na margem esquerda do rio e as usinas, retirando do centro das cidades, o tráfego de caminhões pesados ” , explicou o parlamentar, que disse ter ficado surpreso ao ver a prefeita sanjoanense, Carla Machado, durante apresentação da emenda.
A conclusão da ponte, além de realizar o sonho da integração regional, dará novo impulso à atividade sucroalcooleira, que desde o século 19 tem grande significado para a região, especialmente, para os municípios de Campos, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. Além disso, terá fundamental importância no desenvolvimento dos setores agrícola, turístico e ceramista, com benefícios a toda região sendo, inclusive, uma alternativa de tráfego à BR-101, a partir da integração do novo anel rodoviário à Rodovia do Sol, no Sul do Espírito Santo, por meio da RJ-194.
ESTRUTURA
Atualmente, a nova ponte, que poderia estar operando e cumprindo a sua função de integração, é apenas um conjunto de pilares cravados no meio do rio. Ao todo, são 19 vãos, 18 pilares e dois “ encontros ” , totalizando 822 metros de comprimento com 14 metros de largura. Para o término da obra, que está com a infraestrutura parcialmente pronta, constando de fundações, pilares, travessas de apoio, blocos de coroamento e os encontros para os aterros das extremidades, é necessário fazer ainda uma revisão, recuperação e adequação.
A superestrutura, ainda por executar, constitui-se de todo o vigamento principal longitudinal para os 19 vãos, acrescido das lajes em concreto armado do tabuleiro da ponte. Também serão construídos os acessos de 2 quilômetros e 400 metros, até a RJ-194, em São Francisco, na margem esquerda, e de 4 quilômetros, até a BR-356, em São João da Barra, na margem direita. A partir disso, a história econômica das Regiões Norte e Noroeste do Rio de Janeiro começa a mudar, com benefícios econômicos e sociais, diretos e indiretos, para todos os municípios, estimulando o turismo, a agricultura, a produção sucroalcooleira, a indústria ceramista e até mesmo a atividade pesqueira.

2 comentários:

Edison Correa da Rocha disse...

ISTO SIM É UMA BOA NOTICIA,MERECE SER ESCRITA COM LETRA MAIUSCULA.
OBRIGADO AO DEPUTADO PUDIM PELA
ATITUDE QUE UM PARLAMENTAR TEM QUE TER,HONRANDO O NOSSO VOTO.AGORA TENHO CERTEZA QUE A PONTE DA
INTEGRAÇÃO, DA ESPERANÇA,DO
PROGRESSO,DO DESENVOLVIMENTO,DO
EMPREGO IRÁ SER CONCLUIDA.DO EMPREGO SIM,PORQUE VIABILIZARA A
IDA DE PESSOAS DE SÃO FRANCISCO
PARA O PORTO DO AÇÚ PARA TRABALHAR.

Carlos disse...

Vale ressaltar que não apenas o Deputado federal Pudim,mas tambem o Deputado Federal Arnaldo Viana ,Silvio Lopes estão na Luta pela construção da Ponte João Figueiredo que liga São Francisco Itabapoana e São João da Barra ; nessa Luta estão os Prefeitos de São Francisco de Itabapoana Beto Azevedo e Carla Machado de São J.da Barra para trazer o desenvolvimento para nossa região.