segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Socorro! Chame o táxi, a ambulância quebrou


Um fato chamou atenção do Blog do Paulo Noel, após ter chegado à redação da Rádio São Francisco FM, na tarde desta segunda-feira, 17-11, a notícia de que um adolescente caiu de uma altura de 4 metros do telhada da casa onde mora e, pasmem: precisou de um táxi para o resgate. E isso mesmo, o adolescente Lucas que caiu do telhado da casa onde mora precisou ser socorrido por um táxi da localidade de Travessão de Barra que o levou para o Hospital Manoel Carola. Lucas mora na comunidade de Praça da Fé que fica próxima a Travessão de Barra, cerca de 5 quilômetros. E foi preciso muito “fé” e oração para que a ajuda chegasse logo. Eu conversei, pelo telefone com o taxista. Ele disse que fora chamado por alguém da família para ir rápido a Praça da Fé que o jovem precisava ser transferido com urgência para o Hospital. Do momento em que houve o acidente até a chegada do socorro demorou muito. O fato reflete o caos na saúde em nosso município: táxis substituindo ambulâncias no socorro de quem precisa. É lamentável sob todos os aspectos o que aconteceu com Lucas. Finalmente chegando ao Hospital em Ponto de Cacimbas, foi logo encaminha em uma ambulância para o Ferreira Machado. No meio do caminho, em sentido contrário, vinha uma viatura resgate do Corpo de Bombeiros. O encontro da ambulância com o resgate da Defesa Civil foi próximo a Floresta. Mais uma vez Lucas passou de um carro para o outro e seguiu viagem inconsciente para o Hospital Ferreira Machado. Nesse caso, o táxi foi a salvação, tudo bem. Mas fica a pergunta que não quer calar: onde está a ambulância de Travessão de Barra?

3 comentários:

REYNALDO disse...

TALVEZ O MOTORISTA DA AMBULANCIA TENHA IDO EMBORA POR FALTA DE TER O QUE FAZER...

Anônimo disse...

Desde quando um SERVIDOR PÚBLICO NO EXERCÍCIO DE SUAS FUNÇÕES nas REPARTIÇÕES PÚBLICAS NÃO TEM O QUE FAZER????ANTES DE TUDO o SERVIDOR tem CARGA HORÁRIA a cumprir na ESCALA DE SERVIÇO independente do CARGO e FUNÇÃO que ocupa pq ele é remunerado a cada 30 dias no mês para desempenhar a sua respectiva função!E nenhum servidor pode se ausentar sem expressa autorização do chefe imediato.Qualquer cidadão e funcionário e ou secretário de Governo deste município, habilitado ou não está dirigindo carros oficiais,basta saber dirigir!Existem motoristas de ambulância,que nunca passou por uma capacitação e,muitos nem tem a CNH CAT D para atuar como SOCORRISTA,ele dirigia o seu fusquinha,o caminhão e foi promovido a CONDUTOR DE PACIENTES!Tenho observado carro oficial fora de expediente na Prefeitura,inclusive à noite nas esquinas de bares estacionado enquanto o seu condutor se encontra lá no estabelecimento;o motorista de ambulância , promovido à Técnico de Farmácia no Posto de Saúde ( centro da cidade )distribuindo medicamentos a pacientes e o próprio Administrador de Posto de Saúde tem o seu histórico de PASTOR DE IGREJA, pessoas sem formação nenhuma atuando na Saúde,pessoas que escrevem mal e provavelmente lêem mal como atendentes(recepcionistas)e os trajes desse pessoal que atua como enfermeiras;temos que escolher o horário pra adoecer,pq dependendo do horario e do problema a atendente com a língua afiada já responde que o doutor ou doutora,muitas vezes ACADÊMICOS que está no plantão sem o médico plantonista que deveria está no seu local de trabalho ou está ausente ou no repouso,só vai atender as EMERGÊNCIAS e encaminha o sujeito pro hospital de Ponto de Cacimbas... são agravantes que precisam ser analisados no próximo Governo para não transcorrer na mesmice e nos deixar nessa situação de penúria,onde tudo é pessimo,tudo caótico ,tudo um ESCÂNDALO!e a população sofrida sendo subordinada aos desmandos gerais nesse Município.Aí penso...onde estão os RESPONSÁVEIS pela questão?Será que não tem conhecimento?Onde estão os vereadores que são eleitos pra fiscalizar os atos do PREFEITO?Pq será que escândalos idênticos aos do nosso Município não são apontados ao Ministério Público como foi feito em CAMPOS dos GOYTACAZES?Pessoas enriqueceram ilicitamente dentro da Prefeitura,bastou passar num Concurso público e sem ocupar primeiro Escalão como mero Servidor Público nesses últimos 8 anos e ninguém fez nada...o escândalo do Bolsa -família foi apontado pela mídia nacional e abafaram!Tudo isso ficou no ESQUECIMENTO...É repudiante!!!

Anônimo disse...

Realmente a situação da saude no nosso municipio é repugnante,há aproximadamente dois dias tive q socorrer uma senhora porque a ambulancia não estava no posto de saúde aqui em barra,o medico ainda pediu para eu esperar pois não teria como levar o paciente em casa.O que mais me revolta é que o motorista da ambulancia não sai da casa de sua namorada, quando na verdade deveria estar estar servindo a população local.