sexta-feira, 10 de maio de 2013

Coruja de Celeiro aparece em loja em São Francisco


Funcionários da loja esperam técnicos da Secretaria de Meio Ambiente resgatarem o animal

 Fotos: Vinícius Berto
Uma Coruja de Celeiro apareceu em uma loja de materiais elétricos e hidráulicos, no Centro de São Francisco de Itabapoana. O vendedor Gilmar Moura Lemos, 26 anos, foi até o estoque para apanhar um produto na manhã desta sexta-feira (10-05), quando tomou um susto com a ave, que entrou no local e não conseguiu sair mais.


“Acho que a coruja se feriu, pois tentava sair, mas batia na janela de vidro. Resolvemos colocá-la em uma caixa de papelão, e chamamos a secretaria de Meio Ambiente para resgatar o animal”, disse o vendedor. Os funcionários da loja aguardam os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente. Um dos funcionários filmou a tentativa da coruja em sair do estoque da loja. (Veja o vídeo abaixo)

Gilmar mostra a janela do estoque por onde a coruja entrou
* A Coruja de Celeiro tem como nome científico Tyto Albas. Também são conhecidas como coruja-das-torres, coruja-da-igreja ou coruja-branca. Diferentes de outras corujas, não faz seu ninho no chão. É uma ave naturalmente noturna, mas também apresenta alguma atividade crepuscular. Quando são encontradas em atividade durante o dia estão geralmente famintas ou buscando alimento para sua ninhada. Permanecem durante o dia em fendas em árvores, cavidades de rochedos, forros ou sótão de casas, torres de igreja etc. Seu vôo extremamente silencioso dá-se devido à sua adaptação a caças noturnas: sua aproximação não é identificada pela presa, que é facilmente capturada. São encontradas solitárias ou aos pares. Geralmente são sedentárias, não saindo de uma região depois de instaladas. O seu território possui um raio de 7400 m, em média.  (*Com informações do Wikipédia)

Um comentário:

Rivaldo Ferreira disse...

Não é a primeira vez que vejo uma dessas aqui em SFI. Tempos atrás tinha uma na rua do Externato.