quarta-feira, 8 de julho de 2009

São Francisco passa a ter lixo reciclado

O atual lixão, da localidade de Alegria dos Anjos, será desativado.
Fotos: Alessandra Lemos
Texto: Ascom - SFI


São Francisco de Itabapoana é terceira cidade da região que passa a ter o lixo reciclado, através de uma usina de triagem, que entrou em funcionamento esta semana. A usina foi construída a cerca de quatro anos com os recursos do projeto estadual Pró-lixo, na localidade de Vilão, mas não chegou a entrar em operação. O município produz cerca de 30 toneladas de lixo na baixa temporada e 70 na alta. Com o funcionamento da usina, cerca de 85% do lixo sólido será reciclado. Os outros 15% vão ser triturados e transformados em adubo que será utilizado na estufa da secretaria de Agricultura.
O atual lixão, da localidade de Alegria dos Anjos, será desativado. “O prefeito Beto Azevedo determinou que a inauguração da usina ocorra o mais breve possível, para tirar as pessoas que trabalham no lixão em condição subumana. Na usina os funcionários terão toda uma infraestrutura com refeitórios e banheiros. As pessoas também vão receber uniformes e luvas”, informou o secretário de Serviços Públicos, José Carlos Azevedo.
O secretário ainda informou que fará um trabalho nas escolas conscientizando sobre a importância da coleta seletiva. “Utilizaremos as crianças como multiplicadores dentro de suas famílias e comunidades”, explicou José Carlos.
Em visita a unidade, nesta segunda-feira (06), o prefeito Beto Azevedo disse que a usina está em fase experimental. “Começamos uma fase de testes, mas pelo que já observamos a unidade de triagem tem se revelado bem funcional e promete ser a solução para a destinação de nosso lixo. Queremos dar condições dignas às pessoas que vão trabalhar aqui e ainda proporcionar uma melhoria na renda dessas pessoas”, disse Beto.

3 comentários:

Unknown disse...

ISSO É ÓTIMO PAULO NOEL POIS AS PESSOAS IRÃO DAR MAIS VALOR AO LIXO POIS EXISTEM VARIAS PESSOAS QUE DEPENDEM DA RECICLAGEM PARA TER O LEITE E O PÃO DE CADA DIA.

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar o Prefeito e o Secretario, é importante tambem, que a Prefeitura comprasse os depositos para separar lixo organico e lixo reciclavel, colocando tambem um deposito de lixo em supermercados para colocação de pilhas, baterias,etc, pois esse material não pode ser jogado no meio ambiente, e nos restaurante um deposito para aproveitar os lixos organicos que pode ser aproveitado nas lavouras,do municipio, e nas borracharias deixar um numero de telefone caso eles tenha pneus velho, pois esses pneus hoje pode ser transformado em asfalto, ao inves de queima-los ou joga-los nos rios, como faz em gargaú, que o donos de figurifico oferecem brindes para as crianças que pegar mais pneus...que Deus ilumine o Prefeito e seus Secretario dando a eles saberia e que fassa um bom governo para um São Francisco Melhor, em todas areas para que os seus municipies não va embora de sua terra natal, para buscar empregos em outras cidades...

Fabiana Santa Clara...

lucia disse...

Que boa noticia! Nos do Pinokio já separamos o nosso lixo há muito tempo. O lixo orgânico vai para os porcos e o que eles não comem vira adubo orgânico. Separamos papel usado que está ainda armazenado aqui e gostaríamos de saber se podemos entrega-lo nesta usina e caso a resposta seja afirmativa gostaria de saber quando.
Parabéns Prefeito.
Lucia