terça-feira, 7 de julho de 2009

Prefeita encerra visita à Ásia visitando Cingapura

"O que vai acontecer é absolutamente revolucionário para o município e para a região Norte Fluminense", diz Governador Sergio Cabral.

.
A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, encerrou sua viagem à Ásia visitando Cingapura junto com o governador Sérgio Cabral e a comitiva brasileira. O país, dotado do maior porto do mundo e do sexto maior Fundo Soberano do planeta, é exemplo de logística portuária e planejamento urbano. Em entrevista à rádio local de São João da Barra, o governador falou que a viagem foi muito proveitosa, com dias produtivos e visita a importantes cidades industriais chinesas. “O termo de cooperação e investimentos da siderúrgica Wisco mostra a importância de nossa viagem. A prefeita Carla Machado fez um trabalho excepcional de captação de recursos para São João da Barra. . Fiquei impressionado realmente com o trabalho dela levando a todos a importância de se investir em sua terra”, ressalta Cabral. Cingapura é um grande centro financeiro e portuário. O Brasil movimenta cinco milhões de toneladas de containeres ao ano, enquanto o país asiático movimenta 29 milhões. Um país pequeno com toda a sua infraestrutura moderna. Paulo Alberto da Silveira, embaixador do Brasil em Cingapura, recebeu convite da prefeita para visitar o município e as obras do Porto. “Daqui a três semanas terei o prazer de conhecer São João da Barra e levar empresários. Cingapura é um país com know how em alta tecnologia, financiamentos e pode auxiliar na revitalização da cidade de forma planejada. O que foi apresentado a eles aqui é um projeto sério, uma grande obra de infraestrutura e que uma parceria de cooperação é bem viável”, esclarece o embaixador. Segundo a prefeita Carla Machado, foram dias valiosos e com muita experiência adquirida e contatos realizados. “Estamos trabalhando muito para o crescimento de nosso município e atentos para que esse crescimento seja de forma positiva, levando desenvolvimento ao cidadão, ao nosso munícipe”, afirma a prefeita, acrescentando que além do porto de Cingapura, ainda se pode ter uma visão estratégica de habitação popular, controle ambiental, saneamento e água. - Está sendo gratificante essa viagem quando a gente vê o governador e a prefeita levando recursos chineses. A China é o lugar no mundo onde o crescimento não para, não é pequeno, nem temporário. Fico orgulhoso ao ver gestores públicos em busca de recursos para o desenvolvimento. O Super Porto do Açu vai ter grande papel na economia do Brasil – informa Edmilson Valentim, deputado federal, presente na comitiva brasileira. AMBIENTAL – A secretária de estado do Ambiente, Marilene Ramos, disse que sempre haverá rigor nas concessões de licença ambiental de acordo com os padrões europeus, mas nada que trave o processo, nada que deixe imóvel o projeto. No Porto do Açu, todo o estudo de avaliação ambiental estratégico já está previsto. (Colaborou Bruno Costa)

4 comentários:

Diego disse...

Nossa! Estou realmente surpreso e otimista por causa de todos esses investimentos anunciados para São João da Barra. É de se ficar chocado como o nosso município está "ficando pra trás(ainda mais)" no desenvolvimento da região Norte Fluminense. Moro em Barra do Itabapoana, faço curso técnico em Química,no IFF Campos, Campus Centro, e certamente vou tentar preencher um desses 20 mil empregos quem vem por aí. Na verdade, fico até um pouco insatisfeito, por ter que procurar emprego em outro município, e não aqui em São Francisco. Parabéns para a prefeita Carla Machado pelo belo trabalho que está fazendo pela sua cidade. Será que não é disso que precisamos?! Um líder, capaz de transformar um município que , atualmente, ocupa o penúltimo lugar no ranking dos municípios com melhor IDH do Estado do Rio, em uma terra de oportunidades, onde não precisemos sair de nossos limites territoriais em busca de um emprego e uma qualidade de vida, no mínimo, decentes?! Será que não teria sido melhor para a população, que não houvesse a emancipação de São Francisco?! São questões que devemos refletir...A chance tá aí, prefeito. Já que não podemos ser um centro importante de negócios na nossa região, que tal aproveitarmos as oportunidades e aumentarmos de vez a vocação turística de nossa maravilhoso e extenso litoral, com a revitalização das orlas e investimento em infraestrutura nas cidades turísticas?! A população e os turistas agradecem.

Paulo Noel disse...

Diego, bom dia! Grato pelo acesso. Você sabia que aí bem perto de Barra do outro lado do Espírito Santo em Presidente Kennedy ou Praia das Neves empresários do ES e MG estão para lançar ,também, um projeto de um complexo portuário idêntico ao do porto do Açu?(Veja matéria aqui mesmo no blog). Com relação ao progresso que está surgindo em SJB só terá um efeito gerador de empregos em SFI se for concluída a Ponte João Figueiredo. Aí sim, o turismo do município teria grande desenvolvimento. No mais você tem razão. O importante é o que está fazendo, qualificando-se. Boa sorte. Paulo Noel.

Diego disse...

Obrigado, Sr. Paulo Noel. Já sabia desse projeto sim, inclusive houve especulações de que esse projeto só não desenbarcou aqui em São Francisco devido à falta de interesse do governo passado...Também concordo com vc sobre a questão da ponte João Figueiredo. Parabéns pelo excelente trabalho que vc faz neste blog. abç

(obs.: Quando é que o sinal da Rádio São Francisco vai chegar até aqui na Barra????)

Ruy Temberg. disse...

"Será que não teria sido melhor para a população, que não houvesse a emancipação de São Francisco?!São questões que devemos refletir... - Diego, Barra de Itabapoana"

Eu gostei muito desse comentário e concordo que devemos refletir sobre isso.

Eu sei que na época da emancipação de SFI era impossivel imaginar que SJB iria ter todo este crescimento.

Mas acho importante que hoje tenhamos pelo menos HUMILDADE para avaliar essa emancipação e dizer se fizemos um bom negócio em termos nos emancipado ou não. Fica ai uma pergunta!

Um abraço,

Ruy Temberg.