segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Programa Agentes de Leitura com quatro vagas para São Francisco


Imagem:divulgação.
A Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro abriu edital para chamada pública de agentes de leitura. As inscrições são gratuitas e vão até o próximo dia 21 de novembro. Para o Município de São Francisco de Itabapoana, serão disponibilizadas 04 vagas e mais 02 de suplência, caso haja desistência durante o andamento do programa. 

 Os interessados podem realizar o processo por meio do link http://www.cultura.rj.gov.br/editais/CP0142013.php ou ainda comparecer no Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana, Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, número 141, para receber auxílio de como fazer a inscrição. O horário de atendimento é entre 9h e 16h. 

 Os requisitos necessários são: ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a), civilmente capaz; comprovar através de documentos a residência fixa em São Francisco; apresentar, caso tenha, registro no Cadastro Único do Governo Federal (Número de Identificador Social – NIS) do Programa Bolsa Família; haver concluído ou estar cursando o Ensino Médio até a data de inscrição; ter idade entre 18 e 29 anos. Atualmente, este projeto já existe no Município e atende cerca de 60 famílias. São três agentes que visitam as casas levando exemplares de títulos de livros para fazerem a leitura juntos aos atendidos. Os títulos também são emprestados a essas famílias. 

Em um sistema de rodízio, todas as famílias contempladas com o projeto têm acesso aos livros. A intenção do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura é que mais famílias sejam beneficiadas com o programa. Para que as visitas aconteçam, a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro disponibiliza uma bicicleta, uma mochila e mais de 80 títulos de livros direcionados ao público infantil e juvenil. O processo seletivo será durante todo o dia 01 de dezembro deste ano. Inicialmente, o candidato passará por uma entrevista oral e depois à prova escrita. 

Após a seleção, os agentes escolhem as comunidades que estão perto de suas residências para facilitar o acesso às famílias atendidas. Os candidatos selecionados receberão auxílio mensal através de Bolsa de complementação de renda, no valor de R$ 350.00 (trezentos e cinquenta reais) por mês, durante 12 (doze) meses, renováveis por igual período, dependendo da disponibilidade orçamentária e do desempenho do agente de leitura. (Ascom - SFI)

Nenhum comentário: