quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

São Francisco de Itabapoana faz aniversário de emancipação político administrativa

O município de São Francisco de Itabapoana completa 15 anos de emancipação político administrativa na próxima segunda-feira (18). Para comemorar o aniversário da cidade o Cerimonial do Gabinete preparou uma solenidade cívica. A Cerimônia, que vai contar com o hasteamento da bandeira e apresentação da banda da Polícia Militar, está prevista para às 8h, na Praça dos Três Poderes, em frente a prefeitura. A secretaria de Turismo programou uma série de shows nas praias no fim de semana em comemoração ao aniversário.

Até o ano de 1995, São Francisco pertencia ao município de São João da Barra. A emancipação foi sancionada pelo governador Marcelo Alencar, em 18 de janeiro de 1995. Antes da emancipação, os moradores de São Francisco sofriam com a dificuldade de acesso a sede do município e a serviços públicos da prefeitura e demais órgãos públicos.

Para chegar à sede o acesso era de barco, a partir de Gargaú, ou era preciso se deslocar até Campos já que o Rio Paraíba do Sul fazia divisa com o então distrito de São Francisco. Segundo o atual chefe de gabinete, Jorge Raul Teixeira Faria, era grande a dificuldade de acesso aos serviços mais essenciais. “Aqui só havia um posto de Iptu e alguns postos de saúde. Nem mesmo o hospital era municipal. Problemas mais complexos era preciso procurar à sede ou ir até Campos” descreveu Raul.

Hoje os moradores de São Francisco têm acesso fácil aos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). Atualmente a cidade possui hospital, delegacia, uma boa rede bancária, Detran, Ministério Público e o Fórum da Comarca, entre outros órgãos.

Para o prefeito Beto Azevedo, foram muitos avanços nos últimos 15 anos e muita coisa está para acontecer. “Nós teremos em breve uma agência própria do INSS que inclusive já está em obras. Ainda este ano serão iniciadas as obras da sede da 3ª Companhia da PM, da rodoviária, da Delegacia Legal e do Corpo de Bombeiros. Todos estes órgãos serão instalados na entrada da cidade e já disponibilizamos áreas para isso”, concluiu Beto. (Ascom - SFI)

7 comentários:

Marcos Paulo disse...

A dificuldade que foi mencionada na matéria ainda existe, se não houvesse emancipação estava bem melhor , quem sabe o filho pródigo queira voutar pra casa , só não sei se o pai vai querer.

Pr.ROBERT FRANCIS/SFI disse...

CAROS LEITORES,CREIO QUE UMA EMANCIPAÇÃO É VÁLIDA QUANDO NÃO HÁ INTERESSES POLÍTICOS PRÓPRIOS.O NOSSO MUNICÍPIO AINDA NÃO TEM INFRA-ESTRUTURA PARA SEQUER ATENDER AOS VERANISTAS; ISSO, SEM MENCIONAR A POPULAÇÃO.AS VANS TRANSPORTAM TODOS OS DIAS CENTENAS DE SAN FRANCISCANOS QUE VÃO Á CAMPOS PARA COMPRAR,VENDER E RESOLVER SEUS PROBLEMAS EM AGENCIAS BANCÁRIAS QUE NÃO TEMOS AQUI EM SÃO FRANCISCO.NÃO HÁ TRANSPORTE COLETIVO PARA DIVERSAS LOCALIDADES.NÃO SEI SE O PREFEITO NÃO TEM CORAGEM DE RESOLVER ESSES PROBLEMAS TEMENDO DESAGRADAR ALGUNS OU QUEM SABE,ELE NA VERDADE NÃO TEM COMPETÊNCIA PARA ADMINISTRAR O NOSSO MUNICÍPIO.BEM,DE QUALQUER MANEIRA A VERDADE É QUE AINDA FALTA MUITA COISA PARA SERMOS UMA CIDADE TURÍSTICA E VIÁVEL PARA EMPRESÁRIOS INVESTIREM AQUI.O MEU DESEJO É QUE TENHAMOS PROSPERIDADE E QUALIDADE DE VIDA EM SÃO FRANCISCO.abraços fraternos á todos...

Paulinho disse...

São Francisco faz Aniversário e quem ganha presente é a Praça "principal",com a falta de responsabilidade,competência e bom senso do secretário do meio Ambiente,que destruiu as árvores da nossa Pracinha.Eu particulamente não seio aonde ele quer chegar com essa destruição,só sei que podar árvore no tremendo verão é muita burrice para uma pessoa só...Meu amigo Prefeito como o Sr.falou "que muita coisa vai acontecer",espero que logo logo acontece,dou a minha sugestão,- exonere o secretário que responda pelo o Meio Ambiente,que aí com uma paulada você mata dois coelhos.Caso isso não acontece quem será podado nas próximas eleições será o Sr. ou o candidato do Sr,pare e pense nessa hipótese....
"PARABÉNS SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA PELO O SEU ANIVERSÁRIO ,VOCÊ MERECE TUDO DE BOM,MENOS SECRETÁRIO PÉSSIMO..."Valeu meu município por tudo de bom......Ok!!!
Paulinho..

Luis Mendes disse...

Podes crer,só que sem querer defender ninguem acho que deve mesmo ser dificil governar este municipio pois ele é pobre demais para uma area tão grande,na verdade mesmo a culpa vem la de cima ,acho um absurdo nos preocuparmos em sediar copa do mundo e olimpiadas investir bilhões em cidades que não tem mais para onde crescer como rio e são paulo quando na verdade as autoridades maximas deveriam investir nas cidades e municipios mais nescessitadas. Somos o unico municipio do rio que não evoluiu nada esses ultimos anos. Será que fomos esquecidos

Anônimo disse...

"Antes da emancipação, os moradores de São Francisco sofriam com a dificuldade de acesso a sede do município e a serviços públicos da prefeitura e demais órgãos públicos."
pois é... hj a realidade está bem semelhante...falta transporte de qualidade para os que não moram próximo a praça dos três poderes (afinal de coontas noso município é imenso e não podemos reduzi-lo à Joaquim da Mota Sobrinho e transversais... falta muita coisa, muito mais importante do que a "poda" das árvores da pracinha, que se ponto de fofoca ou não poderia ficar pra depois...eu convidaria as autoridades compotentes a visitarem com mais cuidado "todas" as partes do município que ainda não tem saneamento básico, escolas (uma vez que algumas tem sido até fechadas(?)), locais onde o transporte só circula até a tardinha... falta moradia, e outras coisas mais que poderiam ser feitas com a verba de paisagismo, não acham? nada contra governo algum, mas acho incoerente a forma de administrar de alguns... enfim, façam alguma coisa porque quatro anos passa muito rápido (um ano já se foi)

Pr.ROBERT FRANCIS/SFI disse...

CARO PAULO NOEL,VEJO QUE ESTE BLOG TEM UM CARÁTER NÃO SÓ INFORMATIVO MAS TAMBÉM PLENAMENTE INTERATIVO.DEVO PARABENIZÁ-LO POIS UMA DEMOCRACIA SÓ É VÁLIDA QUANDO O POVO PODE SE EXPRESSAR EM PROL DO COMUM Á TODOS INDEPENDENTEMENTE DE GRAU SOCIAL,ECONÔMICO,CULTURAL E INTELECTUAL.ISSO É LIBERDADE,IGUALDADE E FRATERNIDADE.A SUA VISÃO JORNALÍSTICA,ESTÁ CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DE UM POVO DE MENTALIDADE INDEPENDENTE;NO FUTURO NÃO HAVERÁ MAIS CATIVOS DE ENTENDIMENTO POLÍTICO-SOCIAL E SÓCIO-CULTURAL SE ASSIM SEMEARMOS HOJE A VISÃO DE MOSTRAR A REALIDADE E CONSTRUIR IDÉIAS E VALORES DE SUMA NOBREZA PARA O SER HUMANO.O SEU TRABALHO ENOBRECE SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA.SAUDAÇÕES FRATERNAS!!!

Denize disse...

PARABÉNS SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA pelos seus 15 anos de EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA!EU AMO A MINHA CIDADE NATAL e tenho orgulho de ser SANFRANCISCANA!!