terça-feira, 18 de maio de 2010

“Expo-Reciclar” marca fim de semana em São Francisco


Uma mega estrutura foi montada em frente a prefeitura de São Francisco de Itabapoana, neste final de semana, para promover o III Expo-Reciclar. Este ano, o evento abordou o tema “Geração – Planeta – Futuro” para promover ações culturais com o uso de materiais recicláveis no município. O evento foi organizado pela Secretaria de Educação e Cultura através do Departamento de Cultura.

A exposição reuniu treze escolas da rede pública de ensino. Todos receberam troféus de participação, mas na soma de pontos, a Escola Estelita de Araújo Crespo, de Praça João Pessoal ficou em primeiro lugar e recebeu, além do troféu, um rádio Micro-Sisten.

O projeto “Art-Lata” se apresentou na abertura executando o Hino Nacional Brasileiro. Logo em seguida, prefeito Beto Azevedo, acompanhado da primeira-dama, Romênia Azevedo,do vice – prefeito, Frederico Barbosa Lemos e do secretariado, abriu oficialmente a Exposição que contou ainda com a presença do Deputado Estadual João Peixoto. O prefeito falou da necessidade de se conscientizar para preservar o meio ambiente. “Temos que ter a preocupação com meio ambiente hoje para garantirmos uma melhor qualidade de vida para as gerações futuras. Cada um de nós tem que fazer a sua parte”, disse o prefeito em seu discurso.

A decoração dos stands também ganhou destaque pela criatividade das peças feitas em materiais recicláveis. Os alunos desenvolveram, inclusive, outras atividades como encenações teatrais, apresentações de fantoches, desfiles e ainda a participação nas dinâmicas interativas. Todos receberam um kit padronizado contendo mochila, caderno, squezee (litro pequeno d’água), boné e camisa.

Ao final, as escolas foram avaliadas pela comissão julgadora que utilizou alguns critérios como a originalidade, a comunicação, a organização, a coerência com o tema, a variedade na utilização de reciclável/reutilizável, entre outros.

“É maravilhosa essa interação entre as escolas, onde podemos provocar o sentido de responsabilidade social, que os alunos enquanto multiplicadores estarão levando a mensagem de ser preservador para o futuro”, comentou Yara Cinthia, Secretária de Educação e Cultura.

Os três primeiros classificados irão representar o município na Expo-Reciclar da Petrobrás que vai acontecer no 2º semestre deste ano na cidade de Macaé.

Segue abaixo a relação dos três primeiros classificados:

1º lugar – E.M. Estelita de Araújo Crespo (Praça João Pessoa)

2º lugar – Ciep 470 – Celso Martins Cordeiro (Centro)

3º lugar – E. M. Décio Machado (EJA de Barra de Itabapoana).
_______________________
Ascom-SFI
Fotos: Alessandra Lemos

Nenhum comentário: