segunda-feira, 31 de maio de 2010

“Síndrome da Alienação Parental” será tema de palestra no Rotary São Francisco

A palestra será proferida pelo advogado (foto) Afonso Feitosa do Rotary Niterói.

Está programado para a próxima sexta-feira, 4 de junho, na sede do Rotary Clube São Francisco de Itabapoana, em Santa Clara praia de São Francisco de Itabapoana (RJ) uma palestra proferida pelo advogado e rotariano Afonso Feitosa às 19 horas abordando o tema “Síndrome da Alienação Parental” . Toda a comunidade está convidada. O tema é polêmico, mas precisa ser debatido.

O que é a Síndrome de Alienação Parental (SAP)?

Também conhecida pela sigla em inglês PAS, é o termo proposto por Richard Gardner em 1985 para a situação em que a mãe ou o pai de uma criança a treina para romper os laços afetivos com o outro genitor, criando fortes sentimentos de ansiedade e temor em relação ao outro genitor.

Os casos mais freqüentes da Síndrome da Alienação Parental estão associados a situações onde a ruptura da vida conjugal gera, em um dos genitores, uma tendência vingativa muito grande. Quando este não consegue elaborar adequadamente o luto da separação, desencadeia um processo de destruição, vingança, desmoralização e descrédito do ex-cônjuge. Neste processo vingativo, o filho é utilizado como instrumento da agressividade direcionada ao parceiro. Isto é a síndrome de alienação parental: programar uma criança para que odeie o genitor.

Saiba mais sobre o assunto:
Congresso Nacional na luta contra a Alienação Parental.

Está tramitando no congresso nacional o Projeto de Lei 4053/2008 que ajuda a protejer as crianças e adolescentes de serem vítimas da Alienação Parental. Leia mais e envie sua mensagem de apoio.
___________________________________________
Alienação Parental na revista IstoÉ
(Edição 2038 - 26/11/2008)
Famílias dilaceradas - Pai ou mãe que joga baixo para afastar o filho do ex-cônjuge pode perder a guarda da criança por "alienação parental"
por Claudia Jordão
____________________________________________
Alienação Parental na revista Visão Jurídica
(Edição nº 30 - 11/2008)
A justiça deve ter coragem de punir a mãe ou o pai que mente para afastar o outro genitor do filho menor. por Alexandra Ullmann (psicóloga e advogada)
________________________________________________

Nenhum comentário: