sábado, 14 de março de 2015

CDL e maçonaria de SFI participam de manifestação para atos marcados neste domingo

Participação será em Campos dos Goytacazes.

A CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de São Francisco de Itabapoana e a Loja Maçônica Luz do Itabapoana, até o momento, são as duas organizações que se manifestaram com relação aos atos que acontecem neste domingo, 15, em todo o Brasil. O venerável da Loja Maçônica Luz do Itabapoana, Luís Carlos Simões Moreira disse o Grande Oriente do Brasil está convocando todos os maçons a participarem na Praça do Santíssimo Salvador em Campos a partir das 9 horas. 

O manifesto de convocação destaca que a participação deverá ser ordeira e pacífica, sem qualquer conotação político-partidária ou ofensiva às autoridades legalmente constituídas.

“Combatemos a corrupção e a impunidade; defendemos a ética na política e a moralidade no trato da coisa pública”, diz a nota.

O Grande Oriente do Brasil orienta os Maçons para que não utilizem paramentos maçônicos, estandartes de Lojas nem formas de protesto que contrariem a ordem. Recomenta-se o afastamento de ativistas que possam comprometer a civilidade desse legítimo movimento, nossa segurança e a de nossos familiares.

“Junte-se a nós! Ajude-nos a construir o Brasil que queremos para nós e para nossos filhos! Vamos restabelecer os valores do civismo e do patriotismo! “, conclui o manifesto.

A CDL de SFI, pelo menos terá a representação da diretoria em apelo a convocação da CDL de Campos dos Goytacazes.


A sociedade civil organizada representada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC) e o Sindicato do Comércio Varejista também vai se manifestar na praça São Salvador, às 9h, com concentração no Edifício Ninho das Águias, para mostrar o seu descontentamento com o atual momento econômico pelo qual o país está passando. 

Texto extraído do site radio online (http://www.radio1047.fm.br )
O Brasil que experimenta a corrupção institucionalizada, a perda de competitividade e de sua credibilidade internacional, precisa reagir. Reivindicar o cumprimento das leis e o rápido funcionamento da justiça, a melhoria efetiva da gestão pública e a recuperação do crédito moral de suas instituições.

O descontentamento está no limite. As promessas estão muito distantes da prática. Os ajustes de toda sorte impostos às empresas e aos trabalhadores são exemplos explícitos de respostas desproporcionais, de um governo que não tem compromisso com a redução de seus gastos e com a melhoria da sua eficiência.

Na prática o governo corta investimentos que deviam atender ao povo, mas mantém cargos e despesas que só aumentam as necessidades da administração. Corta investimentos, desacelera a economia e estimula demissões. Por fim, achaca o contribuinte, que mais uma vez assume todo o encargo pela corrupção e má gestão.
A reação necessária passa pela pressão popular e pela convergência de esforços. Passa também pelo exemplo e pelo compromisso de todos os poderes. Mudanças estruturantes dos sistemas político e tributário são fundamentais para que o país possa voltar a respirar.

O país precisa de agilidade, de desburocratização e de mais incentivos a quem emprega e produz. Incentivos que se traduzam em infraestrutura adequada, educação de qualidade e que impliquem em alta competitividade. Compromissos que são maiores que benesses e bondades distribuídas aleatoriamente e à luz da pura conveniência.

O Brasil precisa reagir. E ir às ruas, de forma pacífica e ordeira, é direito de cada brasileiro. Não custa lembrar que não ir, também o é. No fundo, o que cabe a todos? Cabe a todos escolhas mais conscientes, atitudes corretas, e acima de tudo, o compromisso individual e coletivo em nome do futuro do país.

sexta-feira, 13 de março de 2015

Igreja Batista em Praça da Fé completa 28 anos


Neste fim de semana a Igreja Batista em Praça da Fé está comemorando 28 anos, e para marcar a data acontecerá uma intensa programação. Confira:

Dia 13 (Sexta) - Programação com a Primeira Igreja Batista de Guaxindiba e Palavra Pr. Rodrigo Rocha.

Dia 14 (Sábado) - Lançamento do CD "Ainda há razão para cantar" do Pr. Julio Cezar Cindra e Palavra com o Pr. Junior (Segunda Igreja Batista de Guaxindiba).


Dia 15 (Domingo) - Programação local e Palavra com o Pr. Fidélis (Primeira Igreja Batista de São Francisco) e encerramento com a Ceia do Senhor.


Vem aí 2º Louvorzão em Valão Seco



Detran oferece curso de reciclagem à distância


Motoristas infratores podem utilizar a modalidade

Detran vai permitir  que os cursos de atualização e reciclagem de motoristas infratores – ou seja, aqueles que tiveram suspenso o direito de dirigir – passem a ser ministrados na modalidade de ensino à distância. A medida consta de portaria do presidente do departamento, José Carlos dos Santos Araújo, publicada no Diário Oficial de terça-feira (10/3). Segundo a portaria, as instituições interessadas no processo  devem estar homologadas junto ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), para serem cadastradas no Detran.

A decisão do presidente do Detran tem como base a Resolução 168 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que, em seu Anexo III, regulamenta o procedimento, trazendo, inclusive, todas as exigências para que a instituição interessada possa oferecer esse tipo de serviço. Uma delas é a comprovação, mediante impressão digital, da participação do aluno no curso.


Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

ESF realiza diversas ações em SFI em prol da saúde preventiva


A Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana por meio do programa Estratégia Saúde da Família – ESF está realizando durante este mês de março várias ações educativas em prol do cuidado e da prevenção para com a saúde. Pelo menos sete localidades vão ser contempladas com diversas palestras sobre prevenção ao câncer de mama, câncer de colo de útero e planejamento familiar.

A coordenadora Técnica ESF/PACS, Dailane Henriques, explicou que o objetivo final não é apenas informar, mas mobilizar as pessoas a cuidarem mais da saúde, tendo a consciência da sua responsabilidade. “ É o nosso dever como profissionais da saúde orientar a população sobre como se prevenir de muitas doenças e, logo, possibilitando melhor qualidade de vida”, destacou.

Na manhã desta quinta-feira (12), o evento, que contou com a participação da equipe da saúde da mulher, aconteceu na Unidade Básica de Saúde da localidade de Estreito. Outras comunidades receberão a ação de acordo com o cronograma:

•13/03- Unidade de Saúde da Família de Barra do Itabapoana, início ás 08h30;
•17/03- Unidade de Saúde da Família de Gargaú, início ás 08h30;
•18/03- Unidade de Saúde da Família de Guaxindiba, início ás 08h30;
•24/03- Unidade Básica de saúde de Amontado (organização Pacs-II) início ás 08h30;
•26/03- Unidade de Saúde da Família de Praça João Pessoa, início ás 08h30;

•31/03/2015- Salão Paroquial de Morro do Bode (organização da Unidade de Saúde da Família de Travessão), início ás 08h30;

Ascom-SFI

quinta-feira, 12 de março de 2015

Gerente da Caixa desmente boatos sobre risco de confisco da poupança


Anastácio, gerente da Caixa, esteve na Rádio São
Francisco na companhia do funcionário da
Caixa Econômica Félix de Matos
O gerente da agência da Caixa Econômica de São Francisco de Itabapoana, Anastácio Leite, foi o entrevistado do Jornal São Francisco é Notícia desta quinta-feira, 12/03. A entrevista foi agendada após os boatos nas redes sociais de que o Governo Federal iria confiscar as cadernetas de poupança dos brasileiros, como fez o Governo do ex-presidente Fernando Collor.

O Ministério da Fazenda já havia divulgado uma nota em 12 de fevereiro desmentindo os boatos. Mas, ao que tudo indica, devido à força das mídias sociais, os boatos ganharam força nas últimas semanas e resultaram em preocupação entre os investidores da poupança.

Anastácio relembrou a forma como ocorreu o confisco das poupanças no Governo Collor e mencionou o parágrafo primeiro do artigo 62 da Constituição da República.

“Não há possibilidade de sequestros de bens da poupança da forma que ocorreu. O ex-presidente Collor determinou o bloqueio da poupança através de medida provisória. E hoje isso não é mais possível, graças à uma emenda constitucional promulgada em 2001”, disse Anastácio.

O artigo 62, citado pelo gerente, em seu parágrafo primeiro diz que “é vedada a edição de medida provisória sobre matéria que vise a detenção ou sequestro de bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro”.

Portanto não há verdade nesses boatos que circulam na internet.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Mesmo sendo a pior concessionária de energia do Sudeste, conta da Ampla subirá 42,19%


Considerada a pior concessionária de energia do Sudeste e a quinta pior do país em pesquisa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Ampla elevará, em média, o preço de suas contas em 42,19% a partir de domingo, após autorização concedida na terça-feira (10) pelo próprio órgão regulador. Para clientes residenciais, o aumento médio será de 36,41%. Para a indústria, porém, ele será maior: 56,15%, também na média. A empresa atende 2,8 milhões de clientes em 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro.

Crítico ferrenho da empresa, o Presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Amaro Ribeiro Gomes qualifica o aumento como “absurdo”. “O aumento da conta de luz da Ampla é um absurdo e inviabiliza muita coisa aqui no município. Além disso, já foram concedidos outros aumentos, que, se somados ao reajuste anunciado ontem, eleva o percentual para quase 100%. E o serviço da concessionária é horrível. Deveriam exigir que a Ampla melhorasse o serviço, antes de permitir qualquer subida nos preços”, afirma Ribeiro Gomes, ecoando o resultado da pesquisa.

A distribuidora havia solicitado aumento de 56% no reajuste de suas tarifas, que inclui a revisão anual e também os critérios que levarão à correção extraordinária das tarifas de todas as distribuidoras de energia do país nos próximos meses. Como a data original da revisão da Ampla estava próxima, a Aneel decidiu unir os dois processos em um só reajuste.

O forte reajuste autorizado para as tarifas da Ampla, que também vão atingir clientes de outras distribuidoras, é reflexo do aumento de custos no setor elétrico nos últimos anos. Entre as causas da disparada nos custos está o uso mais intenso das termelétricas – que geram energia mais cara, por meio da queima de óleo e gás. As termelétricas passaram a ser usadas com mais frequência a partir do final de 2012, devido à queda acentuada no nível dos reservatórios de água das principais hidrelétricas do país, resultado da falta de chuvas.

Distribuidora foi apontada como a pior de todo Sudeste

A pesquisa da Aneel que apontou a Ampla como a pior distribuidora de energia da região Sudeste e quinta pior do país, avaliou a qualidade do serviço prestado por todas as empresas do setor entre janeiro e dezembro de 2014. O estudo foi realizado levando em conta o número de horas em que os consumidores ficaram sem abastecimento de energia e quantas vezes a distribuição foi interrompida.

Em nota, a concessionária informou que reforçou seu plano para a melhoria da qualidade de serviço. Em 2014, a empresa aumentou seus investimentos em 22,2%, que serão direcionados às obras de distribuição da rede, combates ao furto de energia e conexão com novos clientes.

Fonte: Folha da Manhã

Sob forte emoção, Tiarles Correa é sepultado em São Francisco de Itabapoana


“Tiarles você é a estrela que nunca vai se apagar em nossas vidas”, mensagem estampada nas blusas dos familiares e amigos.


Em clima de forte emoção, foi sepultado na manhã desta quarta-feira, 11, no Cemitério de São Francisco de Itabapoana o corpo do sanfranciscano Tiarles Correia dos Santos, 25, uma das nove vítimas da explosão do Navio Plataforma Cidade de São Mateus, no Litoral Norte do Espírito Santo, no dia 11 de fevereiro.

O cortejo chegou por volta das 9 horas com grande acompanhamento. Um grupo de amigos e familiares vestiam uma camisa com a imagem do jovem Tiarles e a mensagem: “Tiarles você é a estrela que nunca vai se apagar em nossas vidas”.

Abel Correa, irmão de Tiarles , disse que a mãe ficou em casa. “Minha mãe não teve condições emocionais de acompanhar o enterro. Ela sofre muito a perda do filho, e nós do nosso irmão querido que teve a vida de sonhos e projetos encerrada neste trágico acidente”, disse.


Antes do caixão baixar à sepultura todos oraram para, em seguida, através de aplausos, deixarem as últimas homenagens ao jovem trabalhador técnico de segurança do trabalho.  


Ao passar pela localidade de Imburi, o cortejo fez uma parada em frente ao Colégio Estadual Pedro Cerqueira, onde alunos e professores fizeram homenagem ao ex-aluno querido Tiarles Correa. 





Família procura por lavrador desaparecido em SFI

A família de Fabio Borges da Silva, 40 da Rua da Jaca 1, procura pelo lavrador Fabio Borges da Silva, 34, que mora na Rua da Jaca em São Francisco de Itabapoana. Segundo a irmã, Marcilene Borges da Silva, Fabio saiu de casa na tarde de terça-feira 10, após o almoço e não mais voltou. Segundo Marcilene esta é a primeira vez que Fabio saiu de casa. “Ele tem depressão e toma medicamentos controlados”, disse.

Quando saiu de casa, Fabio estava com bermuda preta com lista branca e camisa do Flamengo. Estava de sandália tipo havaiana e não disse para onde iria.

“Quando cheguei em casa, por volta das 5 horas da tarde, ele não estava mais em casa. Ele mora nos fundos da casa da  minha mãe Maria da Penha”, disse.


A família pede ajuda da comunidade para localizar o lavrador. Qualquer informação ligar para a Polícia Militar 190 ou para a Rádio São Francisco FM. 

Sepultamento de Tiarles nesta terça em SFI


Velório acontece em São Domingos na Igreja Assembleia de Deus.
Foto: Internauta.

O corpo do sanfranciscano Tiarles Correa dos Santos, 25 anos, vítima da explosão no Navio Plataforma Cidade de São Mateus, no dia 11 de fevereiro, no litoral norte do Espírito Santo, chegou nesta terça-feira, por volta das 19h, a São Francisco de Itabapoana (SFI), e será  enterrado nesta quarta, no cemitério do município, na parte da manhã às 8 horas. O velório acontece na Igreja Assembleia de Deus.

O corpo do técnico de segurança do trabalho Tiarles, última das nove vítimas a ser localizada após a explosão, foi encontrado desde o dia 2 de março. Apesar disso, a família ainda não havia conseguido enterrar o corpo, já que a identificação através do DNA não tinha sido feita. A vítima era moradora de São Domingos, na zona rural de SFI.

O irmão de Tiarles, porém, afirmou que um advogado foi contratado e que ele conseguiu com o DML, Departamento Médico Legal de Vitória (ES), a liberação do corpo através de outro exame, feito pelas impressões digitais em laboratório. "Foi feito o exame através de impressões digitais e constatou que é mesmo do meu irmão Tiarles, o último corpo resgatado no navio", afirmou ao Blog de Paulo Noel.

O translado foi realizado ontem pela empresa dona do navio, BW Offeshore, para o município de São Francisco de Itabapoana.

Foto Tiarles (O Diário)


segunda-feira, 9 de março de 2015

Família não espera por DNA

Corpo de Tiarles Correa chega a São Domingos nesta terça-feira, onde será velado. 

A família de Tiarles Correa dos Santos, 25 anos, vítima da explosão no Navio Plataforma Cidade de São Matues, no dia 11 de fevereiro, no litoral norte do Espírito Santo, não esperou pelo resultado do DNA para a identificação do corpo.

Nesta segunda-feira, o irmão de Tiarles, Tiago Correa, ligou para o Blog e disse que a família contratou um advogado que conseguiu com o DML Departamento Médico Legal de Vitória (ES) a liberação do corpo através de outro exame das impressões digitais em labortário.

Tiago Correa informou ao Blog na tarde desta segunda-feira, 9, por telefone que o advogado da família já obteve junto ao DLM a liberação do corpo. “Foi feito o exame através de impressões digitais e constatou que é mesmo do meu irmão Tiarles, o último corpo resgatado no navio”, disse.

Agora, segundo Tiago, a empresa dona do navio, BW Offeshore fará o translado do corpo de Tiarles Correa nesta terça-feira, 10, para o município de São Francisco de Itabapoana. 

“Até a liberação do corpo, cumprindo toda a burocracia para liberação da certidão de óbito no cartório de Aracruz (ES) e mais o tempo da viagem, estamos calculando que o carro funerário chegará por volta das 19 horas a São Domingos, na zona rural de São Francisco de Itabapoana nesta terça, 10. O enterro, então, está previsto para quarta-feira, 11 de março, pela manhã no Cemitério de São Francisco de Itabapoana”, diz.

Quando ligou para o Blog na tarde desta segunda-feira, 9, Tiago Correa disse que não foi necessário nenhum membro da família viajar ao Espírito Santo para liberar o corpo.

“Nosso advogado, de posse de uma procuração, é que está agindo tudo. Na quarta-feira vamos por um ponto final nesta situação que tem levado nossa família a mais sofrimento. Queremos dar um sepultamento digno a nosso irmão. Sei que é difícil esta perda. O que temos que fazer é pedir a Deus que nos conforte e esteja no controle de tudo”, concluiu.


O caixão com o corpo permanecerá na comunidade de São Domingos onde acontecerá o velório na igreja Assembléia  de Deus. Ainda na manhã de quarta-feira, pela manhã, sairá o enterro com destino ao Cemitério de São Francisco de Itabapoana. 

Pezão classifica como absurdas as declarações de Paulo Roberto Costa

O governador Luiz Fernando Pezão nega ter se reunido com o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa para solicitar recursos para campanha, conforme notícias veiculadas pela imprensa, nesta segunda-feira (9/3). Pezão classificou como absurdas as declarações do ex-executivo da Petrobras.

 – Isso é um completo absurdo. Não tive nenhuma conversa com o senhor Paulo Roberto Costa, e nem com ninguém da Petrobras para pedir ajuda de campanha. Não pedi e não recebi nenhum recurso dele. Estou muito tranquilo desde o primeiro momento – reiterou o governador. 

Pezão voltou a afirmar que está à disposição da Justiça e do Ministério Público, caso seja necessário. – Nada chegou oficialmente para mim. Venho enfrentando as especulações sobre a citação do meu nome me colocando à disposição do STF, STJ e MP. 

Para mim, é uma surpresa muito grande ter meu nome mencionado. Tenho profundo respeito pela Justiça e torço para que essa investigação fortaleça a democracia.

De volta

Dois dias sem postagem, sábado e domingo. Me dei férias neste final de semana. Mas na noite de domingo não tem como você, retornando,  não dar uma olhada no noticiário da tevê e dos sites. Uma noite de pronunciamento e de panelaço em várias capitais do Brasil com vaias e gritos de fora presidente. Estamos nesta segunda-feira de volta. 

Quero cumprimentar nossos internautas desejando a todos um bom início de semana e que Deus nos proteja. Que as manifestações organizadas para o próximo dia quinze não ultrapassem o direito de cidadania e que prevaleça o espírito democrático entre seus participantes. Se é necessário que o silêncio de milhares seja transformado em protestos, que seja, mas com respeito à vida. Bom dia.