sábado, 19 de janeiro de 2019

São Francisco de Itabapoana completa 24 anos de emancipação político administrativa




Na sexta-feira (18/01/19) São Francisco de Itabapoana completou 24 anos de emancipação político administrativo.


A emancipação

Até o ano de 1995, São Francisco de Itabapoana pertencia ao município de São João da Barra. A emancipação foi sancionada pelo governador Marcelo Alencar, em 18 de janeiro de 1995. (Veja o texto da Lei aqui)

Antes, os moradores sofriam com a dificuldade de acesso à sede do município bem como para a aquisição de serviços públicos básicos que são oferecidos pela Prefeitura.
São Francisco de Itabapoana é um município com uma área de 1 122,438 quilômetros quadrados e uma população de 47 247 habitantes, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2008.


O município é constituído de três distritos, São Francisco de Itabapoana (sede), Barra Seca e Maniva.


Em seus 60km de litoral o município possui lindas praias, sendo as mais conhecidas: praia de Gargaú, Santa Clara, Sonhos, Sossego, Guaxindiba, praia de Barrinha, praia de Buena, praia de Tatagíba, praia de Guriri, praia de Lagoa Doce e raia de Itabapoana.


Meio Ambiente
O município apresenta vegetação nativa característica da Mata Atlântica, típicas das matas de tabuleiro, restinga e manguezais. São Francisco possui uma área de proteção ambiental, a Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG), que protege um dos maiores remanescentes de floresta estacional semidecidual do estado do Rio de Janeiro.

Na estação encontra-se espécies de vegetação do tipo angico, pau-ferro, jacarandá-da-bahia, assim como espécies ameaçadas de extinção, Peroba-de-campos, o Araçá, e a Braúna, por exemplo.

A estação possui também um grande variedade de animais como o Gongolô-gigante, encontrado somente no local, tatu, bugios, macacos-prego, encontramos também aves como o papagaio-chauá e o gavião-pombo, entre vários outros.

O Manguezal de Gargaú, considerado um dos maiores do estado do Rio de Janeiro, apresenta uma grande biodiversidade que atrai a atenção de vários ambientalistas e pesquisadores na área de todo o país; no mangue podemos encontrar caranguejos, guaiamu e pacas, além de aves como as garças; na vegetação predominam os vegetais halófitos em formações de vegetação litorânea ou em formações lodosas.


No litoral do município encontra-se vegetações do tipo restinga, típica de área litorânea, além de algumas falésias no litoral norte do município.






Bruno Barros será sepultado neste sábado em São Francisco de Itabapoana


Familiares autorizaram aos médicos o desligamento dos aparelhos que o mantinham vivo.

O sanfranciscano Bruno Barros Crisanto, 32 anos, vítima de acidente de moto em Cabo Frio na manhã de quarta-feira, 16, será sepultado neste sábado, 19/01, no cemitério de São Francisco de Itabapoana.

Familiares informaram ao site VNOTÍCIA que o corpo já foi liberado na manhã deste sábado pelo Instituto Médico Legal de Araruama onde foi feita a necropsia.

Em função do congestionamento na Região dos Lagos na BR-101, familiares informam que não pode precisar o horário do enterro. 

Mas que será, assim que chegar a São Francisco de Itabapoana. Talvez por volta das 18 horas. 

O corpo permanecerá por pouco tempo no necrotério do Cemitério de São Francisco de Itabapoana.

Bruno estava internado no Hospital HCE de Cabo Frio após grave acidente naquele município onde teve o diagnóstico de morte cerebral dado pelos médicos na noite de quinta-feira, 17.

Ele havia se envolvido em uma colisão entre duas motos na comunidade Boca do Mato em Cabo Frio.

Bruno conduzia sua motocicleta e ia para o trabalho. O outro motociclista que se envolveu no acidente teve ferimentos leves. O sanfranciscano não usava capacete e ficou gravemente ferido.

A mãe de Bruno, Claudete Barros, informou ao VNOTÍCIA que o filho foi submetido a exame de eletroencefalograma na sexta-feira, 18/01.

“Meu filho estava com o coração batendo ligado aos aparelhos, mas os médicos falaram que ele estava com morte cerebral”, lamentou Claudete.

Após reunião dos familiares com os médicos foi autorizado o desligamento dos aparelhos que estava mantendo o coração de Bruno funcionando.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Sanfranciscano tem morte cerebral após grave acidente em Cabo Frio




O sanfranciscano Bruno Barros Crisanto, 32 anos, internado no Hospital HCE de Cabo Frio após grave acidente naquele município, teve o diagnóstico de morte cerebral dado pelos médicos na noite desta quinta-feira, 17.

Na manhã desta quarta-feira, 16, Bruno, que mora em Cabo Frio e é motorista de caminhão, se envolveu em um colisão entre duas motos na comunidade Boca do Mato. 

Ele conduzia sua motocicleta e ia para o trabalho. O outro motociclista que se envolveu no acidente teve ferimentos leves. O sanfranciscano não usava capacete e ficou gravemente ferido.

A mãe de Bruno, Claudete Barros, esclareceu ao VNOTÍCIA que os médicos ainda não desligaram os aparelhos. “Ele será submetido a um novo exame de eletroencefalograma ainda nesta sexta-feira. Por enquanto o coração de meu filho ainda está batendo ligado aos aparelhos, mas os médicos já nos falaram ontem à noite que ele está com morte cerebral”, lamentou Claudete, que fará visita ao filho na tarde desta sexta-feira, momento em que os médicos irão conversar com a família.

Bruno mora há cerca de 10 anos em Cabo Frio. Foi morar na Região dos Lagos com a tia em busca de trabalho. Lá constituiu família. Atualmente morava com a esposa e o filho de 2 anos de idade.

Nas redes sociais já é grande a manifestação de solidariedade à família de Bruno, que é da Rua da Jaca, área central de São Francisco de Itabapoana.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Bandidos roubam carro e levam carga de medicamentos avaliada em R$24 mil



Três elementos armados em um veículo chevrolet Cobalt assaltaram o motorista F.A.M, 49 anos, que estava em um carro Fiorino branco com uma carga de medicamentos avaliada em R$24 mil. 

Na 146ª Delegacia Legal de Campos dos Goytacazes, a vítima relatou que, por volta das 11 horas desta terça-feira, 16/01, trafegava pela BR-101 próximo a localidade de Guandu, quando foi interceptado pelo Cobalt onde três homens armados o assaltaram. 

Um dos elementos assumiu a direção da Fiorino e seguiu para o interior de um canavial, onde F.A.M foi deixado. Após informações chegadas ao 8º BPM, a PM, encontrou o Fiorino sem a carga abandonado na Estrada de Poço Gordo s/n, em Campos dos Goytacazes. 

O motorista após caminhar em direção a BR-101, pediu carona e compareceu a 146ª Delegacia Legal de Polícia para registro da ocorrência. Ninguém foi preso nem a carga encontrada.

Da redação do VNOTÍCIA com a Rádio São Francisco FM


quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Motociclista ferida em acidente entre carro e moto no Portal de SFI


 Jovem foi socorrida para o Hospital Manoel Carona com ferimentos leves.



Uma mulher saiu ferida em um acidente por volta das 9h20m desta quarta-feira, 16/01, próximo ao Portal de São Francisco de Itabapoana, na Avenida Afonso Celso.

O acidente envolveu um Fiat Fiurino cor branca  e uma motociclista BIZ. Segundo populares um carro teria colidido com a moto Biz, conduzida por uma jovem de iniciais L. B. C., 19 anos, moradora em Estreito.

Socorrida pelo resgate, a motociclista, foi encaminhada para o Hospital Municipal Manoel Carola com ferimentos leves.

Fotos: Alonso Cordeiro/VNOTÍCIA

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Bolsonaro: decreto devolve ao povo liberdade de decidir sobre armas



O presidente Jair Bolsonaro disse que o decreto assinado hoje (15), no Palácio do Planalto, devolve à população a liberdade de decidir sobre a compra de armas de fogo. “Por muito tempo, coube ao Estado determinar quem tinha ou não direito de defender a si mesmo, à sua família e à sua propriedade. Hoje, respeitando a vontade popular manifestada no referendo de 2005, devolvemos aos cidadãos brasileiros a liberdade de decidir”, afirmou.

Bolsonaro usou o Twitter para reforçar o discurso que fez no fim da manhã, ao assinar o decreto. Na rede social, o presidente afirmou que o decreto “respeita a vontade popular” expressa no referendo de 2005.

Naquele ano, os brasileiros foram às urnas para decidir se o comércio de armas deveria ser proibido. Na ocasião, o voto “não” venceu, com a população decidindo por manter o comércio de armas com as restrições que já vigoravam à época.

O presidente também lembrou o dispositivo que aumenta para dez anos o prazo para renovação de armas de fogo. “Além das inúmeras iniciativas tomadas nestes primeiros dias de governo, aumentamos de três [e cinco anos] para 10 anos o prazo para a renovação da posse da arma de fogo e acabamos com a subjetividade para a compra, que sempre foi dificultada ou impossibilitada. Esse é apenas o primeiro passo!”.

Fonte: Agência Brasil EBC de Notícias

Em Campos, Witzel inaugura centro de atendimento para jovens em semiliberdade

Unidade, que é a mais moderna do estado, prestará atendimento a 60 adolescentes.


Fotos: André Gomes de Melo

O governador Wilson Witzel participou, nesta terça-feira (15/1), da inauguração do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad), em Campos, no Norte Fluminense. 

O local atenderá 60 jovens que cumprem medida socioeducativa de semiliberdade na cidade. A unidade do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) funciona em um terreno doado pela Secretaria de Educação.

 - Nós queremos que os nossos jovens tenham a oportunidade de estudar, porque não existe caminho alternativo ao estudo. Parabenizo a todos que se empenharam para tornar esse lugar realidade. 

Vamos dar direito a esses jovens de voltarem ao caminho correto. Precisamos devolver as pessoas para a sociedade de uma forma melhor do que recebemos - afirmou o governador. 

A abertura do novo Criaad dá continuidade ao plano de descentralização das unidades de cumprimento de medidas socioeducativas, para que o adolescente do interior receba atendimento mais próximo à família, fortalecendo os vínculos afetivos e colaborando para a ressocialização. 

 - Com a inauguração do novo Criaad, nós proporcionamos um espaço que servirá de modelo para todo o Estado. Afinal, o benefício para os jovens será enorme, pois terão um local de qualidade para cumprirem suas medidas socioeducativas em busca da ressocialização. 

Vale lembrar que a função do Degase é exatamente esta de reinserir com dignidade e oportunidade estes jovens na sociedade - afirmou o secretário de Educação, Pedro Fernandes. 

 O plano de descentralização do Novo Degase se baseia no Plano de Atendimento Socioeducativo do Estado do Rio de Janeiro (Pase), que norteia todas as ações de planejamento e ações de intervenção na prática do atendimento ao adolescente em conflito com a lei. 

 - Vamos trabalhar para que possamos dar a esses jovens um futuro digno. Se não dermos tudo o que eles precisam para serem cidadãos, nós vamos perdê-lo. A responsabilidade é de toda a sociedade e do Estado - disse André Monteiro, diretor do Degase. 

No projeto pedagógico da semiliberdade, o adolescente pode sair das unidades para estudar e trabalhar, retornando para passar a noite. Em caso de bom comportamento, o jovem pode passar o final de semana com a família. 

Eles recebem acompanhamento técnico de agentes socioeducativos, psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, entre outros profissionais. - Temos a unidade mais moderna de todo o estado. 

Campos passa a ser referência em cumprimento de medida socioeducativa. Isso é fruto de um trabalho em parceria entre o judiciário e executivo. 

Teremos 60 adolescentes cumprindo medidas em uma região livre de qualquer confronto, facilitando a socialização de todos. 

Espero que possamos ressocializar o maior número de adolescentes - explicou a juíza Maria Daniela Binato de Castro, idealizadora do projeto em Campos. Fotos: André Gomes de Melo

VNOTÍCIA em manutenção


  1. Olá amigos internautas. O portal VNOTÍCIA está em manutenção. Enquanto isso, estaremos postando aqui no Blog do Paulo Noel as notícias. Logo estaremos de volta.   

Pedreiro cai do telhado de casa ao lado da Rádio São Francisco FM


Um pedreiro de São Francisco de Itabapoana caiu do telhado de uma casa, localizada vizinha à Rádio São Francisco FM na Rua José Luiz de Freitas no centro da cidade.

O acidente ocorreu por volta das 10h30m, desta terça-feira, 15/01, quando o pedreiro fazia reparos nas telhas tipo Eternit.

Ele havia colocado uma tábua de 30 cm de largura e de cerca de 1 metro em cima das telhas. De repente, a telha rompeu e ele caiu no piso da área de serviço da casa, fazendo muito barulho. O colega do pedreiro estava em outro compartimento e ao chegar encontrou o pedreiro no chão, de bruços.

O resgate municipal chegou rápido e socorreu o pedreiro para o Hospital Municipal Manoel Carola.  Mais detalhes em instantes


   

domingo, 13 de janeiro de 2019