sexta-feira, 13 de setembro de 2019

terça-feira, 10 de setembro de 2019

Polícia Militar apreende 275 pinos de cocaína e 705 sacolés de maconha em Santa Clara



Elemento responsável pela droga também é investigado por possível participação em roubo de moto


http://vnoticia.com.br/noticia/3967-policia-militar-apreende-275-pinos-de-cocaina-e-705-sacoles-de-maconha-em-santa-clara



Setembro Amarelo



Suicídio: precisamos falar sobre isso...

O mês de setembro foi escolhido para realização de uma campanha em prevenção ao suicídio.  Há algum tempo atrás as pessoas acreditavam que o falar em suicídio poderia de alguma forma incentivar a pessoa que já tem tido esse pensamento, porém o falar sobre suicídio traz esclarecimento, conscientização, e incentiva a pessoa buscar ajuda profissional, o que é essencial.

Nem sempre o suicídio ocorre devido a depressão, mas momentos de crise na vida também podem levar ao suicídio. Como também, nem todas as pessoas que sofrem de depressão tentam suicídio. Para pessoas que tentaram suicídio é essencial contar com o apoio da família, amigos, religião, tratamento profissional (psicólogo, psiquiatra), e algumas vezes é necessário até mesmo a internação. 

Costumo dizer que é essencial buscar todos os recursos possíveis, e quando a pessoa não tem condições de buscar ajuda por si própria, é importante que a família assuma esse papel. Outros fatores de risco ao suicídio: Uso de drogas, transtorno de personalidade boderlaine, transtornos do humor, esquisofrenia.

O suicídio é sempre um ato de desespero, onde a pessoa quer na verdade matar a dor que a consome. O impulso do suicídio, é geralmente momentâneo, onde se a pessoa conseguir passar por esse momento, ela logo se arrepende. 

Ressalto também a importância do CVV(Centro de Valorização a Vida 188) onde as pessoas tem a oportunidade de ligar e receber  palavras de incentivo e apoio em momentos de crise. O CVV funciona 24 horas por dia, todos os dias.

Como ajudar uma pessoa diante de tal situação? Oferecer compreensão sempre, não julgar, nem criticar, evitar deixá-la sozinha.

A cada 40 segundos uma pessoa se suicida ao redor do mundo. A cada 20 segundos, uma pessoa tenta suicídio. Porque os números tem crescido a cada dia? É a pergunta de muitos. 

Sabemos que o mundo está cada vez mais difícil, e diante disso ressalto dois fatores importantes. 1ª – A vida precisa ter sentido. Muitos perderam o sentido da vida diante dos problemas, ou simplesmente o perderam. E quando isso acontece? É preciso dar um novo sentido a vida.

2ª É preciso saber lidar com as adversidades. Ninguém está livre dos problemas, e em meio a eles é preciso buscar soluções para resolvê-los, ou aprender a conviver com os mesmos.

É importante avaliarmos nossa vida: decisões, escolhas, hábitos, pois se não poderemos pouco a pouco ser levados a crises (risco de suicídio) e depressão. É perigoso para a saúde mental:

 1º Não saber que rumo tem levado sua vida;
2º Ignorar que existe outra possibilidade de vida, e que você pode fazer essa escolha;
3º Acreditar-se incapaz de fazer essa escolha;
4º Desencorajar-se ao acreditar que a outra escolha pode ser difícil, ou trabalhosa;

Acredite em você!Ainda é possível realizar sonhos, e ser feliz!

Deixo para reflexão a letra dessa música: É Preciso Saber Viver (Titãs)

Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou morrer na solidão
É preciso ter cuidado
Pra mais tarde não sofrer
É preciso saber viver

Toda pedra do caminho
Você pode retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mal existem
Você pode escolher
É preciso saber viver

Fernanda Macedo Duarte Ripolli
Psicóloga CRP: 05/43114
Tel: (22)997363457