sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Governo divulga públicos prioritários para vacinação. 27 categorias terão prioridade na hora de receber a vacina

 

VNOTÍCIA

O governo federal divulgou nesta quinta-feira (28) o plano que estabelece a ordem de vacinação contra a covid-19 para os grupos prioritários. A seleção das populações com prioridade foi elaborada pelo Ministério da Saúde e, de acordo com a pasta, foi baseada em princípios da Organização Mundial da Saúde (OMS) e feita em acordo com entidades como o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Ao todo, são 27 categorias prioritárias pessoas, que incluem, por exemplo pessoas acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, indígenas, pessoas em situação de rua, entre outras (veja lista completa a seguir). Trabalhadores do transporte coletivo, da educação básica e superior, forças de segurança também estão na lista. 

 

"O Ministério da Saúde recomenda que os gestores de saúde sigam essa ordem estipulada pelo Plano de Vacinação, de acordo com as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Com a lógica tripartite do Sistema Único de Saúde (SUS), estados e municípios têm autonomia para montar seu próprio esquema de vacinação e dar vazão à fila de acordo com as características de sua população, demandas específicas de cada região e doses disponibilizadas", ressaltou a pasta, em nota.

 

Ao todo, a lista de grupos prioritários soma uma população de 77,2 milhões de pessoas, pouco mais de um terço dos 210 milhões de habitantes do país. Confira a lista dos públicos prioritários:

 

Pessoas com 60 anos ou mais e que estejam institucionalizadas;

Pessoas com deficiência institucionalizadas;

Povos indígenas vivendo em terras indígenas;

Trabalhadores de saúde;

Pessoas de 80 anos ou mais;

Pessoas de 75 a 79 anos;

Povos e comunidades tradicionais ribeirinhas;

Povos e comunidades tradicionais quilombolas;

Pessoas de 70 a 74 anos;

Pessoas de 65 a 69 anos;

Pessoas de 60 a 64 anos;

Pessoas que possuam comorbidades;

Pessoas com deficiência permanente grave;

Pessoas em situação de rua;

População privada de liberdade;

Funcionários do sistema de privação de liberdade;

Trabalhadores da educação do Ensino Básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA);

Trabalhadores da educação do Ensino Superior;

Forças de segurança e salvamento;

Forças Armadas;

Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros;

Trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário;

Trabalhadores de transporte aéreo;

Trabalhadores de transporte aquaviário;

Caminhoneiros;

Trabalhadores portuários;

Trabalhadores industriais.

O Ministério da Saúde informa que mais de 7 milhões de doses de vacinas já foram enviadas aos estados desde o início da imunização contra a covid-19 no país, que começou no dia 18 de janeiro.

 

Vacinas

O governo firmou três acordos de encomenda tecnológica, que garantem cerca de 354 milhões de doses ao Brasil ao longo de 2021. São 102,4 milhões de doses previstas da vacina da Fiocruz/AstraZeneca até julho e em torno de 110 milhões no segundo semestre, que serão fabricadas em território nacional. Da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac, estão encomendadas 46 milhões de doses no primeiro semestre deste ano e outras 54 milhões de doses no segundo. Já pelo consórcio internacional Covax Facility, articulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o governo brasileiro espera receber 42,5 milhões de doses, ainda sem cronograma de entrega anunciado.

Fonte: Agência Brasil

 

 

Condenado por estupro preso pela PM em São Francisco de Itabapoana

 


FONTE: VNOTÍCIA


A Polícia Militar, prendeu na tarde desta quinta-feira, 28/01, em  Praça João Pessoa, distrito de São Francisco de Itabapoana, um homem de iniciais J. A. de 56 anos, acusado de estupro com mandado de prisão condenatória.

 

A guarnição do DPO de Praça João Pessoa, procedeu até a residência do mesmo onde fora encontrado. Em seguida procedeu até ao Hospital Municipal Manoel Carola em  Ponto de Cacimbas,  conforme procedimento de praxe (COVID-19) para atestar ausência de sintomas.

Em sequência, o elemento foi encaminhado  até a 147ª Delegacia de Polícia, para medidas cabíveis, ficando o acusado preso à disposição da justiça em perfeito estado físico e mental.


quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Vacinação contra Covid-19 chega a funcionários de postos 24 horas e Resgate Municipal em SFI


Após vacinar, por escala de prioridade, todos os profissionais que atuam na linha de frente da Covid-19 em São Francisco de Itabapoana, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou nesta quarta-feira, 27, que passará a vacinar outros grupos de profissionais que atuam na Saúde do município.


Desde a última quarta-feira, 20, quando começou a vacinação, foram imunizados os profissionais que atuam no Centro de Referência e Testagem de Covid-19, que funciona anexo ao Hospital Municipal Manoel Carola, além dos funcionários que também atuam no Hospital Manoel Carola.


"A partir de agora, vamos estender a vacinação aos setores de emergência do município”, explicou a secretária municipal de Saúde, Thayna Rissa. Ela esclareceu que passam a receber a vacina os trabalhadores das unidades de Saúde 24h e dos polos do Resgate Municipal, seguindo o que orienta os protocolos do Ministério da Saúde (MS). 


De acordo com o coordenador de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Cristiano Souza, a previsão é que este grupo seja vacinado até a próxima sexta-feira (29).  Até a manhã desta quarta-feira, 27, 104 profissionais da Saúde já haviam sido vacinados no município.

 

Fonte: VNOTÍCIA
 

Carla Machado reivindica término da Ponte da Integração em encontro com governador em exercício

 

A prefeita de São João da Barra Carla Machado participou de uma reunião com o governador em exercício Cláudio Castro, em que a chefe do Poder Executivo sanjoanense reivindicou a conclusão da Ponte da Integração, que irá ligar São João da Barra a São Francisco de Itabapoana.
 
A reunião foi promovida pelo Partido Progressista (PP0, através dos deputados federais Christino Áureo e Luizinho. Carla entregou ao governador um relatório em que manifesta a "grande importância dessa obra de infra estrutura para nossa região".

Segundo Carla, o governador garantiu a todos a sua intenção e esforço para a conclusão da ponte, colocando-a como prioridade. Em sua rede rede social a prefeita destacou que "a não conclusão da ponte, além de não contribuir para o desenvolvimento econômico regional, representa desperdício de dinheiro público e um dano ambiental já gerado, já que por duas vezes, essas obras interferem no curso natural do nosso sofrido Rio Paraíba do Sul".

"Nossas comunidades aguardam esperançosas há quase 40 anos essa ponte, que teve os pilares da primeira cravados em 1981. A obra à época era uma luta do Deputado Alair Ferreira, com o objetivo de integrar o antigo sertão (SFI) à sede do nosso município (SJB). Agradeço então, aos Deputados e ao Governador e renovo minha esperança", concluiu Carla. 

Fonte: VNOTÍCIA
 

 


segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

SFI recebe 410 doses de vacinas contra Covid-19 da Oxford-AstraZeneca

O material chegou nesta segunda, ao Hospital Manoel Carola


 

São Francisco de Itabapoana (SFI) recebeu mais 410 doses de vacina contra Covid-19, a Oxford-AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O material chegou nesta segunda-feira (25), no Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), no Centro Municipal de Imunização (CMI), onde funciona o Centro de Referência e Testagem de Covid-19.

 

“As vacinas continuarão sendo destinadas para o grupo prioritário da linha de frente da saúde e depois iremos expandir a aplicação para os demais profissionais do setor. Seguindo orientação da prefeita Francimara, além das vacinas disponibilizadas através do Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria Estadual de Saúde, estamos dando total atenção às medidas de prevenção ao novo coronavírus e no tratamento dos pacientes da Covid-19”, explicou a secretária municipal de Saúde, Thayna Rissa.

 

O coordenador do Centro Municipal de Imunização (CMI), Cristiano de Souza, revelou que inicialmente estão sendo aplicadas as 280 doses da Coronavac, produzida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, recebidas no último dia 19. “Somente depois é que iniciaremos a aplicação das demais doses da Oxford-AstraZeneca”, disse.


Segundo o vacinômetro disponível na página oficial da prefeitura, mais de 70 pessoas já se imunizaram no município contra a Covid-19.

 

Ascom SFI. Matéria postada do VNOTÍCIA.

 

Corpo de idoso que saiu para pescar é encontrado em lagoa de São Francisco de Itabapoana


O corpo de um idoso de 65 anos, que saiu para pescar no início da tarde deste domingo, 24, foi localizado nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, 25, numa lagoa no entorno da área central de São Francisco de Itabapoana.


O idoso, identificado como Ailton Paes da Silva, residia no bairro de Boca da Areia. A lagoa que ele foi encontrado fica às margens da RJ-232, próximo à localidade da Fazendinha, entre São Francisco e Guaxindiba. 


No momento em que a equipe do VNOTÍCIA esteve no local, por volta das 10 horas, familiares aguardavam a chegada do rabecão do Corpo de Bombeiros. O corpo será levado para o Instituto Médico Legal. Somente após a necropsia será possível apontar se o idoso apenas se afogou ou se ele passou mal antes do afogamento.


Fonte: VNOTÍCIA