sábado, 4 de agosto de 2012

Festa das Neves: misto de fé e religiosidade



A Festa das Neves no Santuário de Nossa Senhora das Neves, na Praia das Neves, litoral de Presidente Kennedy, atrai anualmente milhares de romeiros de diversas partes do Brasil.

De São Francisco de Itabapoana localizado na divisa do Estado do Rio Janeiro com o Espírito Santo, a peregrinação de sanfranciscanos até o Santuário já se tornou tradicional. Muitos saem de madrugada, caminhando em grupos até a Praia das Neves.

Geralmente entre os caminhantes sempre tem os que estão ali pagando promessa por alguma graça obtida através da fé com pedidos feitos a milagrosa Santa.

Este ano, chegamos ao Santuário por volta das 12 horas deste sábado, 4. Mas o principal Dia é comemorado neste domingo, 5 de agosto. Os membros da Paróquia de Nossa Senhora das Neves cuidam com carinho da programação religiosa que inclui missa, procissão, confissão e toda uma infra estrutura para receber os romeiros.

Ao fundo do templo foi construído um local  destinado aos devotos que acedem pacotes de velas e fazem suas orações. Na lateral da Igreja, a Paróquia instala tendas com bancos para o almoço servido em marmiteques ao custo de R$8. Tem também a Sala dos Milagres.

Sala dos Milagres
Tudo é muito bem organização pelas integrantes da Paróquia coordenada pelo Padre Frei Layfiergosn da Conceição o Frei Levy como é conhecido.

Paralelamente à programação religiosa, barraqueiros e vendedores ambulantes dos mais variados produtos ocupam uma área correspondente a cerca de quatro campos de futebol. O local, transformado em uma feira livre,  não oferece muita infra estrutura de banheiros e pontos de luz e água. Mesmo assim, é prestigiado por milhares de pessoas.

História do Santuário das Neves

Réplica da Igreja das Neves
O Santuário das Neves, em Presidente Kennedy, foi construído entre os anos de 1707 e 1759, pelos Padres Jesuítas que chegaram por essas terras no século XVII, pelo Rio Itabapoana, guiados pelo Padre Almada. A informação consta em um livreto distribuído aos romeiros pela Paróquia.  

Assim que chegaram eles se instalaram na Fazenda Muribeca, onde fica localizado o Santuário.
Tendas ao lado do Santuário

Para construir o Santuário, os padres Jesuítas utilizaram das pedras dos arrecifes existentes na costa do Espírito Santo. São pedras de pequenas dimensões argamassadas com cal, cujo transporte deve ter exigido o esforço de muitos índios reunidos em torno das atividades de culto e trabalho da Fazenda Muribeca.

Porém, conta a história que no ano de 1964, aconteceu um incêndio no Santuário que teve o telhado e parte do altar queimado, salvando apenas a Santa, Nossa Senhora das Neves. E, no ano seguinte o processo de reforma do Santuário começou a acontecer.

Em 1995 a imagem de Nossa Senhora das Neves passou por um processo de restauração, custeado pela própria Paróquia. Após o incêndio, a Secretaria Estadual de Cultura do ES, abriu um processo de tombamento histórico do Santuário. Porém, este ficou arquivado.
Na cozinha a equipe em ação
Sala dos Milagres
Ônibus de romeiros.
Percebendo a importância do Santuário para a história de Presidente 

Kennedy, com a criação da Secretaria Municipal de Arte e Cultura em 2009, o processo de tombamento histórico foi desarquivado e, finalmente entregue a Paróquia de Nossa Senhora das Neves sob a responsabilidade do Padre Frei Levy e ao Dom Célio de Oliveira Goulart, na época, representante da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Neste domingo, além dos romeiros e visitantes muitos políticos, candidatos às eleições deste ano, também visitarão o Santuário. Que eles, os políticos , se inspirem no momento religiosa e prometam trabalhar por melhores dias para nossa comunidade, quando fizerem suas orações.   


sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Animal provoca acidente com caminhão em Lagoa Doce

Fotos: Genilson Sky
Animais soltos nas estradas estão provocando mortes no trânsito. Mesmo com esse alerta, criadores irresponsáveis ainda continuarão criando seus animais sem um pingo de consciência. Pessoas estão morrendo e outras ficando com sequelas.

Na noite desta quinta-feira (02), por pouco, mais um acidente envolvendo animais soltos não termina em tragédia. Por volta das 19h30, na estrada RJ-196, altura de Lagoa Doce, litoral norte de São Francisco de Itabapoana, o Caminhão Chevrolet D-40, placa NPV-2276 atropelou uma vaca. Segundo o motorista e proprietário do veículo, Aroldo Oliveira Gomes (Aroldo do Doce), pelo menos uns 30 animais atravessavam a pista na hora do acidente. Felizmente ele saiu ileso após o grande susto, mas a frente do caminhão ficou destruída. “Lamento que agora não apareça o dono do animal. E quem vai pagar o meu prejuízo?” Questiona Aroldo.
.
Motoristas ouvidos pelo Blog relataram que neste trechoda RJ-196 é comum o aparecimento de animais. Lamentável!

Bispos visitam Superporto do Açu



Os bispos da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney e da Diocese de Campos dos Goytacazes, Dom Fernando Âreas Rifan e Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, visitaram nesta quinta-feira (02) o Superporto do Açu. Os religiosos conheceram detalhes da construção do empreendimento e atualizaram informações sobre ações socioambientais desenvolvidas pela LLX, empresa de logística do Grupo EBX, responsável pela construção do empreendimento.

Recebidos pelo gerente geral de integração e sustentabilidade da LLX, Guilherme Quentel, Dom Roberto e Dom Rifan assistiram à apresentação de vídeo institucional e sobre programas socioambientais desenvolvidos em São João da Barra. Os líderes religiosos visitaram o canteiro de obras e estiveram nos locais de construção do TX1 e TX2, terminais offshore e onshore do Superporto do Açu.

Durante a visita, Dom Fernando Âreas Rifan destacou a importância de programas sociais na região. “O Superporto traz crescimento e desenvolvimento. É importante fortalecer as comunidades e as famílias”, afirmou. 

De acordo com Guilherme Quentel a visita dos bispos é de grande importância. “Receber os bispos é uma honra. É a partir do diálogo que podemos, através do empreendimento, buscar de forma qualificada, participativa e inclusiva, as soluções mais adequadas para que o crescimento econômico da região transforme-se em desenvolvimento para a comunidade”, destacou.

Visitando o empreendimento pela segunda vez este ano, Dom Roberto, destacou o avanço da obra. “É um empreendimento impressionante e que gera trabalho para milhares de pessoas da região, sem deixar de lado a questão social e ambiental”, ponderou.

Assessoria de Imprensa LLX

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Cartório Eleitoral marca para dia 10 de agosto sorteio da propaganda eleitoral gratuita na São Francisco FM

A Justiça Eleitoral de São Francisco de Itabapoana agendou uma reunião para o dia 10 de agosto com a Rádio São Francisco e representantes das coligações partidárias com o objetivo de elaborar o plano de mídia que irá nortear a propaganda eleitoral gratuita, que em São Francisco de Itabapoana, assim como em 2008, será veiculada na Rádio São Francisco FM. O chefe do Cartório Eleitoral de SFI, Jorge Louback Peixoto, informou em e-mail sobre o encontro definido para as 15 horas, no Salão do Júri desta Comarca. Nas eleições de 2008 uma novidade para o eleitorado de São Francisco de Itabapoana foi a propaganda eleitoral gratuita na Rádio São Francisco FM.

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram resolução que regulamenta a veiculação da propaganda eleitoral nas Eleições 2012. O documento trata da utilização e geração do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão reservado aos partidos políticos e coligações nas eleições municipais deste ano. A resolução teve como relator o ministro Arnaldo Versiani.

O horário eleitoral gratuito começa, no rádio e na televisão, no dia 21 de agosto, 45 dias antes do primeiro turno das eleições, e vai até o dia 4 de outubro, três dias antes do primeiro turno. Nos municípios onde houver segundo turno, a data limite para o início do período de propaganda eleitoral gratuita é no dia 13 de outubro, 15 dias antes da eleição. O último dia previsto no calendário eleitoral deste ano para esse tipo de propaganda é no dia 26 de outubro, dois dias antes do segundo turno. SFI não conta com propaganda eleitoral na TV, nem tão pouco terá segundo turno.

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão está prevista na Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995).

PROPAGANDA ELEITORAL GRATUITA – 1º TURNO
Candidatos
Dias
Horários no Rádio
Horários na TV
Prefeito
Segunda/Quarta/Sexta
7h às 7h30/12h às 12h30
13h às 13h30/20h30 às 21h
Vereador
Terça/Quinta/Sábado
7h às 7h30/12h às 12h30
13h às 13h30/20h30 às 21h

Termo de posse para mesários

Na oportunidade em que comunicou a reunião para elaboração do Plano de Mídia, Jorge Louback informou que os termos de posse para assinatura dos mesários que irão atuar nas Eleições Municipais já estão disponíveis no Cartório Eleitoral. Os mesários devem comparecer no Fórum de SFI.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Segunda fase do Campeonato Municipal de Futebol começa dia 12

Matéria corrigida às 8h04m de 21/08/12
Estão definidos os times classificados para a próxima fase do Campeonato Municipal de Futebol de São Francisco de Itabapoana. Na categoria Aspirante avançaram Boa Vista, Alegria, São Francisco e Nova Belém pelo Grupo A, além de Amprajope (Praça), Travessão, Quatro Bocas e Barra pelo B. Já no principal os times que conseguiram a vaga foram São Francisco, Alegria, Nova Belém e Valão Seco pelo Grupo A, e Amprajope, Travessão, Barra e Santo Amaro pelo B.

Devido à Festa de Nossa Senhora das Neves, no próximo domingo (05), a segunda fase começa apenas no dia 12 de agosto (veja aqui a nova tabela). Nesta segunda fase segue a disputa por pontos corridos. As quatro equipes classificadas do grupo A enfrentam as quatro do B. Ao final da quatro rodadas, as duas primeiras de cada grupo avançam para o mata a mata e fazem as semifinais, que serão disputadas em 180 minutos, ou seja, ida e volta. Entretanto, a final será em apenas um jogo.

A partida que estava pendente, entre Amprajope e Travessão, jogo que não terminou devido a uma confusão na penúltima rodada, não vai mais acontecer. Como o resultado desse jogo não interfere na relação das equipes classificadas, os presidentes dos clubes entraram em acordo para não realizar o confronto, já que isso não representa prejuízo ao Campeonato.

No último domingo (29) a partida que chamou a atenção foi Alegria e Boa Vista, jogo que definiu o último classificado na Categoria Principal. Em um jogo de muito tumulto, invasão de campo e a Polícia Militar tendo que intervir para acalmar os ânimos, o alegria venceu por 1 a 0 e ficou com a vaga.

Já no Aspirante as últimas vagas foram definidas em função de alguns clubes, já sem chances, não entrarem em campo, e os times que estavam concorrendo à vaga foram beneficiados ao vencer por WO. Esse foi o caso do Nova Belém, que somou três pontos ao vencer por WO o Barrinha e o Amprajope que bateu o Lagoa Feia também por WO. Em contrapartida, o Quatro Bocas avançou ao vencer por 3 a 0 o Santo Amaro, que já estava eliminado no Aspirante.

Dos oito clubes que avançaram, seis conseguiram classificar seus times nas duas categorias. Foi o caso de São Francisco, Alegria, Nova Belém, Amprajope, Travessão e Barra. Valão Seco e Santo Amaro conseguiram a classificação somente na Principal, enquanto Boa Vista e Quatro Bocas na Aspirante. Na próxima fase as equipes aspirantes do Boa Vista e Quatro Bocas acompanham, respectivamente, as equipes principais do Valão Seco e Santo Amaro.

Confira a pontuação dos times classificados:

Categoria – Aspirante
Chave – A
1- Boa Vista: 25                   
2- Alegria: 21                       
3- São Francisco: 17           
4- Nova Belém: 17               

Chave – B
1- Amprajope: 21
2- Travessão: 20
3- Quatro Bocas: 20
4- Barra: 18  
                         
Categoria – Principal
Chave – A                                    

1- São Francisco: 24                 
2- Alegria: 21                             
3- Nova Belém: 21                    
4- Valão Seco: 20                      

Chave – B
1- Amprajope: 29
2- Travessão: 28
3- Barra: 20 
4- Santo Amaro: 19

Representantes de quilombos do Norte Flu participam de seminário no Rio de Janeiro



Integrantes da Comunidade Quilombola de Barrinha
Comunidades Quilombolas do Norte Fluminense representam a Região no Seminário Integrado do Programa Brasil Quilombola, que acontece no Rio de Janeiro, nos dias 8, 9 e 10 de agosto. Membros do Instituto de Desenvolvimento Afro Norte Noroeste Fluminense (IDANNF) sairão de Campos dos Goytacazes com os integrantes dos quilombos.

O evento contará com a presença da ministra da Igualdade Racial e representantes de ministérios, governador e representações da sociedade civil. Na ocasião será discutido o PNQ - Plano Nacional de Comunidades Quilombolas. O Seminário também disseminará informações e ações a serem implementadas nas comunidades, de acordo com suas demandas e políticas públicas de direitos. Hoje um dos desafios dos governos é fazer com que estas políticas sejam inseridas nestas comunidades com metas de implementação.

A Região Norte Fluminense é composta por 11 comunidades quilombolas, entre Quissamã, Campos, São Fidélis e São Francisco do Itabapoana, além de outras com processo aberto.

O IDANNF tem o papel de articulador de fortalecimento e informação a estas comunidades num todo, inserindo fatores de empoderamento e sustentabilidade com base no decreto 4.8887/03.

Quilombos da Região Norte Fluminense

Campos: Quilombos de Conceição de Imbé, Aleluia, Batatal e Cambucá.
São Fidelis: Quilombo de São Benedito
São Francisco de Itabapoana: Quilombos de Barrinha e Deserto Feliz
Quissamã: Quilombos de Machadinha, Mutum, Santa Luzia e Bacural.

V Encontro Pedagógico da Smec


Foi divulgada nesta quarta-feira (01-08) a programação do V Encontro Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) de São Francisco de Itabapoana, que acontece na próxima segunda-feira (06), no Auditório Professora Valquíria Carvalho, no Colégio Estadual São Francisco de Paula. Confira a programação enviada via e-mail por Uellington Soares:


Clique na imagem para ampliá-la

Agricultor sanfranciscano, maior produtor de mandioca do RJ é destaque no Jornal O Globo



Na edição do último domingo, 29 de julho, do jornal O Globo, na editoria Rio, o produtor rural de São Francisco de Itabapoana João Lamônica foi destaque em matéria intitulada “A trajetória do agricultor que virou o rei da mandioca”. Considerado o maior produtor de mandioca do Estado do Rio de Janeiro, o agricultor foi entrevistado por Elenilce Bottari. Confira abaixo a matéria e aqui o link para a entrevista em vídeo feita pela jornalista de O Globo.

A trajetória do agricultor que virou o rei da mandioca

De menino da lavoura, onde trabalhava de sol a sol, João Lamônica tornou-se grande produtor rural e, todos os anos, retira da terra 1.500 toneladas de aipim

ELENILCE BOTTARI

RIO — As mãos — que de tão calejadas não percebem o toque do arame farpado quando ele se encosta na cerca para conversar — antecipam que a história de vida de João Lamônica é áspera. Ele trabalha desde criança, de sol a sol, em roças de aipim e abóbora, em localidades distantes como Deserto Feliz e Caldeirão, em Praça João Pessoa, terceiro distrito de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, a 368 quilômetros do Rio e a apenas seis do Espírito Santo. Aos 50 anos, com centenas de colheitas, este homem simples — que não sabe muito mais do que ler e escrever, mas conhece como ninguém a terra — é hoje o maior produtor de mandioca do estado.

Com o apelido de João Bambu (quando jovem, era muito magro), ele é o rei da mandioca da agricultura familiar, produção característica do Estado do Rio, que tem uma das menores áreas de cultivo do país. João colhe, em média, 1.500 toneladas do tubérculo e outras mil de abóbora por ano. Uma produção que lhe renderia mais de R$ 2 milhões, não tivesse ele que devolver parte do dinheiro à terra, na forma de novas lavouras. Outra parte é revertida para a pecuária, que hoje está em 400 cabeças de gado de corte.

— É uma tradição de família e, mesmo que não desse dinheiro, é o que a gente sabe fazer, né? — avalia.

Casado há 25 anos com a namorada de infância, Joselma, e com cinco filhos, de 15 a 24 anos, o lavrador de 1,80 metro de altura, olhos azuis e sorriso tímido conta que começou sua própria roça num terreno de cinco hectares (o equivalente a cinco campos de futebol). Hoje suas lavouras ocupam cerca de 200 hectares. Apesar da vida difícil, ele garante que é feliz e que o segredo é trabalhar com a família. Ele passa a semana na roça. No domingo, ele e os filhos cuidam do gado.

— Fácil não é não, mas é gostoso, todo mundo unido, trabalhando, se divertindo. Posso dizer que, financeiramente, sou um homem realizado. Não precisava passar o dia na roça, mas gosto. Tudo o que está aqui eu plantei — diz ele, apontando para os 70 hectares de aipim que cultivou no início do ano.

— Quando eu era novo, nas folgas, apostava em rinha de galo. Hoje a gente sabe que é errado. Mas antigamente era o lazer aqui por essas regiões — conta, lembrando em seguida que o lazer neste domingo será bem diferente:

— Será o casamento de uma prima nossa. Então, vamos cuidar do gado no sábado — conta.

João vende toda a sua produção na própria roça, para o atravessador e amigo Amaro Gomes de Almeida, de 75 anos, que, dia sim, dia não, viaja cerca de seis horas para vender os produtos na Ceasa, em Irajá. Na última quarta-feira, João, Amaro e o industrial de tijolos e agropecuarista Antônio Franco Maris, proprietário de três hectares de terra em Deserto Feliz, comemoravam a boa safra da abóbora. Em apenas dois dias, João e alguns ajudantes recolheram cerca de 21 toneladas do fruto. E outras dez ainda serão colhidas em alguns dias.

— Eu estava preparando a terra para pasto, mas um amigo me disse que o capim não estava bom. Para não perder o que já tinha investido, chamei o João e arrendei para ele cultivar abóbora. Já tinha decidido que o lucro iria para os meus três filhos, que estão para me dar três netos — diz Antônio.
A razão para o sucesso da safra de Deserto Feliz veio da Bahia. O estado é grande produtor de abóbora, mas a agricultura da região foi afetada pela seca que castigou o Nordeste.

— A seca da Bahia deu bom preço para a abóbora de São Francisco. Esta aqui a gente está vendendo por R$ 1,20, o quilo — contou João que, nos últimos 30 dias, vem colhendo abóboras nos cerca de 100 hectares de roças arrendadas por ele e sua família.

Experiente, o agricultor observa que até o momento da venda é difícil garantir se uma safra dará certo:

— Em 2005, eu perdi uma lavoura de abóbora para uma chuva de pedra grande (granizo). Ela valia R$ 150 mil e estava prontinha, só esperando madurar. Estive lá numa quarta-feira e, no sábado, não tinha uma folha de abóbora. Precisei vender uma propriedade às pressas para pagar minhas contas. Foi um período de derrota. Ai, dá até vontade de chorar — recorda-se.

João espera vender cerca de mil toneladas de mandioca no fim do ano. São Francisco de Itabapoana é o segundo maior do estado em extensão, só perdendo para Campos. (O Jornal O Globo corrigiu essa informação na sessão "Autocítica" para "São Francisco de Itabapoana é o sexto maior município do estado em extensão territorial"). Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o município é o principal produtor de mandioca do estado.


Plantas raras furtadas na Praia de Guaxindiba


Internauta tem jardim invadido e desabafa: 'Assim como ofereço beleza, gostaria que me oferecessem RESPEITO, DIGNIDADE, DECORO e CONSIDERAÇÃO'

Recebemos um desabafo por e-mail da internauta Nair Michel Abílio. Apaixonada por plantas, flores e animais, Nair teve a sua casa invadida, em Guaxindiba, e ladrões levaram plantas raras cultivadas com amor e para apreciação de todos, já que o jardim de sua residência está a mostra, devido ao muro baixo que faz questão de manter. Confira:

Paulo Noel e Vinicius, um bom dia para vocês!

O meu dia não foi tão bom como eu gostaria!

Sempre que alguma coisa me incomoda, penso em vocês para pedir ajuda.  Como de outras vezes já relatei para vocês que tenho um jardim na minha casa em Guaxindiba que mantenho com muito carinho, pois amo plantas, flores, animais e tudo que a natureza nos oferece. Tenho uma pessoa que cuida do meu jardim como se fosse d’ela! Chamo de “meu pequeno mundo” este pouquinho do planeta que Deus me emprestou para que eu cuidasse. Invisto neste pedacinho para proporcionar um pouco de beleza à nossa praia e ao meu prazer. O muro é baixo, exatamente para que todos possam ver o encanto deste jardim, mas para minha indignação há pessoas que sem nenhuma compostura pulam o muro arrancam as plantas e as “carregam”...  Assim fizeram com umas roseiras raríssimas  que adquiri num horto em Venda Nova dos Imigrantes, no Espírito Santo, e outras espécies raras, e de ontem(30/7) para hoje, tivemos uma palmeira Cica arrancada com a raiz, que certamente hoje já deve estar plantada em outro jardim!  Assim como ofereço beleza gostaria que me oferecessem RESPEITO, DIGNIDADE, DECORO e CONSIDERAÇÃO!

Quero continuar com o meu propósito de oferecer beleza com amor para todos!
Muito obrigada por ajudar-me!
Um grande abraço para vocês que sempre aguentam os meus DESABAFOS!

Nair Michel Abílio
Sou do bem e me amo!!!

Festa na Roça em Alegria dos Anjos nesta sexta (03)



Clique na imagem para ampliá-la
Boa tarde!

Peço em nome de minha Comunidade, que divulgue em seu blog a 1ª Festa na Roça do Grupo Jóia (Organizada pelo Grupo de Jovem da Comunidade de Alegria dos Anjos), que ocorrerá no dia 03 de Agosto de 2012, em Alegria dos Anjos.

Segue em Anexo o prospecto da festa.

Desde já agradeço pela disponibilidade em divulgar!

Atenciosamente,

Daniel Junqueira.

Também solicitaram divulgação: Elbinho Filho e Dayana Henriques.

Pós Graduação em Educação à Distância com 50 vagas em SFI


Estão abertas as inscrições para o Curso de Pós Graduação em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação à Distância (Lato Sensu), oferecido pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil, que será ministrado no Pólo do Cederj de São Francisco de Itabapoana, no Ciep 470. Serão 50 vagas disponibilizadas para SFI. Os interessados deverão fazer a inscrição no link disponibilizado aqui, pagar a taxa de inscrição de R$ 68,00 e posteriormente realizar a segunda etapa da inscrição. Faça o  download do edital aqui.

Com informações de Marta de Fátima Silva, diretora do Pólo Cederj-SFI

Termina greve dos caminhoneiros

Greve dos caminhoneiros é suspensa após acordo com o governo 


Segundo o ministro dos Transportes, Paulo Sergio Passos, o primeiro ponto do acordo foi a constituição de mesa de negociações, que começará no dia 8 de agosto, com prazo de 30 dias para discutir e dar encaminhamento às reivindicações da categoria. Leia mais

terça-feira, 31 de julho de 2012

Sanfranciscanos se destacam nas Olimpíadas Escolares de Ciclismo

Marlon Mota no Lugar mais alto do pódio na Categoria A
As Olimpíadas Escolares de Ciclismo, promovida entre as escolas particulares e públicas do Estado do Rio, neste domingo (29), no Rio de Janeiro, contou com a ótima participação dos atletas sanfranciscanos Marlon Mota e Gustavo Araújo. O professor responsável pelos jovens ciclistas foi Marcos Ladislau, que vem fazendo um ótimo trabalho com os meninos.

Na categoria A (de 12 a 14 anos) Marllon, que é primo dos irmãos Fabiele e Fabiano Mota, ficou em primeiro lugar no contra-relógio e no circuito.

Confira a classificação na categoria B (de 15 a 17 anos), com destaque para 
o bom desempenho de Gustavo Araújo, que subiu no pódio como terceiro colocado.


Contra-relógio
No contra-relógio Gustavo foi o segundo
1º lugar- Ernany Machado -SJB
2º lugar- Gustavo Araújo-SFI
3º lugar- Breno Costa  –Petrópolis
4º lugar- Rafael Amaral Schiavo – Campos

Circuito
1º lugar- Rafael Amaral (Schiavo)- Campos
2ª lugar- Ernany Machado- SJB
3º lugar- Gustavo Araújo- SFco
4º lugar- Breno Costa - Petrópolis

Gustavo Araújo (à direita) foi o terceiro da Categoria B
Os atletas Marllon Mota de São Francisco, Rafael Schiavo de Campos dos Goytacazes  e Ernany Machado de São João Da Barra se classificaram para a fase nacional, que será realizada em Mato Grosso, na cidade de Cuiabá, no final de Setembro e final de Novembro.


Colabrou: Luisa


.

Ministério da Saúde e Facebook firmam parceria para incentivar doação de órgãos



Usuário da rede social pode dizer se quer ser doador de órgãos em uma ferramenta já disponível em seu perfil. Ainda assim, a família terá de autorizar a doação. A estratégia é usar as redes sociais para aumentar o diálogo com a população, diz o ministro Alexandre Padilha. Segundo ele, quase 80 milhões de brasileiros têm acesso à internet e 40 milhões usam o Facebook. (Agencia Brasil)
Leia mais aqui.

Eleições 2012 terão mais de 138 milhões de eleitores


As eleições municipais de 2012 contam com 138.544.348 aptos a votar em outubro. Esse número é o resultado final do cadastro eleitoral fechado para as eleições, após o prazo de alistamento eleitoral, que terminou em 9 de maio deste ano. No pleito municipal de 2008, 130.604.430 de eleitores estavam aptos a votar.

No entanto, o eleitorado brasileiro chega a 140.646.446, contando com os 1.847.896 eleitores do Distrito Federal, com os 252.343 brasileiros cadastrados no exterior e com os 1.859 eleitores de Fernando de Noronha (PE). Todos esses não votam em eleições municipais.

O Estado de São Paulo continua a liderar em número de eleitores, com 31.253.317. Em seguida, estão os Estados de Minas Gerais, com 15.019.136 eleitores; Rio de Janeiro, com 11.893.309; Bahia, com 10.110.122; e Rio Grande do Sul, com 8.328.413.

Os Estados com os menores números de eleitores são Roraima, com 292.394; Amapá, com 448.018; e Acre, com 498.017.

Maioria feminina

Entre os mais 140 milhões de eleitores, as mulheres continuam a ser maioria, como nas eleições anteriores, com participação de 51,90% no eleitorado (72.877.463). Os eleitores masculinos representam 47,99% do total, com 67.382.594. Outros 134.046 eleitores (0,09%) não informaram o sexo.

As Eleições 2012 ocorrem no dia 7 de outubro. Nos municípios com mais de 200 mil eleitores, onde houver a necessidade de segundo turno, este vai ocorrer no dia 28 de outubro.

A estatística do eleitorado 2012 está disponível no link Eleições > Eleições 2012 > Estatística - clicar no banner "Estatísticas de Eleitorado", no canto esquerdo superior da página.

Fonte: TSE

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Contas reprovadas de campanha: o TSE diz que políticos podem participar do pleito de 2012


Alguns candidatos a vereador de São Francisco de Itabapoana que figuram com nomes indeferidos por causa da prestação de contas da campanha de 2008 que não foram apresentadas em tempo hábil à Justiça Eleitoral, compareceram nesta segunda-feira à Rádio São Francisco FM informando que estão aptos a participarem conforme decisão do TSE.

Entretanto é importante destacar o que ficou definido pelo TSE. Vamos lá.

Os políticos que tiveram contas de campanha rejeitadas pela Justiça poderão participar das eleições deste ano, segundo decidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no mês de junho (28). Por maioria de 4 votos a 3, o tribunal desfez decisão da própria corte que impedia a candidatura dos chamados contas sujas.

O julgamento foi retomado com o voto vista do ministro Antonio Dias Toffoli, que desempatou o placar de 3 votos a 3. Para Toffoli, a apresentação das contas de campanha – independentemente de elas serem aprovadas ou não – é suficiente para deixar o candidato quite com a Justiça Eleitoral.

O ministro ressaltou, no entanto, que caso as contas sejam apresentadas sem documentos, “de forma fajuta”, a Justiça irá desconsiderá-las e o político será barrado.

Durante a proclamação do resultado, o ministro Henrique Neves fez questão de ressaltar que a decisão diz respeito apenas a contas de campanha, e que os gestores públicos com a contabilidade reprovada por tribunal de contas continuam inelegíveis, conforme determina a Lei da Ficha Limpa.

domingo, 29 de julho de 2012

São Francisco participa de "Encontro de Escolinhas de Futebol" em Campos




O Esporte Clube São Francisco participou neste sábado, 28, de um encontro de Escolinhas de Futebol dirigidas pelo professor Bahia na quadra do Show de Bola em Campos dos Goytacazes-RJ.







As partidas foram bem disputadas.
Participaram crianças da faixa etária de de 6 a 15 anos, distribuídas em várias categorias. Os atletas de São Francisco de Itabapoana venceram nas categorias: sub-7 ( 7 x 1); sub-9 (2 x 0 ); sub-11 (2 x 0 e 4 x 1 )); sub-15 (3 x 2) e perdeu apenas na categoria sub-12 (7 x 4 ).
Segundo informações de Helio Alves as  partidas foram bem disputadas e a participação dos pais das crianças, torcendo pelos seus filhos, animou ainda mais os jogos, com muitos destaques individuais.

"Vale a pena assistir uma partida, onde os protagonistas se empenham ao máximo, produzem jogadas emocionantes e dão um exemplo para qualquer adulto em termos de disciplina", disse.
 
O Esporte Clube São Francisco, há quase 3 anos mantém suas atividades com crianças de 6 a 15 anos e durante este período organizou vários torneios de futebol 7, além de ter participado também de competições em campos oficiais no estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Recentemente, numa seleção de jovens talentos realizada em Itaperuna-RJ, com a supervisão de olheiros do Fluminense e também dos ex-jogadores Bismarck e Polaco, 5 de nossos jovens atletas foram selecionados e cadastrados para uma futura oportunidade. 

Noite dos Telentos 2012






















E-mail de Luana Ribeiro:
 
BOM DIA!

POR GENTILEZA, POSTEM O CARTAZ DA NOITE DOS TALENTOS - 12 ANOS.
SERÁ REALIZADA NO MESMO LOCAL, EM FRENTE À ESCOLA MUNICIPAL "BALÃO MÁGICO", A PARTIR DAS 19 H, DIAS 03, 04 E 05 DE AGOSTO DE 2012.

A ABERTURA SERÁ FEITA MAIS UMA VEZ PELO ART LATA. TODOS OS DIAS ESTARÃO MINISTRANDO LOUVORES E A PALAVRA DE DEUS O "MARQUINHOS DA GRAÇA", QUE NASCEU EM PRAÇA, MAS MORA NO RIO, MUITO CONHECIDO EM PRAÇA PELA SUA VOZ E VIOLÃO, SEMPRE MINISTRANDO A PALAVRA DE DEUS ATRAVÉS DA MÚSICA.

TAMBÉM ESTARÁ CONOSCO O "MINISTÉRIO A GLÓRIA EM NÓS" DE MINAS GERAIS, QUE PODE SER CONHECIDO NO YOU TUBE, ASSIM COMO NO ENDEREÇO ELETRÔNICO WWW.AGLORIAEMNOS.COM.BR.

CONVIDAMOS A TODOS PARA ADORAREM A DEUS CONOSCO E OUVIREM SUA PALAVRA MINISTRADA NESSES DIAS.

GRATOS PELA ATENÇÃO QUE SEMPRE NOS DÃO,
LUANA RIBEIRO FERNANDES TEIXEIRA
IGREJA PRESBITERIANA DE PRAÇA.