sábado, 21 de maio de 2011

Internauta sugere rota alternativa para melhorar trânsito entre o Bairro da Penha e a BR-356



Recebi do internauta Salvador Arêas, e-mail com sugestão de uma rota alternativa entre o Bairro da Penha e a BR-356



.Adicionar imagem


Boa noite, caro Paulo Noel. Gostaria de obter sua colaboração, com publicação em seu Blog, de sugestão de um caminho alternativo entre o Bairro da Penha (via Estância da Penha) e a BR 356.

Existe uma Estrada de chão batido, em terras da antiga Fazenda Coqueiros, que liga a Estância da Penha ao Novo Jockey que, após uma Terraplanagem e aterro de boa qualidade, aliviaria o transito "complicado" que ficou após o início das obras da Rodovia Campos-Farol, entre a antiga Shell e o Trevo da Usina, Av.Pres. Kennedy(início da BR 356).

Estou enviando uma foto extraída do Google Earth para ilustrar a minha sugestão.

O referido Caminho sai em frente ao Posto Dalas, na Avenida Presidente Kennedy. Com isso, o acesso às Ruas 7 de Setembro, Formosa e Saldanha Marinho (nomes antigos para facilitar a compreensão), ficariam mais fáceis, já que não enfrentariam os engarrafamentos das Avenidas: Tarcísio Miranda e 28 de Março.

O ideal seria na parte da manhã, que é quando a demanda no sentido Centro é mais requisitada, já que o retorno é feito pelo trecho em obras (em meia pista) da RJ 216, e não pela Estrada velha da SHELL.
Desde já, grato pela atenção.

Salvador V. Arêas
Facebook: Salvador Arêas
Twitter: Dodô Arêas
Campos dos Goytacazes/RJ, 21 de maio de 2011

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Jovem de família de Imburi morre em acidente na BR-356 próximo a Outeiro

Foto: Álbum de família enviada pela irmã de Lucas, Michele.
Recebemos e-mail da Michele com uma mensagem e a imagem dela com o irmão.



"Ah Paulo Noel que tristeza... Te escrevo chorando agora, parte de mim se foi... Meu irmão querido... Só queria deixar um recado a todos agradecendo pelo apoio e amizade. Eu não entendo o porque que isso aconteceu, mas Deus sabe e creio que ele está com ele agora. Peço que façam uma revisão de vossas vidas e se perguntem se estão no caminho certo, meu irmão dizia que sabia o caminho certo e que um dia voltaria para ele. Infelizmente não deu tempo, mas creio que Deus o perdoou porque conhecia o seu coração. O meu coração está muito ferido, muito mesmo, não imaginava passar por uma dor dessa, meu irmão tão lindo, mais não tem explicação. Peço que vocês que tem irmão valorizem os seus enquanto é tempo, beijem muito, deem muito carinho e amizade enquanto se pode, eu não posso mais, porém fiz enquanto pude, queria ter feito mais... Conto com as orações de todos. Sou membro da Primeira Igreja Batista de São Francisco e convido a todos para nos fazer uma visita e ouvir um pouco da palavra de Deus. Beijo e abraço de um coração muito ferido... Te amo pra sempre meu querido e lindo irmão Lucas. Sua mana(como ele me chamava) Michelle Cerqueira Corrêa Raimundo

Como foi o acidente?


A Hilux ficou bastante avariada.
Fotos: Repórter policial Rone Pereira do A Cidade Contra o Crime.

Lucas Cerqueira Corrêa, 28, que residia em Campos dos Goytacazes de família tradicional da localidade de Imburi em São Francisco de Itabapoana (RJ) foi uma das vítimas de um trágico acidente ocorrido na madrugada desta sexta-feira,20-05, na BR-356 próximo a Outeiro.

Lucas estava em companhia de mais dois colegas e retornava da cidade de Itaperuna numa Hilux, prata, placa MSZ-0723- ES. Segundo informações de populares o veículo com os três jovens na faixa etária de 20 a 30 anos, derrapou numa curva e acabou caindo em uma ribanceira.
Felipe Jones Gomes Alves Barreto , 28 anos está internado no Hospital Ferreira Machado, em estado grave, o outro ocupante do veículo, Vitor Ribeiro Gomes, 29 anos foi medicado no HFM e liberado.


O internauta Victor Hugo postou o seguinte comentário sobre a morte prematura do jovem Lucas. "Paulo Noel, é com muita dor que escrevo isso. Lucas esta na Igreja Batista Iimburi , e vai ser sepultado em São Francisco às 8 horas da manhã. Ele levou um pedaço de cada um que o amava. Ele era um menino trabalhador e sem maldade , especial para todos . Abraço, Victor Hugo."


Caro Victor Hugo, aqui é o Paulo Noel. Também conheci o Lucas que me foi apresentado pelo pai, na loja em que ele comandava em Campos dos Goytacazes. Estive com o Lucas pelo menos, umas quatro vezes e pude observar o rapaz educado, alegre e trabalhador. Atendia a todas, com cortesia e atenção. Estive no cemitério também prestando as últimas homenagens como centenas de amigos, parentes e populares. Faz tempo que não vejo um enterro com tanta gente, uma prova do prestígio da família e da amizade que Lucas conquistou durante seu curto período aqui na terra. O trânsito chegou a ficar congestionado do trecho da Praça de São Francisco até o cemitério de São Francisco. Aos familiares do Lucas, ao pai, a irmã Michele, os sinceros pêsames da equipe do Blog do Paulo Noel. Descanse em paz caro Lucas.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Carro é furtado em Guaxindiba

Foto do Gol furtado enviada por Robison Netto.








Bandidos aproveitaram saída do proprietário e invadiram residência no final da manhã desta quinta-feira

Um veículo Gol de cor branca, quatro portas, ano 2005, placa MPA-8625 foi furtado no final da manhã desta quinta-feira (19) na Praia de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana. O proprietário Robson Rosa Neto, 44, disse que os bandidos invadiram a sua residência, situada na Rua N, uma via pouco movimentada nessa época do ano, atrás da Pousada do Jorginho. Na ação os ladrões levaram também uma TV 29’’, ventilador, aparelho de DVD, e outros pertences.

“Os bandidos aproveitaram que meu filho saiu para ir à casa da irmã, e levaram o seu carro. Ele estava atravessando uma fase difícil, desempregado, e quase vendeu o carro. Agora toma esse prejuízo, mas estamos esperançosos de a Polícia encontrar o veículo”, disse Dona Neli Rosa.

Qualquer informação pode ser passada à PM através do 190.

São Francisco na luta antimanicomial




Nesta quarta-feira (18/05), a secretaria de Saúde São Francisco de Itabapoana, por meio do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), comemorou o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O evento aconteceu na praça da igreja, no Centro, teve início às 8h e foi aberto ao público. Estavam presentes vários secretários do Executivo Municipal e o prefeito Beto Azevedo, acompanhado pela primeira dama, Romênia Azevedo.

Pela primeira vez, São Francisco comemorou o Dia da Luta Antimanicomial que é realizado em vários municípios do Brasil. Na programação, exibição do filme “bicho de sete cabeças”, videokê com pacientes do CAPS, entrega de material explicativo e outras atrações.

Para o Coordenador da Saúde Mental do município, Salvador Correa, ter um dia para esses pacientes é uma conquista. “Comemorar o dia da luta antimanicomial é uma conquista! As pessoas precisam entender que o paciente psiquiátrico deve estar inserido na sociedade.”
O secretário de Saúde, Fabiano Córdova, destacou o atendimento diferenciado oferecido pelo CAPS, afirmando que os pacientes de São Francisco têm, hoje, um tratamento terapêutico individualizado e mais humanizado.

O evento foi animado pelo humorista e cantor, Lindroso do Recife que tem em seu repertório diversos sucessos do forró da atualidade.

O CAPS

O CAPS é um programa lançado pelo ministério da saúde, cabendo aos municípios a sua implantação e administração através das secretarias municipais de saúde. Sua supervisão é realizada pela secretaria estadual de saúde. Tem por finalidade oferecer atendimento à população, realizar acompanhamento clínico e reinserir socialmente os pacientes, evitando as internações em hospitais psiquiátricos.

Em São Francisco de Itabapoana, o CAPS foi criado em agosto de 2010 com o objetivo de deixar o paciente perto da família e ao mesmo tempo tratar sua doença com terapias individualizadas.

O CAPS funciona, diariamente, e está localizado em Ponto de Cacimbas. No Hospital Manoel Carola estão sendo implantados dois leitos destinados aos pacientes que estiverem em surto. Os usuários são divididos em três categorias: intensivos (vão ao CAPS todos os dias), semi-intensivos (vão ao CAPS algumas vezes) e não-intensivos (vão ao CAPS esporadicamente). Hoje, o CAPS possui 36 pacientes.

Ascom
Fotos: Magno Paes

São Francisco recebe neste final de semana o projeto “Curta na Praça”


Exibição de cinema terá pipoca e refrigerante de graça



Neste final de semana, São Francisco de Itabapoana vai receber, pela primeira vez, o projeto “Curta na Praça”. Voltado para exibições gratuitas de curtas metragens ao ar livre, o projeto cultural tem a proposta de formar novas plateias e disseminar valores humanos por meio do cinema brasileiro. Os filmes serão apresentados na Praça dos Três Poderes, em frente ao portal da cidade, às 20h. A iniciativa é da Shell Brasil e tem o total apoio da prefeitura através da secretaria de Educação e Cultura.

O projeto “Curta na Praça” já acontece há três anos no Rio de Janeiro. Essa semana estreia o circuito de exibições que prosseguirá até o dia 29 de junho, em diversos municípios do Norte Fluminense. A cidade de São Francisco será a primeira.

Para as sessões de sábado (21/05) e domingo (22/05) será instalado um grande telão inflável e cerca de 600 cadeiras para acomodar o grande público. Serão apresentados curtas de cunho pedagógico de gêneros diversos: animação, ficção e documentários. Haverá ainda distribuição de brindes, pipocas e refrigerantes, gratuitamente.

O diretor de produções culturais, Acacio Velloso, falou sobre o evento. “O projeto quer ganhar novos horizontes e incentivar as pessoas a participarem de eventos culturais como este. A maioria dos filmes selecionados para a apresentação foi premiado em festivais no Brasil e no exterior. Contamos com a presença de toda a comunidade”.

Ascom

Rio de Janeiro vacina todo rebanho neste mês


Estado, que não registra casos de aftosa há 14 anos, planeja proteger a totalidade dos bovinos e búfalos

Do Ministério da Agricultura - Brasília (18/05/2011) - Mais de 2 milhões de bovídeos que formam o rebanho do Rio de Janeiro participam da primeira etapa do calendário nacional de vacinação 2011, até 31 de maio. A meta do estado é alcançar 100% de cobertura nesta fase da campanha e superar o índice registrado no final de 2010, de 89,6%.

Segundo o fiscal federal agropecuário do Serviço de Inspeção e Saúde Animal (Sisa/RJ), Roberto Souza Barbosa, as áreas que representam maior risco são os municípios limite com São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Nesses locais, o status sanitário – livre de febre aftosa com vacinação – é equivalente ao do Rio de Janeiro.

“Mesmo sem possuir uma grande extensão territorial e ter propriedades com topografia bastante acidentada, o estado é fornecedor de genética de alta qualidade para o rebanho brasileiro, principalmente no que diz respeito à criação de Nelore, Girolando e Gir”, explica.

De acordo com Barbosa, estão sendo realizadas palestras e reuniões direcionadas aos produtores rurais e aos alunos das escolas rurais para incentivar a adesão à imunização. Autoridades também têm procurado participar dos lançamentos da campanha, como as realizadas recentemente nos municípios de São Gonçalo, Iguaba e Barra Mansa.

A comprovação da vacinação deve ser levada até uma das 27 Unidades Veterinárias Locais (UVLs) ou aos 16 Escritórios de Atendimento à Comunidade (EACs) até cinco dias úteis depois do término da campanha.

O Rio de Janeiro é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, sigla em inglês) como livre de febre aftosa com vacinação desde 2008. A próxima fase do calendário ocorrerá a partir de novembro e todo rebanho receberá a aplicação de um reforço contra a doença.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Preço do etanol deve continuar caindo, diz BR Distribuidora


O presidente da BR Distribuidora, José Lima de Andrade Neto, afirmou, na tarde desta quarta-feira (18), que a tendência é que o preço do etanol continue cair nas próximas semanas, o que também pode representar a queda no preço da gasolina, que tem etanol anidro na mistura. “Com a entrada da nova safra, há a expectativa de continuidade da redução dos preços do etanol. Não sei para que patamar vai voltar, mas, em 2010, o etanol ficou abaixo de R$ 1 o litro”, afirmou.

Questionado sobre se recente redução do preço do etanol não havia sido uma determinação do governo federal em uma tentativa de conter a alta do preço de combustíveis, Andrade Neto não respondeu a pergunta diretamente, e explicou que a queda foi apenas por causada pela variação do mercado.

“Foi exatamente isso que aconteceu: o preço subiu por causa do anidro, e desceu por causa do anidro”, enfatizou Andrade Neto. “Se vocês olharem os gráficos de queda dos preços do etanol anidro, que tinha chegado a R$ 2,80, na semana anterior a BR anunciar a redução de preço já estava em torno de R$ 1,60. Hoje já tem álcool anidro negociado a R$ 1,25, R$ 1,30”, explicou.

Consumo chegou a ser de 93% de gasolina e 7% de etanol

De acordo com Andrade Neto, o aumento dos preços do etanol e da gasolina é explicado pelo fato de a safra da cana-de-açúcar no Brasil terminar em dezembro, e a produção ser retomada apenas quatro meses depois, em meados de abril, início de maio. “A gasolina subiu não por conta dos preços na refinaria da Petrobras, mas por causa do aumento do preço do etanol”, acrescentou ele.

Por conta da alta, Andrade Neto disse que o consumo de gasolina chegou a ser de 93%, no final de abril, contra 7% de etanol. “Até dezembro de 2010, as vendas da BR eram de 75% de gasolina, e 25% de etanol”, explicou. “Agora, o consumo de gasolina já está abaixo de 90%, e o álcool passou a ser mais competitivo”, acrescentou.

Álcool ou gasolina?

De certo, o que preocupa os motoristas que têm carro flex é saber qual o combustível mais vantajoso para o bolso em momento de instabilidade de preço. Para ser mais vantajoso, o álcool precisa custar, no máximo, 70% do valor cobrado pela gasolina. Além disso, vale ressaltar que especialistas destacam que, apesar de ser mais barato, o álcool tem rendimento inferior ao da gasolina.

Cálculo - Basta dividir o valor do álcool pelo preço da gasolina, e se o resultado obtido na conta for inferior a 0,7 é melhor abastecer com álcool; acima de 0,7 a gasolina é mais vantajosa.

Com informações do G1 e Extra .
Foto: Reuters

terça-feira, 17 de maio de 2011

CAPS de São Francisco lembra o Dia da Luta Antimanicomial

O CAPS, Centro de Apoio Psicossocial de São Francisco de Itabapoana preparou para esta quarta-feira, 18 de maio, uma programação especial pela passagem do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em todo o Brasil para chamar a atenção da população para a importância dos serviços psiquiátricos na sociedade brasileira. O evento acontecerá a partir das 8 horas, na Praça de São Francisco.

“O objetivo do evento é promover a inserção do usuário no CAPS na sociedade buscando quebrar preconceitos e estereótipos historicamente associados aos mesmos visando romper com o ranço da internação psiquiátrica em manicômios”, disse Salvador Pereira Corrêa Junior, Coordenador Municipal de Saúde Mental

Confira a programação:

8h- Abertura do evento

8h30min - Som com informações sobre o CAPS e música da “Luta Antimanicomial”; panfletagem; Exibição de cenas do filme “Bicho de Sete Cabeças”.

9h30min - Karaokê com os usuários.

10h - Exposição dos trabalhos do CAPS; panfletagem;

10h30min - Convidado Surpresa.

12h - Encerramento

OBS.: Durante todo evento ocorrerá panfletagem e esclarecimentos sobre o serviço do CAPS.

Projeto Curta na Praça exibe curtas premiados dias 21 e 22 em SFI

Após três anos consecutivos levando o cinema às famílias de comunidades do Rio de Janeiro com pouco acesso à cultura, o Projeto Curta na Praça ganha novos horizontes e apresenta, a partir do dia 21 de maio até 29 de junho, sessões ao ar livre de curtas-metragens premiados, com pipoca e refrigerante de graça, nas cidades de Búzios e Cabo Frio, na Região dos Lagos, e São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e e Macaé, no Norte fluminense. Esta edição, patrocinada pela Shell Brasil, vai exibir 26 curtas nacionais de animação, ficção e documentários, ganhadores de diversos prêmios no Brasil e no exterior. “Levar a iniciativa para a região é uma forma de beneficiar as comunidades vizinhas das nossas atividades de produção na Bacia de Campos”, explica Simone Guimarães, gerente de Comunicação e Performance Social da Shell.

A programação exibida pelo Curta na Praça, que leva a magia do cinema a lugares com pouca frequência às salas de projeção e a uma platéia própria, foi montada estrategicamente para o perfil de cada cidade. Para se ter uma idéia, o projeto recebeu mais de 18 mil pessoas nos três anos anteriores e espera receber, nessa edição, cerca de 600 pessoas por exibição. Os títulos selecionados não possuem cenas de violência, sexo ou drogas, mas sim temas que fazem crianças, jovens, adultos e idosos pensarem ou apenas sonharem no escurinho do cinema.

Para muitas pessoas, o Curta na Praça representa a primeira ida ao cinema. “Tem gente que fica deslumbrada com o número de cadeiras e com o tamanho da tela. Famílias inteiras assistem à programação”, conta Juliana Teixeira, idealizadora do projeto.

O Curta na Praça, projeto sócio-cultural idealizado pela atriz e produtora Juliana Teixeira, da Nova Bossa Produções Culturais, tem como objetivo democratizar o cinema brasileiro e resgatar os programas feitos em família. A proposta é atuar no acesso e na formação de público, disseminando valores humanos a partir do cinema.

Atriz e produtora de cinema, Juliana explica que a escolha de curtas em detrimento dos longas é para dar um panorama da produção nacional. “No tempo em que normalmente se exibe um longa-metragem, exibiremos em média, cinco curtas de temática atual e variada, o que serve para situar o público diante cinematografia brasileira”, diz ela.

A maioria dos curtas foram premiados em festivais no Brasil e exterior como: o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Animamundi, Festival do Rio, Brasília, Gramado entre outros.

Com apoio da Coca-Cola, pelo terceiro ano consecutivo, e patrocínio da Shell Brasil, um telão e cadeiras serão montados com capacidade para 600 pessoas com direito a pipoca e refrigerante de graça para o público. A cada sessão exibida serão realizados sorteios e os participantes poderão fazer perguntas para os realizadores convidados e votar no curta que mais gostarem.

Breve histórico do Curta na Praça

A idéia de criar um projeto social que viabilizasse o acesso ao cinema por meio da exibição de curtas-metragens surgiu em 2001, quando Juliana Teixeira produziu seu primeiro curta, ‘A Breve História de Cândido Sampaio’. A partir de então, Juliana participou de festivais internacionais e em todo o Brasil e tornou-se apreciadora do formato.

Breve perfil da produtora Nova Bossa

Criada por Juliana Teixeira e Pedro Carvana em 1998, a Nova Bossa produziu cinco espetáculos teatrais e três curtas-metragens: ‘A Breve História de Cândido Sampaio’ (2001); ‘Ratoeira’ (2004) e ‘Deus vai nos ajudar’ (2009). Criada para atuar nos mais diversos campos da cultura, a produtora tem expressiva atividade em projetos do terceiro setor. Atualmente, a Nova Bossa possui quatro projetos socioculturais: o ‘Passageiro do Futuro’, o ‘Caminho da Cultura’, que promovem capacitação técnica em artes cênicas, o “Circuito Cine Curta” e “Curta na Praça”.

Programação Projeto Curta na Praça 2011

* 21 e 22/05 (Sábado e Domingo) - São Francisco de Itabapoana (Praça dos Três Poderes) - 1 sessão por dia, às 20 h.

* 4 e 5/06 (Sábado e Domingo) - Búzios (Praça Santos Dumont) - 2 sessões por dia, 18h30 e 20h30.

* 11 e 12/06 (Sábado e Domingo) - Cabo Frio (Praça São Cristóvão) - 2 sessões por dia, 18h30 e 20h30.

* 18 e 19/06 (Sábado e Domingo) - São João da Barra (Cais do Imperador) - 1 sessão por dia as 20 h.

* 28 e 29/06 (Terça e Quarta) - Macaé (Praça Veríssimo de Melo) - 2 sessões por dia, 18h30 e 20h30.

Déborah Carvalho - Ascom

segunda-feira, 16 de maio de 2011

SFI volta a golear São João da Barra no Sub-17


A seleção de futebol sub-17 de São Francisco de Itabapoana voltou a golear o time de São João da Barra no último sábado (14/05), no estádio Municipal de São João da Barra com um placar de 6 x 1, pelo campeonato Estadual. Com o resultado, a equipe vitoriosa está classificada para a próxima fase.

A partida teve ótima presença de público e uma boa participação da arbitragem. Como já havia ocorrido no jogo de ida (4 x 0 para SFI), a equipe de São Francisco de Itabapoana teve excelente desempenho: “Nosso time voltou a ter um domínio amplo do jogo. Uma atuação segura e convincente. O atacante Juan, com dois gols, e o volante Lucas foram os destaques da partida”- ressaltou o secretário de Esporte Valdney Carvalho.

A seleção sub-17 volta a jogar pelo estadual, em casa, no próximo dia 04/06, contra adversário que sairá do confronto entre Campos e Cardoso Moreira.

O secretário destacou a campanha de São Francisco de Itabapoana na competição: “Vale a pena prestigiar esta equipe. Estamos muito bem no campeonato e contamos com a participação da população para apoiar o time,” concluiu Carvalho.

Ascom
Foto: Marcos lemos

Últimos dias para inscrição no vestibular das Universidades Públicas a Distância do Rio de Janeiro

São quase 5 mil vagas em todo Estado para 10 cursos

As Universidades Públicas a distância do Rio de Janeiro estão com inscrições abertas até 21 de maio para o Vestibular Cederj. As seis principais universidades públicas do Estado (UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO), que fazem parte do Consórcio Cederj, estão oferecendo 4.985 vagas para 10 cursos de graduação a distância na modalidade semipresencial. São eles: Administração, Administração Pública, Tecnologia em Sistemas de Computação e os cursos de Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Matemática, Pedagogia, Química, História e Turismo.

O candidato pode optar entre os 31 polos regionais do Cederj, que atendem todas as microrregiões do Estado. Os municípios são os seguintes: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, Bom Jesus do Itabapoana, Cantagalo, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Magé, Miguel Pereira, Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende, Rio Bonito, Rio das Flores, Rio de Janeiro (Campo Grande e Maracanã), Santa Maria Madalena, São Fidelis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Três Rios e Volta Redonda.

Aquele que for classificado no vestibular do Cederj estará regularmente matriculado em uma das universidades parceiras e realizará um dos 10 cursos de graduação com sistema de tutoria presencial nos polos regionais e a distância (por telefone, fax e internet), além de aulas práticas de laboratório. Ao concluir a graduação, o aluno receberá um diploma igual ao dos alunos presenciais.

O Consórcio Cederj é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, e as universidades públicas presentes no Rio de Janeiro.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente no site www.cederj.edu.br.

Polo São Francisco

O Polo do Cederj de São Francisco de Itabapoana funciona no CIEP 470 – Celso Martins Cordeiro. Os cursos oferecidos são: Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia. Informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2789-1323 (de terça a sexta: das 13 às 22 h - sábados: das 8 às 17 h).

Inaugurações em São Francisco têm a participação de Christino Áureo e Ministro Luiz Sérgio




Em visita a São Francisco de Itabapoana no sábado (14), o Ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio e o secretário Estadual de Agricultura, Christino Áureo, estiveram ao lado do prefeito Beto Azevedo para uma série de inaugurações. Todas as obras são de parcerias do Governo Municipal com os Governos Federal e Estadual.

A maratona de inaugurações começou em Pingo D`água com o primeiro tanque de expansão comunitário de leite do Programa Rio Leite, a nova instalação da agência dos Correios e a praça Nico Pião, em homenagem a um antigo morador.

Em seguida, foi a vez de inaugurar o Espaço do Produtor. O prédio fica localizado no centro da cidade (ao lado do banco Itaú) e possui acesso para pessoas portadoras de necessidades especiais. A estrutura foi toda reformada e no local vai funcionar a nova sede da secretaria de Agricultura. O Espaço ainda vai abrigar a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (EMATER-Rio), o programa Frutificar do governo do Estado, o Núcleo de Assistência ao Produtor (NAP) e a Defesa Agropecuária e Sanitária.

O prefeito Beto ainda levou Christino e o Ministro às obras de desassoreamento do Canal de Gargaú. Na ocasião, alguns pescadores da comunidade foram ouvidos e relataram os resultados positivos que a dragagem já está trazendo, como a facilidade de acesso das barcas.

Logo depois, foi a vez da comunidade de Praça João Pessoa. Todas as autoridades participaram da abertura da 13ª Feira do Programa Rio Genética, no Parque de Exposições. O programa visa ao melhoramento genético dos rebanhos e decorrente aumento de produção de leite do Estado.

Segundo informações do coordenador técnico do programa, Luiz Altamiro, a feira movimentou cerca de mil pessoas e arrecadou mais de 1 milhão de reais com a venda de vacas e novilhos da raça girolando. De acordo com o técnico, a facilidade de pagamento é um dos pontos que mais desperta a atenção do pecuarista na Feira.

Na avaliação do secretário Estadual de Agricultura, Christino Áureo, a união harmoniosa dos três níveis de governo (Municipal, Estadual e Federal) efetivou os resultados positivos para São Francisco.

O Ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio fez comentários sobre as ações já realizadas no município. “Vejo que há um esforço do governo municipal para que a cidade cresça em desenvolvimento e qualidade de vida. Cada iniciativa está indo ao encontro do que a presidenta Dilma quer, que é fazer o Brasil avançar cada dia mais”, afirmou o ministro.

O prefeito Beto Azevedo fez agradecimentos. “É um momento marcante para nossa cidade. Eu sei que sozinho eu não conseguiria fazer tudo. Obrigado a todos os parceiros que têm atendido as minhas solicitações. Continuarei lutando para que o nosso município seja cada vez mais beneficiado e tenha dias cada vez melhores”, ressaltou o prefeito.

Com informações da Ascom

Fotos: Alessandra Lemos