quinta-feira, 19 de maio de 2011

São Francisco na luta antimanicomial




Nesta quarta-feira (18/05), a secretaria de Saúde São Francisco de Itabapoana, por meio do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), comemorou o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O evento aconteceu na praça da igreja, no Centro, teve início às 8h e foi aberto ao público. Estavam presentes vários secretários do Executivo Municipal e o prefeito Beto Azevedo, acompanhado pela primeira dama, Romênia Azevedo.

Pela primeira vez, São Francisco comemorou o Dia da Luta Antimanicomial que é realizado em vários municípios do Brasil. Na programação, exibição do filme “bicho de sete cabeças”, videokê com pacientes do CAPS, entrega de material explicativo e outras atrações.

Para o Coordenador da Saúde Mental do município, Salvador Correa, ter um dia para esses pacientes é uma conquista. “Comemorar o dia da luta antimanicomial é uma conquista! As pessoas precisam entender que o paciente psiquiátrico deve estar inserido na sociedade.”
O secretário de Saúde, Fabiano Córdova, destacou o atendimento diferenciado oferecido pelo CAPS, afirmando que os pacientes de São Francisco têm, hoje, um tratamento terapêutico individualizado e mais humanizado.

O evento foi animado pelo humorista e cantor, Lindroso do Recife que tem em seu repertório diversos sucessos do forró da atualidade.

O CAPS

O CAPS é um programa lançado pelo ministério da saúde, cabendo aos municípios a sua implantação e administração através das secretarias municipais de saúde. Sua supervisão é realizada pela secretaria estadual de saúde. Tem por finalidade oferecer atendimento à população, realizar acompanhamento clínico e reinserir socialmente os pacientes, evitando as internações em hospitais psiquiátricos.

Em São Francisco de Itabapoana, o CAPS foi criado em agosto de 2010 com o objetivo de deixar o paciente perto da família e ao mesmo tempo tratar sua doença com terapias individualizadas.

O CAPS funciona, diariamente, e está localizado em Ponto de Cacimbas. No Hospital Manoel Carola estão sendo implantados dois leitos destinados aos pacientes que estiverem em surto. Os usuários são divididos em três categorias: intensivos (vão ao CAPS todos os dias), semi-intensivos (vão ao CAPS algumas vezes) e não-intensivos (vão ao CAPS esporadicamente). Hoje, o CAPS possui 36 pacientes.

Ascom
Fotos: Magno Paes

Um comentário:

Liana disse...

Parabéns ao Dr. Salvador e equipe da saúde que se desempenharam num verdadeiro papel de humanidade a estas pessoas que carecem desse serviço prestado com tanto amor e carinho.
Sei do potencial dele e sei que vai fazer muito mais em nosso município!!
Abraços e mais uma vez Parabéns!! Liana.