terça-feira, 17 de maio de 2011

Projeto Curta na Praça exibe curtas premiados dias 21 e 22 em SFI

Após três anos consecutivos levando o cinema às famílias de comunidades do Rio de Janeiro com pouco acesso à cultura, o Projeto Curta na Praça ganha novos horizontes e apresenta, a partir do dia 21 de maio até 29 de junho, sessões ao ar livre de curtas-metragens premiados, com pipoca e refrigerante de graça, nas cidades de Búzios e Cabo Frio, na Região dos Lagos, e São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e e Macaé, no Norte fluminense. Esta edição, patrocinada pela Shell Brasil, vai exibir 26 curtas nacionais de animação, ficção e documentários, ganhadores de diversos prêmios no Brasil e no exterior. “Levar a iniciativa para a região é uma forma de beneficiar as comunidades vizinhas das nossas atividades de produção na Bacia de Campos”, explica Simone Guimarães, gerente de Comunicação e Performance Social da Shell.

A programação exibida pelo Curta na Praça, que leva a magia do cinema a lugares com pouca frequência às salas de projeção e a uma platéia própria, foi montada estrategicamente para o perfil de cada cidade. Para se ter uma idéia, o projeto recebeu mais de 18 mil pessoas nos três anos anteriores e espera receber, nessa edição, cerca de 600 pessoas por exibição. Os títulos selecionados não possuem cenas de violência, sexo ou drogas, mas sim temas que fazem crianças, jovens, adultos e idosos pensarem ou apenas sonharem no escurinho do cinema.

Para muitas pessoas, o Curta na Praça representa a primeira ida ao cinema. “Tem gente que fica deslumbrada com o número de cadeiras e com o tamanho da tela. Famílias inteiras assistem à programação”, conta Juliana Teixeira, idealizadora do projeto.

O Curta na Praça, projeto sócio-cultural idealizado pela atriz e produtora Juliana Teixeira, da Nova Bossa Produções Culturais, tem como objetivo democratizar o cinema brasileiro e resgatar os programas feitos em família. A proposta é atuar no acesso e na formação de público, disseminando valores humanos a partir do cinema.

Atriz e produtora de cinema, Juliana explica que a escolha de curtas em detrimento dos longas é para dar um panorama da produção nacional. “No tempo em que normalmente se exibe um longa-metragem, exibiremos em média, cinco curtas de temática atual e variada, o que serve para situar o público diante cinematografia brasileira”, diz ela.

A maioria dos curtas foram premiados em festivais no Brasil e exterior como: o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Animamundi, Festival do Rio, Brasília, Gramado entre outros.

Com apoio da Coca-Cola, pelo terceiro ano consecutivo, e patrocínio da Shell Brasil, um telão e cadeiras serão montados com capacidade para 600 pessoas com direito a pipoca e refrigerante de graça para o público. A cada sessão exibida serão realizados sorteios e os participantes poderão fazer perguntas para os realizadores convidados e votar no curta que mais gostarem.

Breve histórico do Curta na Praça

A idéia de criar um projeto social que viabilizasse o acesso ao cinema por meio da exibição de curtas-metragens surgiu em 2001, quando Juliana Teixeira produziu seu primeiro curta, ‘A Breve História de Cândido Sampaio’. A partir de então, Juliana participou de festivais internacionais e em todo o Brasil e tornou-se apreciadora do formato.

Breve perfil da produtora Nova Bossa

Criada por Juliana Teixeira e Pedro Carvana em 1998, a Nova Bossa produziu cinco espetáculos teatrais e três curtas-metragens: ‘A Breve História de Cândido Sampaio’ (2001); ‘Ratoeira’ (2004) e ‘Deus vai nos ajudar’ (2009). Criada para atuar nos mais diversos campos da cultura, a produtora tem expressiva atividade em projetos do terceiro setor. Atualmente, a Nova Bossa possui quatro projetos socioculturais: o ‘Passageiro do Futuro’, o ‘Caminho da Cultura’, que promovem capacitação técnica em artes cênicas, o “Circuito Cine Curta” e “Curta na Praça”.

Programação Projeto Curta na Praça 2011

* 21 e 22/05 (Sábado e Domingo) - São Francisco de Itabapoana (Praça dos Três Poderes) - 1 sessão por dia, às 20 h.

* 4 e 5/06 (Sábado e Domingo) - Búzios (Praça Santos Dumont) - 2 sessões por dia, 18h30 e 20h30.

* 11 e 12/06 (Sábado e Domingo) - Cabo Frio (Praça São Cristóvão) - 2 sessões por dia, 18h30 e 20h30.

* 18 e 19/06 (Sábado e Domingo) - São João da Barra (Cais do Imperador) - 1 sessão por dia as 20 h.

* 28 e 29/06 (Terça e Quarta) - Macaé (Praça Veríssimo de Melo) - 2 sessões por dia, 18h30 e 20h30.

Déborah Carvalho - Ascom

Nenhum comentário: