sábado, 14 de junho de 2014

Festa de Santo Antônio em Praça João Pessoa neste final de semana

Acontece neste final de semana, a festa em homenagem ao padroeiro Santo Antônio, da comunidade de Praça João Pessoa, distrito de São Francisco de Itabapoana. A programação que teve início na sexta-feira (13/06), com procissão e missa, prossegue neste sábado (14/06), com missa às 20 horas e louvor com a Banda Bom Pastor a partir das 21h30.

No domingo, a atração fica por conta da quermesse, a partir das 18 horas. A Festa de Santo Antônio em Praça João Pessoa conta com o apoio da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana.

Família de Itaperuna (RJ) procura por adolescente desaparecida há dois dias

Menina, que tem 15 anos, saiu para ir à escola e não retornou para casa.
  
A família da estudante Ingrid Eleutério, de 15 anos, procura desesperadamente pela adolescente. A menina, que mora na Rua Luiz Chiarello, no bairro Cehab, em Itaperuna está desaparecida desde a última quinta-feira (12/06), quando saiu para ir à escola e não mais retornou.

Familiares de Ingrid contaram que, como de costume, ela teria saído de casa pela manhã para ir à Escola Municipal Francisco de Mattos Ligeiro, mas, segundo os parentes, a menina não compareceu à instituição. A família disse ainda que sempre ligam para o celular da adolescente, mas as ligações caem na caixa postal.


A Polícia Civil pede se alguém souber do paradeiro da estudante para fazer contato com o Disque Denúncia do Noroeste, que atende pelo telefone (22) 3822-1177, ou pessoalmente na 143ª Delegacia Legal de Itaperuna. (Postado pelo Blog do Paulo Noel, replicado do Ururau com fonte do BLOG DO ADILSON RIBEIRO da redação da Rádio Itaperuna)

PSDB oficializa Aécio Neves como candidato a presidente da República

Em convenção nacional, o PSDB oficializou hoje (14) a candidatura do senador e presidente do partido, Aécio Neves (MG), à Presidência da República nas eleições de outubro. Dos 451 delegados votantes, 447 aprovaram a candidatura de Aécio, três votaram em branco e um nulo.

A legenda não definiu o nome do candidato à Vice-Presidência. Em discurso de 20 minutos, Aécio disse que pretende promover o “reencontro do Brasil”, fez críticas ao atual governo e elogiou a gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. “A minha responsabilidade, se já era grande, hoje é ainda maior. Se coube a JK [Juscelino Kubitschek], há 60 anos, permitir o reencontro do Brasil com desenvolvimento, coube a Tancredo [Neves], 30 anos depois, fazer o país se reencontrar com a democracia.

 Outros 30 anos se passaram, agora vamos conduzir o país à decência.”, disse. Para Aécio, o controle da inflação está sendo perdido, além de mencionar as denúncias de irregularidades envolvendo a Petrobras. “No lugar de um novo e prometido salto, perdemos o rumo. Inflação está de volta atrasando a agenda nacional.

 O Brasil não aceita mais o Estado cooptado e aparelhado. Quer o fim dos escândalos em série e corrupção endêmica. Por todo território nacional, vemos um enorme cemitério de obras inacabadas”, disse. O ex-governador de São Paulo e ex-ministro da Saúde, José Serra, disse que a candidatura de Aécio representa as mudanças que o Brasil deseja. “Nós acreditamos em valores que constroem e precisamos saber conviver com as diferenças. O PSDB não nasceu para destruir e sim para servir ao país.

 Os brasileiros querem mais verdade, tolerância, competência e não mais frustrações”, disse Serra, que foi o candidato do PSDB nas eleições presidenciais de 2010. Na avaliação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o momento é de ouvir a voz do povo. “É preciso ouvir a voz das ruas que clamam por mudança e que cansaram de corrupção, mentira e distanciamento do povo. Aécio sabe ouvir a população, sabe atrair as pessoas, porque sentem confiança nele. Nós precisamos ganhar a confiança do povo que quer um futuro diferente”.

 O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB) ressaltou que os brasileiros pedem mudanças, criticou a gestão de Dilma Rousseff e disse que o cenário eleitoral é diferente do da última campanha em 2010. “Não nos conformamos com a volta da inflação e os brasileiros estão chocados com as notícias de corrupção”, disse. Estiveram presentes na convenção os governadores Geraldo Alckmin (São Paulo) e Beto Richa (Paraná). Nascido em 10 de março de 1960, em Belo Horizonte, Aécio Neves é economista pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais. 

É filho de Inês Maria e do ex-deputado federal Aécio Ferreira da Cunha e neto do ex-presidente da República Tancredo Neves e do deputado federal Tristão da Cunha. Foi eleito senador da República por Minas Gerais em 2010. Governou o estado por dois mandatos (2003 a 2010) e foi deputado federal por 16 anos, tendo presidido a Câmara dos Deputados. Aécio Neves foi eleito presidente nacional do PSDB em de maio de 2013. (Flávia Albuquerque e Bruno Bocchini - Repórteres da Agência Brasil. Edição: Carolina Pimentel )

Aberta oficialmente a moagem de cana-de-açúcar da Coagro

Safra 2014: Expectativa é alcançar 800 mil toneladas e produção de 1,2 mil sacas de açúcar

Foto:Marcelo Esqueff/Ururau.

Aberta oficialmente na tarde de sexta-feira (13/06) a moagem de cana-de-açúcar da Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro). Segundo informações do site Ururau a expectativa é de moer 800 mil toneladas do produto, com produção de cerca de 1,3 milhão sacas de açúcar e 28 milhões de litros de etanol.

Para marcar a data, foi realizada uma cerimônia na sede do parque industrial, situado no distrito de Goitacazes, em Campos dos Goytacazes,  onde foi apresentada a Licença de Operação (LO), com participação do presidente da Coagro, Frederico Paes, do secretário de Agricultura do Estado, Alberto Mofati, do ex-secretário da pasta e deputado Christino Áureo, além de representantes da Emater, produtores e funcionários da Coagro. O documento, emitido pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), torna a unidade como primeira usina antiga do Rio de Janeiro a receber a licença, das 22 que chegaram a existir no Estado.

“Este ano tivemos diversas dificuldades, mas é um motivo de orgulho imenso para nós da Coagro termos conseguido a licença. A usina, considerada velha, a vovozinha, precisou se adaptar a várias coisas para obter a licença. Foi uma conquista muito grande”, disse Frederico Paes, ressaltando que a safra começou na semana passada através de autorização do Conselho Diretor do Inea.

Frederico explicou que a safra deste ano teve uma perspectiva de quebra na ordem de 20%, em função da seca de janeiro e fevereiro, mas acredita-se que vai permanecer em 5 a 10 porcento já que choveu um pouco em abril, maio e junho.


“Atribuímos a quebra de safra principalmente ao clima e até mesmo a falta de capacidade de investimento dos produtores já que estamos com três anos de preço baixo de açúcar e álcool, e consequentemente de cana-de-açúcar, e também a poucos investimentos que os produtores não tiveram recursos pra fazer, mas em contra partida, não vai cair mais devido aos convênios que foram firmados, inclusive com a Secretaria de Agricultura, no tocante ao plantio de cana”, justificou o presidente da Coagro acrescentando que, já plantados, para a safra do ano que vem, 2.500 hectares através de convênio firmado com a Caixa Econômica Federal, Agência Estadual de Fomento (AgeRio) e Secretaria de Agricultura do Estado e, a meta é chegar a 5 mil hectares. (Da redação com informações do site Ururau e postagem da jornalista VALQUÍRIA AZEVEDO)

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Três pessoas ficam feridas em acidente na RJ-224, próximo a Floresta

Entre as vítimas está um bebê de 1 ano e oito meses

Três pessoas ficaram feridas em acidente ocorrido no início da tarde desta quinta-feira (12-06), na RJ-224, próximo a Floresta, em São Francisco de Itabapoana. Por volta das 12h30, Tais da Silva Cerqueira, 25 anos, perdeu o controle do Uno amarelo e saiu da pista. No carro estava, além de Tais, o bebê de 1 ano e oito meses, filho da motorista e um adolescente de 14 anos.

Após o acidente todos foram levados pelo Resgate de São Francisco de Itabapoana para o Hospital Manoel Carola. O adolescente Laécio Rangel teve alta e já foi liberado. Tais e o filho Bernardo tiveram escoriações pelo corpo, e estariam fora de perigo, entretanto, devido à pancada na cabeça, ambos foram levados para o Hospital Ferreira Machado para serem submetidos à tomografia computadorizada.


Tais é funcionária da Casa do Campo, em São Francisco de Itabapoana. O Blog deseja que mãe e filho se recuperem desse acidente, e que logo estejam em casa para receberem o carinho da família. 

Da redação do Blog
Foto: Júnior "Bailão" para o Blog do Paulo Noel

Descaso: moradores de São Francisco podem ficar sem ver a Copa devido a piques de energia elétrica


Em Travessão de Barra população
reclama da energia precária
Moradores do distrito de Travessão de Barra e comunidades vizinhas, em São Francisco de Itabapoana, corem o risco de não assistir ao jogo de abertura da Copa do Mundo pela TV. A população estão sofrendo com os constantes piques de energia elétrica. “Faz oito dias que a energia está horrível, são piques a todo o momento. Temos vizinhos que já tiveram problemas com aparelhos queimados. Vamos ter que acionar a Ampla na Justiça”, disse revoltada Maria das Neves Gonçalves dos Santos, 60 anos, moradora de Praça da Fé.

O presidente da Amoratra – Associação de Moradores de Travessão de Barra – Vidal Viana disse que a energia em Travessão de Barra está um caos. “É inadmissível esse descaso com a população. Nós da comunidade estamos revoltados com a concessionária Ampla. Estamos há mais de uma semana convivendo com uma energia precária. E nós moradores estamos ligando para a concessionária e não se resolve nada”, disse o presidente.

O Blog espera que o problema seja solucionado o mais rápido possível, e que a concessionária ponha um ponto final nos problemas com a energia elétrica em São Francisco, que não são poucos. O Blog se coloca a disposição da Assessoria de Imprensa da Concessionária ou até mesmo da Superintendência Regional para os esclarecimentos.

Agenda cultural: festas do fim de semana







Abertas inscrições para venda de produtos da agricultura familiar ao governo federal

Estão abertas as inscrições para habilitação e apresentação de propostas para a 1ª Chamada Pública de 2014, visando a compra de produtos da agricultura familiar pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Serão adquiridos arroz, feijão, fubá de milho, flocos de milho, farinha de mandioca, macarrão e farinha de trigo. As organizações de agricultores familiares interessadas em participar da licitação devem encaminhar os documentos solicitados às Superintendências Regionais da Conab.

No entanto, é preciso estar atento às regras. É necessário enviar a documentação solicitada em  dois envelopes. No primeiro, a associação deve apresentar: cópia do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, Inscrição e Situação Cadastral (CNPJ) da organização fornecedora proponente; cópia ou extrato da Declaração de Aptidão ao PRONAF – DAP Jurídica para associações e cooperativas de agricultores familiares; cópia da Certidão Negativa de Débito Trabalhista – CNDT; cópia do Estatuto Social e Ata de posse dos atuais gestores da Entidade proponente, registrados, no caso de cooperativas, na Junta Comercial ou, em se tratando de associações, no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Tratando-se de outros empreendimentos familiares, cópia do Contrato Social, registrado em Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas; e cópia da Carteira de Identidade e do CPF do representante legal da Entidade proponente.

Além desses documentos, ainda é preciso enviar amostras dos produtos a serem comercializados, para avaliação prévia quanto à sua apresentação e qualidades. Já o segundo envelope deverá conter a proposta de venda apresentada pela entidade. O limite de venda por agricultor familiar (DAP pessoa física) é de R$ 8 mil por ano

Os envelopes podem ser enviados até às 12h do dia 18 deste mês, não necessariamente juntos. Aqueles que tiverem interesse em participar dos avisos lançados pelas Superintendências Regionais do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro precisam estar atentos aos horários diferenciados, principalmente quanto ao dia 18, que é até as 10:00 horas.

As Chamadas Públicas serão realizadas em 19 Superintendências Regionais da Conab. A abertura das  propostas está prevista para as 14:00 horas do dia 18 de junho, com exceção de  Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, com abertura prevista para às 10:00 horas do mesmo dia.

Outras orientações para o processo licitatório podem ser encontradas no site da Conab. (Flávia Agnello/ Conab)

"Saúde Mais Perto de Você" em Quebra Cangalha neste sábado


A Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana vem promovendo periodicamente, o evento "Saúde Mais perto de você", com serviços e atendimentos preventivos em localidades do município. Neste sábado, 14 de junho, é a vez da comunidade de Quebra Cangalha receber o evento, a partir das 8 horas da manhã.

Para a ação na localidade, uma equipe composta de médico, dentista, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde vai oferecer atendimento médico, coleta de preventivo, vacinação, aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

"Temos nos preocupado em humanizar cada vez mais a saúde de nosso município. O acesso à saúde é um direito de todos e estamos nos empenhando em prol deste objetivo," informou o secretário de Saúde, Jaime Tinoco.

A Secretaria de Saúde divulgou ainda a programação de mais uma edição do evento no dia 28 de junho em Lagoa Feia. (ASCOM - SFI)

"É hora de começar", diz Felipão em último treino antes da estreia

O técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Luiz Felipe Scolari, disse ontem  (11) que já está ansioso para o time entrar em campo. A seleção estreia nesta quinta (12), na Copa do Mundo, contra a Croácia, na Arena Corinthians

“A gente passa cinco, sete, dez, 14, 15, 20 dias treinando. Meus Deus, é uma angústia só. Tá na hora de começar e pronto e colocar em prática aquilo que foi treinado”, disse Felipão, ao lado do jogador Neymar, na última entrevista coletiva antes da estreia.

Os jogadores fizeram um reconhecimento do campo da arena, conhecida como Itaquerão. A última atividade foi um treino com bola parada, quando Neymar marcou quatro gols.

A presidenta Dilma Rousseff enviou carta para a seleção em que diz que o mundo sabe que os jogadores brasileiros são os melhores e que eles têm “alegria nas pernas, ginga no corpo e improviso desconcertante”. Ao fazer votos de que cada um deve jogar o que sabe, a presidenta destacou que isso “é o suficiente para a vitória”. A presidenta participa, nesta quinta-feira (12), da cerimônia de abertura da Copa, na Arena Corinthians, ao lado de 11 autoridades estrangeiras.



quarta-feira, 11 de junho de 2014

Naldo Benny e Bonde Sertanejo no Festival do Maracujá



A Secretaria Municipal de Turismo confirmou as atrações do Festival do Maracujá, um dos mais tradicionais eventos de São Francisco de Itabapoana. A festa, que acontecerá de 17 a 20 de julho de 2014, terá as participações do cantor Naldo Benny e da Banda Bonde Sertanejo. O show de Naldo, uma das grandes sensações da musica pop brasileira, será na sexta-feira (18), já o Bonde Sertanejo se apresenta no sábado (19). A programação completa ainda será divulgada. O evento está em sua 28ª edição, e é realizado em parceria entre a Amoratra – Associação de Moradores de Travessão de Barra – e a Prefeitura de São Francisco. O espaço do Campo de Futebol, onde acontece o evento, é cedido pelo Travessão Esporte Clube.


Festa da Roça neste fim de semana em Guaxindiba



Neste fim de semana a Primeira Igreja Batista de Guaxindiba se mobiliza para a realização de um evento que já caiu no gosto da população de São Francisco de Itabapoana. Em sua quinta edição a Festa da Roça se tornou uma referência em festa caipira em nossa cidade. O espaço virou uma ótima oportunidade de lazer e entretenimento para as famílias, especialmente por ser um evento religioso, onde todos se confraternizam sem venda de bebida alcoólica.

A estrutura do evento cresce a cada ano com som e iluminação de qualidade, parquinho para as crianças, exposição de animais, praça de alimentação com as mais variadas comidas típicas e shows de louvou com Leandro Marques, Rodrigo Dias, Tonny e Rhael e Ministério Sacerdotes.

Os preparativos estão a todo vapor, como se vê nas imagens. Segundo o pastor Rodrigo Rocha, pastor da PIB de Guaxindiba, cerca de 350 membros da igreja estão envolvidos no evento.



SMEC realiza evento com alunos e professores em comemoração à Copa do Mundo

A Secretaria de Educação e Cultura (SMEC) de São Francisco de Itabapoana realizou na manhã desta quarta-feira (11-06) um evento em comemoração ao início da Copa do Mundo de Futebol. Faltando apenas um dia para o início do Mundial professores e alunos da Rede Municipal vestiram as cores do Brasil e foram para as ruas manifestar a sua paixão pela seleção brasileira.


A manhã começou com uma passeata na Avenida Edenites Viana indo até a Praça de São Francisco. Na Praça houve apresentação de danças e muita torcida pelo Brasil, que estreia na copa nesta quinta-feira, às 17 horas, na Arena Corinthians em São Paulo, contra a Croácia.

Fotos: Francisco Sávio para o Blog do Paulo Noel

terça-feira, 10 de junho de 2014

Conselho Municipal de Segurança realiza reunião itinerante em Sossego

Durante encontro, realizado na AMASS, delegada diz que polícia não tem poderes divinos. "É preciso que a comunidade informe a Polícia através do disque denúncia".

A reunião aconteceu às 10 horas desta terça-feira, 10, na sede da AMASS - Associação de Moradores e Amigos de Sossego e Sonhos e foi dirigida pelo presidente do Conselho de Segurança Pública de SFI,  Romário Teixeira Bernardo, que ressaltou os objetivos da reunião tendo como tema exclusivo segurança pública. 

Sobre os crimes de arrombamentos de casas nas Praias de Sossego e Sonhos, prática observada com frequência   no litoral de São Francisco de Itabapoana a delegada titular da 147ª DP Legal de São Francisco de Itabapoana, Ivana Morgado, disse que a Polícia não tem poderes divinos. “É preciso que a comunidade estabeleça um canal de comunicação com a Polícia através do disque denúncia. Viu um arrombamento avise a polícia. Esse procedimento ajuda a polícia a investigar e chegar aos arrombadores”.

Outro tema discutido foram as inúmeras rotas de fugas que existem no município, com destaque para a necessidade de ser reinstalado o posto policial da divisa dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Sobre este tema, o comandante da 3º Cia de Polícia Militar do 8º BPM, Oficial Aspirante Carmo, disse que está sendo providenciado. “Temos conhecimento da importância deste posto na divisa e vamos reativá-lo”, disse. Só não revelou em que data.

Sobre o tráfico de drogas, a delegada Ivana Morgado acabou fazendo uma “palestra” para os adolescentes e jovens, que estavam em grande número na reunião.  

“O usuário é fundamental na engrenagem do tráfico. Ele não só mantém, ele é atuante é participante. Vocês não tem noção da desgraça social que o usuário faz, não só na família desses traficantes "pés de chinelos" presos, mas nas famílias de vocês que vão sofrer as consequências desse uso. É uma coisa que muita gente perde o controle, principalmente quando se envolve com as drogas mais pesadas como o craque”, disse.

Em Seguida a delegada deixou um alerta a quem está iniciando no mundo das drogas. “É preciso repensar e se inspirar nos bons exemplos das pessoas que produzem honestamente, que trabalham nas mais variadas profissões”, diz.

A delegada abordou também a participação dos jovens em alguns crimes. “Muitos deles pensam que vão ficar impunes por ser menor de idade. Sobre as questões de indisciplina nas escolas fez o seguinte comentário: “Não se trata apenas de indisciplina. Estamos falado de um ato infracional que é o crime praticado pelo adolescente. Não só as brigas entre os colegas, mas as ameaças aos professores, os danos ao patrimônio público, tudo isso é ato infracional”, revelou.

Representando o prefeito Pedrinho Cherene, o chefe de gabinete do governo municipal, Roberto Pinheiro Acruche também deu uma importante mensagem com relação ao tema aos jovens.

O presidente da Emtransfi Empresa Municipal de Trânsito de São Francisco de Itabapoana, Coronel Amilton Barreto, explicou o porquê da restrição a veículos pesados na ponte de Sossego, sobre o Rio Guaxindiba, assunto provocado por uma moradora. Embora fora do contexto da reunião que tratava de segurança pública, o Coronel Amilton Barreto explicou que a prefeitura está cumprindo uma decisão do Tribunal de Justiça.  

“Alguns desordeiros retiraram as manilhas do centro do acesso da ponte que impedia o trânsito de veículos pesados. Voltamos e colocamos de novo. Agora chegamos à conclusão que temos que fixar a manilha para que não seja mais retirada”, comentou.

“É importante que a comunidade saiba que a ponte foi parcialmente interditada por questões de segurança. Ela está com a estrutura comprometida e não suporta peso acima de 3,5 toneladas. Por isso interditamos. Você poderia questionar: Então porque não se constrói outra ponte?  Nós temos problemas ambientais, os órgãos ambientais não permitem que mexemos naquela ponte”, disse.

Amilton disse que a solução é a construção de uma outra ponte mais acima que deverá sair com um novo traçado através da Rodovia 196, que estará chegando com a Ponte da Integração, unindo os municípios de São João da Barra a São Francisco de Itabapoana.

O comandante da 3º Cia de Polícia Militar de São Francisco de Itabapoana fez um alerta aos jovens de que está proibido por Lei, pilotar as motos chamadas “cinquentinha” sem a carteira de habilitação. “De 10 condutores destes veículos, 9 não tem habilitação. Eles são informados pelos vendedores de que estas motos podem ser pilotadas sem habilitação, o que não é verdade. Se forem pegos, as motos serão recolhidas”, disse Carmo.




São Francisco com o Brasil rumo ao hexa

Blog abre espaço para internautas enviarem fotos da ornamentação para a copa

O Blog abre espaço para a paixão do Brasileiro pelo Brasil. A seleção está em sua caminhada rumo ao Hexa. Demorou para o brasileiro incorporar o espírito da copa, talvez em função das manifestações, greves, suspeitas de desvio de dinheiro na construção de estádios e obras atrasadas nas cidades sede. Apesar disso tudo a paixão já é visível nas bandeirinhas, na ornamentação e na vontade de ver a nossa seleção.

Portanto esse espaço é pra você, que fez a sua parte para torcer pelo Brasil. Faça uma foto da ornamentação de sua casa, rua, ou mesmo uma foto de sua galera vestida de verde e amarelo, pois essa foto pode parar aqui, nessa postagem. As imagens podem ser enviadas para o e-mail radiosaofrancisco@gmail.com, e vamos lá Brasil, rumo ao Hexa!!!

Casa de Ronaldo Pipoqueiro na Rua da Jaca 2 (Foto enviada por Camila Ventura)
Escola Estadual Agostinho Chryzanto de Araújo em Santa Clara (Foto enviada por Mari "da Cedae")
Foto enviada pela internauta Vanessa Freitas
Alunos da Rede Municipal em evento da SMEC na Praça de São Francisco
Escola Municipal Moranguinho, em Santa Clara.
Escola Municipal Moranguinho em Santa Clara (Fotos enviadas por Margareth Miranda e Michele Santos)
A equipe do Cartório do Ofício Único de São Francisco de Itabapoana, rumo ao hexa.
Funcionários da Escola Municipal Maria Joaquina do Espírito Santo em Praça da Fé (fotos enviadas pela diretora Fernanda Faria)
Galerinha animada da Escola Municipal Maria Joaquina do Espírito Santo em Praça da Fé

Greve dos vigilantes chega ao fim após 43 dias


Chegou ao fim na manhã desta terça-feira (10/06), depois de 43 dias, a greve dos vigilantes do Norte e Noroeste Fluminense. Aproximadamente 2.600 profissionais atuam em diversas instituições de Campos e Região. A categoria retorna ao trabalho nesta quarta-feira (11).

A pauta de reivindicação da categoria era de reajuste de 10% do ganho real, ticket de alimentação no valor de R$ 20, plano de saúde e redução na carga horária de trabalho para 44 horas, entretanto a categoria decidiu aceitar a proposta das empresas de vigilância de 8% do reajuste e ticket de alimentação no valor de R$ 13.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Vigilantes do Norte e Noroeste Fluminense, Luiz Carlos da Rocha, ainda não foi estipulado um prazo para o julgamento do dissídio. “Devido aos transtornos causados à população, a Federação dos Vigilantes suspendeu o movimento e voltará a discutir a pauta de reivindicações em setembro.” O presidente explicou que nenhum funcionário será prejudicado financeiramente por conta da greve. “Nada será descontado dos vigilantes, que ficarão com 8% do reajuste. O valor do ticket voltou para R$ 13,00.”

Da redação do Blog, com informações da Folha da Manhã e Ururau

Ex-governador que sancionou a Lei da emancipação de São Francisco morre no Rio

Marcelo Alencar tinha 88 anos e morreu em casa, em São Conrado, Zona Sul.


Conhecido até então como Sertão de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana conquistou sua emancipação político-administrativa no dia 18 de janeiro de 1995, mediante assinatura da Lei nº 2.379 pelo então governador Marcelo Alencar.

O ex-governador do Rio de Janeiro Marcello Alencar morreu na madrugada desta terça-feira (10), como informou o Bom Dia Rio. Segundo informações do Deputado Estadual Otávio Leite (PSDB), Marcello Alencar morreu em casa, por volta das 4h20, em consequência de três AVCs. O político faleceu em casa, em São Conrado, Zona Sul do Rio. Ainda não há informações sobre o sepultamento.

Alencar foi advogado de presos políticos e governou o Rio de 1995 a 1999. Ele também foi senador pelo antigo estado da Guanabara e prefeito do Rio em duas ocasiões. O ex-governador também foi presidente do PSDB do Rio por duas vezes; o primeiro mandato de 1993 a 1995, e o segundo de 2001 até 2005.


A morte foi confirmada pelo deputado estadual Luiz Paulo (PSDB) em sua conta no Facebook. "É com pesar que informo a morte do ex-prefeito do Rio e ex-governador Marcello Alencar, aos 88 anos, na madrugada desta terça-feira. Tinha Marcello Alencar como um honrado e respeitado homem público, além de grande líder. Meus pêsames à família e aos muitos amigos que deixa", escreveu o parlamentar. (Da redação com G1)

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Entrega de material didático em São Francisco


Foi realizada, na última quinta-feira (05/06) a entrega de material didático para creches e escolas em São Francisco de Itabapoana. O evento aconteceu no auditório do Colégio Estadual São Francisco de Paula, no Centro, e foi dividido em duas etapas, tendo início às 9h e às 13h. O prefeito Pedrinho Cherene esteve presente, acompanhado da secretária de Educação e Cultura, Kátia Regina Martins.

A rede municipal de Educação renova sua proposta de ensino e aprendizagem, investindo na educação infantil. Através da entrega de livros didáticos e material pedagógico, a SMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura), busca melhorias na aprendizagem e socialização das 1747 crianças matriculadas na rede, na faixa etária entre 2 e 5 anos. O material, ferramenta essencial para as práticas de ensino tradicional e lúdico, será distribuído entre as 11 creches e 50 escolas situadas no território municipal.

Após a cerimônia formal de entrega do material, houve palestra sobre as formas de utilização, em sala de aula, dos livros e brinquedos recebidos. As orientações foram ministradas por pedagogas enviadas pela editora FTD, responsável pela produção e distribuição do material.

Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Kátia Regina Martins, a entrega de material desse gênero, sem precedentes no município, é de grande importância para a evolução da rede de ensino. “Nessa trajetória, de vivência e experiência na rede municipal de ensino, tenho a honra de participar desse acontecimento inédito e poder entregar esses recursos, como brinquedos e livros didáticos, fundamentais para o processo de aprendizagem das nossas crianças”, destacou Kátia.


O prefeito Pedrinho Cherene, oportunamente, frisou a importância dos professores e demais profissionais da rede municipal, agradecendo seu empenho e comprometimento. “Temos acompanhado os reflexos positivos do trabalho de nossos profissionais da educação. Desejamos aprimorar ainda mais este trabalho com o material que entregamos hoje. Somos o terceiro município do estado a entregar esse material, reafirmando nosso compromisso com a educação”, concluiu o prefeito. (Ascom-SFI)

Prefeitura lança obras em três postos de saúde de São Francisco


Em Floresta o posto será construído nesse local
A prefeitura de São Francisco de Itabapoana lançou, nesta semana, obras de construção e reforma de unidades básicas de saúde (UBS) nas localidades de Bom Lugar, Floresta e Imburi. A verba foi obtida através de Emendas Parlamentares e viabilizada pelo Projeto Federal Requalifica UBS. O governo municipal também entra com contrapartida. Cada unidade de construção representa um investimento de cerca de R$ 530 mil. Deste total, R$ 122 mil é de investimento próprio do município que também disponibiliza a área. Já a obra de reforma é de quase R$ 300 mil. O prazo médio para conclusão é de 120 dias.

Nas comunidades de Floresta e Bom Lugar estão sendo construídas duas novas UBS. O antigo Posto de Saúde de Bom Lugar, inclusive, já foi demolido para a reconstrução da nova unidade no mesmo local. Já no Imburi a obra é de reforma.

Tudo está sendo feito de acordo com o Projeto Requalifica UBS. Trata-se de um novo padrão exigido pelo Ministério da Saúde que propõe uma estrutura física das unidades básicas de saúde acolhedoras e dentro dos melhores padrões de qualidade que facilite a mudança das práticas das equipes de Saúde. 

Em Bom Lugar o antigo posto foi
demolido para a construção de um novo
Este novo padrão também prevê condições adequadas para o trabalho em saúde, promovendo melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica. Envolve ainda ações que visam à informatização dos serviços e a qualificação da atenção à saúde desenvolvida pelos profissionais da equipe. Todas vão contar com consultório médico e odontológico, sala de vacinas e armazenagem de medicamentos.


O prefeito Pedrinho Cherene disse que teve muito cuidado no momento de definir a aplicação dos recursos da Emenda. “Ao obtermos a verba, optamos pela reforma e construção destes postos porque eram ações urgentes e prioritárias. Com isso vamos passar a oferecer um atendimento de qualidade e dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde. É uma meta que vamos atingir já que nossa população merece o melhor”, defendeu Pedrinho. (Ascom-SFI)

Próximo fim de semana tem Festa da Roça na PIB de Guaxindiba



domingo, 8 de junho de 2014

Voyage roubado em São Francisco de Itabapona ainda não foi encontrado

O Voyage é branco mas com maçanetas pretas.
Quem encontrar favor manter contado com a polícia.
Placa LKG- 7878 de SFI.
Um veículo Voyage, ano 2014/2015, placa LRG-7878 de São Francisco de Itabapoana,  igual ao da foto, foi roubado na noite de sábado, 7, por volta das 20h30 quando estava estacionado em frente a um salão de beleza, no cruzamento do trevo de acesso à Praia de Guaxindiba com a Rua Daud Salomão Acruche, próximo à entrada de Boca da Areia.

Dois homens armados se aproximam do salão, quebram a porta de vidro e roubam jóias, além de levarem o veículo Voyage zero quilômetro diante do olhar de terror da cliente e da proprietária do salão que tinha fechado a porta de vidro para que eles não entrassem.

A que ponto chegamos: as informações dão conta de que o homem, que estava com o revólver, deveria ser menor. Foi ele, quem utilizando a arma, quebrou a porta de vidro, e com ajuda do parceiro adentraram ao salão provocando terror com as ameaças.


Familiares da cliente logo que souberam foram até o local. Apesar de buscas até a madrugada desde domingo, 8, inclusive com ajuda da polícia, não conseguiram localizar o veículo. Felizmente, tanto a proprietária do salão quando a cliente saíram ilesas deste episódio lamentável, apesar do trauma e do susto. A ocorrência policial foi registrada na 147ª DP Legal de São Francisco de Itabapoana.

Fomos informados que a proprietária do veículo ainda está pagando as prestações do consórcio que lhe possibilitou adquirir o veículo. Ela deu o lance, retirou o carro e tem pela frente muitas prestações. É lamentável: pessoas honestas, que trabalham e lutam com dificuldade para adquirir seus bens, são lesadas por elementos que vivem da prática de crime. Isso é Brasil. 

Até quando?

Amanheço o dia, neste domingo, 8, caminho até a padaria no Centro da cidade. Lá em conversa com amigos, como sempre faço, após comprar o pão para o café da manhã, tomo conhecimento de mais um ato de violência na cidade. Dois homens armados se aproximam de um estabelecimento comercial, um salão de beleza, quebram a porta de vidro e roubam jóias, além de levarem um veículo Voyage zero quilômetro da cliente do salão, tudo isso diante do olhar de terror da cliente e da proprietária do salão que tinha fechado a porta de vidro para que eles não entrassem. Este fato aconteceu por volta das 20 horas deste sábado, 7, no cruzamento do trevo de acesso à Praia de Guaxindiba com a Rua Daud Salomão Acruche, próximo à entrada de Boca da Areia.

Familiares da cliente logo que souberam foram até o local. Apesar de buscas até a madrugada desde domingo, 8, inclusive com ajuda da polícia, não conseguiram localizar o veículo. Felizmente, tanto a proprietária do salão quando a cliente saíram ilesas deste episódio lamentável, apesar do trauma e do susto. A que ponto chegamos: as primeiras informações dão conta de que o homem, que estava com o revólver, deveria ser menor. Foi ele, quem utilizando a arma, quebrou a porta de vidro, e com ajuda do parceiro adentraram ao salão provocando terror com as ameaças.

Não vamos citar os nomes das vítimas até por questão de preservá-las. Mas o fato, infelizmente aconteceu. Precisamos de penas mais “duras”, acabar com a maioridade penal aos 18 anos e punição para estes elementos quando presos. Os deputados em Brasília precisam mudar este código penal.  Se este menor for pego pela polícia, caso condenado pela justiça, deve ficar detido por no máximo 3 anos. Solto pode sair por aí, matando, estuprando e assaltando. São nossas Leis que só podem ser mudadas no Congresso. Mas, e os políticos o que estão fazendo?

A Constituição Federal, art. 228, o Código Penal, art. 27 e o Estatuto da Criança e do Adolescente, art. 104, asseguram a maioridade penal somente aos 18 anos, enquanto lei mais recente, o Código Civil de 2002, reduziu para 16 anos a maioridade civil; a lei eleitoral e a própria Constituição asseguraram a maioridade política a partir dos 16 anos, quando permitem aos jovens, nessa idade, escolher seus governantes. Nada acontece   enquanto continuamos reféns das Leis e dos bandidos. Até quando?