sábado, 26 de outubro de 2013

Entidades confirmam presença em audiência pública sobre porto do Açu

IFF, Uenf, Sindicato Regional dos Trabalhadores na Construção Civil, Conselho Regional de Corretores de Imóveis, Faetec e Cetep são algumas das instituições que confirmaram presença na audiência pública que a comissão especial para acompanhar a real situação dos investimentos no Complexo Logístico Portuário do Açu e a situação dos trabalhadores e colaboradores envolvidos no empreendimento promove no próximo dia 6, às 10h, na Assembleia Legislativa. Presidida pelo deputado estadual Roberto Henriques, a comissão convidou o empresário Eike Batista e a Codim, que participou da primeira audiência, no mês passado, para esclarecerem pontos referentes à desaceleração das obras e os rumos do investimento, o maior da América Latina no momento. Na tarde desta sexta-feira, 25, o deputado reuniu entidades da sociedade civil organizada de Campos e São João da Barra, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL) para mobilizar as entidades e organizar a pauta da audiência pública, que vai discutir todo o projeto do Açu e na sequência segmentar os temas porto, estaleiro e condomínio industrial.

Na primeira audiência, participaram a secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico e a Companhia de Desenvolvimento Industrial (Codin). O grupo EBX enviou correspondência à comissão  informando da impossibilidade de comparecimento de Eike Batista, justificada pelo fato de ser ele o interveniente do acordo de investimento com a EIG Holdings, cuja operação tinha prazo de conclusão para 20 dias. Por isso nova audiência foi marcada para o dia 6, convocando também os representantes da holding norte americana.

Na reunião da CDL, os representantes das instituições de ensino e de categorias profissionais concordaram que o assunto precisa ser esclarecido à população, para que novos rumos sejam tomados sem que haja expectativas contraditórias sobre o investimento. Mas todos concordaram também ser irreversível a construção do porto. “É uma questão de necessidade logística mundial. Não tem volta”, disse Roberto Henriques.


Para a audiência pública do dia 6, foram convidados também os prefeitos de Campos e São João da Barra, Rosinha Garotinho e Neco e os presidentes das Câmaras dos dois municípios, Edson Batista e Aluizio Siqueira. (Matéria produzida pela jornalista Julia Maria de Assis. Foto Wellington Brum )

Comentário do Blog


O Blog estranha o fato do prefeito do município de São Francisco de Itabapoana, Pedrinho Cherene e do presidente do Legislativo sanfranciscano, vereador Cláudio Viana não terem sido convidados para esta audiência pública. Afinal, São Francisco de Itabapoana recebe, também, impacto direto da construção do Super Porto do Açu, principalmente, agora, com a construção já licitada das obras da Ponte da Integração (a sugestão do nome é do blog) ligando os municípios de São João da Barra a São Francisco de Itabapoana. Com certeza esta discussão interessa as autoridades e as instituições sanfranciscanas.  Não se admite que este  município esteja fora de tão importante audiência pública. 

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Estudantes devem ficar atentos ao horário e local de prova

Faltando um dia para o início das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, os mais de 7,1 milhões de candidatos devem separar o material que precisam levar e garantir que estão com o endereço correto do local. O horário merece atenção especia.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Escritor sanfranciscano lança livro na comunidade onde nasceu Brejo Grande

Recebemos convite para lançamento do livro "O Dinheiro não compra o Amor" de Amarino Campos que será neste sabado, 26,  na Escola Municipal Ilda Muylaert de Machado em Brejo Grande, São Francisco de Itabapoana.


Bom dia Paulo Noel. Envio o convite do lançamento do livro do meu irmão "O Dinheiro não compra o Amor, para que você divulgue em seu blog e nos prestigie com sua presença, já que esse momento surgiu aí durante entrevista na Rádio São Francisco FM. Obrigada pelo apoio . Contamos com sua presença. Mailson dos Santos Campos.

Ação de odontologia marca o Dia do Dentista em São Francisco de Itabapoana


O Departamento de Odontologia de São Francisco de Itabapoana realizou, na tarde desta quarta-feira (23/10), um evento em frente ao Hospital Municipal Manoel carola, em Ponto de cacimbas, para lembrar o Dia do Dentista, comorado em 25 de outubro.  O evento foi dedicado ao público infantil e contou com a participação de alunos da Escola Municipal Domingos santos.

A ação envolveu atendimento odontológico, com a presença de uma unidade móvel de saúde, e distribuição kits preventivos e de folhetos informativos com orientações sobre saúde bucal. Também aconteceu escovação supervisionada e aplicação de flúor, além de teatro sobre saúde bucal, provido pelo Estratégia Saúde da Família de Travessão de Barra.

– O evento foi realizado em comemoração pelo Dia do Dentista e, também, para celebrar o mês das crianças. Por esse motivo direcionamos o atendimento apenas ao público infantil, obtendo grande sucesso – destacou Rina Jassus, coordenadora municipal de Odontologia.

O vice-prefeito Amaro Barros participou do evento, juntamente com vereadores e funcionários da Secretaria Municipal de Saúde.


Fotos e informações: Ascom-SFI

Escola Estelita organiza Jornada Pedagógica


Recebemos e-mail do diretor da Escola Municipal Estelita de Araújo Crespo de Praça João Pessoa, Cícero Gomes de Lemos, com informações sobre a I Jornada Pedagógica. Confira:

A E.M. Estelita de Araújo Crespo, vem por meio deste divulgar a I Jornada Pedagógica que irá acontecer nos dias 31 de Outubro e 01 de Novembro do correte ano. Contamos com a presença deste blog e da emissora de Rádio São Francisco FM para realizar a cobertura do evento. A Unidade Escolar já fechou parceria com a Secretaria de Saúde, UENF, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Educação, AMPLA, Centro Cultural Tabernart, entre outros...

Cícero Lemos

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Incêndio destrói loja de móveis de luxo em Campos

O proprietário da Loja FEMAC Móveis,  Edvar Chagas não sabe informar, ainda, onde o fogo teria começado. Ele estaria em estado de choque. O prejuízo pode chegar a R$1 milhão. Mas felizmente ninguém se feriu, já que deu tempo os funcionários saírem. 

A loja está localizada na Avenida Alberto Lamego em Campos dos Goytacazes. O incêndio teria começado por volta das 15 horas desta quarta-feira, 23, pelos fundos da loja. O combate ao fogo pelo Corpo de Bombeiros teve que ser interrompido por falta de água nos caminhões. Mas, a prefeitura de Campos dos Goytcazes prestou auxilio enviando caminhões pipas. 

Um  hidrante estaria com problemas o que prejudicou o trabalho dos bombeiros. Segundo informações do 5ª GBM, caminhões do Corpo de Bombeiros de São Fidélis e São João da Barra estão a caminho.

Este  incêndio acontece menos  de 12 horas depois de um fogo em grandes proporções atingir quatro lojas no Centro de Campos.

Segundo informações, quando os funcionários perceberam as chamas, esvaziaram a loja imediatamente. Ninguém ficou ferido.



As chamas atingiram toda a loja, e ainda, segundo os bombeiros, corre o risco de atingir as casas vizinhas. Os vidros das lojas foram quebrados para o resfriamento do local. (Da redação com informações do site da Folha da Manhã e do site Ururau. Fotos da Folha da Manhã.)


Promoção Social traça plano de combate ao Trabalho Infantil em SFI

A Secretaria do Trabalho, da Assistência e Promoção Social de São Francisco de Itabapoana organizou, nesta quarta-feira (23/10), uma reunião no auditório do Colégio Estadual São Francisco de Paula, para tratar de estratégias e metas para o combate ao trabalho infantil no município.

Os agentes comunitários de saúde participaram e receberam orientações para o preenchimento de formulários, durante as visitas à população, levantando números reais e atuais sobre o trabalho infantil em São Francisco. A iniciativa responde a uma solicitação do Ministério Público para viabilizar informações atualizadas do trabalho infantil no município.

A secretária de Promoção Social, Deyse Teixeira, destacou a importância do trabalho da Promoção Social em conjunto com os agentes comunitários, somando esforços para a boa execução da tarefa.

Na oportunidade, os profissionais da Promoção Social ainda apresentaram o trabalho do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), e apontaram que o levantamento de dados atualizados é o primeiro passo para traçar estratégias eficazes no combate ao trabalho infantil em São Francisco de Itabapoana.


Ascom-SFI

Sinalização horizontal da RJ-224 solicitada ao DER-RJ

Em ofício enviado nesta quarta-feira, 23, ao DER-RJ Departamento de Estrada de Rodagens do Estado do Rio de Janeiro, o deputado Roberto Henrique (PSD) solicita ao diretor do departamento de Operação, Monitoramento e Controle de Trânsito do DER-RJ, José Hylen, obras de conservação e sinalizações para as rodovias RJ-224, que liga o Distrito de Travessão, 7º distrito de Campos dos Goytacazes a São Francisco do Itabapoana, e para as RJ's 232 e 196, estradas também no território de São Francisco de Itabapoana.


“A via, que se encontra em situação precária, tem baixa visibilidade e vem causando acidentes gravíssimos e ceifando a vida de muitos que por ali circulam”, afirmou o deputado estadual Roberto Henriques. (Da redação com informações da Ascom )

Caminhada em prol da prevenção do câncer de mama e colo de útero em SFI

O IEC (Informação, Educação e Comunicação) e o programa Saúde da Mulher, ambos ligados à secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana, irão promover uma caminhada alertando sobre os riscos do câncer de mama e de colo de útero. O evento acontece na próxima sexta-feira (25/10), às 9h, saindo do trevo das praias.


O objetivo da caminhada é sensibilizar a população sobre a importância das medidas preventivas que podem ser tomadas para evitar estas doenças.

O evento corrobora com a Campanha Mundial intitulada “Outubro Rosa", que visa a chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

O secretário de Saúde, Jaime Tinoco, alerta sobre a importância de se cuidar durante o ano todo. “É importante a mulher estar alerta durante o ano inteiro, não apenas no mês de outubro. O câncer é uma doença que cada vez ceifa mais vidas. A prevenção é o melhor remédio,” afirmou o secretário, que também é médico.

Outubro rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.


A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

Ascom-SFI

Tudo pronto para mais um Deus é Show

"Buscamos com o evento a evangelização, através da palavra de Deus que tanto precisamos", disse padre Lucas.  Programação será na Praça de São Francisco, no Centro da cidade.
  

Tudo pronto para o 12º Deus é Show, evento católico que será realizado em São Francisco de Itabapoana no dia 27 de outubro, próximo domingo, no palco que será montado de frente para a Igreja de São Francisco de Paula, no mesmo local da Festa do Padroeiro.

Em entrevista ao jornal São Francisco é Notícia, da Rádio São Francisco FM, na manhã desta quarta-feira, 23-10, o padre Lucas Mendes, da Paróquia de São Francisco de Paula falou sobre o evento, que segundo ele terá algumas mudanças este ano.

"Este ano vai ser diferente. Vamos começar com a Santa Missa no domingo, às 18 horas. O mais interessante é que vamos unir o município inteiro, inclusive já tivemos a confirmação de pastores de outras denominações religiosas que virão prestigiar o show de Tony Alysson, como o pastor Ademir, da Primeira Igreja Batista de São Francisco e o pastor Rogério da Igreja Metodista de Santa Clara. Outros pastores com certeza virão também para o show religioso, além de todas as comunidades católicas espalhadas pelo município", disse.

A missa de abertura do evento será celebrada por três padres: padres Lucas, Luciano e Alex da paróquia de Barra do Itabapoana. "Será uma missa  com padres daqui mesmo, uma missa campal municipal", diz
 
Segundo o padre Lucas, a programação inclui, também,  a encenação teatral do grupo  Arte Servir.

"Vamos prestigiar os talentos regionais. Teve um ano, do Deus é Show, que contamos com um talento de um irmão da Igreja Batista, e , este ano estamos abertos para que outros participem", diz. 

Após a apresentação da cantora Débora Almeida aí sim, acontece o show tão esperado de Tony Alysson, que também será transmitido ao "vivo" pela Rádio São Francisco FM.


Sobre o cantor católico Tony Alysson, padre Lucas ressaltou que a escolha dele levou em conta os objetivos de evangelização do evento.

"Ele canta e simultaneamente faz orações em cima da música. Vai trazer este espírito de   evangelizar a juventude. Por ser jovem, e ainda por  sua simplicidade em tudo que ele coloca será um grande show",diz.

Segundo o padre Lucas, não será nada grandioso, mais tudo muito simples para trazer a palavra de Deus que tanto precisamos. "É isso que a gente busca", destaca.


O padre Lucas finalizou dizendo que vale  lembrar a importância de invocarmos o nome de Jesus sempre. "Estamos desde domingo, em nossa Paróquia, em oração contínua para que tudo corra bem no  evento para honra e glória de Nosso Senhor Jesus Cristo.


O secretário municipal  de Turismo, André Ricardo, presente também nos estúdios durante a entrevista à Rádio São Francisco FM, disse que considera importante a Secretaria de Turismo incentivar e apoiar eventos de tradição como o "Deus é Show".

"Assim como o turismo em geral, o turismo ecológico, a gente prega muito o turismo religioso que é de suma importância, e com certeza esta é a  visão também do prefeito Pedrinho Cherene", disse.

Para André Ricardo, o evento que será realizado próximo à Praça de São Francisco pode trazer alguns transtornos para os motoristas e falou sobre esta questão. "Em termos logísticos, de espaço, achamos que foi o melhor escolhido. Suportou bem  o show da Banda Anjos de Resgate e do cantor Péricles. Acho um bom local", diz.


André Ricardo disse também ter tido a oportunidade de conhecer o trabalho de  Tony Alysson. "Ele fala para as famílias e aos  jovens", disse André, fazendo um convite principalmente aos jovens para que prestigiem o evento.  

"O  ser humano precisa de mais amor e respeito, e disso o Tony fala e canta muito bem", comenta André.  


Sobre a segurança do evento, o Secretário de Turismo  já promoveu reuniões com o presidente da Emtransf -  Empresa Municipal de Trânsito Coronel Amilton Barreto e com o comandante da Guarda Civil Municipal, Sargento Ricardo e  todos estão preparados para organizar o trânsito na cidade. Disse também que contará com apoio da Policia Militar. 

Jovem vítima de acidente em SFI consegue vaga na UTI do HFM


O jovem José Diogo do Nascimento, 19 anos, vítima de um acidente ocorrido em Bom Jardim na noite de segunda-feira (21/10), foi internado na UTI do Hospital Ferreira Machado na tarde desta quarta-feira (23/10). O Blog noticiou aqui a falta de um leito de UTI para o jovem que se encontra em estado grave, respirando com a ajuda de aparelhos e em coma induzido. Apesar do quadro delicado, o pai de José Diogo, João José Nascimento, 51, motorista da Secretaria de Educação de São Francisco de Itabapoana, disse à reportagem do Blog que o rapaz está reagindo.

“Apesar de estar em coma induzido, sinto que meu filho responde aos estímulos. Ontem, durante a visita, falei muito para ele e percebi que ele estava entendendo, já que escorreram algumas lágrimas de seu olho. Vi meu filho praticamente morto na noite do acidente, mas o quadro que vi ontem me deixou animado e confiante em Deus que tudo terminará bem”, disse o motorista.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Dia do Dentista será comemorado com ação em São Francisco de Itabapoana


Em comemoração pelo Dia do Dentista, que é celebrado em 25 de outubro, o Departamento de Odontologia da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana realizará, nesta quarta-feira (23/10), um evento na praça em frente ao Hospital Municipal Manoel Carola, na comunidade de Ponto de Cacimbas. O início está previsto para as 13h e o atendimento será restrito ao público infantil por ser uma referência, também, ao mês da criança.

Além da presença da unidade móvel de odontologia (odontomóvel) com atendimento às crianças, haverá distribuição de brindes, kits preventivos e de folhetos informativos com orientações sobre saúde bucal. Também estão previstas escovação supervisionada e aplicação de flúor.

Está confirmada, ainda, uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura para a participação de alunos da Escola Municipal Domingos Santos. O núcleo do Estratégia Saúde da Família de Travessão de Barra irá promover um teatro sobre Saúde Bucal.


A ação do Departamento de Odontologiaem parceria com a Secretaria de Educação é a extensão de um trabalho que vem sendo realizado periodicamente no município, levando atendimento odontológico às escolas nas diversas comunidades nas áreas rural e litorânea de São Francisco. (Ascom)

Acidente na RJ-224 em SFI deixa motociclista em estado grave

Jovem é filho de motorista da Secretaria de Educação de SFI

Um acidente ocorrido por volta das 21 horas de segunda-feira, 21, na RJ-224 próximo a localidade de Bom Jardim, em SFI,  deixou gravemente ferido um jovem de apenas 19 anos, José Diogo do Nascimento que é filho do motorista João José Nascimento, 51, da Secretaria de Educação de São Francisco de Itabapoana.

Motociclista teria perdido o controle de direção da moto e caído no asfalto. Socorrido pela viatura resgate da saúde de SFI, José Diogo foi levado para o Hospital Ferreira Machado em Campos dos Goytacazes.

O detalhe é que José Diogo está em estado grave no Ferreira Machado precisando de internação urgente na UTI daquela unidade hospitalar que , segundo informações dos familiares, está sem vaga para atendimento.

Ele teve ferimentos na cabeça, no maxilar e no lado esquerdo do ombro. Está "entubado", conforme informações, aguardando uma vaga na UTI.


A que ponto chegamos.  Os hospitais da Região sem vaga para atendimento aos casos de emergência. A quem apelar? O que fazer para mudar este quadro? Será que teremos que aguardar o dinheiro do pré-sal, conforme anunciou ontem na televisão a presidente Dilma? Ou será que os recursos dos royalties não estão sendo suficientes para construção de mais hospitais? 

Definidos os classificados para a segunda fase do Campeonato de Veterano


A rodada do final de semana definiu as equipes que irão disputar a segunda fase do Campeonato Municipal de Futebol na categoria Veterano. Pela chave A, os classificados são Morro Bode, Praça, Amproab e Palmeirinha. Na chave B, garantiram vaga Valão Seco, Guaxindiba, Buena e São Francisco.

Na segunda fase, que terá início no próximo sábado (26/10), os confrontos serão no sistema mata-mata, em jogos de ida e volta, para que possam ser definidos os quatro semifinalistas e, consequentemente, os dois times que irão disputar o título da competição.

Promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, o Campeonato Municipal de Veterano reuniu na primeira fase 14 equipes, sendo que cada uma delas pôde inscrever 25 atletas, três entre 35 e 37 anos e o restante acima de 38 anos.

Resultado da última rodada da primeira fase

Nova Belém 2 x 1 Bom Jardim
Morro do Bode 2 x 1 Valão Seco
Praça 1 x 0 Guaxindiba
Barra O x W São Francisco
Travessão-Rio Minas 0 x 6 Buena
Amproab 2 x 1 Travessão de Barra
Palmeirinha 2 x 1 União da Ilha dos Mineiros

Classificação final da primeira fase

Chave A
1º - Morro do Bode - 12 pts
2º - Praça- 11 pts
3º - Amproab- 8 pts
4º - Palmeirinha- 8 pts
5º - Nova Belém- 7 pts
6º - Travessão-Rio Minas - 3 pts
7º - Barra- 3 pts

Chave B
1º - Valão Seco - 16 pts
2º - Guaxindiba - 15 pts
3º - Buena -14 pts
4º - São Francisco - 14 pts
5º - Bom Jardim - 10 pts
6º - União da Ilha dos Mineiros  - 9 pts
7º - Travessão de Barra- 7 pts

Confrontos da Segunda Fase

Sábado (26/10)
São Francisco x Morro do Bode
Buena x Praça
Palmeirinha x Valão Seco
Amproab x Guaxindiba

Sábado (02/11)
Morro do Bode x São Francisco
Praça x Buena
Valão Seco x Palmeirinha
Guaxindiba x Amproab

Ascom-SFI

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Porto do Açu: prefeitura de SJB recebe empresa Anglo American


Como parte da estratégia do prefeito José Amaro de Souza (Neco), de criar uma governança entre o poder público e o porto do Açu, a prefeitura de São João da Barra e a Anglo American, representada pelo gerente de Relações com Comunidades, Carlos Heinisch se reuniram na tarde desta segunda-feira (21), no Gabinete do prefeito para dar inicio a um relacionamento de comunicação e troca de informações, sócio econômico e ambiental.

A prefeitura de São João da Barra vem buscando para o município respostas sobre o andamento do projeto portuário do Superporto do Açu que desacelerou no início deste ano e, com isso, trouxe ao prefeito Neco uma preocupação com o futuro das obras e trabalhadores do município. Além disso, acarretou na redução da receita orçamentária da ordem de R$ 50 milhões, diminuindo a capacidade de gasto do poder público local.  
A partir de agora a Anglo irá conversar com alguns secretários municipais para realizar um monitoramento sócio econômico para saber como estava o município antes das obras, como esteve durante e como está o cenário de hoje.

De acordo com o secretário de Fazenda Ranulfo Vidigal, a questão relativa à prestação de contas da aplicação dos recursos da compensação ambiental deve merecer uma reunião especifica com vistas a permitir uma total transparência dos gastos nos projetos de cunho ambiental, econômico e social.

“Precisamos buscar a transparência de tudo que está ocorrendo no município, como andam as obras do complexo logístico do Porto do Açu, pois a população merece saber o futuro de nossa São João da Barra, há uma preocupação por parte de todos nós sobre essas questões, e é muito importante esclarecer ao povo do que está acontecendo”, disse o prefeito José Amaro de Souza (Neco). 

O novo sócio controlador da LLX, o fundo americano EIG, assegurou que dará continuidade ao projeto. No ano que vem, começa a funcionar o TX1, o terminal para embarque de minério de ferro extraído pela Anglo American, que será transportado de Minas até o porto por meio de um mineroduto que tem 525km. No TX2, canal aberto em terra, com possibilidade de abrigar 13 quilômetros de cais, já estão três indústrias fabricantes de tubos que ligam poços de petróleo a plataformas no mar. Já o estaleiro da OSX aparentemente se prepara para a montagem de plataformas encomendadas pela Petrobras e Wartsila, finlandesa fabricante de motoros para navios também tem uma área reservada. Como a vocação do TX2 é mesmo para a instalação de empresas que dão apoio à industria do petróleo, a expectativa agora é que atraia ao Açu empresas americanas do setor.


Participaram da reunião a secretária de Educação Leide Cristina; Assistência Social, Swany Pessanha; Fazenda, Ranulfo Vidigal; Planejamento, Sidney Salgado e outros representantes da pasta, Meio Ambiente, Marcos Sá, além do chefe de Gabinete Antonio Neves representando o prefeito José Amaro de Souza (Neco).

Palestra sobre cultura da melancia nesta terça-feira

A Secretaria Municipal de Agricultura de São Francisco de Itabapoana convida os produtores rurais para uma palestra, nesta terça-feira (22/10), às 19h, nos altos do Supermercado Dujuca, no centro da cidade. Na oportunidade, especialistas irão falar sobre a cultura da melancia. O evento, de acordo com o secretário de agricultura, Edmar Henriques, que já é produtor de melancia, faz parte de um projeto de incentivo à diversificação agrícola no município.

Cancelada visita técnica a cabeceira da ponte SFI a SJB

O feriado de hoje, 21-10, da construção civil, foi o motivo do cancelamento de uma visita técnica de autoridades de São Francisco de Itabapoana ao local onde será executada a obra da cabeceira da ponte ligando SFI a SJB, do lado do município sanfranciscano.

Antes da visita, estava agendada uma reunião para apresentação do projeto da ponte,  na sede da prefeitura de São Francisco de Itabapoana, da qual participariam o prefeito Pedrinho Cherene  com uma equipe do Consórcio que irá construir a ponte, juntamente com o superintendente do DER-RJ, engenheiro Ivan Figueiredo do Amaral e vereadores do Legislativo sanfranciscano.


Uma nova dada será anunciada pela Ascom SFI.

domingo, 20 de outubro de 2013

IFF entrega certificados a alunos do Projeto Inclusão Digital em SFI









Aconteceu na noite da última sexta-feira (18/10), na localidade Macuco, em São Francisco de Itabapoana, a entrega dos certificados do curso de informática educativa e básica. Promovido por meio de uma parceria entre o IFF, Associação de Moradores do Macuco e prefeitura de São Francisco, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, o curso formou 40 alunos.

Com 40 horas de carga-horária, o curso foi dividido em duas turmas, uma na faixa etária entre 10 e 14 anos e outra com alunos acima de 15 anos. As aulas foram ministradas em um laboratório móvel disponibilizado pelo IFF. O objetivo é democratizar o acesso a computadores e possibilitar a inclusão de jovens e adultos no cotidiano social, além de favorecer o acesso ao mercado de trabalho.

Na cerimônia, que aconteceu em um salão na área central da comunidade, estiveram presentes o vice-prefeito Amaro Barros, a secretária municipal de Educação e Cultura, Kátia Martins, o presidente da Associação de Moradores de Macuco, Calos Junior, a coordenadora pedagógica do IFF, Cristina Batista e os vereadores Alexandre Barrão e Claudinho Viana.


- Esse curso, com certeza, contribuiu para o aumento do desempenho escolar dos alunos que participaram e irá estimular o desenvolvimento integral e a percepção do papel do cidadão no espaço local e global – destacou a coordenadora do IFF. (Fotos e matéria da Ascom SFI - Maurício Barreto)

Saúde da Família de Gargaú realiza festa em homenagem às crianças

A Estratégia Saúde de Família (antigo PSF) de Gargaú promoveu, na tarde da última sexta-feira (18/10), um evento reunindo centenas de crianças na praça central da comunidade. 

A iniciativa teve por objetivo lembrar o Dia da Criança, comemorado em 12 de outubro. Diversas atividades foram desenvolvidas junto ao público infantil e foram distribuídos doces, pipoca, algodão doce, cachorro quente e brindes.

 O animador e humorista Lindroso do Recife comandou as brincadeiras. - O evento foi um sucesso e agradeço às agentes comunitárias de saúde, vigia noturno e funcionários de serviços gerais, que se empenharam sem medir esforços. Agradeço também aos comerciantes colaboradores da nossa localidade e a todos que contribuíram sem medir esforços - destacou a enfermeira responsável pelo ESF de Gargaú, Ilderli Campos de Alvarenga.

 O vice-prefeito Amaro Barros representou o prefeito Pedrinho Cherene, que cumpriu agenda na cidade do Rio de Janeiro. Também marcaram presença a secretária municipal de Educação e Cultura, Kátia Martins, o líder do governo na Câmara, vereador Marcelo Garcia, a coordenadora administrativa do Programa Agentes Comunitários de Saúde, Lilian Almeida (PACS), a coordenadora do PACS-II, Alcilane Machado, e a coordenadora do ESF de Guaxindiba, Ana Claudia Ribeiro da Silva. (Ascom SFI)