sábado, 22 de fevereiro de 2020

VÍDEO: Bispo emérito de Campos na UTI


Começa oficialmente o carnaval em SJB












O Carnaval 2020 foi aberto oficialmente em São João da Barra na noite desta sexta-feira, 21, pela prefeita Carla Machado, que entregou a chave da cidade ao Rei Momo Bruno Germano. Ele desfilou na Avenida em carro aberto ao lado da Rainha do Carnaval, Yara Gaiato. A festa foi comandada do palco montado na Rua Joaquim Thomaz de Aquino Filho, a Avenida do Samba nestes dias de folia, com a presença do vice-prefeito Alexandre Rosa e autoridades do município.

Ao som da Bandinha Pica-Pau, as luzes da decoração da avenida foram acesas, marcando o início do melhor carnaval de rua do interior do Estado do Rio. É a primeira vez que São João da Barra usa telões de led nos arcos da avenida. A ornamentação do carnaval, que tem como tema “Alegria de estar aqui”, tem como destaque as mensagens que falam sobre respeito e tolerância, que serão exibidas em oito telões de led e estampadas em 30 pirulitos e 105 guarda-corpos que enfeitam a Avenida do Samba. São mensagens de combate ao assédio e à homofobia e que exaltam a diversidade.

A prefeita Carla Machado deu as boas-vindas aos foliões e agradeceu aos conterrâneos e turistas. Ela destacou o desejo de um carnaval de paz. “Estamos inovando em tecnologia e segurança para proporcionar um carnaval inesquecível para todos. Mas é preciso, acima de tudo, respeito ao próximo e que tenhamos um carnaval de diversão, alegria, paz e harmonia”, disse Carla.

Até terça-feira a Prefeitura promove o carnaval na sede do município e em Atafona, Grussaí, Açu e Barcelos. São mais de 20 blocos e quatro escolas de samba, três na sede e uma no Açu.

Secom SJB (Fabrício Berto)


sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Colisão entre carro e moto em Santa Clara deixa dois feridos na tarde desta sexta




http://vnoticia.com.br/noticia/4357-colisao-entre-carro-e-moto-em-santa-clara-deixa-dois-feridos-na-tarde-desta-sexta


Bancos fecham na segunda e terça-feira de carnaval




Na Quarta-feira de Cinzas o início do expediente será às 12h
   
Publicado em 21/02/2020 - 09:12 Por Kelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil - Brasília
Os bancos vão ficar fechados na próxima segunda e terça-feira de carnaval. Na Quarta-feira de Cinzas (26/02) o início do expediente será às 12h, no horário local, com encerramento em horário normal de fechamento das agências, segundo informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento.

A Febraban orienta os clientes a utilizarem os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 24 ou 25 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (26). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão da Febraban é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Agência Brasil


Fique por dentro das dicas para um carnaval saudável e seguro




O carnaval é  uma das festas mais aguardadas do país. No entanto, para que o feriado não esteja associado a problemas, os foliões devem tomar alguns cuidados.
 

Neste ano, a disseminação do coronavírus pelo mundo tem preocupado os foliões. Não há circulação do vírus no Brasil, portanto, não existe restrição ou recomendações especiais para viagens em território nacional. Caso o destino da viagem seja o exterior, além de evitar a China, é preciso verificar junto à embaixada ou sites oficiais do país de destino quais as medidas recomendadas pelas autoridades de saúde locais, como vacinas.


De forma geral, o Ministério da Saúde orienta adotar medidas de precaução padrão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente antes de ingerir alimentos, após utilizar transportes públicos, visitar locais com grande fluxo de pessoas como mercados, shopping, cinemas, teatros, aeroportos e rodoviárias. Se não tiver acesso a água e sabão, use álcool em gel a 70%;

- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos e outros utensílios; 

- Evitar tocar mucosas dos olhos, nariz e boca sem que as mãos não estejam higienizadas;        

- Proteger a boca e o nariz com um lenço de papel (descarte logo após o uso) ou com o braço (e não as mãos) ao tossir ou espirrar.


Assédio Sexual


“Carnaval não é desculpa, a roupa dela não é desculpa, bebida não é desculpa” para o assédio. Esse é o mote da campanha do governo federal para prevenir o assédio sexual no período de carnaval — “Assédio é Crime. #NãoTemDesculpa”. A ação será realizada até o dia 29 de fevereiro, em resposta ao aumento dos registros de assédio sexual e violência contra a mulher nos dias de festa.

Assédio sexual é crime previsto em lei. A pena para importunação sexual pode variar entre 1 e 5 anos, sendo aumentada em caso de agravantes.


Segurança

A saúde, contudo, não deve ser o único cuidado dos foliões. Para evitar furtos de objetos pessoais, como joias e celulares, a recomendação é evitar carregá-los para as festas. Caso seja fundamental, não deixar nada visível e com acesso fácil a terceiros.

Para reforçar a segurança, esses objetos devem ser guardados nos bolsos da frente ou em algum tipo de compartimento fechado com botões ou zíper. Se quiser levar bolsa, o conselho é manter à frente do corpo, fechada e sempre à vista.

Antes de sair de casa, tenha certeza de que o celular está carregado e o mantenha em local seguro e discreto.

Mesmo que o folião opte por não levar nada para a festa, é necessário ter documento de identidade. O alerta da Polícia Civil é que a identificação é primordial para o caso de feridas ou confusões.


Crianças



Para evitar o desaparecimento dos pequenos foliões, a Polícia Militar do Distrito Federal disponibiliza, em seu site oficial, o crachá de identificação. O processo é fácil e rápido e pode ser feito em três etapas.

Segundo a PM, a pulseirinha facilita a identificação infantil por ser melhor fixada, dificultando a perda.

Para que a folia com as crianças não perca seu brilho, a PMDF dá dicas de cuidados:
- Oriente a criança a não aceitar alimentos ou bebidas de pessoas estranhas;
- Jamais aceite convites de desconhecidos;
- Oriente ao pequenino para que fique sempre por perto;
- Sempre combine um ponto de encontro com as crianças;
- Explique à criança que, caso se perca, procure um policial imediatamente.

Bebida e direção

O folião também deve se lembrar de não misturar bebida alcoólica e direção nos dias de Carnaval. Apenas no Distrito Federal, além das ações educativas, estão previstas pelo menos 30 operações entre a sexta-feira (véspera de Carnaval) e a Quarta-feira de cinzas.

Segundo o Governo do Distrito Federal (GDF), a medida pretende retirar das vias os condutores que insistirem em assumir a direção do veículo após o consumo de bebida alcoólica.

“Usar camisinha é uma responsa de todos”
Neste ano, a campanha do Ministério da Saúde reforça a importância do uso do preservativo com o slogan “usar camisinha é uma responsa de todos”. Para o Carnaval deste ano, a pasta distribuirá 128,5 milhões de preservativos para todo o Brasil.

Telefones

Além das dicas, a recomendação é ter em mãos telefones úteis dos órgãos de saúde e segurança pública em caso de necessidade, como assédio sexual, agressão, mal súbito ou outras situações de emergência:
Central de Atendimento à Mulher – 180
Disque Direitos Humanos – 100
Disque Denúncia - 181
Polícia Militar- 190
Posto de Saúde -  192
Corpo de Bombeiros - 193
Defesa Civil – 199

Agência Brasil