sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Finalistas do Campeonato Municipal serão conhecidos no próximo domingo


Serão conhecidos, no próximo domingo (28/09), os finalistas do Campeonato Municipal de Futebol Amador de São Francisco de Itabapoana. Neste segundo confronto das semifinais, que tem início às 15h, o Santa Rita recebe o Morro do Bode. Na outra partida, Pingo D’Água joga em casa contra o Amproab.

Nos jogos de ida, no último domingo, as duas partidas terminaram empatadas – Morro do Bode 0 x 0 Santa Rita e Amproab 1 x 1 Pingo D’Água. Persistindo novamente o empate nas duas partidas, a vaga na final será decidida nos pênaltis. Já uma vitória simples classifica qualquer uma das quatro equipes.

Na categoria Aspirante, Quatro Bocas, que venceu a primeira partida por 1 a 0, joga pelo empate contra Alegria dos Anjos na preliminar de Santa Rita e Morro do Bode. Já na preliminar de Pingo D’Água x Amproab, Floresta e Palmeirinha jogam em igualdade de condições, já que na primeira partida o placar foi 1 a 1.

Taça Domingos Guimarães – O confronto entre Pingo D’Água e Amproab na categoria Principal tem mais um atrativo, que é a disputa da Taça Domingos Guimarães, antiga Taça Cidade de São Francisco. As duas equipes se credenciaram à disputa da Taça por serem as primeiras colocadas nas suas respectivas chaves na primeira fase da competição.


O jogo que decidiria o vencedor da Taça, em julho, foi interrompido no segundo tempo, sendo necessária uma nova partida. Por ter coincidido o confronto das duas equipes nas semifinais, ficou decidido que quem obtiver a vaga para a final será, também, o campeão da Taça Cidade de São Francisco. (Ascom)

Acidente na RJ-224: Jipe do Exército tomba da curva da Fazenda Santana em SFI

Um jipe do Exército Brasileiro tombou na RJ-224, na curva da entrada da Fazenda Santana, ao norte do município, na madrugada desta sexta-feira, 27-09. A informação que chegou à redação do Blog foi que dois militares saíram feridos, um deles com suspeita de fraturas pelo corpo. A viatura do 56º Batalhão de Infantaria de Campos dos Goytacazes foi rebocada por outro veículo do Exército. Como se vê nas imagens. Não foi divulgada a missão que a viatura estava cumprindo no município ou se estava apenas de passagem por São Francisco de Itabapoana.




Fotos: Magnum Silva

Câmara de São Francisco de Itabapoana discute Segurança Pública


Dando prosseguimento aos trabalhos na busca de soluções para problemas ligados à Segurança Pública do Município de São Francisco de Itabapoana, aconteceu no final da tarde desta quarta feira (25) reunião entre Vereadores e a Comandante da 3ª CIA da Polícia Militar, responsável pelo policiamento do Município, Tenente Débora. Esse foi o segundo encontro esta semana para tratar da segurança, o primeiro aconteceu na segunda feira (23), no 8º Batalhão. Também participaram do encontro os Guardas Municipais, Pantaleão e Isaque.

Os vereadores mostraram preocupação com o avanço da violência no Município, e pediram a comandante mais empenho nas ações. Tenente Débora falou das limitações de efetivo policial, porém destacou que está planejando ações pontuais em algumas situações mais grave que já foram identificadas, e que nas operações de maior impacto poderá solicitar reforço policial de outras cidades, caso seja necessário.

No encontro ficou definido que será promovido mensalmente um Café Comunitário com a presença de representantes do poder público municipal, representantes de associações e lideranças comunitárias. O primeiro encontro está marcado para o dia 09 de outubro, ás 9 horas da manhã no plenário da Câmara. Outro avanço foi a proposta dos vereadores de reativar o Conselho Comunitário de Segurança, a Câmara com o apoio da Tenente Débora estará nos próximos dias promovendo uma assembleia com esse objetivo.

Neste segundo encontro estiveram presentes os Vereadores José Cherene, Yara Cítia, Fabinho do Estaleiro, Patrícia Cherene, Raliston Souza, Renato de Buena além do presidente da Casa Vereador Claudinho Viana. 


Ascom

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Curso de noivos será dia 13 de outubro


Alegria dos Anjos festeja Anjo da Guarda


Ações na área da pesca definidas durante visita de secretário de Estado a São Francisco de Itabapoana

Um termo de cooperação técnica será firmado entre a prefeitura de São Francisco de Itabapoana e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) para que sejam desenvolvidas no município ações direcionadas ao setor pesqueiro.

 Entendimentos nesse sentido aconteceram na manhã desta quinta-feira (26/09) durante encontro na sede da prefeitura entre o secretário Felipe Peixoto e o prefeito Pedrinho Cherene.

As prioridades são para um levantamento estatístico, para que possa ser traçado um diagnóstico da produção pesqueira, e a realização de cursos de beneficiamento do pescado. As iniciativas deverão ser postas em prática ainda em 2013 e têm foco no potencial pesqueiro do município, que conta atualmente com 1.800 pescadores inscritos na Colônia de Pescadores Z-1 e cerca de 450 embarcações em atividade.

O trabalho de estatística, pelo acordo de cooperação técnica, terá supervisão e metodologia da Sedrap com dados coletados por profissionais do município. O objetivo é levantar todas as informações da produção pesqueira de São Francisco, que passará a constar em uma publicação do Governo do Estado como dados oficias. Desta forma, poderão ser norteados investimentos e ações para o setor.

O Secretário destacou a relação do município com a pesca e acenou com a possibilidade de outras iniciativas, incluindo subsidio no óleo diesel para os barcos de pesca, linha de crédito para a classe pesqueira e implantação do programa Saúde e Segurança do Pescador, desenvolvido por meio de parceria com a Federação Instituto de Pesca do Estado do Rio e Janeiro (FIPERJ) e com o Ministério do Trabalho e Emprego.

– São Francisco tem um potencial já reconhecido na área de pesca e essa parceria junto à Sedrap é um grande reforço para que possamos alavancar ainda mais esse setor, que hoje é o responsável pelo sustendo de muitas famílias em nosso município. O encontro foi uma oportunidade, também, para que pudéssemos fazer outras reivindicações pertinentes ao segmento pesqueiro – destacou o prefeito Pedrinho Cherene.

Ainda em São Francisco de Itabapoana, o secretário Felipe Peixoto, juntamente com o prefeito Pedrinho Cherene, visitou uma indústria de processamento de pescado na praia de Guaxindiba, que emprega hoje 35 pessoas no município.

Acompanharam a visita o vice-prefeito Amaro Barros, o coordenador de Instituições Regionais da Sedrap, Henrique Guitton, a Secretária do Trabalho, da Assistência e Promoção Social, Dayse Teixeira e o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Edmar Henriques. A Colônia de Pescadores Z-1 esteve representada pelo presidente José Geraldo Soares e pela tesoureira Diviane Chagas. (Ascom)

Nova Creche Escola entregue a comunidade de Guaxindiba

A prefeitura de São Francisco de Itabapoana entregou, na noite de quarta-feira (25/09), as novas instalações da Creche Escola Municipal Rodrigo Barros Gomes, em Guaxindiba, litoral de São Francisco de Itabapoana.

O espaço, no bairro Pedregal, possui oito salas de aula, cozinha, refeitório e área de lazer para tender os 137 alunos e proporcionar melhores condições de trabalho aos 13 professores e nove profissionais de apoio.
  
Em seu pronunciamento, o prefeito de SFI Pedrinho Cherene destacou os investimentos que vêm sendo feitos no município de uma forma geral e, especificamente, na área da Educação, que conta atualmente com 65 unidades escolares, sendo 54 escolas e 11 creches, atendendo 7.934 alunos.

Esse é um espaço provisório porque havia a necessidade de tirar os alunos do antigo espaço, que não passava por uma reforma desde 2001 e não oferecia condições adequadas de funcionamento. A educação tem uma atenção especial em nossa administração e pretendemos construir outra creche na região de Guaxindiba, mais precisamente da Ilha dos Mineiros – disse.

Nesse ano de 2013, a prefeitura de São Francisco de Itabapoana entregou à população de Buena, no mês de abril, totalmente remodelada, a Escola Aníbal Abreu Viana. Em junho, foi a vez da comunidade de Gargaú receber a nova creche Peixinhos de Gargaú.

Na solenidade de inauguração estavam presentes o prefeito Pedrinho Cherene, o vice-prefeito Amaro Barros, a secretária Municipal de Educação e Cultura, Kátia Martins, demais secretários municipais, vereadores e a população de um modo geral.

Veja aqui mais fotos da inauguração da nova creche de Guaxindiba. (Da redação com Ascom SFI)


Igrejas convidam para eventos religiosos neste fim de semana


O fim de semana promete programação para todos os públicos. Além das festas que o blog já divulgou abaixo, estão sendo organizados eventos religiosos pelo município de São Francisco de Itabapoana. Para ampliar as programações clique nas legendas dos cartazes dos eventos abaixo:

Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião realiza Cristoteca em Travessão de Barra (dia 28/09)

Igreja Batista Renovada em Batelão de Barra comemora 46 anos (de 27 a 29 de setembro com vigília nesta quinta-feira)
Igreja Batista em Bom Jardim realiza I Congresso de Mulheres (de 26 a 29 de setembro)
Primeira Igreja Batista em Guaxindiba realiza I Congresso de Mulheres (de 26 a 28 de setembro)

Barra do Itabapoana comemora o 23º Festival do Camarão



O final de semana vai ser de muitas atrações em São Francisco de Itabapoana. Além de Sossego, que comemora o seu padroeiro como o Blog já noticiou (veja aqui a programação), Barra do Itabapoana se prepara para o 23° Festival do Camarão nos dias 28 e 29 de setembro. O evento promete a degustação de camarões preparados de diversas formas. No sábado está programada recreação a partir das 14 horas. Às 21 horas o DJ Charme começa a agitar o público. Fechando a noite, show da Banda Garota Bronzeada. No domingo, a festa fica por conta de Amigos do Forró, Lindroso do Recife e Mazinho e Banda.


Cancelada Cavalgada do Sossego

Em e-mail enviado ao Blog, a Amass – Associação de Moradores de Sossego e Sonho, informa o cancelamento da Cavalgada que seria realizada neste domingo. A Festa de religiosa de São Miguel Arcanjo está mantida (veja aqui a programação). Confira o e-mail:

Bom dia amigos!
Solicito a gentileza de fazer essa comunicação.
Por motivos de força maior a CAVALGADA DE SÃO MIGUEL ARCANJO que seria realizada neste fim de semana (29/09/13) na Praia do Sossego com as atrações com as Bandas Brilhos do Forró e Amigos do Forró, foi cancelada em virtude do falecimento do Morador GERSON RANGEL DE ALMEIDA (GELSON). A decisão foi tomada pelos Diretores da AMASS em respeito à família enlutada. Agradecemos a atenção e o entendimento da ACASFI e a todos os envolvidos na organização da mesma. Nossos sentimentos a família enlutada e pesar pelo seu passamento.


AMASS. Associação de Moradores e Amigos de Sossego e Sonho.

Associação Arco Íris de Luz tem festa organizada pela equipe da Saúde


A equipe do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS-I) da Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana organizou, nesta quarta-feira (25/09), uma festa no Instituto Arco Íris de Luz para antecipar o Dia das Crianças. Os assistidos participaram de uma recreação com distribuição de pipocas, cachorro-quente, doces, muita música e brincadeiras no pula-pula.
               
Como forma de incentivar as atividades físicas, a Secretaria de Esporte e Lazer doou três bolas de diferentes modalidades esportivas: futebol, handebol e futsal. A Associação também conta com a parceria da prefeitura por meio das secretarias de Saúde, Educação e Cultura e do Trabalho, da Assistência e Promoção Social.
               
- Esse momento foi de grande alegria.Muito obrigada a todos que se empenharam para oferecer aos nossos assistidos essa festa - agradeceu a presidente da Associação Arco Íris, Kelly Nascimento. Na oportunidade ela disse que o instituto está de portas abertas a todas as pessoas que possuem deficiência e queiram participar das atividades da Associação.

De acordo com a enfermeira do PACS-I, Daniele Laterça, toda a festa foi realizada com a contribuição dos agentes de Saúde, IEC, coordenação geral do PSF e diversos colaboradores da Obra Solidária. Segundo informações da enfermeira o próximo evento será na creche da comunidade de Imburi de Cacimbas.


Arco Íris -Fundada em 2001, a Associação Arco Íris de Luz tem como público-alvo pessoas de todas as idades que possuem algum tipo de deficiência. Atualmente a entidade atende um total de 50 pessoas direta e indiretamente, assistidas por profissionais como fonoaudiólogo, fisioterapeuta e psicólogo. Aos participantes são oferecidos passeios ecológicos, atividades lúdicas, recreação, entre outras atividades. (Fonte: Ascom)

Duas adolescentes de 16 anos estão desaparecidas desde a última segunda-feira (23/09), em Campos

Motivo do sumiço é totalmente desconhecido pelas famílias das jovens


As amigas Fernanda Tudesco e Nathália Rabelo saíram de casa no final da tarde e desde então não retornaram.

Segundo a mãe da Nathália, Márcia Eleonora Rabelo, a filha morava com o pai no Parque Leopoldina, e nunca desapareceu antes. “Ela estava na casa do pai, com quem mora e disse a madrasta que iria para uma escola onde trabalha como estagiária. Ela saiu com uma mochila e ao ser questinada sobre o conteúdo da mochila, disse que dentro teria uma peça de roupa que emprestaria a uma amiga”, disse Márcia.

Segundo familiares, a menina em nenhum momento apresentou comportamento diferente, e sempre foi uma pessoa calma. “Na manhã de ontem (24/09), mandei uma mensagem para o telefone da minha filha e ela me respondeu que estava bem, que me ama, mas que está em um lugar muito longe, em Sorocaba”, contou a mãe.

Amigos das meninas também manifestaram preocupação com o desaparecimento, através das redes sociais. As famílias das duas jovens registraram o boletim de ocorrência na 134ª Delegacia Legal (Centro), na manhã desta terça-feira (24/09).


Quem tiver informações sobre o paradeiro das meninas pode entrar em contato através dos telefones: (22) 9796- 6233 (Família da Fernanda), ou (22) 9915-2062 (família da Nathália). Postado por: LAILA NUNES Fonte: URURAU)

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Perímetro urbano de Santa Rita na RJ-224 já está com placas indicativas de sinalização eletrônica

O radar eletrônico deve ser instalado ainda hoje

O DER-RJ concluiu nesta terça-feira, 24, a instalação de placas indicativas de sinalização eletrônica com limite de velocidade de 60 Km/h na RJ-224 no perímetro urbano da localidade de Santa Rita em São Francisco de Itabapoana.


O Blog foi ao local conferir e fez as imagens. Entretanto, no momento em que nossa reportagem esteve no local ainda não havia começado o serviço de instalação dos radares eletrônicos. Há informações, ainda não confirmadas pelo DER, de que a sinalização eletrônica começa a ser instalada ainda hoje. De qualquer forma, é bom o motorista ficar atendo, pois agora passando por Santa Rita com velocidade acima de 60 Km/h, vai "doer" no bolso.


Por outro lado, em nossa opinião, não havia outra alternativa. O trecho desta Rodovia RJ-224 é muito perigoso com alto índice de acidentes. 




São Francisco aparece em último lugar no Índice Firjan de Gestão Fiscal do RJ

Os dados de referência são de 2011, não refletindo o trabalho da atual gestão.

O município de São Francisco de Itabapoana aparece em último lugar no Estado do Rio de Janeiro no ranking do Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF). Os dados de referência são de 2011, não refletindo o trabalho da atual gestão. A posição do ranking nacional do IFGF também é ruim. Entre os 5.164 municípios avaliados pela Firjan São Francisco aparece na posição 4841º. O índice é mais uma vergonha para o município, que quase sempre aparece em último lugar em tudo. É mais um desafio para o prefeito Pedrinho Cherene em melhorar essa posição e implantar uma gestão fiscal eficiente. 

Veja aqui os detalhes do IFGF do município de São Francisco de Itabapoana.

Composto por cinco indicadores – Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida –, o IFGF foi desenvolvido pelo Sistema FIRJAN pelo contribuir com uma gestão pública eficiente e democrática. Trata-se de uma ferramenta de controle social que tem como objetivo estimular a cultura da responsabilidade administrativa, possibilitando maior aprimoramento da gestão fiscal dos municípios, bem como o aperfeiçoamento das decisões dos gestores públicos quanto à alocação dos recursos.

Lançado em 2012, o IFGF traz o debate sobre um tema de grande importância para o país: a forma como os tributos pagos pela sociedade são administrados pelas prefeituras. O índice é construído a partir dos resultados fiscais das próprias prefeituras – informações de declaração obrigatória e disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Com base nesses dados oficiais, o Índice FIRJAN de Gestão Fiscal 2013 – ano de referência 2011 – avaliou a situação fiscal de 5.164 municípios, onde vivem 181.474.298 pessoas – 96% da população brasileira. Apesar da determinação da lei, os dados do exercício fiscal 2011 de 399 prefeituras não estavam disponíveis ou não eram consistentes (informações que não foram passíveis de análise).

Defesa Civil e GAM atendem pedido feito na Rádio e resgatam gato preso em poço


Veja aqui mais fotos do resgate do gato
Uma ação conjunta da Defesa Civil e do Grupamento Ambiental (GAM) de São Francisco de Itabapoana resgatou, na tarde da última terça-feira (25/09), um gato que havia caído em um poço desativado numa plantação de mandioca, nas imediações do centro da cidade. O assunto foi abordado no Jornal São Francisco é Notícia da Rádio São Francisco FM, na manhã desta terça-feira. O dono do gato, identificado como Artur, fez um apelo no ar para que alguém ajudasse no resgate do animal. 

A ação durou cerca de 2 horas e só chegou ao fim após um integrante do GAM descer ao poço para retirar o felino. De acordo com informações do dono do animal, o bicho estava no local há mais de 15 dias e após não conseguir retirá-lo pediu ajuda.


A profundidade da cisterna é de cerca de 8 metros, segundo a Defesa Civil. Ainda de acordo com o Coronel Sila Pereira, subsecretário do Órgão, o buraco representa um risco para os moradores da localidade, principalmente para as crianças.

“Esta cisterna desativada representa um grande risco para os moradores, especialmente para as crianças. Já identificamos o dono do terreno e vamos notificá-lo. Ele vai ter um prazo para que feche o buraco. A área já foi isolada até que o proprietário tome as providências cabíveis,” informou o Cel. Sila.


Com informações da Ascom-SFI

Protocolado no Inea pedido de licenciamento ambiental para o Terminal Portuário Canaã em Manguinhos, litoral sanfranciscano

 

 A empresa Eagle Tecnologia da Informação Ltda. com endereço no município de Taboão da Serra, SP, abriu o processo Nº E-07/511.525/2011 junto ao Instituto Estadual de Ambiente (Inea) requerendo o licenciamento ambiental para instalação de um Porto, na localidade de Barrinha, entre as prais de Manguinhos e Buena, no município de São Francisco do Itabapoana, extremo norte fluminense.

Clique aqui e tenha acesso ao Relatório de Impacto Ambiental (Rima) e aqui ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do projeto, ambos elaborados pela empresa Squalo Ecologia.

O empreendimento propõe uma área a ser ocupada de 1,3 km² e 1.500 metros de frente para o mar, onde hoje se situa a Fazenda Canaã. O projeto prevê 900.000 m² de retroárea e se apresenta como uma proposta de um Terminal Portuário de uso Privado (TUP) com característica de hub-logístico, para atender demandas logísticas decorrentes da exploração e produção de petróleo na Bacia de Campos, esperando ainda alcançar as bacias do Espírito Santo e de Santos.

O projeto das instalações prevê um Parque de Tancagem, um estaleiro para reparos e construção naval, um heliporto, um terminal de passageiros, um condomínio industrial e um centro comercial.

Tanto no estado do Rio de Janeiro quanto no Espírito Santo são muito os projetos de portos. É certo que a maioria não vingará, seja, por problemas de impactos ambientais e sociais seja por viabilidade econômico-financeira. Um projeto de porto precisa estar interligado a diversas cadeias de negócios.

A análise do licenciamento destes projetos devem considerar a sinergia e entre os mesmos. O dados do EIA e do Rima devem ser analisadas agora pelo Inea e pela sociedade. Depois deverão ocorrer as audiências públicas que deverão ser marcadas pela Ceca (Comissão Estadual de Controle Ambiental). Abaixo algumas imagens retiradas do EIA/Rima:
(Matéria e imagens do Blog do Roberto Moraes)

A lente do Blog em ação


Estrada de acesso a um lugar lindo, conhecido por "Recanto das Casuarinas" em Guaxindiba, litoral de SFI, constantemente tem servido de descarte de todo tipo de lixo. Este veranista revolveu dar mal exemplo também: jogou os restos de um armário de cozinha fora. Só que escolheu um recanto da natureza pensando que estava em um lixão. Da próxima vez,vendo estas imagens, espero que você aprenda uma coisa. A natureza é de todos nós e temos que preservá-la e que agressão a natureza, ao meio ambiente é crime. Imagens feitas no domingo, 22-09.

Começa nesta quinta-feira Festa de São Miguel na Praia do Sossego


terça-feira, 24 de setembro de 2013

São Francisco recebe do Governo do Estado duas ambulâncias 0 km

Emendas parlamentares dos deputados João Peixoto e Roberto Henrique possibilitaram a doação.

São Francisco de Itabapoana foi contemplado com duas ambulâncias 0 km, doadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio de Indicação por emenda parlamentar.

 O Prefeito Pedrinho Cherene participou ontem, terça-feira (24/09), no Rio de Janeiro, da solenidade de entrega dos veículos, que contou com as presenças do governador Sérgio Cabral, do vice Luiz Fernando Pezão, de parlamentares, prefeitos e secretários de saúde de diversos municípios fluminenses. Com os dois veículos doados pelo Governo do Estado, outros recuperados e cinco adquiridos com recursos próprios, o município de São Francisco de Itabapoana passará a contar com um total de 19 ambulâncias na rede municipal de saúde. Nos próximos dias, todos os novos veículos serão entregues à população. 

Na oportunidade serão anunciadas também às comunidades contempladas. - Além das duas ambulâncias adquiridas junto ao governo estadual, nos empenhamos para comprar, com verba do município, outros cinco veículos. 

O objetivo é oferecer um serviço de qualidade à população, revertendo a situação encontrada no mês de janeiro, quando nos foram deixadas apenas sete ambulâncias na rede municipal - destacou o prefeito. O Governo do Estado entregou ambulâncias a 82 municípios do Estado do Rio de Janeiro, totalizando 153 veículos. Municípios com até 25 mil habitantes receberam uma ambulância cada um. Já os municípios com até 70 mil moradores, situação a qual se enquadra São Francisco, receberam duas ambulâncias.

Os municípios com até 115 mil moradores receberam três ambulâncias.

Os veículos são equipados de sirene eletrônica, maca retrátil construída em alumínio com colchonete estofado, banco baú para três acompanhantes, suporte para cilindro de oxigênio fixo na maca, oxigenação composto de régua tripla, mangueira de oxigenação, fluxômetro, umificador, aspirador tipo Venturi, suporte de soro e sangue, ar condicionado nos dois compartimentos e demais itens de segurança exigidos pelo Código Nacional de Trânsito Brasileiro. (Da redação com informações da Ascom SFI )

Confirmado: ImbeG é a vencedora da licitação da ponte SJB/SFI. A informação está no Blog do Roberto Moraes.


Mais uma manifestação fecha a RJ-224: moradores da Rua do Dil interditam rodovia em São Francisco de Itabapoana

Falta de quebra molas na pista foi o motivo do protesto.
Alta velocidade de veículos e falta de quebra molas em trecho urbano da RJ-224, em São Francisco de Itabapoana, no Bairro conhecido como  Rua do Dil, próximo ao cemitério, foi o motivo de uma manifestação dos moradores que interditaram a pista queimando pneus e troncos de árvores em dois pontos da Rodovia.

O protesto começou por volta das 17h horas desta terça-feira, 24, e teve como objetivo chamar atenção das autoridades para a necessidade da construção de quebra molas para controlar a velocidade dos veículos.

Uma viatura da Polícia Militar esteve no local e a Emtransf - Empresa Municipal de Trânsito de São Francisco de Itabapoana,  controlou o trânsito enquanto durou a manifestação que foi por cerca de duas horas.

O protesto começou depois que um veículo desgovernado, por pouco não atropela dezenas de crianças que haviam descido do ônibus escolar no local.

"Quase acontece uma tragédia. O veículo acabou por atingir outro carro que estava estacionado mais a frente ", disse o mecânico Dil, que mora bem na curva.

Após este acidente, os moradores revoltados e cansados de pedirem uma solução às autoridades, resolveram interditar a pista queimando pneus e troncos de árvore.

"Esperamos que as autoridades venham até aqui e verifiquem a insegurança que as famílias vivem neste trecho com a alta velocidade dos carros", disse um  morador que não quis se identificar.

Antes do recapeamento do asfalto da RJ-224, há cerca de 4 anos,  a Rodovia era sinalizada e contava com redutores de velocidade. Após o asfaltamento da pista os tachões foram retirados. Com a pista livre os carros passam em alta velocidade.

"Será que estão esperando acontecer uma tragédia para sinalizar a pista?", indagou um morador. "Queremos dois quebra molas urgente", disse.

Em Santa Rita, o DER-RJ instalou na tarde desta terça dezenas de placas de advertência, além de placas informando da existência de radar eletrônica com velocidade limite de 60 quilômetros por hora. Nesta quarta-feira está prevista a instalação do radar eletrônico.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Baile da Primavera reúne mais de 300 idosos no Praia Clube Guaxindiba


Veja mais fotos do evento aqui
Se antecipando ao início oficial da estação das flores, que aconteceu no último domingo (22/09), a Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social de São Francisco de Itabapoana promoveu, na sexta-feira (20/09), o Baile da Primavera, em comemoração pelo Mês do Idoso. O evento aconteceu no Praia Clube Guaxindiba e foi marcado pela alegria, animação e descontração.

Participaram mais de 300 assistidos Pelo Centro de Convivência da Terceira Idade Nágeme Jorge Abílio e, além de música e coquetel, foi realizado um desfie para a eleição do rei, da rainha, do príncipe de da princesa do baile. O espaço recebeu uma decoração especial e contou com a presença do vice-prefeito Amaro Barros e de outras autoridades locais, que se encarregaram pela entrega das faixas e por coroar os escolhidos no desfile.

O centro de Convivência para a Terceira Idade é uma iniciativa da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana e tem cerca de 450 idosos cadastrados. Divididos por quatro grupos englobando diferentes comunidades do município, eles participam de uma série de atividades em um ambiente amplo e adequado, incluindo sala de jogos e salão de beleza. Uma equipe de profissionais fica à disposição para promover, entre outras, aulas de alfabetização, atividades físicas e aferição de pressão arterial.


As iniciativas visando proporcionar lazer e descontração, no entanto, não se restringem à programação semanal, de segunda a quinta-feira. Em datas especiais, como Dia das Mães, Dia dos Paes, entre outras, são realizados eventos reunindo todos os idosos. Nesse ano de 2013, além do Baile da Primavera, foi realizada também a Festa Junina do Centro de Convivência, também marcada por muita alegria e descontração. (Com informações da Ascom)

Semana Nacional de Trânsito com atividades em São Francisco


A Semana Nacional de Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro, teve início em São Francisco de Itabapoana nesta segunda-feira (23/09), com uma ação no centro da cidade e palestra em Gargaú. Diversas atividades educativas desenvolvidas pela Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi) acontecerão até o final do mês, com uma programação envolvendo palestras, apresentação de vídeos e distribuição de cartilhas voltada para educação e segurança no trânsito.

Agentes da Emtransfi irão percorrer escolas das redes estadual e municipal em todas as regiões do município com trabalho de conscientização direcionado a crianças, jovens e à população de uma forma geral sobre a importância de um trânsito mais consciente e mais seguro.

O Brasil, de acordo com o presidente da Emtransfi, José Amilton Barreto da Silva, figura entre os cinco países com o trânsito mais violento no mundo, com cerca de 50 mil mortes por ano e cerca de 400 mil outras vítimas, várias delas com sequelas irreversíveis.

- O mais grave é que nosso município figurou, no ano de 2012, com um índice 135% acima da média nacional, ou seja, no ano passado morreram em São Francisco 22 pessoas, além dos demais feridos por acidentes de trânsito. Esses números, para se manter dentro da média brasileira, não poderiam ultrapassar o de oito mortes – destacou José Amilton.

Ainda de acordo com dados da Emtransfi, a maioria das vítimas de trânsito em São Francisco de Itabapoana são usuários de motocicletas, em idade entre 18 e 25 anos, que excedem a velocidade e muitas vezes não estão usando capacete. “Esses acidentes geralmente ocorrem nos finais de semana e muitos deles em decorrência também do álcool”.


A esperança é reduzir este índice de violência no município. “Se conseguirmos reduzir em uma vítima que seja já terá sido compensador. Há muito o que se fazer ainda, e penso que outras instituições poderiam engajar-se nesta campanha. As revendedoras de motocicletas, por exemplo, poderiam ajudar muito conscientizando os compradores do alto risco à vida que elas oferecem se não forem utilizadas de forma adequada, apesar das vantagens econômicas é claro. E assim, teremos um trânsito mais humanizado e seguro”, finalizou José Amilton.

Ascom-SFI

Tudo igual nas semifinais do Campeonato Municipal de Futebol

Tudo igual nos primeiros confrontos, no último domingo (23/09), pelas semifinais do Campeonato Municipal de Futebol de São Francisco de Itabapoana, na categoria Principal. Morro do Bode recebeu o Santa Rita e a partida terminou em 0 a 0. Já o Amproab jogou em casa contra o Pingo D’Água e o placar foi de 1 a 1. No próximo domingo, as equipes voltam a campo para as duas partidas que irão definir os dois classificados para a grande final.


Aspirante – Na categoria Aspirante, Floresta e Palmeirinha, que fizeram a preliminar de Amproab e Pingo D’Água, empataram em 1 a 1. Já o Quatro Bocas venceu por 1 a 0 o Alegria dos Anjos na preliminar de Morro do Bode e Santa Rita. (Ascom)

Ação odontológica nesta terça-feira na Escola Municipal de Gargaú

A Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana promove, nesta terça-feira (24/09), por meio do Departamento de Odontologia, uma ação de saúde bucal direciona aos alunos da Escola Municipal de Gargaú. O início será às 13h, com apresentação de vídeo educativo e orientações sobre saúde bucal e hábitos alimentares saudáveis.

Dentista e demais profissionais do PSF de Gargaú também estarão promovendo escovação supervisionada e aplicação de flúor, além do trabalho de triagem com encaminhamento para consulta no PSF nos casos em que houver necessidade.

A ação odontológica itinerante vem sendo realizada de forma periódica pelo Departamento de Odontologia, sempre as terça e quartas feiras, nas escolas da rede municipal de ensino e em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura.


Aos sábados, a cada 15 dias, a iniciativa contempla as comunidades mais afastadas da sede do município, em um trabalho conjunto envolvendo diversos programas da Secretaria Municipal de Saúde. (Ascom)

Sindicato convoca para assembleia dia 05 de outubro

Atenção servidores municipais, o Sindicato dos Servidores Municipais de São Francisco de Itabapoana convoca os associados para assembleia no dia 05 de outubro. Leia o Edital de convocação enviado ao Blog.

CONVOCAÇÃO

SINDICATO DOS SERVIDORES CONVOCA FILIADOS E NÃO FILIADOS PARA ASSEMBLEIA GERAL NO DIA 05 DE OUTUBRO/2013

Informamos a todos servidores municipais que no próximo dia 05 de outubro do corrente às 9h ( sábado) estaremos nos reunindo na sede do sindicato em Assembleia Geral Extraordinária para na ocasião estarmos discutindo, deliberando e aprovando os seguintes assuntos:

1.            Proposta do ANTEPROJETO de Lei do vale transporte ou auxílio transporte;
2.            Resolução municipal dos atestados odontológicos e médicos;
3.            Recursos financeiros para festa do dia do servidor; e
4.            Assuntos Gerais.

Atenciosamente,

Cirábio da Silva Ramos

PRESIDENTE

Nova creche de Guaxindiba será inaugurada na próxima quarta-feira


A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana inaugura, nesta quarta-feira (25/09), o novo espaço onde irá funcionar a Creche Escola Municipal Rodrigo Barros Gomes, na comunidade de Guaxindiba.


A nova creche está instalada no Bairro Pedregal e possui oito salas de aula, cozinha, refeitório e área de lazer. O novo prédio, alugado pela municipalidade, substituirá o atual, que não oferece boas condições de funcionamento, sendo necessário passar por reformas.

A nova unidade de ensino conta com 13 professores e nove profissionais de apoio para atender 137 alunos, sendo 81 em horário integral e 56 e meio período. Estão matriculados alunos de Guaxindiba e de comunidades do entorno, como a Ilha dos Mineiros.

O evento acontecerá às 19 h e contará com a presença do prefeito Pedrinho Cherene, da Secretária de Educação e Cultura, Kátia Martins, e demais autoridades locais.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana tem hoje 66 unidades escolares, sendo 55 escolas do I e II Segmentos e 11 creches. No mês de junho, outra creche foi entregue pela prefeitura, na localidade de Gargaú. Uma escola, na comunidade de Buena, também foi entregue à população, no mês de abril, totalmente remodelada.


Com informações da Ascom-SFI 

Segurança pública foi tema de reunião dos vereadores de SFI com o comando do 8º BPM em Campos



Aumento do efetivo policial, repressão a arrombamentos na zona rural e no litoral e policiamento ostensivo na divisa com o Espírito Santo foram alguns assuntos abordados  no encontro dos vereadores de São Francisco de Itabapoana com o tenente coronel Jonei Sardemberg Pestana, comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Campos dos Goytacazes, na manhã desta segunda-feira, 23.
 
Na ocasião foi apresentado aos vereadores um levantamento feito de janeiro a setembro deste ano  nas áreas comandadas pelo 8º  BPM  (Campos, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e São Fidélis), que aponta São Francisco de Itabapoana  como responsável por aproximadamente 5% dos homicídios, 1% de roubo de rua e 11% de roubo de veículos.

O tenente coronel Sardenberg atribui o resultado desta pesquisa a falta de efetivo. "Atualmente muitos policiais estão a serviço do sistema penitenciário, quando poderiam estar atuando nas ruas", disse.

Mas, segundo Sardenberg o disque denuncia é grande aliado da polícia. "O  cidadão pode ligar para o número(22) 27231177 e denunciar, garantimos o sigilo total”, destacou o comandante. 
 
Durante a reunião, ficou definido que algumas ações  serão colocadas em prática, como por exemplo uma reunião dos vereadores com a tenente Débora, que comanda a 3ª Companhia de Policia Militar do 8º BPM em São Francisco de Itabapoana.

Outro ponto que avançou no encontro foi a reativação do Conselho Comunitário de Segurança Pública. O próximo passo dos vereadores será um encontro com o Secretário de Segurança do Estado para tratar do aumento do efetivo e do retorno do policiamento na divisa do município com o Espírito Santo.

Para o presidente da Câmara Municipal de SFI, vereador Claudinho Viana, o encontro foi positivo. "Tivemos a oportunidade de trocar ideias e estreitar o relacionamento com o comando, essa parceria é importante para implementar ações futuras na segurança de nossa cidade” destacou Claudinho.

Além do presidente, estiveram presentes à reunião os vereadores Alexandre Barrão, Yara Cinthia, Marcelo Garcia, Patrícia Cherene, Jamilton Chaô, Fabinho do Estaleiro e Marquinho de Santo Amaro.

No encontro estiveram presentes ainda o Major Moura, capitão Marcio Rosa, tenente Paulo Sudário e a comandante da 3ª Companhia em São Francisco, tenente Débora. O encontro foi uma iniciativa da Câmara de Vereadores.


Fotos: Carlos Jorge

Crime ambiental : Lagoa do Salgadinho em SFI não é lixão

Com a aprovação da lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, as cidades brasileiras são obrigadas a mudar os péssimos hábitos na forma de lidar com o lixo.

Aqui em São Francisco de Itabapoana não existe mais "lixão" da prefeitura, entretanto ainda existem moradores que desconhecem a Lei que proíbe o lançamento de resíduos sólidos ou rejeitos a céu aberto.

Mas mesmo assim, constantemente observamos às margens da Lagoa do Salgadinho o crime ambiental. Jogam todo tipo de lixo naquele local no Centro da cidade. Domingo,  fizemos as imagens.

É preciso continuar batendo nesta tecla de que o Lixo é responsável por inúmeras doenças, e uma série de problemas na humanidade, pois agride violentamente o planeta em que vivemos, causando a poluição das águas, das lagoas, a degradação dos mananciais e do solo, enfim, o lixo é prejudicial ao meio ambiente sendo responsável pela morte de espécies da flora e da fauna.

Além de causar o desconforto dos vizinhos, o lixo a céu aberto produz gazes tóxicos, podendo causar infecções respiratória e com a possibilidade de transmitir doenças (entre elas a DENGUE).

você que jogou o lixo ou costuma despejar o lixo às margens da Lagoa do Salgadinho fazemos um apelo para que não o faça mais, e aproveitamos para lembrar que este gesto é crime ambiental.

Vamos todos juntos, a população e o poder público combater este problema.