segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Segurança pública foi tema de reunião dos vereadores de SFI com o comando do 8º BPM em Campos



Aumento do efetivo policial, repressão a arrombamentos na zona rural e no litoral e policiamento ostensivo na divisa com o Espírito Santo foram alguns assuntos abordados  no encontro dos vereadores de São Francisco de Itabapoana com o tenente coronel Jonei Sardemberg Pestana, comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Campos dos Goytacazes, na manhã desta segunda-feira, 23.
 
Na ocasião foi apresentado aos vereadores um levantamento feito de janeiro a setembro deste ano  nas áreas comandadas pelo 8º  BPM  (Campos, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e São Fidélis), que aponta São Francisco de Itabapoana  como responsável por aproximadamente 5% dos homicídios, 1% de roubo de rua e 11% de roubo de veículos.

O tenente coronel Sardenberg atribui o resultado desta pesquisa a falta de efetivo. "Atualmente muitos policiais estão a serviço do sistema penitenciário, quando poderiam estar atuando nas ruas", disse.

Mas, segundo Sardenberg o disque denuncia é grande aliado da polícia. "O  cidadão pode ligar para o número(22) 27231177 e denunciar, garantimos o sigilo total”, destacou o comandante. 
 
Durante a reunião, ficou definido que algumas ações  serão colocadas em prática, como por exemplo uma reunião dos vereadores com a tenente Débora, que comanda a 3ª Companhia de Policia Militar do 8º BPM em São Francisco de Itabapoana.

Outro ponto que avançou no encontro foi a reativação do Conselho Comunitário de Segurança Pública. O próximo passo dos vereadores será um encontro com o Secretário de Segurança do Estado para tratar do aumento do efetivo e do retorno do policiamento na divisa do município com o Espírito Santo.

Para o presidente da Câmara Municipal de SFI, vereador Claudinho Viana, o encontro foi positivo. "Tivemos a oportunidade de trocar ideias e estreitar o relacionamento com o comando, essa parceria é importante para implementar ações futuras na segurança de nossa cidade” destacou Claudinho.

Além do presidente, estiveram presentes à reunião os vereadores Alexandre Barrão, Yara Cinthia, Marcelo Garcia, Patrícia Cherene, Jamilton Chaô, Fabinho do Estaleiro e Marquinho de Santo Amaro.

No encontro estiveram presentes ainda o Major Moura, capitão Marcio Rosa, tenente Paulo Sudário e a comandante da 3ª Companhia em São Francisco, tenente Débora. O encontro foi uma iniciativa da Câmara de Vereadores.


Fotos: Carlos Jorge

Nenhum comentário: