sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Junta Militar convoca jovens para “Juramento à Bandeira” em SFI


Solenidade acontecerá no dia 17 de setembro de 2015

Foto: arquivo do Blog – 2013

A Junta de Serviço Militar de São Francisco de Itabapoana realizará mais uma solenidade de Juramento à Bandeira, momento em que os jovens   serão dispensados de incorporação às Forças Armadas Brasileira. Os cidadãos que se alistaram por São Francisco estão convocados (veja a lista aqui) para comparecer ao evento, que acontecerá na Praça dos Três Poderes, no dia 17 de setembro de 2015, às 8 horas.

Segundo Carlos Roberto Ribeiro da Silva, secretário da Junta de Serviço Militar de São Francisco de Itabapoana, o cidadão deverá se apresentar na Junta de Serviço Militar, às 8 horas, vestindo camisa branca, calça jeans, sapato ou tênis, sem boné, brinco ou piercing.

O município de São Francisco de Itabapoana é considerado não tributário, ou seja, de acordo com Plano Geral de Convocação anual, não é contribuinte à convocação para o Serviço Militar inicial. Com isso os cidadãos sanfranciscanos são dispensados de servirem às Forças Armadas (Exército, Marinha ou Aeronáutica).


A Junta de Serviço Militar representa o Ministério da Defesa nos municípios. Em São Francisco foi implantada em 1997 e funciona até hoje com o apoio da Prefeitura. É o órgão responsável pelo acesso a serviços como emissão de certificados e alistamento militar. Todos os jovens do sexo masculino que completarem 18 anos devem, obrigatoriamente, se apresentar ao órgão para se alistar.

Copa de Futsal Feminino em São Francisco se aproxima da final

Acontece nesta sexta-feira (14/08), em São Francisco de Itabapoana, a segunda semifinal da Copa de Futsal Feminino. As partidas acontecerão na localidade de Valão Seco, com início às 19h, e definirão as equipes que irão para as finais.

Os embates que classificarão os times finalistas incluem Nova Belém, que jogará contra o Gargaú e Bom Jardim, e enfrentará o Travessão de Barra.

As partidas são equivalentes a jogos de volta, sendo que nos jogos de ida o Bom Jardim venceu o travessão por 6 a 2 e o Gargaú conseguiu o resultado de 3 a 1 sobre o Nova Belém.

De acordo com o secretário municipal de Esporte e Lazer, Noel Júnior, o retorno da competição tem sido bastante positivo. “São Francisco foi pioneiro em competições de futsal feminino no Norte-Fluminense, realizando o primeiro campeonato há 10 anos. Porém, não havia mais eventos dessa natureza até resgatarmos a tradição há dois meses. A recepção do público tem sido muito boa”, destacou o secretário.


Noel disse ainda que com o retorno das competições da modalidade, alguns dos objetivos, como resgate da juventude e inclusão social, vêm sendo alcançados.

Ascom-SFI

Campanha nacional de vacinação neste sábado pretende vacinar 12 milhões de crianças contra a paralisia infantil

Vacina é patrocinada pelo Rotary Internacional

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, voltada para crianças de seis meses a cinco anos incompletos começa neste sábado (15), o dia D da vacinação, e vai até 31 de agosto.

A meta do governo é vacinar 12 milhões de crianças contra a doença. Esta também é uma oportunidade de os pais atualizarem o calendário vacinal das crianças de até cinco anos com outras vacinas que estão vencendo ou em atraso.

Em São Francisco de Itabapoana neste sábado, os postos estarão abertos para a campanha. O ministro Arthur Chioro ressaltou a importância de os responsáveis levarem a caderneta de vacinação, para que os profissionais possam avaliar se a criança deixou de receber alguma vacina do calendário do SUS.
  
— Temos que adaptar a campanha à realidade da população brasileira, que vive em condições muito diferentes. Precisamos garantir que a vacina chegue de forma muito segura e ágil para as populações ribeirinhas, indígenas, nos assentamentos rurais, quilombolas, nas periferias das grandes cidades —  disse o ministro da Saúde,
  
Segundo o Ministério da Saúde, não existe tratamento contra a poliomielite, por isso a importância da prevenção. A vacina só é contraindicada para crianças com infecção aguda, com febre acima de 38º C ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina.

Faz 26 anos que o Brasil não tem casos de paralisia infantil. Mesmo assim, segundo a Organização Mundial da Saúde, nove países registraram casos da doença nos últimos dois anos. Em três países, Nigéria, Paquistão e Afeganistão, a poliomielite é endêmica.  — É fundamental que as nossas crianças continuem sendo vacinadas para que não tenhamos a reintrodução do vírus no pais — disse a coordenadora do programa nacional de imunizações, Carla Domingues.


A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, não leva a morte, mas deixa sequelas no sistema nervoso como paralisia irreversível, principalmente nas pernas. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Conab divulga novo levantamento da safra 2015/2016 da cana


Apesar do momento ruim, com a crise financeira que o Brasil enfrenta e a crise hídrica que assola as lavouras e trará impacto negativo na safra da cana de açúcar na Região Norte Fluminense, o cenário a nível nacional é um pouco mais animador. É o que revela a projeção para a safra 2015/2016, divulgada nesta quinta-feira (13) pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Os números ainda são muito ruins, mas como a comparação é com a safra anterior (2014/2015), que foi de baixa produtividade, agora a perspectiva é de aumento de 3,8%.

Confira mais detalhes em matéria enviada ao Blog pela Assessoria de Imprensa da Conab:

Safra de cana cresce e chega a 655 milhões de toneladas

A produção de cana-de-açúcar levantada para safra 2015/2016 indica que o Brasil pode colher 655,2 milhões de toneladas. Este é o segundo levantamento do ano, divulgado nesta quinta-feira (13) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com um índice 3,2% superior aos 634,8 milhões de toneladas da safra anterior.

A falta de chuvas, principalmente na região Sudeste, afetou a produtividade da safra anterior, enquanto que para a atual a perspectiva é de aumento de 3,8%. O estudo mostra também que a área de colheita teve um decréscimo de apenas 0,6%.

O maior volume da cana colhida vai ser destinado à fabricação de etanol, que representa 55,9% da produção. O etanol total deve ter uma redução de 0,5%, passando de 28,66 para 28,52 bilhões de litros. Já o hidratado, utilizado nos veículos "flex-fuel", reduziu em 2,2%, alterando a marca de 16,9 bilhões para 16,6 bilhões de litros. Já o anidro, destinado à mistura com gasolina, apresenta aumento de 2%, passando de 11,7 bilhões para 12 bilhões de litros.


Para a produção de açúcar, está previsto um aumento de 4,8%, e deve passar das 35,56 milhões de toneladas para 37,28 milhões, o que representa 1,7 milhão de toneladas a mais.

Divulgado resultado da prova para o Conselho Tutelar

O Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente torna público o resultado da prova do processo seletivo do Conselho Tutelar de São Francisco de Itabapoana/RJ.

O conselho informa que está aberto o período de Interposição de Recurso até o dia 14/08/2015 e a análise da banca até dia 28/08/2015.

Os candidatos aprovados estão habilitados para a próxima etapa, que será a ELEIÇÃO a realizar-se no dia 04/10/2015 (horário e local a confirmar).


CANDIDATOS
NOTA
CLASSIFICAÇÃO
1.     Yanã Barreto Queiroz
19
APROVADO
2.     Carlos Alberto Felix Carvalho
17
APROVADO
3.     Saionara Chaves de Souza
16
APROVADO
4.     Heliane da Silva Gaspar
15
APROVADO
5.     Olga Suely Gomes de Azevedo Siqueira
14
APROVADO
6.     Ludimila Silva dos Santos
14
APROVADO
7.     Carla da Silva Campos
13
APROVADO
8.     Cecília Gomes de Freitas
13
APROVADO
9.     Ane Carolino VieriraTobia
11
APROVADO
10. Marcos Vinicius da Rocha Fidelis
10
APROVADO

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Agenda de eventos






26ª Festa Agostina do Status
No Centro de São Francisco de Itabapoana
Dias 14, 15 e 16 de agosto de 2015
Dia 14 - Noite Evangélica
Dias 15 e 16 - Programação Social



Comunidades de SFI recebem ações de saúde preventiva


Diversas comunidades de São Francisco de Itabapoana estão recebendo, durante o mês de agosto, várias ações em prol do cuidado e da prevenção para com a saúde. A realização é da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do programa Estratégia Saúde da Família (ESF).

As equipes de saúde do ESF estão realizando palestras educativas abordando o tema: Câncer de pele.  O público é orientado acerca dos cuidados e prevenção com relação à exposição excessiva ao sol.

Nesta quarta-feira (12), o evento ocorreu em Gargaú, na Associação de Moradores, sendo organizado pela Unidade de Saúde da Família da localidade.

O prefeito Pedrinho Cherene destacou a importância das ações. “ A prevenção é o meio viável para ser ter melhor qualidade de vida. Logo, cada indivíduo tem o direto de ser informado sobre como cuidar da sua saúde de forma preventiva”, ressaltou.

Confira o cronograma com data e local das ações:

13/08/2015- Unidade de Saúde da Família de Imburi; início às 14 h;

14/08/2015- Unidade de Saúde da Família de Barra do Itabapoana início às 09 h;

19/08/2015 – Unidade de Saúde da Família de Praça João Pessoa, início às 09 h;

19/08/2015- CRAS da Ilha dos Mineiros - organização da Unidade de Saúde da Família de Guaxindiba, início ás 14 h;

20/08/2015- Associação de Moradores de Morro do Bode- organização da Unidade de Saúde da Família de Travessão de Barra, início às 09 h.


Ascom-SFI

Governador do Rotary Internacional cumpre agenda em São Francisco de Itabapoana

Prefeito recebeu comitiva rotária  na prefeitura municipal.


O município recebeu nesta quarta-feira a visita do Governador do Rotary Club Internacional Américo Xavier Maia Neto acompanhado da esposa Elizabeth Maia e do governador assistente Mateus Alves. 

O governo municipal de São Francisco de Itabapoana reafirmou a importância da parceria com o Rotary Club de São Francisco de Itabapoana. A recepção foi quarta-feira (12), na sala de reuniões onde o prefeito Pedrinho Cherene se reuniu com toda a comitiva do Rotary Clube São Francisco de Itabapoana

Fez parte do tema das conversas a necessidade do trabalha em parceria.  O Governador do Rotary se comprometeu com a questão e concedeu um distintivo do Rotary ao prefeito.

Na ocasião, o Prefeito Pedrinho Cherene, que é um Rotariano, comentou sobre os prejuízos no âmbito da agricultura por causa da seca neste ano.

Participaram da reunião, o presidente do Rotary de São Francisco, Luiz Gonzaga, junto com toda comitiva do Rotary, entre eles o rotariano e vereador, líder de governo na Câmara Municipal, Marcelo Garcia.

A comitiva do governador do Distrito rotário 4750, do Rotary Internacional já visitou 12 municípios nesta jornada referente ao período 2015/2016. Além da prefeitura foi feita uma visita à Rádio São Francisco, onde o governador concedeu uma entrevista e à instituição do menor  Pinókio,  que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Pela parte da tarde, após um assembléia realizada na Casa da Amizade em Santa Clara a programação foi finalizada com um jantar de confraternização no Restaurante e Hotel Mineirão em Santa Clara com a presença dos clubes de rotary de Campos dos Goytacazes e São João da Barra. 


O Rotary é uma instituição internacional que existe há 110 anos e participou também da negociação para a paz durante a 2ª Guerra Mundial e por isso tem uma cadeira na ONU Organização das Nações Unidas.

Da redação com informações da Ascom-SFI

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Governo do Rio convoca mais 441 professores


Docentes foram aprovados nos concursos de 2011 e 2014

O Governo do Estado convocou mais 441 professores aprovados no concurso para o cargo de Docente I. Deste total, seis são para carga horária de 30 horas, referentes à seleção de 2011. Do concurso do ano passado, foram chamados 435 aprovados (292 para 16 horas e 143 para 30 horas). A listagem pode ser conferida no site da Secretaria de Educação (www.rj.gov.br/web/seeduc).

O concurso de 2014, homologado no dia 26 de junho, visa ao preenchimento inicial de 1.697 vagas (982 para docentes com carga horária de 30 horas semanais e 715 para 16 horas).

Já a seleção de 2011, cuja validade expira no dia 17 de fevereiro de 2016, ofereceu 3.321 vagas, sendo 1.930 para docentes com carga de 16 horas semanais e 1.391 para 30 horas.

Entre as disciplinas contempladas estão Matemática, Língua Portuguesa/Literatura, Inglês, Espanhol, Filosofia, Geografia, Sociologia, Ciências, Biologia, Física, Resolução de Problemas Matemáticos, Química, Artes e Educação Física.

Os vencimentos são de R$ 2.211,25 (30 horas) e R$ 1.179,35 (16 horas). Além disso, os servidores contam com auxílio-transporte (entre R$ 66 e R$ 132, conforme a carga horária) e auxílio-alimentação (R$ 160).

Exames admissionais

Os docentes deverão comparecer à Coordenação de Gestão de Pessoas das respectivas diretorias regionais, de acordo com a escala de convocação, portando documento de identidade, CPF, PIS/Pasep, título de eleitor, carteira de trabalho, certificado de reservista, diploma de conclusão, histórico escolar, comprovante de residência e registro no Conselho Regional de Educação Física (somente aos concorrentes desta disciplina).

Os habilitados pela Coordenação de Inspeção Escolar da Regional serão encaminhados à Superintendência de Perícia Médica e Saúde Ocupacional, para exame admissional.


Núcleo de Imprensa do Governo do RJ

Classificação do Campeonato de Futebol de SFI


Após 12 rodadas, veja como está a disputa do Campeonato Municipal de Futebol de São Francisco de Itabapoana:

Categoria Aspirante
Últimos jogos, válidos pela 12ª rodada, realizados neste domingo, 09-08:



Categoria Principal
Últimos jogos, válidos pela 12ª rodada, realizados neste domingo, 09-08:



Próximos jogos:
Folga: BARRA

Veja aqui a tabela completa

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Viveiro de mudas beneficiará pequeno produtor em São Francisco


Estão em fase de conclusão, em São Francisco de Itabapoana, as obras do Viveiro de Mudas, próximo à chegada do Centro da cidade. O empreendimento está sendo construído com recursos financeiros da prefeitura em parceria com o Governo Federal.

O prefeito Pedrinho Cherene explicou que o objetivo do viveiro de mudas é levar ao consumidor as mudas produzidas na Estufa Municipal, situada na localidade de Praça João Pessoa.

— O viveiro foi feito em local estratégico, de fácil acesso e grande fluxo dos moradores e turistas. Os diversos tipos de mudas serão comercializados a um preço acessível, fortalecendo a agricultura local —, diz.

 O valor pago nas mudas será revertido para a produção e insumos (sementes, combustível, energia, adubos).

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de SFI, a Estufa Municipal, que produz aproximadamente meio milhão de mudas ao ano, está passando por um processo de reforma para manter a qualidade dos produtos. Entre as espécies produzidas estão plantas frutíferas, olerícolas, árvores nativas e exóticas, ornamentais e medicinais.

Até um terço das mudas produzidas pode ser doado a entidades beneficentes e escolas públicas. Cerca de mil famílias são beneficiadas com as mudas produzidas na Estufa.


Além dos pequenos produtores, cooperativas, assentados e associações assim como turistas podem adquirir uma grande variedade de mudas de árvores frutíferas e ornamentais. (Redação com Ascom SFI )

Após paralisação funcionários da coleta de lixo voltam ao trabalho nesta terça em SFI

Advogado de empresa diz que não haverá demissão.
Funcionários foram até a Rádio São Francisco FM

Após a realização de uma paralisação  no sábado, 08-08, reivindicando direitos trabalhistas,  como pagamento de horas extras, quinze funcionários da PERFORMA Ambiental, empresa encarregada da coleta do lixo em São Francisco de Itabapoana, foram orientados pela gerência operacional da empresa, nesta segunda-feira, 10-08, a retornarem na terça-feira, 11.

Temerosos de que poderiam ser demitidos após a paralisação no sábado, os funcionários procuraram a Rádio São Francisco  para relatar o que está acontecendo.

Em entrevista, um porta voz do grupo dos funcionários disse que eles estão sem receber horas extras trabalhadas durante a temporada de verão e nos feriados. Relatou, ainda, que o recolhimento do Fundo de Garantia de Tempo de Serviços (FGTS), na conta dos trabalhadores, não consta no extrato bancário na Caixa Econômica Federal com a indicação dos depósitos. O grupo reclamou, também, com relação a falta de EPI – equipamentos de proteção individual adequado. No entanto, admitiram que recebem o salário em dia.

O advogado da empresa Felipe de Souza disse que na questão trabalhista os funcionários estariam sujeitos a demissão por justa causa por terem promovido a paralisação, “um ato de insubordinação” que está previsto na CLT como motivo de rescisão de contrato por justa causa.

— A empresa optou por não deixar eles trabalharem nesta segunda-feira, 10, para avaliar e verificar qual a medida que seria tomada pela paralisação no sábado. Só que, em virtude de pedidos que recebeu tanto do prefeito como do vice, diretores da empresa acabaram de tomar uma decisão mais amena de entendimento de não demissão dos empregados — disse, concluindo que nenhum trabalhador vai ficar sem receber o FGTS e as horas extras.

O gerente operacional Padilha lembrou que chegou a orientar os trabalhadores a não abandonarem o emprego no sábado, com o argumento de que ele seria o interlocutor de suas reivindicações junto a empresa.

— Para que o serviço de coleta de lixo não parasse, fui obrigado a convocar trabalhadores de outra empresa em Campos dos Goytacazes para substituir os funcionários — disse.  

O vice-prefeito Amaro Barros, o Amarinho de Buena, disse que a prefeitura de SFI está em dia com os pagamentos à empresa coletora de lixo.  

Usina Canabrava anuncia Programa Jovem Aprendiz




Informações
Brunela Crespo Santana
Assistente de Recursos Humanos       
(22)2009-0494 / 2009-0495
Ramal: 304
E-mail: brunela.santana@usinacanabrava.com.br

domingo, 9 de agosto de 2015

Ato ecumênico reúne líderes religiosos católicos e evangélicos em caminhada pelo Dia Municipal da Família

 

Com faixas exibindo mensagens pela unidade das famílias, cristãos evangélicos e católicos participaram neste sábado, 8, de uma caminhada alusiva ao Dia Municipal da Família que, agora é Lei em São Francisco de Itabapoana, graças a um projeto de autoria da vereadora Yara Cintia, aprovado pela Câmara Municipal e, por unanimidade, sancionado pelo prefeito Pedrinho Cherene.

Esta foi a primeira vez que um evento em São Francisco de Itabapoana, com foco para a família, contou com um ato ecumênico em plena Praça de São Francisco.

Compartilhando o mesmo palco e espaço, lá estavam líderes religiosos católicos e evangélicos.

O primeiro a falar foi o padre Lucas Mendes quem presidiu o evento convidado os líderes religiosos e autoridades presentes para que fossem até o palco. Diante de um público que lotou a praça de São Francisco de Paula o padre Lucas Mendes ressaltou a importância da família unida.

O pastor Ademir Ramos da 1ª Igreja Batista de São Francisco destacou que "quando se trata de família nós devemos trabalhar sempre e intensamente juntos".

— Nunca se viu na história, um momento em que a família esteja tão afrontada como hoje. Enquanto pastores, sabemos que a família é a base. Assim, um projeto como este tem que sempre ser defendido por nós — enfatizou.

Para pastor Ademir Ramos, foi uma ideia brilhante tornar Lei, o Dia Municipal da Família. Com relação ao evento ecumênico, pastor Ademir disse que desde que chegou a São Francisco de Itabapoana, tem admirado o trabalho do padre Lucas Mendes pela união de todos.

— Um trabalho extraordinário de suma importância de aproximação das igrejas — disse.

A vereadora Yara Cíntia disse que foi lançada uma semente pela unidade família.

 — Fico feliz com a decisão do padre Lucas Mendes em ter tido a ideia de, juntos com os pastores, promover este ato ecumênico — e concluiu dizendo que o cristão é cristão, com a mesma base familiar.

O prefeito Pedrinho Cherene, o seu vice, Amaro Barros e o presidente do Legislativo sanfranciscano Renato de Buena, participaram da caminhada e foram unanimes em suas falas enaltecendo os pastores e o padre pelo ato ecumênico em que se transformou o evento. Participaram ainda os pastores Rogério e Wilson Cardoso além de centenas de católicos e evangélicos.


Após as homenagens, a coordenadora do evento anunciou um grupo de dança que apresentou uma dança corografada e,  em seguida, um show católica com a banda “Pela Graça” que se apresentou no palco.  

Entrevista com estudante de SFI premiado nos Estados Unidos

Sanfranciscano é premiado nos EUA por criar peças metálicas leves em 3D


Técnica que reduz peso do material em 50% foi reconhecida no Iproday. Samar Moreira, de São Francisco, participa do 'Ciência Sem Fronteiras'.

Nascido e criado na cidade de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, o aluno de engenharia de produção Samar Moreira Reis, de 21 anos, não imaginava que poderia receber um prêmio nos Estados Unidos tão precocemente. Ele e outros oito brasileiros foram os vencedores na categoria de melhor projeto em inovação do Interprofessional Projects Program, o Iproday, na cidade de Chicago. A equipe desenvolveu técnicas de fabricação que permitem produzir peças metálicas de bicicletas mais leves em 3D. O peso é reduzido em aproximadamente 50%. A premiação aconteceu no dia 24 de julho.
Ouça a entrevista concedida à Rádio São Francisco FM.