quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Praça de São Francisco de Paula não é local de estacionamento de carros

Recebemos e-mail do internauta Rubens Ribeiro, (rubens_ribeiro@yahoo.com.br) fazendo apelo a quem de direito para que a Praça de São Francisco de Paula não seja mais utilizada como estacionamento nos finais de semana. Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pelo blog. Em segundo, gostaria de fazer um apelo como pai: que a Praça de São Francisco de Paula não fosse mais utilizada como estacionamento de carros. Não podemos mais levar as nossas crianças para passear na praça aos sábados, porque simplesmente os próprios freqüentadores da Igreja estacionam seus carros na praça, impedindo que nossos filhos brinquem com segurança. Desde já fico grato pela atenção, e, esperando que você transmita esta mensagem a quem possa resolver essa questão. Faço este apelo não só em meu nome, mas também em nome de outras famílias que não concordam que a principal Praça da cidade se transforme em estacionamento. Obrigado. Dê também a sua opinião . O Blog vai levar ao conhecimento da Paróquia de São Francisco de Paula o assunto.

13 comentários:

Anônimo disse...

Acho que isso deve ser uma praxe em São Francisco. Em Barra do Itabapoana o próprio Padre estaciona o carro em cima da Praça. Inaceitável.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o apelo do internauta. É um absurdo a praça viver lotada de carros em dias de missa. Sou frequentadora das missas e nunca deixei meu carro lá e sempre reclamo das pessoas deixaram o carro. Atrapalha a nós mesmos que frequentamos visto q depois da missa não podemos nem bater um papo sossegado pq toda hora tem q dar licença para os carros sairem. Isso tem q ser mudado.

Anônimo disse...

Mais uma vez, faço um apelo aos internautas anonimos que comentam as materias aqui do Blog. Por favor, vocês precisam se identificar. Não custa nada colocar o nome abaixo do comentário. Postei o comentário por que não é ofensivo. Paulo Noel

Anônimo disse...

acredito que seja um problema que só vai ser solucionado com a construção de um estacionamento no centro da cidade, onde as pessoas possam estacionar seus veiculos com segurança. quero também destacar que tão importante quanto este assunto seja a falta de manutenção dos semáforos da cidade, e alem deles não funcionarem falta o apoio da Guarda Civil Municipal. Onde estão nossos Guardas Municipais??? Estão em desvio de função????????????????????

Anônimo disse...

Sinceramente,com tantos problemas no trânsito de São Francisco acho irrelevante este caso do estacionamento na praça. Geralmente isto acontece em horários de missas e muito dos carros que ali estacionam trazem pessoas idosas ou com problemas físicos, fora isso tem o receio de deixar um carro ou uma moto estacionado distante e ser furtado. Seria muito mais proveitoso comerçarmos a discutir: como reduzir a velocidade na avenida principal? Como extinguir estes escapamentos barulhentos das motos? Como fazer o motorista respeitar o pedestre? Como fazer o pedestre prestar mais atenção? Como andar de bicicleta na Joaquim da Mota Sobrinho?
Pelo menos nunca soube que na praça houve alguma colizão ou atropelamento.
Em tempo:costumo ir na missa todos os domingos e não estaciono na praça.
Claudio Fernandes

Anônimo disse...

Claudio Fernandes. Bom dia! Agradeço o comentário. Sua opinião é importante para o debate. Paulo Noel.

Anônimo disse...

Ralmente Paulo Noel,já imaginou se todos tivessem os mesmos pensamentos e transformassem os nossos Espaços para outras finalidades?Essas pessoas precisam entender que a estrutura construida não reserva espaço para Estacionamentos no meio da Praça e modesta a parte temos uma Praça invejável por muitos,porém o que ocorreu nestes 8 anos de Governo Cherene ,ela ficou à mercê do abandono,do descaso e na Terra de ninguém todo mundo faz o que quer...Essa Praça Principal é o cartão-postal da cidade,nela se encontra a nossa Igreja Matriz de São Francisco de Paula nosso Padroeiro,ao mesmo tempo,ela serve para as reuniões costumeiras dos bate-papos à cada final de tarde,único espaço seguro para as nossas crianças brincarem do com tranquilidade,visto que até o playground foi tirado delas por politicagem;foram retiradas as correntes de isolamento que impediam o trânsito de veículos e não é só nos horários de missas que se presencia os carros estacionados,já observei até mesmo,a Kombi da Guarda Municipal estacionada nas proximidades do Salão Paroquial, as motos tbm transitam por dentro da Praça e isso é inadmissível,pq ali existe o passeio exclusivo para o pedestre!Os canteiros estão todos destruidos,a grama desapareceu dando lugar ao mato,a funcionária do Meio Ambiente cuida do jardim do Banco Itaú e se esquece do nosso meio Ambiente que precisa ser preservado!!!!!No Governo do Barbosa Lemos existia ali,os vigias e o jardineiro,no GOVERNO DO DESMANDO foi retirado pra dar Espaço ao vandalismo .Discordo quando alguem disse que tem outros assuntos de maior relevancia,tudo o que envolve o cotidiano da população tem importância pq é o nosso dinheiro indo pro ralo,pq a remodelação ou reconstrução da Praça foi planejada ,teve custos aos Cofres Públicos e toda obra de estrutura de uma cidade sai dos impostos que pagamos,temos que CONSERVAR,PRESERVAR o que é NOSSO!!

Anônimo disse...

Realmente Paulo Noel,já imaginou se todos tivessem os mesmos pensamentos e transformassem os nossos Espaços para outras finalidades?Essas pessoas precisam entender que a estrutura construida não reserva espaço para Estacionamentos no meio da Praça e modesta a parte temos uma Praça invejável por muitos,porém o que ocorreu nestes 8 anos de Governo Cherene ,ela ficou à mercê do abandono,do descaso e na Terra de ninguém todo mundo faz o que quer...Essa Praça Principal é o cartão-postal da cidade,nela se encontra a nossa Igreja Matriz de São Francisco de Paula nosso Padroeiro,ao mesmo tempo,ela serve para as reuniões costumeiras dos bate-papos à cada final de tarde,único espaço seguro para as nossas crianças brincarem com tranquilidade,visto que até o playground foi tirado delas por politicagem;foram retiradas as correntes de isolamento que impediam o trânsito de veículos e não é só nos horários de missas que se presencia os carros estacionados,já observei até mesmo,a Kombi da Guarda Municipal estacionada nas proximidades do Salão Paroquial, as motos tbm transitam por dentro da Praça e isso é inadmissível,pq ali existe o passeio exclusivo para o pedestre!Os canteiros estão todos destruidos,a grama desapareceu dando lugar ao mato,a funcionária do Meio Ambiente cuida do jardim do Banco Itaú e se esquece do nosso meio Ambiente que precisa ser preservado!!!!!No Governo do Barbosa Lemos existia ali,os vigias e o jardineiro,no GOVERNO DO DESMANDO foi retirado pra dar Espaço ao vandalismo .Discordo quando alguem disse que tem outros assuntos de maior relevancia,tudo o que envolve o cotidiano da população tem importância pq é o nosso dinheiro indo pro ralo,pq a remodelação ou reconstrução da Praça foi planejada ,teve custos aos Cofres Públicos e toda obra de estrutura de uma cidade sai dos impostos que pagamos,temos que CONSERVAR,PRESERVAR o que é NOSSO!!

Anônimo disse...

Bem, este caso tem gerado tamanha repercussão. É preciso analisar sob dois pontos. O primeiro é que a questão de estacionar depende muito, e cabe a cada um achar necessário parar ou não seu carro na praça, já que muitos estacionam para deixar na Igreja esposas com filhos recém nascidos, deficientes ou idosos, estes que possuem dificuldades para se locomover, principalmente nos dias de chuva. O outro ponto é que os causadores de tumulto na pracinha, são principalmente os jovens. E adentram na praça sem o mínimo sequer de responsabilidade. O incrível é que eles não estacionam, mas percorrem toda hora por toda a pracinha com suas motos, causando um barulho desagradável. Então, se faz necessário analisar bem os dois pontos, para não culpar a quem não tem culpa.

Anônimo disse...

Não sou contra entrar com o carro na praça pra deixar senhoras, ou mães com recem-nascido, mais eles podem entrar, deixa-los na porta da igreja e estacionar fora da praça. Na verdade o que nossa praça precisa é de um bom estacionamento em volta dela. Precisa ser remodelada. Ela tem um espaço físico excelente e muito pouco utilizado. Acho q o prefeito eleito deve montar um novo projeto pra essa praça, com estacionamento, playground e até msm um pequeno palco fixo para que a igreja possa fazer seus eventos e ser útil pra toda a comunidade com projetos para as crianças num domingo a tarde, uma noite de música, coreografias, peças de teatro... Basta governo e igreja andarem de mãos dadas. A população toda, não só a comunidade católica, só teria a ganhar com esses projetos. Carlos

Anônimo disse...

Concordo plenamente com a Mônica. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. O que os jovens de SFI precisa é de limites. Não sou frequentador da Igreja, mas poucos instantes que fico no centro, só se vê é bagunça.
Precisa é de guarda civil naquela área e um pouco de Conscientização do pessoal.
Mauricio Araujo

Paulo Noel disse...

Regina, Monica,Carlos e Maurício Araújo. Grato pelos comentários. Esta matéria tem sido uma das mais debatidas no Blog. Penso que uma nova urbanização da Praça com área de lazer para as crianças e bastante espaço para as pessoas "baterem papo" seria o ideal. Um jovem de SFI que trabalha como guarda-municipal em Macaé certa vez procurou a nossa Rádio São Francisco FM para exibir um projeto de urbanização feito por ele, que apesar de não ser arquiteto, tem umas ideias interessantes. Ele acha que o espaço fisico da Praça tem que ser maior. A Praça deveria ocupar toda a área até o trevo. Para quem chegasse à cidade, após o portal da cidade, tudo bem, teria opção de passar pelo trevo. Mas para quem retornasse, teria que passar pela rua em frente ao Banco Itaú. Outras opções pela rua em frente ao Ciep ou pela rua após o cemitério, para que vem de Praça, principalmente para caminhões. São medidas a curto, médio e longo prazo. Esperamos que providências seja tomadas curto prazo, para melhorar a qualidade de vida da população. Como está é que não dá para continuar. Carro em estacionado em Praça pública só se vê aqui em São Francisco. Pelo menos, não tenho informação de que isso ocorra em outra cidade. Vamos continuar debatendo o sssunto. Paulo Noel

Anônimo disse...

Essa alternativa de urbanização da praça e aumentar o espaço físico tambem é interessante. Já que estamos falando dessa questão, seria bom tambem frisar que a avenida Joaquim da Mota Sobrinho deveria ser Mão-única. A pergunta é: Será que a CDL concordaria. O trânsito é muito caótico (Van para no meio da rua pra descer passageiro, Carro abre a porta sem olhar no retrovisor, carro entra e não liga a seta, etc.
Uma questão que deve ser analisado pelo prefeito Beto da Saúde.