sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Colisão entre moto e bicicleta deixa dois feridos em Volta Redonda, SFI

 

Dois homens ficaram feridos em uma colisão entre moto e bicicleta ocorrida na noite desta sexta-feira, 05, na RJ-224, em Volta Redonda, localidade próximo ao Centro de São Francisco de Itabapoana.


Na bicicleta estava o idoso, de iniciais J.S., 61 anos; enquanto a moto era pilotada por M.S.B., 36 anos.


O motociclista levou a pior no acidente e sofreu ferimentos graves.


Já o estado de saúde do idoso inspira cuidados. Ele sofreu um corte profundo na testa e está com suspeita de fratura na perna. 

 

Por sorte, uma ambulância do Resgate Municipal passava pelo local logo após o acidente e efetuou o socorro. Outra unidade foi acionada e chegou rapidamente ao local.


Ambos foram socorridos direto para o Hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes. Mais informações a qualquer momento.

 

Violência volta a assustar em SFI: três baleados na localidade de Volta Redonda


Dois homens, de 53 e 35 anos, e um jovem de 19 anos foram alvos de uma tripla tentativa de homicídio por volta das 22h30 desta quinta-feira, 04, na localidade de Volta Redonda, próximo ao Centro de São Francisco de Itabapoana.


Segundo relato de uma das vítimas, o crime foi praticado por dois elementos que passaram pelo local em uma moto CB300 dourada e abriram "fogo" contra as vítimas.


De acordo com a PM, o jovem de 19 anos já tem passagens por tráfico de drogas, e, ao que indicam as investigações preliminares, seria o alvo de ação criminosa. 


Ele foi atingido por três tiros, nas costas, joelho e ombro. Já o homem de 35 anos levou um tiro de raspão nas costas; enquanto o de 53 anos foi atingido na canela. Os três não correm risco de morte.


O caso foi registrado para investigação na 147ª Delegacia Legal de SFI.


BPRv prende motorista que dirigia embriagado em São Francisco de Itabapoana


A equipe do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual (BPRV) prendeu um motorista por embriaguez ao volante no início da madrugada desta sexta-feira, 05, na RJ-196, na altura do Parque de Energia Eólica de Gargaú.


O motorista estava dirigindo seu veículo, na companhia de sua esposa e filha, quando foi parado pelos policiais, que estavam patrulhando a rodovia. Na abordagem os policiais perceberam que o motorista estava, segundo os agentes, com "fala arrastada, odor etílico, vermelhidão nos olhos e dificuldades de ficar em pé".


O motorista foi encaminhado para a 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana. Posteriormente ele foi levado até o Instituto de Criminalística Carlos Éboli, em Campos, para exame de alcoolemia. O resultado deu positivo, constatando a embriaguez.

 

No retorno à delegacia, o motorista foi enquadrado no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Veja abaixo o que diz o artigo 306 do CTB:


Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência:


Penas - detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

 

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Marinha encontra dois corpos em alto mar na região de Cabo Frio


A Marinha do Brasil informou na noite desta quinta-feira (4) que encontrou dois corpos na costa de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio. 

De acordo com a Marinha, os corpos foram encontrados a aproximadamente 50km a leste do Farol de Cabo Frio, em uma área próxima ao material recolhido nesta terça-feira (3), que apresenta características semelhantes ao que se encontrava a bordo da embarcação "O Maestro".


Ainda de acordo com a Marinha, os corpos foram encontrados durante as buscas pelos tripulantes da lancha que saiu do Rio de Janeiro rumo à Fortaleza com cinco amigos. Desde o dia 30, eles estão desaparecidos.


Os corpos foram localizados por aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) e recolhidos pelo Navio-Patrulha (NPa) “Macaé”.


Os corpos devem ser levados para Macaé nesta sexta-feira (5) para serem identificados.


Fonte: G1 Região dos Lagos

 

Jovem baleado na Ilha dos Mineiros morre no Hospital Ferreira Machado


O jovem baleado na tarde desta quinta-feira, 04, por volta das 15h45, na Ilha dos Mineiros, em São Francisco de Itabapoana, não resistiu e morreu após dar entrada no Hospital Ferreira Machado.


O rapaz, identificado como Y.L.B., 21 anos, estava numa moto e foi surpreendido por dois elementos em outra moto, que possivelmente perseguiam a vítima. Eles se aproximaram e um dos elementos atirou em direção ao jovem, que foi alvejado por seis tiros. Os projéteis atingiram o tórax, abdômen e as costas.


O Resgate Municipal foi acionado, mas o baleado foi socorrido por populares. Quando estava no caminho para a Ilha dos Mineiros, a equipe de socorristas foi avisada que o homem havia sido levado em um carro particular para a UBS de São Francisco.


O Resgate Municipal retornou para São Francisco para atender o paciente. As informações apuradas pelo site VNOTÍCIA é que Y.L.B. foi removido em estado grave para o Hospital Ferreira Machado, e faleceu minutos após dar entrada naquela unidade hospitalar.


Autoria e motivação são investigadas na 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana, onde o homicídio foi registrado. 


  

Carro movido a gás pega fogo na RJ-224 próximo a Santa Rita em São Francisco de Itabapoana


Um veículo Pálio movido a gás, pegou fogo, no início da manhã desta quinta-feira, 04-02, na RJ 224 próximo a localidade de Santa Rita.


Um produtor rural que estava em um trator que passava pelo local, ajudou a debelar as chamas. O trator estava com um reboque transportando uma bombona  de 2 mi litros de água. Através de mangueiras a água chegou até o carro e conseguiu apagar as chamas.


Ninguém se feriu. No carro estava uma família que seguia com destino a Campos. O trecho chegou a ser interditado pela Empresa Municipal de Trânsito por cerca de meia hora. Em seguida o trânsito foi liberado. Uma viatura do Resgate foi até o local, mas ninguém chegou a ser atendido.


As chamas atingiram a vegetação. Quando o Corpo de Bombeiro chegou o fogo já estava controlado. No entanto, os bombeiros conseguiram  debelar as chamas na vegetação.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Secretaria Estadual de Saúde inicia distribuição da segunda dose da vacina CoronaVac aos 92 municípios


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) iniciou, nesta terça-feira (02.02), a entrega da segunda dose da vacina CoronaVac contra a Covid-19 para os 92 municípios do Estado. As 244.560 doses do imunizante são reforço da primeira dose disponibilizada para as secretarias municipais de Saúde, no último dia 19 de janeiro, garantindo que o esquema vacinal seja cumprido no intervalo de 21 dias.


Nesta terça-feira, a partir das 8h, caminhões começam a deixar a Coordenadoria Geral de Armazenagem (CGA), em Niterói, levando doses da vacina para as cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Maricá e São Gonçalo. Para os demais 88 municípios, a entrega será realizada na quarta-feira (03/02), por via aérea. A partir das 7h, cinco aeronaves, sendo uma da Secretaria de Polícia Civil, duas do Corpo de Bombeiros e duas do Governo do Estado, iniciam a operação para a distribuição das vacinas. A logística prevê que um helicóptero atenderá mais de um município.


Uma nova remessa, com 42.400 doses de CoronaVac, também será enviada aos municípios para que sejam utilizadas como 1ª dose, ampliando a cobertura do público prioritário, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde e orientação da SES aos municípios. O quantitativo referente à segunda dose para essas pessoas está reservado e será enviado dentro do prazo para aplicação. 


Outras 7.350 doses da vacina Oxford/AstraZeneca também serão encaminhadas para unidades de saúde da rede estadual e militar. Os imunizantes vão reforçar a vacinação dos trabalhadores de saúde da linha de frente do atendimento a pacientes com Covid.


Público prioritário - A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS), da SES, enviou um ofício aos 92 municípios, no último dia 25, em que ressalta ser de extrema importância que os responsáveis técnicos e gestores municipais organizem suas ações de imunização priorizando os grupos elencados no Programa Nacional de Imunizações. A SVS recomenda ainda que os municípios organizem suas agendas de imunizações de acordo com o número de doses que serão aplicadas no dia, de forma que o frasco multidoses seja utilizado em sua plenitude. Devem ser vacinadas, neste momento:


- Pessoas com 60 anos ou mais que residem em instituições de longa permanência para idosos, como casas de repouso, asilo ou abrigos;

- Pessoas com deficiência que vivem em residência inclusiva para jovens e adultos com deficiência;

- Indígenas maiores de 18 anos vivendo em terras indígenas;

- Trabalhadores dos serviços de saúde envolvidos no atendimento a pacientes com Covid;

- Profissionais de saúde envolvidos na vacinação dos grupos elencados;

- Trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos e de Residências Inclusivas;

- Trabalhadores de instituições de acolhimento institucional em residência inclusiva para jovens e adultos com deficiência.


Balanço da vacinação - Até as 18h desta segunda-feira (01.02), 89 municípios registraram 222.300 pessoas imunizadas contra a Covid-19 no estado. O balanço foi realizado por meio de busca ativa, a partir da gerência de Imunização da Vigilância Epidemiológica da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, junto às coordenações/gerências de imunização dos 92 municípios do Estado.


Fonte: Governo do Estado do RJ

 


  

Novo Fundeb proporcionará valorização salarial para profissionais da educação


A lei do novo Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em 25 de dezembro de 2020, proporcionará aos municípios valorizar os salários dos professores brasileiros da educação básica.


A possibilidade foi concretizada graças às alterações na nova legislação, que passou a valer em janeiro de 2021. Na prática, gestores municipais poderão gastar 70% do Fundeb para pagamento de profissionais da educação. Até 2020, o antigo Fundeb permitia gastos mínimos de 60%. 


Outra mudança significativa no Fundeb diz respeito à contribuição financeira da União ao fundo. A partir de 2021 essa contribuição aumentará gradativamente. Até 2020, o governo federal contribuía com 10% do valor total. No novo Fundeb, esse percentual sobe para 12% em 2021 e vai aumentando aos poucos até chegar a 23% em 2026.


Modelo híbrido


No modelo atual, o dinheiro é repassado com base nos dados dos 26 estados e do Distrito Federal e depois é distribuído às prefeituras por critérios internos. O novo Fundeb prevê um modelo híbrido, que também leva em conta a situação de cada município para os cálculos e os repasses.


A ideia é corrigir distorções do modelo vigente até 2020, que levam cidades ricas em estados pobres a receberem reforço – e cidades vulneráveis de estados ricos a ficarem sem complementação. Essa regra pode beneficiar São Francisco de Itabapoana, cidade que se encontra em um estado rico, que é o Rio de Janeiro, porém que apresenta indicadores sociais baixos.


Critérios de contribuição do governo federal


A participação do governo no fundo será dividida da seguinte forma, quando chegar a 23% em 2026:


10 pontos percentuais seguirão as regras atuais de distribuição, ou seja, serão direcionados para os estados mais pobres que recebem o complemento da União para atingirem o padrão mínimo;

 

10,5 pontos percentuais serão distribuídos para redes públicas de ensino municipal, estadual ou distrital que não atingirem o valor anual total por aluno (VAAT), parâmetro de distribuição criado com base na capacidade de financiamento das redes de ensino;

 

2,5 pontos percentuais complementarão com base no valor anual por aluno (VAAR), que serão distribuídos de acordo com o cumprimento de condicionalidades e evolução dos indicadores - a serem definidos - de atendimento e melhoria da aprendizagem com redução das desigualdades. 

 

Pela lei, a distribuição do dinheiro, tanto do Fundeb quanto dos fundos estaduais, levará em conta o número de alunos matriculados na rede pública.

 

Indicadores de melhoria


Parte da complementação da União (2,5 pontos percentuais) será destinada para os estados e municípios que atenderem aos seguintes critérios:


Parâmetros técnicos de mérito e desempenho para o provimento do cargo de gestor escolar;


Participação de pelo menos 80% dos estudantes em avaliações da educação básica;


Redução de desigualdades socioeconômicas e raciais na educação, medidas em exames de avaliação;


Referenciais curriculares alinhados à Base Nacional Comum Curricular;


Repasse de 10% do ICMS que cabe a cada município, com base em indicadores de melhoria nos resultados de aprendizagem e de aumento da equidade segundo o nível socioeconômico dos estudantes;


Outra forma de medir o desempenho de cada região será por meio das taxas de aprovação nos ensinos fundamental e médio nas redes estaduais e municipais de ensino. Os alunos também serão avaliados por exames nacionais de avaliação da educação básica.


Custo Aluno-Qualidade


O novo Fundeb também define o Custo Aluno-Qualidade (CAQ), que é um parâmetro de financiamento educacional previsto no Plano Nacional de Educação (PNE).


Este é baseado em qualificação dos professores, remuneração, aquisição, manutenção, construção e conservação de instalações e equipamentos necessários ao ensino, além de compra de material escolar, alimentação e transporte. O CAQ define qual deve ser o investimento por aluno para garantir a qualidade na educação.


Fonte: da redação do VNOTÍCIA com informações do G1

  

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Ponto dos Parafusos reabre com nova direção

 Informe publicitário 


O Ponto dos Parafusos, referência em parafusos, ferramentas e soldas em São Francisco de Itabapoana, reabriu nesta segunda-feira, 1°, com nova direção dos amigos Félix e Eduardo. No Ponto dos Parafusos você tem competência, conhecimento e excelente atendimento!