sábado, 5 de dezembro de 2009

Mulher morta baleada em Barra do Itabapoana

Houve também uma tentativa de homicício, um homem baleado no abdome foi levado para o Hospital Ferreira Machado.

A Polícia Militar, 3ª Cia 8ª BPM de São Francisco de Itabapoana confirmou um homicídio ocorrido durante a madrugada deste sábado, 5, em Barra do Itabapoana. O corpo de uma mulher, identificada por Cristiane Izabel Soares, (34) foi encontrado na Rua da Amendoeira, em frente ao prédio nº 35, no caminho da praia, morta com disparo de arma de fogo. Segundo a PM, houve também uma tentativa de homicídio. Um homem de 30 anos, Erivelton Garcia Matoso, marido da Izabel, foi baleado no abdome e levado para o Hospital Ferreira Machado onde está internado após cirurgia. O casal, segundo a PM, era proprietário de um bar na praia. A PM ainda não tem suspeito da autoria.

Uma parceria que deu certo

I Batizado e troca de cordas do projeto "Capoeira Escolar" reuniu alunos e professores na localidade de Santo Antonio.


.
Uma parceria entre a Secretaria de Educação e Cultura de SFI com a LUCAHE Agropecuária, resultou na realização, dia 04/12, do I Batizado e troca de Cordas do Projeto Capoeira Escolar das Escolas Municipais Santo Antônio e Josefino Barros de Menezes na localidade de Santo Antônio. Foram batizados 25 alunos, com presença de pais, da comunidade, representante da Secretaria e do Marquinhos da LUCAHE representando o empresário Luis Carlos Henrique. O Projeto Capoeira Escolar incentiva a atividade física, a disciplina, a socialização e a valorização Cultural.

De lâmpada do Aladim a tecidos indianos na Feira Internacional de Artesanato

Por Michelle Mayrink – Fabiana Pinto.
Sucesso em todo o país e em Campos não poderia ser diferente. O primeiro dia da Feincartes, Feira Internacional de Artesanato e Decoração Artesanal, foi marcado por grande êxito, no parque de exposições da Fundação Rural de Campos. Apesar do mau tempo, os campistas não perderam a oportunidade de conhecer as novidades trazidas de 19 países e 10 estados brasileiros. Destaques para: Espaço Marroquino – tendas decoradas que, segundo o expositor Mohamed Monsef, “foram criadas para passar ao visitante a impressão de estarem realmente visitando o Marrocos”. Peças de artesanato, luminárias, tapeçarias, comidas típicas e até a lâmpada do Aladim é possível encontrar neste ambiente.
Da Índia uma peça interessante chama a atenção dos visitantes. Uma saia versátil, capaz de ser utilizada de 10 maneiras diferentes. O criador e inspirador dos modelitos é o indiano Ali Mohamed que, incansável, demonstra suas criações e encanta a todos. A feira acontece até o dia 13, aberta todos os dias das 15h às 22h. O ingresso custa R$ 5 e são isentos de pagamento crianças até 12 anos acompanhados dos pais. Adultos com mais de 60 anos têm direito a meia-entrada.
Os estados brasileiros apresentam produtos de excelente qualidade nas áreas de couro do Rio Grande do Sul, tapeçarias do Nordeste, decoração, cama, mesa e banho. A novidade vem de pertinho, o stand de Búzios trouxe o artesanato ecológico. São folhas de espécies variadas, pimentas, entre outros artigos banhados a ouro. Uma excelente dica de presente para este Natal, com preços convidativos.
A Feira apresenta variedades de peças, estilos e preços. São artesanatos, taças de vidro desenhadas com fios de ouro, roupas artesanais, bijuterias, sapatos, bolsas, tapeçarias e guloseimas.

Prefeitura abre processo seletivo para Conselheiro Tutelar

O Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Francisco de Itabapoana, abriu nesta sexta-feira (04), processo seletivo para preenchimento de 5 vagas de conselheiro tutelar. As inscrições serão realizadas no período de 04 a 11 de dezembro, de segunda a sexta-feira, no horário de 13:00 às 16:00 horas, na sede do Conselho, na Av. Joaquim da Mota Sobrinho, 182, Centro da cidade.
De acordo com o edital, o candidato deverá ser maior de 21 anos, ter reconhecida idoneidade moral, residir no município há mais de um ano, possuir ensino médio e estar no gozo de seus direitos políticos. Os documentos necessários e mais detalhes verificar no edital que consta no site oficial da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (www.pmsfi.rj.gov.br)

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Do Blog do Cláudio Andrade: A frágil vitrine de São João da Barra

O munícipes de São João da Barra vivenciaram no dia de hoje algo nunca dantes imaginado. Um assalto ao banco Itaú mudou de forma drástica a rotina da população. O objetivo da postagem não é tecer comentários acerca do delito praticado e sim sobre a realidade imposta aos residentes locais.
A vinda do Porto do Açú, e de toda a sua logística, para o município fez com que a população e os seus representantes tivessem que tomar atitudes céleres, contudo frágeis, no que tange a preparação para tão relevante progresso.
Além dos problemas estruturais já existentes, o município de São João, devido ao Porto, carece de outras necessidades que não possui estrutura para suprir. Além disso, o progresso traz também o ônus que, no caso em questão já pode ser traduzido no aumento da violência urbana, nos assaltos comuns e agora também nos bancários.
Ao meu sentir, acredito que a população de São João precisa lutar por um progresso de qualidade. A vinda do Porto é uma realidade positiva, entretanto não há construção sem alicerce. Considerar o distrito do Açú uma cidade é um tremendo erro, pois ajuda a mascarar os reflexos negativos que já ocorrem em todo o território e que não serão, por questões óbvias, expostos pelos políticos.
Partindo desse raciocínio, surge a seguinte indagação: mediante interesses políticos, o distrito do Açú poderia ser tornar um município? Todos nós sabemos que vários distritos tornaram-se municípios com IDH pavorosos somente para viabilizar esquemas políticos ou para manter feudos eleitorais. Já pensaram no poder do município do Açú?
Cláudio Andrade. Acesse o blog do Cláudio: www.blogclaudioandrade.blogspot.com/

Novos telefones da PM em SFI


No novo prédio da 3ª Cia o telefone 190 ainda não entrou em funcionamento

Em visita à Rádio São Francisco FM, o 1º Tenente Viana, comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar de São Francisco de Itabapoana informou nesta sexta-feira (04-12) os novos telefones da PM no município. Viana também lembrou que a Companhia ainda aguarda a operadora de telefonia fixa reprogramar o telefone 190 para o novo prédio, localizado na Avenida Afonso Celso, logo na chegada da cidade.

______________________

Telefones:

3ª Cia - SFI – 2789-2021

DPO de Gargaú – 2789-7464

DPO de Santa Clara – 2727-1190 (ou 190 ligando de um telefone fixo com prefixo 2727)

Travessão de Barra/Barra do Itabapoana – 2789-4293

Praça João Pessoa – 2789-5341

R7: Brasil vai enfrentar Portugal na primeira fase da Copa


O Brasil conheceu nesta sexta-feira(04) os primeiros três adversários na luta pelo hexacampeonato mundial.
Seleção terá também pela frente no Grupo G a Coreia do Norte e Costa do Marfim.

Agencia Estado - 4/12/2009 17:00
FRANCOIS XAVIER MARIT / AFP

.
O Brasil conheceu nesta sexta-feira(04) os primeiros três adversários na luta pelo hexacampeonato mundial. A equipe caiu no Grupo G da Copa do Mundo de 2010, ao lado de Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal, em sorteio realizado no Centro de Convenções da Cidade do Cabo.

A estreia do Brasil será realizada no dia 15 de junho em 2010 contra a Coreia do Norte, em Johannesburgo, no Estádio Ellis Park. No dia 20, novamente em Johannesburgo, o Brasil vai enfrentar a seleção da Costa do Marfim no Estádio Soccer City. A equipe dirigida por Dunga encerra a sua participação na primeira fase com jogo diante de Portugal, em Durban, no Estádio de Durban, em 25 de junho.

Caso avance, o Brasil vai enfrentar nas oitavas de final uma equipe do Grupo H, que conta com Espanha, atual campeã da Eurocopa e uma das favoritas ao título do Mundial, Honduras, Chile e Suíça.

África do Sul e México vão abrir a Copa do Mundo de 2010 no dia 11 de junho, no Estádio Soccer City, em Johannesburgo. Os anfitriões terão uma chave complicada e podem ser o primeiro país-sede a não passar da fase de grupos. Além dos mexicanos, os sul-africanos, que são dirigidos por Carlos Alberto Parreira, vão duelar com a França, atual vice-campeã mundial e campeã em 1998, e o Uruguai, que venceu a Copa em 1930 e 1950.

A cerimônia foi comandada pelo secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, e pela atriz sul-africana Charlize Theron. E a África do Sul aproveitou para apresentar parte da sua cultura. Assim, aconteceram apresentações do coral gospel Soweto, do cantor sul-africano Johnny Clegg e da cantora Angélique Kidjo, do Benin.

Saudades de Cândida

Recebemos postagem de Vanessa Ribeiro e Silva com comentário de saudade da irmã Cândida Cristina Ribeiro e Silva Henriques. Lendo o texto dá uma idéia de como esta sofrendo esta jovem. Apesar da saudade, suas palavras são de agradecimento a todos pelo apoio nos momentos difíceis da família.
.
Hoje completam 22 dias que minha irmã foi escolhida para estar ao lado do Pai. A saudade a cada dia dói mais. Porém, não posso deixar de agradecer a todos pelo carinho com minha família. Agradecer ao Blog que passou todas as informações necessárias para o acompanhamento do culto fúnebre e do enterro. Muitas pessoas vieram falar comigo que acompanharam pelo blog.

E sobre minha irmã Cândida o que posso dizer é que foi uma grande pessoa. Olhava-me como uma menina. Sempre falava comigo: “está na hora de crescer um pouquinho, dar um passo adiante, se cair é só levantar”. Ela ainda penteava meu cabelo fazendo aquela trança embutida. Ela ainda dava uns toques falando qual roupa a Manu e eu deveríamos usar para tal ocasião. Nunca nos deixou, sempre cuidou da gente mesmo formando sua nova família. E tudo o que fez foi com amor. Ensinou-me a amar muitas coisas que não gostava, como por exemplo, o inglês e o ministério de louvor da igreja. Foi ela que me incentivou a aprender a tocar só para cantarmos juntas. Todas as músicas do culto nós que escolhemos (minha mãe, ela e eu) na noite do dia 11/11/2009. E assim como diz a música: "Não é tarde para se sonhar, o céu ainda é azul, há esperança... Minha força vem de um Deus que faz milagres, minha fé está além do impossível. Minha esperança viva está meu coração não quer parar. Pois nunca é tarde não é tarde para se sonhar..." Enfim a todos muito obrigada pelo carinho,e ao blog pelo profissionalismo em que passou as informações. Mais uma vez obrigada!

Policia persegue assaltantes na região e poderá contar com apoio de um helicóptero


Varias viaturas da PM, neste momento, estão em perseguição aos quatro bandidos que participaram de um assalto ao Banco Itaú em São João da Barra na manhã de hoje, 4-12. Todas as saídas da cidade estão bloqueadas pela PM na tentativa de localizar os bandidos. Os policiais estão no trevo da praia de Grussai e no trevo da entrada da cidade, na BR-356. Um helicóptero da Policia do Rio de Janeiro foi solicitado.


.


Atualizado com informações de O Diário:



Assaltantes levam todo dinheiro do Itaú em SJB

Uma ação ousada de bandidos alterou a rotina da pequena São João da Barra, ontem. Assaltantes fortemente armados esperaram a saída do carro-forte da agência do Itaú, no Centro e roubaram todo dinheiro do banco. Dois dos quatro bandidos estavam disfarçados de policiais militares e renderam o segurança. Na fuga, os assaltantes abandonaram dois carros usados no crime, um deles furtado em Volta Redonda e o outro tinha placa de Campos, cujo proprietário será investigado, já que não havia nenhuma restrição no veículo. A atuação da quadrilha durou menos de 15 minutos e a polícia não tem pistas dos assaltantes. A gerência do Itaú não divulgou o valor roubado.

Gerente confirma assalto ao Itaú

A gerente da agência do Banco Itaú de São João da Barra, Alessandra Batista Pessanha, confirmou agora ao Blog do Paulo Noel que realmente houve o assalto na agência daquela cidade. "Quatro elementos, dois fardados, chegaram por volta das 10h15m e levaram todo o dinheiro dos caixas e do cofre", disse. Entretanto, Alessandra ainda não sabe informar o montante levado. "Eles anunciaram o assalto, e não houve reação de nenhum dos funcionários e clientes. Eles estavam fortemente armados, mas não usaram de violência. Disseram que queriam apenas o dinheiro", disse. A ação durou cerca de 10 minutos.

Neste momento a agência suspendeu o atendimento aos clientes.

Banco Itaú de São João da Barra assaltado agora


Chegou um informação ao Blog que quatro rapazes, dois utilizando uniforme da Polícia Militar, adentraram o Banco Itaú e, após renderem os clientes e funcionários, assaltaram à agência em São João da Barra. Os elementos fugiram com o dinheiro (não foi ainda especificada a quantia) utilizando um veículo Vectra. Várias viaturas da PM estão neste momento na cidade em busca dos assaltantes. Mas detalhes daqui a pouco.

População de Rio das Ostras discute o Marco Regulatório do Pré-sal

Em pauta nos principais noticiários nacionais e internacionais há meses, o novo marco regulatório de exploração e produção de petróleo no pré-sal e outras áreas estratégicas no Brasil foi tema de uma palestra aberta à comunidade, realizada nesta quarta-feira (02) na Câmara Municipal de Rio das Ostras, no litoral do estado. Cerca de 150 pessoas entre estudantes, sociedade civil organizada e comunidade política da cidade compareceram ao evento que foi organizado pela Petrobras e teve por objetivo levar o assunto ao debate da população. O encontro constou de duas palestras. A primeira foi ministrada pelo gerente da Petrobras Leonardo Briguiet, que tratou de temas como a formação do petróleo, as peculiaridades dos reservatórios da camada do pré-sal, o impacto de tal descoberta no cenário político e econômico mundial. “Para termos uma ideia da representatividade deste momento, basta dizer que juntos, os três principais campos da área do pré-sal – Iara, Tupi e Guará – irão duplicar o volume das reservas de petróleo do país”, disse Leonardo. “Além disso, todos os 12 poços que perfuramos na área revelaram presença de óleo, gerando 100% de acerto. Em outras empresas no mundo, esta média é cerca de 20%”, destacou. Em seguida, o consultor da Petrobras, Nilson Cesário, apresentou ao público os detalhes da proposta do novo marco regulatório que propõe a exploração dos campos estratégicos sob o regime de partilha. Para sanar as dúvidas, o consultor fez comparações com o sistema utilizado atualmente no Brasil, chamado de regime de concessões. “Com o modelo atual, os lucros obtidos com o petróleo nacional vão para as mãos das empresas e só restam à União os recursos derivados de royalties e participações especiais. O Brasil só é dono do petróleo até ele sair do poço” - explica. “Já na proposta de sistema de partilha, o lucro da produção de petróleo será dividido entre a empresa e a União, sendo que a parcela do governo federal irá para um fundo social que será fonte de recursos para projetos estruturantes em prol da sustentabilidade de municípios brasileiros”. Cesário destacou ainda que a iniciativa de trazer a palestra para o município de Rio das Ostras visa exclusivamente nivelar o conhecimento da população e prepará-la para lutar e usufruir da riqueza gerada pelo pré-sal de uma forma justa e igualitária. “Esta ação é suprapartidária, ou seja, não estamos falando de interesses de partidos políticos. A única política aqui é a comunitária, ou seja, aquela que busca o engajamento social em busca de um futuro melhor”, afirmou. Para o vice-prefeito de Rio das Ostras, Benedito Wilton de Morais, a escolha da cidade demonstra como o município vem sendo referência para o setor petrolífero. “Acredito que estamos dando a partida e que outros municípios irão aderir à iniciativa. Sabemos que o novo marco regulatório irá influenciar o nosso futuro e precisamos estar prontos para este momento”, comentou. Depois de assistir às palestras, a estudante de Direito, Yasmim Queiroz, teve a mesma impressão. “Achei que a discussão foi bem abrangente. Aprendi coisas sobre o petróleo que eu desconhecia e fiquei impressionada em como o Brasil ainda usa o sistema de concessão. Acho que o novo modelo vai trazer muitos ganhos para o país”, avaliou a estudante.

PREFEITA CARLA MACHADO LANÇA MAIS DE R$80 MILHÕES EM OBRAS

A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, publicou no Diário Oficial do município mais de 80 milhões de reais em obras que serão focados em infraestrutura, meio ambiente, educação, turismo, promoção social, saúde, cultura, esporte e lazer. As licitações (tomada de preço e pregão) começaram nesta quinta-feira (03). No pacote de obras estão contempladas pavimentação de dezenas de ruas em paralelepípedos e asfalto, construção de prédios púbicos e uma Capela Mortuária. E mais um antigo sonho da população vai se tornar realidade: a antiga Casa da Câmara e Cadeia Pública, único prédio colonial ainda existe no município e tomado pelo Iphan, vai ser restaurado. Além disso, serão realizadas drenagens com assentamento de tubulações em micro bacias de Grussaí e Atafona. No setor educacional serão reformadas e ampliadas diversas escolas, construídas creches e uma Unidade Escolar para Ensino Técnico Profissionalizante que será o centro de formação para os cidadãos sanjoanenses. A Unidade vai ter um convênio firmado com o IFF e alguns cursos já estão sendo analisados para serem implementados, como o de Metalurgia e Eletrotécnica. “Estamos trabalhando para qualificar nossa população para que tenham oportunidade de estarem no mercado de trabalho com a chegada do Complexo Logístico e Portuário do Açu. Estamos saindo na frente. Outra vontade nossa é de futuramente federalizar esta Unidade. Com a visita do presidente Lula ao município discutiremos o assunto”, ressalta a prefeita. Outro setor que vai receber mais estrutura é o de Turismo. Depois da obra da orla marítima com calçadão e recapeamento asfáltico – numa parceria com o governo do Estado, a prefeitura irá construir o Pólo Gastronômico no Balneário de Atafona contemplando oito restaurantes, oito lojas, playground, academia e ruas de acesso. “Somos um município turístico reconhecido pela Embratur. Desde que assumimos estamos dotando o setor com a infraestrutura necessária”, afirma. Segundo estudos estratégicos, a população de São João da Barra vai crescer muito em pouco tempo. “Sabemos que temos muito trabalho, mas com planejamento iremos mitigar muitos impactos. Estaremos construindo já neste momento mais quatro postos de saúde e também reformando e ampliado o Posto de Urgência de Mato Escuro e a Unidade Mista de Saúde de Sabonete”, relata a prefeita.
Para Esporte e Lazer, além do projeto de urbanização e construção de praças – com quadras, rampas de skate, academia - teremos a construção de diversas quadras poliesportivas. A prefeitura irá construir ainda um Centro Comunitário. Uma nova sede para a prefeitura também faz parte deste pacote de obras. O “Complexo Administrativo” vai ter quatro pavimentos para concentração das secretarias, almoxarifado e gabinete do executivo, além de auditório, heliponto, contemplando, ainda, urbanização do entorno, pátio interno e estacionamento. O Complexo vai ser construído na BR-356, na entrada da sede do município. “É importante também frisar, que algumas destas obras surgiram a partir do Plano Plurianual, que este ano inovamos, e abrimos para a participação da comunidade. Nunca havia sido feito isto antes. Ninguém melhor que os próprios moradores para mostrarem as suas reais necessidades”, finaliza a prefeita.

fotos (Licitações): Paulo S. Pinheiro/ Secom-SJB

Elementos presos em São Francisco de Itabapoana continuam na Casa de Custódia em Campos

Trabalho conjunto de policiais militares do Estado do Rio com Espírito Santo resultou na prisão


Momento em que os PMs chegavam à 147ª DP em São Francisco de Itabapoana com o carro e pneus roubados no Espírito Santo.


A arma utilizada na troca de tiros com a PM.
.
A ocorrência policial foi feita na Delegacia de Área – a 145ª DP de São João da Barra que tem como titular o delegado Dr. Carlos Alberto Andrade Souza. Mas a prisão só foi possível graças ao empenho de policiais de São Francisco de Itabapoana, dentre eles o PM conhecido por “Cabeça” que atua também como segurança em SFI.
.
O Delegado da 145ª DP de São João da Barra, Carlos Alberto de Andrade Souza, informou os nomes dos elementos preso pela Polícia Militar de São Francisco de Itabapoana numa operação conjunta com a Polícia Militar do Espírito Santo na Estrada de Caldeirão próximo a Praça João Pessoa. Assim a PM conseguiu tirar de circulação, no último dia 1º de dezembro, mais 4 elementos que praticavam o crime de roubo de automóveis na região. São eles: Alex Machado Cardoso, Alexandre Alves da silva, Geremias da Silva Oliveira e Duarlei da Penha de Paula, todos incursos nas penas do Art. 157 §2º, I, II, IV e V do CP, sendo que Geremias e Alex também foram autuados em flagrante no crime de porte de arma.
.
Entenda o significado do Artigo, parágrafos e itens em que foram enquadrados os elementos presos na Casa de Custódia de Campos.

Roubo
Art. 157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência à pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência:

Pena - reclusão, de 4 (quatro) a 10 (dez) anos, e multa.

§ 1º - Na mesma pena incorre quem, logo depois de subtraída a coisa, emprega violência contra pessoa ou grave ameaça, a fim de assegurar a impunidade do crime ou a detenção da coisa para si ou para terceiro.

§ 2º - A pena aumenta-se de um terço até metade:
I - se a violência ou ameaça é exercida com emprego de arma;
II - se há o concurso de duas ou mais pessoas;

IV - se a subtração for de veículo automotor que venha a ser transportado para outro
Estado ou para o exterior;
V - se o agente mantém a vítima em seu poder, restringindo sua liberdade.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Equipamentos pesados do Parque Eólico terão operação especial de transporte


Representantes da Gesa – Gargaú Energética S. A, se reuniram nesta quinta-feira (10), com o prefeito de São Francisco de Itabapoana Beto Azevedo e o secretário de Planejamento, Marcelo Garcia, para discutir o esquema especial de transporte de equipamentos pesados que vão ser instalados no Parque de Energia Eólica, na praia de Gargaú. No total são 143 carretas do tipo extensiva e prancha que vão transportar os equipamentos. A operação de transporte vai envolver um esquema especial durante o trajeto do Rio de Janeiro até São Francisco de Itabapoana e vai contar com escolta particular e apoio das polícias rodoviária federal (Br 101) e estadual (RJ 224).
Segundo o engenheiro da empresa, Miguel Fracchia Jr., as primeiras carretas estão previstas para chegar no dia 18 próximo e toda a operação de transporte deve durar cerca de dois meses. Ele explicou que em Campos e São Francisco alguns trevos, postes de alta tensão e canteiros terão que ser removidos para a passagem das carretas. Em Campos, um dos pontos críticos é na subida da ponte General Dutra. Já em São Francisco uma parte do trevo no centro da cidade terá que ser removida. Além disso, será preciso levantar vários trechos de rede de alta tensão em parceria com a Ampla.
Carretas especiais
O esquema especial de transporte envolve carretas especiais do tipo extensiva e prancha. As do tipo extensiva vão transportar os aerogeradores do porto do Rio até São Francisco. Cada carreta tem 45 metros de comprimento e 2,6 metros de largura e a carga é de 9 toneladas. Para se ter uma idéia, o comprimento de cada uma corresponde ao tamanho de duas carretas do tipo “cegonheira”. Já as carretas do tipo prancha sairão do Recife transportando as torres metálicas até São Francisco. Cada uma tem 18 metros de comprimento e 3 de largura e as cargas terão em média 54 toneladas.
Cada carreta desenvolve em média 25 quilômetros por hora e o trajeto do Rio até o Parque Eólico vai durar cerca de 32 horas de viagem.
O empreendimento
Com investimentos em torno de R$130 milhões, São Francisco de Itabapoana vai sediar o primeiro parque de energia eólica da região Sudeste. O parque terá 17 aerogeradores de 1,65 MW cada, somando uma potência total de 28 MW, o suficiente para abastecer uma cidade de 80 mil habitantes. O empreendimento é da empresa brasileira Ecopart Ltda. Cada aerogerador tem 120 metros: 80 metros de altura da torre, mais 40 metros da pá da hélice; altura equivalente a um prédio de 40 andares. Para que o projeto fosse implantado, um estudo de aproximadamente um ano e meio foi realizado para verificação da capacidade e do perfil dos ventos em todas as estações. Os especialistas chegaram a conclusão que o litoral de São Francisco de Itabapoana é propício para geração de energia eólica, devido a existência de vento constante durante todo o ano.

Rotary São Francisco entrega certificado a Lucahê por ações beneficentes

.
A vice-presidente do Rotary Clube São Francisco de Itabapoana, Amarilsa Sales, passa às mãos de Marcos Lucahê - o certificado conferido ao empresário Luis Carlos Henriques, proprietário da Lucahê Agropecuária por significativa parceria nas ações beneficentes do Rotary São Francisco de Itabapoana durante a realização do tradicional cozido na Casa da Amizade em Santa Clara no dia 8-11-09. A renda do cozinho, conforme já divulgado aqui no Blog do Rotary São Francisco, será destinada a campanha de natal das crianças carentes na localidade de Florestinha, Funil e Cajueiro em SFI, no próximo domingo, dia 13 de dezembro. (Veja mais informações do Rotary Club São Francisco de Itabapoana aqui no blog do Rotary São Francisco www.rotarysaofrancisco.blogspot.com )

Concurso da Educação abre 5 mil vagas em todo estado para professor

A secretaria estadual de Educação do Rio de Janeiro está com inscrições abertas até 20 de dezembro para o concurso público que visa o preenchimento de 5.481 vagas para Educação Básica e Profissional. A taxa de inscrição custa R$ 35 e as provas serão aplicadas em 17 de janeiro. As vagas serão preenchidas já em março.

O salário inicial é de R$ 732,69 e carga horária de 16 horas. As vagas são para as disciplina de artes, sociologia, química, inglês, espanhol, história, física, matemática, filosofia, geografia, biologia, português e educação física. Na região Norte Fluminense, a maior carência é de professor de artes.

As inscrições devem ser feitas no site da organizadora do concurso, a Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (www.ceperj.rj.gov.br). A seleção constará de duas etapas: objetiva e de títulos. Esta última será de caráter classificatório com valor máximo de 20 (vinte) pontos, para os títulos dos candidatos concorrentes às áreas profissionais técnicas. O diretor de Concursos e Processos Seletivos da Ceperj, Marcus São Thiago, alerta os interessados no sentido de não deixarem as inscrições para a última hora, evitando possível congestionamento na rede, pois a expectativa é de mais de 70 mil inscritos. “No último concurso para professor docente I, realizado em 2008, tivemos cerca de 70 mil candidatos. Esperamos número parecido para o concurso de janeiro de 2010, quando serão aplicadas as provas objetivas marcadas para o dia 17”, lembra São Thiago.

Pedidos de isenção de taxa de inscrição vão até a próxima sexta-feira

O prazo para isenção da taxa de inscrição vai até o dia 4 de dezembro. O candidato deverá protocolar requerimento ao Diretor da Diretoria de Recrutamento e Seleção da Fundação CEPERJ.

Desempate — Em caso de empate serão adotados os seguintes critérios: maior idade, maior número de pontos em Conhecimentos Específicos seguido de português e conhecimentos pedagógicos.

O candidato que após convocado não comparecer à Coordenadoria Regional no prazo máximo de 10 (dez) dias a contar da data de apresentação estabelecida no edital de convocação, será considerado faltoso. O concurso terá validade de dois anos.

Sepultado ontem em São Francisco homem executado a tiros em frente da filha de 18 anos


Texto e foto da matéria hoje, 03-11, no jornal O Diário de Campos.

Na frente da filha de 18 anos, Elisaldo Gomes da Conceição, 45 anos, foi assassinado a tiros, na noite de terça-feira, na Estrada do Espiador, em São Francisco de Itabapoana (SFI). Ele apanhou a filha em um curso noturno e, a caminho de casa, três homens em um veículo Gol, de cor branca e placa não anotada, dispararam cerca de cinco tiros na vítima. Elisaldo morreu no local. Em Campos, um atentado a tiros deixou um homem ferido, no início da noite de terça-feira, em Guarus.
Desesperada, a filha de Elisaldo, a estudante Samira da Silva Conceição, 18, clamou por ajuda e chamou a Polícia. “Foi meu primeiro dia de curso à noite e para não voltar sozinha, meu pai saiu para me buscar”, lamentou a filha.
Os tiros atingiram as pernas e cabeça de Elisaldo. De acordo com Samira, seu pai sofreu um atentado a tiros, no dia 19 do mês passado. “Ele estava em casa e o chamaram pelo nome. Quando abriu a janela, um homem deu vários tiros na direção dele. Mas, meu pai só foi atingido por um tiro de raspão e conseguiu se recuperar”, disse a menina que, com a tia, liberou o corpo do pai, no Instituto Médico Legal (IML/Campos).
No local do crime, a Polícia apreendeu um projétil de calibre não identificado. O caso é investigado na 147ª Delegacia de Polícia (DP/SFI). O corpo foi encaminhado para velório e sepultamento em SFI.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Campanha de ONGs ambientalistas critica hesitações de líderes mundiais


Aeroporto de Copenhague tem cartazes do Greenpeace e TicTacTicTac.Texto mostra Obama e Lula idosos, pedindo desculpas pela falta de ação.
Do G1, em São Paulo

As ONGs ambientalistas Greenpeace e TicTacTicTac criaram outdoors que criticam a falta de ações mais concretas dos líderes mundiais contra o aquecimento global. Ao lado de fotomontagens com líderes como Barack Obama, presidente dos EUA, em 2020 (já com os cabelos brancos), o texto diz: "Desculpe, nós poderíamos ter impedido mudanças climáticas catastróficas... mas não impedimos".

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

SJB conquista Campeonato Estadual de Ciclismo

JOÃO DA BARRA CONQUISTA O CAMPEONATO ESTADUAL DE CICLISMO

São João da Barra dominou a categoria Sub-30 do Campeonato Estadual de Ciclismo. No último final de semana o sanjoanense Victor da Silva Ramo se consagrou campeão com 91 pontos e o outro sanjoanense, João Carlos Barreto França, encerrou a competição em segundo, com 89 pontos. Vitor Ramos pontuou em todas as doze etapas da competição e na última etapa disputada na cidade de Três Rios em um circuito de 9 quilômetros da BR-040 em um percurso sinuoso e cheio de “sobe e desce”, ficou em terceiro lugar na prova contrarrelógio, no sábado (28), e garantiu o título antecipado na categoria Sub-30 não precisando sequer correr na prova de estrada no domingo (29), último dia da competição. O atleta João Carlos disputou a prova do domingo e ficou em primeiro lugar, chegando assim a vice-liderança no Ranking Estadual de Ciclismo. Entre pancadas leves e momentos de estiagem, as categorias completaram de 2 a 4 voltas no percurso de 20 quilômetros montado na BR-040 com toda a segurança possível, além do suporte da Polícia Rodoviária. Este, sem dúvidas, foi um grande ganho para a modalidade, pois abre um importante precedente para a liberação de provas em outras pistas do estado. “São João da Barra desponta como uma grande potência no Ciclismo Estadual e hoje podemos afirmar que nossos atletas estão em um nível elevadíssimo. Inclusive, São João da Barra dá a melhor premiação do Estado nas competições de Ciclismo que realiza em seu calendário esportivo”, afirma Adilson Almeida, responsável pelo Departamento de Esportes da Prefeitura de São João da Barra. Para a entrega dos prêmios aos melhores do ano, a FECIERJ programou uma festa de encerramento da temporada, que ocorrerá na sua sede, na Rua Barão do Amazonas, 263, em Niterói, no dia cinco de dezembro, a partir das 18h00. Serão entregues prêmios aos cinco primeiros colocados em cada categoria. No evento também serão realizados baile e exposição fotográfica com os melhores momentos captados pelo BikeBros em 2009.

Professora Kissila morre no Hospital Doutor Beda

Educadora morava em Volta Redonda e sofria de obesidade, pressão alta e diabetes.

Faleceu, hoje, por volta de meia noite e 10, a professora Kissila Miranda Nogueira, 32 anos que residia em Volta Redonda. A morte foi causada por complicações de saúde provocada por obesidade, diabete e pressão arterial descontrolada. O corpo está sendo velado na capela do Cemitério de São Francisco de Paula e o sepultamento será ao meio dia de hoje, 01-12. Segundo a secretária de Educação, professora Yara Cinthia, Kissila era muita querida na comunidade. “Kissila foi diretora no início do ano na Escola Municipal Julio Pereira de Miranda em Bom Jardim e também atuou como professora da Escola Macarino Rosa de Moraes em Volta Redonda. Era uma pessoa inteligente e alegre”, disse Yara.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Política & Políticos

Existem duas maneiras de fazer política: a da omissão ou a da participação. Lendo a coluna de Mauro Luiz Dias de Araujo - Jornalista e escritor - mauro.lda@gmail.com, do jornal Independente de Niterói, pude observar uma verdadeira aula de democracia e cidadania. Gostei tanto que tomei a liberdade de transcrever aqui no Blog. Em e-mail enviado ao Mauro solicitando autorização para publicação em nosso espaço, tive a oportunidade de cumprimentá-lo pelo artigo. Vale a pena conferir. Agradeço, também, ao companheiro advogado Afonso Feitosa o envio por e-mail da edição on-line do jornal Independente de Niterói para o Blog.
.
Não é fácil discutir a questão da política nos dias de hoje. Estamos carregados de desconfianças em relação aos homens do poder. Porém, o homem é um ser essencialmente político. Todas as nossas ações são políticas e motivadas por decisões ideológicas. Tudo o que fazemos na vida tem consequências e somos responsáveis por nossas ações. A omissão, em qualquer aspecto da vida, significa deixar que os outros escolham por nós. Nossa ação política está resente em todos os momentos da vida, seja no aspecto privado ou público. Vivemos com a família, nos relacionamos com as pessoas do bairro em que moramos, na escola, somos parte integrante da cidade, fazemos parte de um Estado, de um País, influímos em tudo o que acontece em nossa volta. Podemos jogar lixo nas ruas ou não, podemos participar da associação do nosso bairro ou fazer parte de uma pastoral ou trabalhar como voluntário em uma causa em que acreditamos. Podemos votar em um político corrupto ou votar num bom político, precisamos conhecer melhor as propostas, discursos e ações dos políticos que se propõem a nos representar. Não podemos confundir que política se resume simplesmente ao ato de votar. Estamos fazendo política quando tomamos atitudes em nosso trabalho, quando estamos conversando em uma mesa de bar ou quando estamos bebendo uma cervejinha após uma “pelada” de futebol. Estamos fazendo política quando exigimos nossos direitos de consumidor, quando nos indignamos ao vermos nossas crianças fora das escolas sendo massacradas nas ruas ou nos abrigos públicos da vida. Conhecemos o Estatuto da Criança e do Adolescente? O Código do Consumidor? A Constituição brasileira, nem pensar; é grande demais! E que dizer das leis de trânsito que estamos a todo o momento desrespeitando? A política está presente quotidianamente em nossas vidas: na luta das mulheres contra uma sociedade machista que discrimina e age com violência; na luta dos portadores de necessidades especiais para pertencerem de fato à sociedade; na luta dos negros discriminados pela nossa “cordialidade”; dos homossexuais igualmente discriminados e desrespeitados; dos índios massacrados e exterminados nos 500 anos de nossa história; dos jovens que chegam ao mercado de trabalho saturado com milhões de desempregados; na luta de milhões de trabalhadores sem terra num país de latifúndios incomensuráveis; enfim, na luta de todas as minorias por uma sociedade inclusiva que, se somarmos, constituem a maioria da população. Atitudes e omissões fazem parte de nossa ação política perante a vida. Somos responsáveis politicamente pela luta por justiça social e uma sociedade verdadeiramente democrática e para todos.
O que acontece é que precisamos escolher melhor dentre os políticos candidatos que se apresentam às vésperas das eleições, para não cairmos em armadilhas eleitoreiras. Senão, vejamos: - Por uma decisão inexplicável dos juízes do Tribunal Regional Eleitoral, os candidatos
com suas fichas “sujas”, ou seja, os que estão respondendo a processos na justiça comum são perfeitamente elegíveis; - Os candidatos que se apresentam para a reeleição, aqueles que desavergonhadamente batem o ponto e voltam pra casa de imediato, o que o Corregedor da Câmara dos Deputados diz ser perfeitamente lícito; - Os candidatos condenados por diversos atos de improbidade administrativa, corrupção, desvio de verbas públicas, nepotismo e outros delitos. Todos nós, eleitores, somos sim responsáveis por votar nesses indivíduos inescrupulosos. Precisamos conhecer melhor em quem votar. Não adianta mais acreditarmos nas promessas falsas desses indivíduos. Temos obrigação de procurar saber, realmente, quem é quem! Nós, do INDEPENDENTE, estaremos mostrando, alertando e divulgando os nomes de todos os candidatos que estiverem com pendências judiciais para que nossos leitores possam decidir em quem votar nas próximas eleições. Vamos também verificar os currículos dos novos candidatos, inclusive conferindo suas idoneidades para que se possa votar com mais segurança. Estaremos de OLHO. “os ausentes estão sempre errados”
provérbio chinês

Artesãos sanjoanenses participam de feira de artesanato de BH

Um grupo de 25 artesãos do projeto “Artesanato é nossa cultura” desenvolvido pela prefeitura de São João da Barra visitou, no último sábado, dia 28 de novembro, a 20ª Feira Nacional de Artesanato em Belo Horizonte. A visita foi a última em 2009 de uma série que começou no mês de março com a 3ª Rio Artes Manuais no Rio de Janeiro, passando ainda pela Feira Brasil Contemporâneo, feira da Providência e a o Luxo do Lixo.
Além de visitar, os sanjoanenses puderam participar de forma inteiramente grátis de oficinas de tear, bordado, sachê perfumado e papel artesanal. Com a participação, puderam adquirir mais conhecimento sobre as novas técnicas das artes manuais se tornando multiplicadores em São João da Barra repassando o que aprenderam para outros artesãos.
Segundo Vânia Pantoja, coordenadora do projeto, o ano de 2009 foi muito bom para os artesãos de São João da Barra.
“Esse ano foi tudo de bom para nós do artesanato e da cultura de São João da Barra. Em todas as cidades onde vamos só recebemos elogios pelo trabalho que está sendo. Este ano começamos bem e foi fechado melhor ainda. Vamos continuar trabalhando pensado que em 2010 possamos valorizar ainda mais nosso artesão e os artistas sanjoanenses”, destaca Pantoja, acrescentando que a prefeita Carla Machado é a grande responsável por este novo perfil cultural do município. “Ela tem dado todo apoio a todos as vertentes culturais de nossa terra. Restaurou diversos prédios históricos e, em especial para nós, a antiga estação ferroviária se tornou a Estação das Artes Derly Machado”, finaliza.
Na edição de 2008 da feira houve uma visitação recorde de 180 mil pessoas e negócios da ordem de R$ 86 milhões que, segundo a realizadora do evento e presidente do Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Icape), Tânia Machado, é cedo para fazer qualquer estimativa, no mínimo, os números passados serão mantidos nesta edição. “No ano anterior, no auge da crise financeira internacional, a FNA conseguiu superar as expectativas de todos os envolvidos”, destaca Tânia.

Comércio está autorizado a funcionar até às 20h a partir de amanhã


A partir de amanhã, dia 1º de dezembro, o comércio de Campos está autorizado a funcionar até às 20h, visando atender o consumidor nas compras de natal. De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos- ACIC- Amaro Ribeiro Gomes, nos últimos dias os empresários dos mais diversos setores vêm registrando um aumento nas vendas e as expectativas são de mais crescimento nestes dias que antecedem o natal.
Amaro Ribeiro destacou ainda que no feriado de Nossa Senhora da Conceição, no próximo dia 8, as lojas e shopping estarão autorizados a funcionarem, desde que pague o dia dobrado aos funcionários, obedecendo uma carga de trabalho de seis horas e pague lanche no valor de R$ 7,00 para cada trabalhador, conforme decisão firmada junto ao Sindicato dos Comerciários. A decisão também abrange aos dois domingos que antecedem ao Natal.
O presidente da Acic, acredita que as vendas nos próximos dias vão aumentar em torno de 10%, considerando que as empresas que não anteciparam a primeira parcela do 13º teve até ontem, dia 30, para fazer o pagamento. Já a segunda parcela deve ser paga até o próximo dia 20.

“A circulação desse recurso vai gerar um movimento maior no comércio, por isto, a necessidade de ampliar o horário de funcionamento do comércio, permitindo assim, que outros trabalhadores ao saírem do trabalho possa antecipar suas vendas”, comentou.

Ascom/Acic
Jô Siqueira

Banco de Empregos de Rio das Ostras

Vagas da semana
O Banco de Empregos, da Secretaria de Bem-Estar Social da Prefeitura de Rio das Ostras, oferece serviços gratuitos para trabalhadores e empresas. Nesta semana, há vagas para:
ATUALIZADAS EM 26/11/2009
.
ACABADOR DE MARMORARIA - 2
ACOMPANHANTE DE IDOSO - 1
AJUDANTE DE COZINHA - 2
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO -1
ATENDENTE - 1
AUX. ADMINISTRATIVO - 1
AUX. DE CABELEIREIRO - 1
AUX. DE PRODUÇÃO - 1
AUX.SERVIÇOS GERAIS - 4
BABÁ - 3
BARBEIRO - 1
BOMBEIRO PROFISSIONAL - 1
CABELEIREIRA - 1
CAMAREIRA - 1
CARPINTEIRO DE TELHADO - 1
CASEIRO - 1
CHAPEIRO - 1
CORRETOR DE IMÓVEIS - 1
CORTADOR DE MÁRMORE - 2
COSTUREIRA - 2
COZINHEIRO - 4
DIARISTA - 2
DIVULGADORA - 1
DOMÉSTICA - 10
ELETRICISTA DE AUTO - 1
ENTREGADOR - 1
ESTETICISTA - 2
GARÇOM -
GERENTE - 1
INSP. DE LP/PM - 1
INSTALADOR DE EQUIP. ELETRÔNICOS - 1
JARDINEIRO - 1
LANTERNEIRO - 1
LOCUTOR - 1
MANICURE - 9
MARCENEIRO - 1
MECÂNICO DE AUTO -
MECÂNICO DE REFRIGERAÇÃO - 2
MONTADOR - 1
MOTOBOY - 1
PEDREIRO -
PINTOR DE AUTOMÓVEL - 1
PINTOR JATISTA - 1
PIZZAIOLO - 2
PODÓLOGO - 2
PROFESSOR PARTICULAR - 1
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 1
PROFESSOR DE CHINÊS - 1
RECEPCIONISTA - 1
RECEPCIONISTA BILINGUE - 1
SERRALHEIRO - 1
SUP. DE OPERAÇÕES - 1
SUPORTE TÉCNICO - 1
TEC. EM EDIFICAÇÕES - 1
TEC. EM MANUTENÇÃO - 1
TÉCNICO EQUIPAMENTO - 1
VENDEDOR - 1
VENDEDOR EXTERNO - 10
VIDRACEIRO - 1
.
ATENÇÃO: Como as vagas são divulgadas semanalmente, os interessados devem ligar para o Banco de Empregos para saber sobre a existência da vaga ou comparecer à sede da Secretaria de Bem-Estar Social – Av. Desembargador Ellis Hermydio Figueira, s/nº, Jardim Campomar, em Rio das Ostras. Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Mais informações pelos telefones: (22) 2764-0266 ou (22) 2764-6379.

domingo, 29 de novembro de 2009

Luz de Betel Campeã da Gospel Cup SFI 2009

Com camisa azul o time campeão posou para foto ao lado do vice campeão Boa Esperança


Parabéns a equipe da Igreja Batista Luz de Betel que se sagrou campeã invicta da 1ª GOSPEL CUP SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA 2009. Em partida emocionante que terminou empatada em 4 a 4, Luz de Betel conseguiu o título na disputa por pênaltis. No tempo normal, Boa Esperança começou com tudo e terminou o 1º tempo vencendo por 2 a 1. No 2º tempo Luz de Betel reagiu e virou o placar para 4 a 3. E parecia que o título sairia no tempo normal, mas no fim da partida a Igreja Batista Boa Esperança conseguiu arrancar o empate. Na disputa por pênaltis, após uma série de três cobranças, Betel venceu por 2 a 1 e levou o campeonato. Segundo um dos organizadores da competição, Hélio Alves, “as torcidas das duas Igrejas deram um show de animação, incentivando suas equipes o tempo todo. Parabéns a todos que participaram e colaboraram para a realização deste campeonato. Em 2010 tem mais”, conclui Hélio.



Ig. Batista Luz de Betel - Campeã da Gospel Cup - Igreja Batista Boa Esperança - Vice campeã


Ig. Batista Amontado - 3ª Colocada - Ig. Batista Israel Pentecostal - 4ª Colocada