segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Política & Políticos

Existem duas maneiras de fazer política: a da omissão ou a da participação. Lendo a coluna de Mauro Luiz Dias de Araujo - Jornalista e escritor - mauro.lda@gmail.com, do jornal Independente de Niterói, pude observar uma verdadeira aula de democracia e cidadania. Gostei tanto que tomei a liberdade de transcrever aqui no Blog. Em e-mail enviado ao Mauro solicitando autorização para publicação em nosso espaço, tive a oportunidade de cumprimentá-lo pelo artigo. Vale a pena conferir. Agradeço, também, ao companheiro advogado Afonso Feitosa o envio por e-mail da edição on-line do jornal Independente de Niterói para o Blog.
.
Não é fácil discutir a questão da política nos dias de hoje. Estamos carregados de desconfianças em relação aos homens do poder. Porém, o homem é um ser essencialmente político. Todas as nossas ações são políticas e motivadas por decisões ideológicas. Tudo o que fazemos na vida tem consequências e somos responsáveis por nossas ações. A omissão, em qualquer aspecto da vida, significa deixar que os outros escolham por nós. Nossa ação política está resente em todos os momentos da vida, seja no aspecto privado ou público. Vivemos com a família, nos relacionamos com as pessoas do bairro em que moramos, na escola, somos parte integrante da cidade, fazemos parte de um Estado, de um País, influímos em tudo o que acontece em nossa volta. Podemos jogar lixo nas ruas ou não, podemos participar da associação do nosso bairro ou fazer parte de uma pastoral ou trabalhar como voluntário em uma causa em que acreditamos. Podemos votar em um político corrupto ou votar num bom político, precisamos conhecer melhor as propostas, discursos e ações dos políticos que se propõem a nos representar. Não podemos confundir que política se resume simplesmente ao ato de votar. Estamos fazendo política quando tomamos atitudes em nosso trabalho, quando estamos conversando em uma mesa de bar ou quando estamos bebendo uma cervejinha após uma “pelada” de futebol. Estamos fazendo política quando exigimos nossos direitos de consumidor, quando nos indignamos ao vermos nossas crianças fora das escolas sendo massacradas nas ruas ou nos abrigos públicos da vida. Conhecemos o Estatuto da Criança e do Adolescente? O Código do Consumidor? A Constituição brasileira, nem pensar; é grande demais! E que dizer das leis de trânsito que estamos a todo o momento desrespeitando? A política está presente quotidianamente em nossas vidas: na luta das mulheres contra uma sociedade machista que discrimina e age com violência; na luta dos portadores de necessidades especiais para pertencerem de fato à sociedade; na luta dos negros discriminados pela nossa “cordialidade”; dos homossexuais igualmente discriminados e desrespeitados; dos índios massacrados e exterminados nos 500 anos de nossa história; dos jovens que chegam ao mercado de trabalho saturado com milhões de desempregados; na luta de milhões de trabalhadores sem terra num país de latifúndios incomensuráveis; enfim, na luta de todas as minorias por uma sociedade inclusiva que, se somarmos, constituem a maioria da população. Atitudes e omissões fazem parte de nossa ação política perante a vida. Somos responsáveis politicamente pela luta por justiça social e uma sociedade verdadeiramente democrática e para todos.
O que acontece é que precisamos escolher melhor dentre os políticos candidatos que se apresentam às vésperas das eleições, para não cairmos em armadilhas eleitoreiras. Senão, vejamos: - Por uma decisão inexplicável dos juízes do Tribunal Regional Eleitoral, os candidatos
com suas fichas “sujas”, ou seja, os que estão respondendo a processos na justiça comum são perfeitamente elegíveis; - Os candidatos que se apresentam para a reeleição, aqueles que desavergonhadamente batem o ponto e voltam pra casa de imediato, o que o Corregedor da Câmara dos Deputados diz ser perfeitamente lícito; - Os candidatos condenados por diversos atos de improbidade administrativa, corrupção, desvio de verbas públicas, nepotismo e outros delitos. Todos nós, eleitores, somos sim responsáveis por votar nesses indivíduos inescrupulosos. Precisamos conhecer melhor em quem votar. Não adianta mais acreditarmos nas promessas falsas desses indivíduos. Temos obrigação de procurar saber, realmente, quem é quem! Nós, do INDEPENDENTE, estaremos mostrando, alertando e divulgando os nomes de todos os candidatos que estiverem com pendências judiciais para que nossos leitores possam decidir em quem votar nas próximas eleições. Vamos também verificar os currículos dos novos candidatos, inclusive conferindo suas idoneidades para que se possa votar com mais segurança. Estaremos de OLHO. “os ausentes estão sempre errados”
provérbio chinês

3 comentários:

Anônimo disse...

Paulo Noel, parabéns pela postagem deste texto, que mostra de uma forma tão explicita a nossa responsabilidade na escolha certa ou errada no momento do voto. Mas, infelizmente vivemos numa sociedade individualista que só pensa no seu bem estar, não se importando com o coletivo. Devido a essa forma egoísta de pensar e viver é que acabamos pagando um alto preço. Infelizmente muito pouco podemos fazer, porque os nossos maus politicos são frutos das nossas escolhas erradas, e se os escolhemos temos que pagar este preço. Só lamento que alguns inocentes que nos alertam acabam pagando o mesmo preço não tendo nenhuma participação nestas nossas escolhas.
Continue fazendo comunicação de forma imparcial, pois assim você terá cada vez mais credibilidade no nosso município.

FERNANDA MOREIRA disse...

Paulo Noel, parabéns pelo seu blog, que leva informação as pessoas que foram buscar uma nova historia para sua vida e deixaram sua terra natal, gostaria que vc fizesse uma busca de suas materias nesse ano sobre o indice de acidentes na Avenida Joaquim da Mota, quem sabe assim ao se aproximar do verão as autoridade tome as devidas providencia, os moradores de São Francisco Agradesse, pois quando passa uma ambulancia meu coração fica triste só em saber que mais sangue foi derramado no asfalto de nossa cidade,coitado dos guardas que fica no ligar onde deveria esta um sinal de transito, ja viu a velocidade que os caminhoes passa na principal, semana passada me deparei com um cadeirnte tentando chegar na praça de são francisco, acho que dexistiu no caminho, pois as oficinas e no acostamento não tem lugr para pedestre,sei que o Promotor Marcelo Lessa, se preocupa com os deficientes e ja fez audiencia publica para adapitar as calçadas para deficiente, mais até agora nada foi feito, ufa, sei que o Prefeito tem feito muiiito pelo municipio rsrsrs, quem sabe ano que vem ele lembre de seus eleitores pois a campanha de deputado esta chegando ai ele lembra de seus eleitores como eu fui...que Deus nos guarde, amem.

Anônimo disse...

se as pessoas parassem de olhar pro proprio umbigo as coisas melhorariam ....um emprego !!!!!uma pessoa trabalhando não significa que o municipio vai crescer .....aki trocam votos por um emprego, dai o vizinho .....
vamos votar e cobrar
marcia teixeira