sábado, 22 de fevereiro de 2014

Loucos por aeromodelismo

Primeiro Encontro de Aeromodelismo em Santa Clara atrai turistas e adeptos do esporte.



A Praia de Santa Clara foi o local escolhido para o “Primeiro Encontro de Aeromodelismo” de São Francisco de Itabapoana, evento realizado na tarde deste sábado, 22, com a participação de representantes de varias cidades do Estado do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

A movimentação de réplicas de aviões e helicópteros evoluindo no comando do controle remoto dos apaixonados por este esporte chamava à atenção de quem passava pelo local, uma área próxima ao litoral, entre Sonho e Santa Clara.

 O Blog esteve no local e fez um primeiro contato com uma criança de nome Lucas que segurava uma pequena aeronave do tio. “Olha Lucas, cuidado que a paleta deste brinquedo pode machucar”, disse. “Não é paleta não, tio, é a hélice”, replicou a criança com risos dos presentes. Como se vê até crianças de quato a oito anos que lá estavam já sabiam o que é aeromodelismo.

 Conversando com alguns integrantes dos grupos visitantes fomos nos informando a respeito deste “hobby” controlado por meio de um transmissor de radiofrequencias, das quais podem ser FM e AM. 

 André Lima, 32 anos, (foto) da praia de Guaxindiba além de adepto do esporte, também constrói as pequenas aeronaves. “A melhor maneira de iniciar o aeromodelismo é aprendendo a construir um aeromodelo e isso você faz adquirindo um KIT para montar”, diz. Segundo André Lima não há necessidade de ter conhecimento para praticar o “hobby”. “Mesmo que você não entenda coisa alguma de aeromodelismo, não se preocupe, se você tem boa vontade e interesse você vai aprender e até conseguir construir um avião”, diz. Segundo ainda André o esporte não é muito barato. “Você pode começar com um investimento em torno de R$700”, revela.

Gilberto Marinho.
 Gilberto Marinho, 39, (foto) há cinco anos praticante do esporte, diz que é importante observar a questão de segurança. “A hélice pode matar”, diz. Portando, o “piloto” tem que saber manusear o controle remoto.

 Em seguida Gilberto Marinho que é de Campos dos Goytacazes deu um show com o seu helicóptero com dezenas de evoluções que encantou aos presentes. “Sou da categoria 3G Master”, diz. Gilberto Lima explicou ainda que o iniciante no fantástico mundo do aeromodelismo radiocontrolado tem que tomar a primeira decisão se vai iniciar pelo aeromodelismo elétrico (com motor elétrico) ou pelo aeromodelismo a combustão (com motor a combustão).

 “A maioria dos iniciantes está optando por ingressar no elétrico e pelas seguintes razões: o custo do investimento inicial é menor (a metade do preço) e é mais prático na medida em que você para voar um elétrico você não precisa se deslocar para o campo fora da cidade (é que os aeromodelos a combustão são maiores e por oferecerem mais riscos só podem ser pilotados longe das cidades). Mas de qualquer forma, é tudo uma questão de gosto pessoal. Ainda há muita gente optando por iniciar pelo aeromodelismo a combustão”, comenta. Gilberto concluiu dizendo que o elétrico é o que permite uma melhor dinâmica de vôo. “É mais preciso”, finalizou.

 Estiveram participando do evento, desportistas de varias cidades do Estado do Rio de Janeiro como Casimiro de Abreu, Araruama, Quissamã, Rio das Ostras, Cabo Frio, São Fidelis , Campos dos Goytacazes e São Francisco de Itabapoana. Do Espírito Santo vieram aeromodelistas de Vitória.

O evento teve a organização de Lilico do Esporte e Mateus dos Santos Silva (foto). Contou com o patrocínio dos vereadores Alexandre Barrão, Yara Cintia e Fabinho do Estaleiro e ainda do Bar do Pintinho, Drogaria Descontão do Eliel Pereira e da Secretaria de Saúde que disponibilizou uma ambulância. A prova mais esperada foi a de mais tempo em permanência no ar, com os modelitos apenas planando.




sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Leoni e muitas outras atrações no final de semana em São Francisco de Itabapoana

O cantor e compositor Leoni, autor de grandes sucessos da MPB como Garotos, Dublê de retrato e A fórmula do amor, será a principal atração musical deste final de semana no litoral de São Francisco de Itabapoana. A apresentação tem início às 22 horas de sábado (22/02), em Santa Clara, e é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio e o Sesc-Rio.

O artista é a última das atrações nacionais no verão 2014 em São Francisco de Itabapoana e que tiveram início no dia 20 de janeiro, com o grupo Pixote, nos festejos em homenagem ao padroeiro São Sebastião, em Barra de Itabapoana. Na sequência se apresentaram o cantor Gustavo Lins, no dia 26 de janeiro, em Guaxindiba, Jammil e Uma Noites, dia primeiro de fevereiro, em Santa Clara, e Leandro Sapucahy no dia oito de fevereiro, em Gargaú.

Outras atrações musicais irão animar o final de semana nas diferentes praias de São Francisco de Itabapoana. Confira aqui a programação completa. Em Santo Amaro, na zona rural do município, haverá festa na comunidade com atrações musicais no sábado e no domingo. (Com informações da Ascom-SFI)

Rotary Club SFI promove ação conjunta com departamento de Odontologia e EMTRANSF em Campo Novo de Cacimbas


A comunidade de Campo Novo de Cacimbas, na zona Rural de São Francisco de Itabapoana foi escolhida pelo Rotary São Francisco para uma ação conjunta na segunda-feira, 19, com o Departamento de Odontologia da prefeitura de São Francisco de Itabapoana e a Emtransf - Empresa Municipal de Trânsito com uma programação especifica na Escola Municipal  Manoel Gomes Nascimento.

Os rotarianos chegaram por volta das 11 horas. Uma equipe da Emtransf  promoveu uma palestra sobre orientações de trânsito para as crianças e coube a uma representante do Departamento de Odontologia ministrar uma palestra educativa sobre higiene oral com fantoches e distribuição de quites preventivos em saúde bucal, escovação supervisionada e aplicação de fluo.

Após o almoço as crianças receberam dos rotarianos presidido por Marcelo Garcia, quites contendo livros e estojos de canelas hidrocor. 
 


Feijó é eleito presidente da Comissão de Agricultura da Câmara Federal


Vice-líder do Partido da República (PR) na Câmara dos Deputados e deputado federal em seu quarto mandato, Paulo Feijó (PR/RJ) foi eleito, nesta noite (19), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, uma das mais importantes comissões permanentes da Câmara Federal.

Para o deputado, esta nova atribuição só aumenta a sua responsabilidade. “Mas iremos corresponder com o Brasil, com o Estado do Rio de Janeiro e, principalmente, com a minha região. O agronegócio tem uma expressiva participação na economia do Brasil. Dessa forma, tenho certeza que estando na presidência da Comissão, terei condições de contribuir para o desenvolvimento deste setor que gera empregos e riquezas para o país. 

Para o Estado do Rio é uma oportunidade que terei de trabalhar para que a economia rural fluminense retome a importância e a expressão que já teve”, destaca Feijó, que faz questão de agradecer “mais esta oportunidade concedida pelo meu líder, o deputado Anthony Garotinho, e o futuro do líder do PR, deputado Bernardo Santana”.

Até por ser uma das mais importantes comissões, esta presidência foi muito disputada, “mas culminou neste resultado feliz para Campos e toda região Norte e Noroeste Fluminense”, comemora o parlamentar.

Alcoolismo é a principal causa de afastamento do trabalho por uso de drogas

Entre os segurados do INSS o uso abusivo do álcool teve aumento de 19% nos últimos quatro anos.

Dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apontam que o alcoolismo é o principal motivo de pedidos de auxílio-doença por transtornos mentais e comportamentais por uso de substância psicoativa. O número de pessoas que precisaram parar de trabalhar e pediram o auxílio devido ao uso abusivo do álcool teve um aumento de 19% nos últimos quatro anos, ao passar de 12.055, em 2009, para 14.420, em 2013.

Os dados mostram que os auxílios-doença concedidos as pessoas com transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de drogas passaram de 143,4 mil. Cocaína é a segunda droga responsável pelos auxílios concedidos (8.541), seguido de uso de maconha e haxixe (312) e alucinógenos (165).

São Paulo teve o maior número de pedidos em 2013 por uso abusivo do álcool, com 4.375 auxílios-doença concedidos, seguido de Minas Gerais, com 2.333. Integrante do Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo (Cress-SP), o assistente social Fábio Alexandre Gomes ressalta que o aumento é extremamente superficial, visto que boa parte da população não contribui para o INSS e por isso não tem direito a esse benefício.

“O impacto do álcool hoje na vida das pessoas é muito maior. Muitos casos inclusive de uso abusivo do álcool estão associados com a situação de desemprego. E a juventude tem iniciado experiências cada vez mais cedo”, explica ele. “Tenho casos frequentes de crianças fazendo uso abusivo de álcool a partir dos oito anos. Estou acompanhando um menino que hoje, com dez anos de idade, usa crack, mas a porta de entrada foi o álcool”, conta o assistente social ao relatar que por ser uma substância socialmente permitida em casa, acaba sendo de fácil acesso.

Ele também relata aumento sensível de mulheres que não aderem ao tratamento, fruto de preconceito social. “Na minha experiência como assistente, este consumo abusivo está ligado principalmente a relações de violência, sobretudo, amorosas. E geralmente o consumo é de cachaça”, ressaltou. Ele criticou a concentração de políticas públicas dirigidas a substâncias ilícitas, quando o álcool é uma das substâncias lícitas cada vez mais usadas por adolescentes e mulheres, independentes da classe social. Gomes ressalta que faltam campanhas que falem do impacto do álcool na gravidez.

“O consumo do álcool durante a gestação é algo que não se discute muito. Muitas gestantes pensam 'ah está muito calor vou tomar só um copinho', sem saberem o impacto que isso tem na formação das crianças”, alertou Alexandre Gomes.

Há 24 anos sem beber uma gota de álcool, o vendedor autônomo João Souza, 54 anos, morador do Rio de Janeiro, acredita que largar o vício sem ajuda profissional é “praticamente impossível” e afirma que não existe cura para a doença. “A família é muito importante, mas sozinha não dá conta se não houver apoio profissional. A questão não é moral, é bioquímica, de estrutura e só com muito tratamento”, pondera ele. “Procurei os Alcoólicos Anônimos (AA) e vou lá até hoje, faço a manutenção, porque preciso” conta ele.

O auxílio-doença é um direito de todo trabalhador segurado pelo INSS, que não perde o emprego ao se ausentar. Para pedir o auxílio-doença por uso abusivo de droga, o solicitante deve ter pelo menos 12 meses de contribuição e comprovar, por meio de perícia médica, a dependência da droga que o incapacita de exercer o trabalho. A valor do benefício varia de acordo com o valor recolhido pela Previdência Social.


Segundo a assistente social Andresa Lopes dos Santos, também integrante do Cress-SP, o benefício é um grande avanço para o trabalhador brasileiro, pois assegura a manutenção financeira da família, mantém o vínculo do trabalhador no emprego, que pode se tratar enquanto estiver de licença. “É importante um trabalho para dar o suporte à família e ao dependente do álcool, que muitas vezes sustenta a família poderá fazer um tratamento”, salientou ela. (Agencia Brasil )

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Ponte SJB/SFI: DER publica nova licitação

Projeto da nova ponte. Pilares antigos não serão aproveitados.
O Departamento de Estrada de Rodagens ( DER-RJ) publicou no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro desta quarta-feira (19) o aviso de licitação para a construção da ponte que irá ligar os municípios de São João da Barra aos de Campos de Goytacazes e São Francisco do Itabapoana. A ponte que vai cruzar o Rio Paraíba do Sul já havia passado pelo processo licitatório, mas por conveniência e atendendo o interesse público, o presidente do DER-RJ, Henrique Ribeiro, revogou a concorrência anterior, pois a mesma estava sendo submetida a recursos e brigas judiciais entre as empresas participantes, atrasando o início das obras.

O deputado estadual Roberto Henriques, incentivador do projeto, comemorou o início do novo processo licitatório que de acordo com o Diário Oficial será em 24 de março de 2014 às 15h30.

“Esta concorrência pública estava submetida a recursos e brigas judiciais entre as empresas participantes, enquanto a comunidade regional aguarda há vários meses o desfecho definitivo e o início das obras. Fico muito feliz e espero que em breve possamos estar presenciando o início das obras. O povo precisa dessa ponte”, afirmou o parlamentar.

Fonte: Jornal Quotidiano
Por: Assessoria
Foto: Blog do Paulo Noel

Ministro dos Transportes visita Porto do Açu

Ministro César Borges ao lado da prefeita Rosinha e do prefeito Neco

O ministro dos Transportes, César Borges (PR), visitou o Porto do Açu, na manhã desta quarta-feira (19/02), em São João da Barra. Ele desembarcou com sua comitiva no Aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos, e foi recepcionado pela prefeita do município, Rosinha Garotinho, que também o acompanhou na visita ao Porto. O secretário estadual de Transportes Júlio Lopes também formou a comitiva.

Além do Complexo Portuário outro assunto em pauta foi o projeto do Governo Federal para a criação de uma nova ferrovia, que transportaria mercadorias do Rio de Janeiro ao estado do Espírito Santo.

Ainda no aeroporto o ministro conversou com a imprensa e destacou a proposta do Governo Federal em tratar com atenção especial da reformulação do projeto ferroviário na região.

“Hoje nós já trabalhamos com a duplicação da BR-101 e também precisamos pensar no modal ferroviário. Queremos que a ferrovia Rio-Vitória possa exatamente atender toda essa região, que tem uma vocação muito grande para o setor portuário”, declarou César Borges.

Ele ressaltou que para o projeto ser bem sucedido é necessário passar por uma série de análises e aprovações. “Isso só será possível se tivermos a infraestrutura que possa fazer as mercadorias circularem e gerarem toda a demanda, como a do Porto do Açu. Temos que estudar toda logística e infraestrutura para que esses empreendimentos possam ter aqui o desempenho que nós desejamos de geração de emprego, renda, crescimento econômico pra toda região”, explicou.

O ministro também afirmou que parceria é a palavra chave para o desenvolvimento. “Isso vai acontecer com a parceria entre a prefeitura municipal, os governos federativos e do estado. Todos somando esforços para o desenvolvimento da região a coisa acontece”, declarou.

Rosinha contou que o atual traçado não atenderia Campos e por isso um novo estudo está sendo elaborado. “Estamos fazendo um estudo para o projeto de ferrovia que vai servir de minerioduto até o porto do Açu, que é uma situação, que a princípio o traçado não atendia a cidade. E nenhum desenvolvimento é pra destruir a cidade e sim para construir. Por isso, estamos fazendo um novo estudo”, argumentou a Prefeita.

Ela revelou ainda que: “A presidente Dilma Rousseff autorizou a liberação de R$ 110 milhões para refazer todo o projeto do Complexo Portuário Farol Barra do Furado. As alterações precisam ser feitas porque o mercado mudou”, disse.

Ao desembarcar na cidade de São João da Barra o ministro e a comitiva foram recebidos pelo prefeito da cidade, José Amaro (Neco).


Fonte: Ururau
Fotos: Gerson Gomes-Secom/Campos

Barrinha e Amigos do Chicão decidem o título da Copa Verão de Futebol Society

Disputa por pênaltis entre Barrinha e Travessão Moto Honda
Barrinha e Amigos do Chicão decidem, no próximo sábado (22/02), às 20h, No Estádio Nelson Silva, em Guaxindiba, a Copa Verão de Futebol Society de São Francisco de Itabapoana. A definição dos finalistas nesta terça-feira (17/02), com o Amigos do Chicão vencendo o Nova Belém por 3 a 2 e o Barrinha derrotando, nos pênaltis, o Travessão Moto Honda por 5 a 3. No tempo normal a partida terminou em 0 a 0.

Na preliminar da final entre Amigos do Chicão e Barrinha acontece a decisão da Copa Verão na categoria Máster, com atletas acima de 40 anos. Disputam o título Guaxindiba e Lavagem a Seco.  A partida terá início às 19h. Na sexta-feira, a partir das 19h, disputam a terceira colocação São Francisco x Amigos do Dodô, na categoria Master, e Nova Belém x Travessão Moto Honda, na categoria Principal. (Com informações da Ascom-SFI)

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Chuva bem vinda


Nuvens carregadas e as  fortes chuvas em SFI amenizam a seca que assola Região.
Fotos: Rosane Berto.
O homem da terra agradeceu a pancada de chuva forte que caiu na tarde desta terça-feira, 18 , em São Francisco de Itabapoana. O Blog começou a visualizar as nuvens carregadas já na localidade de Imburi na RJ-224. Choveu por pelo menos quatro horas seguidas para alegria dos produtores, pecuaristas e lavradores.  Agora, é torcer para que volte a chover novamente.


Semifinais da Copa Verão de Futebol Society nesta terça-feira


A noite desta terça-feira (18/02) será de muita emoção no Estádio Nelson Silva, em Guaxindiba. É que serão disputadas as partidas válidas pelas semifinais da Copa Verão de Futebol Society. No primeiro confronto, às 19h, Amigos enfrenta o Nova Belém. Na sequência, jogam Barrinha e Travessão Moto Honda.

As semifinais reúnem o primeiro e segundo colocados nas duas chaves que formaram a primeira fase da Competição. Na chave A, Amigos ficou com a primeira colocação e Travessão Moto Honda terminou em segundo. Na chave B, o primeiro colocado foi o Barrinha, seguido do Nova Belém.


Dez equipes na categoria Adulto e oito na Master participaram da primeira fase da competição, que é organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, com os jogos acontecendo no Estádio Nelson Silva, em Guaxindiba. 

Finais

Na próxima sexta-feira acontece a decisão do terceiro lugar. Às 19 horas decidem o terceiro lugar do Master Amigos de Dodô" e São Francisco e às 20 horas as duas equipes que perderem nas semifinais do Adulto se enfrentam.

A decisão da Copa Verão de Futebol Society acontece no sábado (22-02). Às 19 horas jogam pelo título da Master Guaxindiba e Lavagem a Seco. E às 20 horas os finalistas da Adulto fazem a grande final.

(Da redação do Blog com informações da Ascom-SFI)

Mega-sena sorteia maior prêmio do ano

É o segundo maior prêmio da história em concursos regulares da modalidade

Nesta quarta-feira (19), a Mega-Sena pode pagar o maior prêmio do ano. Estão em jogo R$ 105 milhões para o apostador que acertar as seis dezenas do concurso 1.575 da modalidade, que está acumulada há oito concursos e, como este concurso é de final cinco, receberá 22% acumulados dos últimos cinco concursos. O super prêmio será sorteado no estúdio da Rede TV, em Osasco (SP), e contará com transmissão ao vivo pelo programa Momento da Sorte, a partir das 20h25 (horário de Brasília).

Se apenas uma pessoa acertar os seis números da Mega-Sena, e aplicar os R$ 105 milhões na Poupança da CAIXA, receberá mais de R$ 643 mil em rendimentos mensais, o equivalente a R$ 21,4 mil por dia. Com o valor integral do prêmio, caso prefira, o ganhador pode adquirir dez apartamentos com vista para o mar de Copacabana (RJ). Este é o segundo maior prêmio de concursos regulares da Mega-Sena. O primeiro foi sorteado em 6 de outubro de 2010, no concurso 1.220, que pagou R$ 119 milhões para apenas um ganhador.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) em qualquer lotérica do país. Clientes com acesso ao Internet Banking CAIXA (IBC) podem fazer suas apostas na Mega-Sena pelo computador. A aposta simples custa R$ 2. Mas se o apostador quiser mais chances de ganhar, pode fazer apostas múltiplas, conforme tabela abaixo:

Quantidade Nº Jogados
Valor de Aposta
Probabilidade de acerto (1 em...)
Sena
6
R$ 2,00
50.063.860
7
R$ 14,00
7.151.980
8
R$ 56,00
1.787.995
9
R$ 168,00
595.998
10
R$ 420,00
238.399
11
R$ 924,00
108.363
12
R$ 1.848,00
54.182
13
R$ 3.432,00
29.175
14
R$ 6.006,00
16.671
15
R$ 10.010,00
10.003

Bolão CAIXA - Para concorrer ao grande prêmio em grupo, é só preencher, no campo específico do bilhete da Mega-Sena, a quantidade de cotas participantes, ou solicitar ao atendente da lotérica, informando os números da aposta e a quantidade de pessoas que irão participar. Ao registrar o palpite com a opção de bolão, o apostador pode apostar em mais números e dividir as cotas com amigos e familiares, aumentando suas chances de ganhar.


Também é possível adquirir uma cota de bolão organizado pelas Lotéricas, pagando a mais apenas a tarifa de serviço. O atendente registra a aposta e emite um recibo de cota, com o qual o apostador poderá resgatar seu prêmio em qualquer agência da CAIXA, caso seja ganhador. (Assessoria de Imprensa)

Informe publicitário: Rede de Drogarias Silveira inaugura filial em São Francisco de Itabapoana



Equipe da Drogaria Silveira
Foi inaugurada em São Francisco de Itabapoana, nesta segunda-feira (17-02-14), mais uma filial da Rede de Drogarias Silveira. Localizada na Avenida Edenites Viana, 220, no Centro, entre o Banco Itaú e a Funerária Boa Viagem e também próximo ao Posto de Saúde. Uma ampla variedade de perfumaria e medicamentos genéricos com até 80% de desconto. A Silveira Drogaria parcela em seis vezes nos cartões Visa, Master, Avista e Hipercard, além de levar a máquina de cartão em sua casa. Entregas em domicílio grátis. O telefone da Silveira Drogaria é 2789-2399.

Barreira física permite trânsito apenas para veículos leves na ponte que liga Sossego a Ilha dos Mineiros


Cabeceira da ponte do lado da Ilha dos Mineiros

A ponte ligando as comunidades do Sossego e Ilha dos Mineiros, no litoral de São Francisco de Itabapoana, recebeu na última sexta-feira (14/02) barreira física em manilhas, que terá por finalidade permitir o trânsito apenas de veículos leves. Com espaçamento de 2,30 metros entre as manilhas, fica inviabilizado o tráfego de veílulos médios e pesados (ônibus e caminhões), que terão como opção Estrada Santa Clara a São Francisco e a RJ-232, ligando São Francisco a Guaxindiba.

Construída no final da decada de 1990, a ponte já se encontrava parcialmente interditada por meio de sinalização desde 2013, por força de decisão judicial e Laudo Tecnico do DER/RJ, cujo parecer aponta para comprometimento em sua estrutura e necessidade de liberação apenas para veículos leves e em meia pista.

Cabeceira do lado do Sossego
- Com o desrespeito de alguns motoristas, que chegaram ao absurdo de destruir a sinalização e as barreiras físicas anteriormente ali colocadas, não tivemos outra alternativa a não ser adotar tal medida - explica José Amilton Barreto da Silva, presidente da Emtransfi.

Ainda de acordo com o presidente da Emtransfi, as providências visam preservar a vida das pessoas e que o desreipeito à sinalização e/ou a destruição da mesma e das barreiras físicas representam não apenas uma simples infração às normas de trânsito. “São crimes contra o patrimônio público, contra a vida das pessoas, além de desobediência às autoridades legalmente constituídas, sujeitando-se os autores a medidas policiais e judiciais”.


Para reforçar a segurança das pessoas, o local encontra-se devidamente sinalizadado no padrão Denatran, com redutor de velocidade, pontaletes de segurança no acostamento, pintura horizontal (de solo) e nas manilhas e nos pontaletes. Também existem placas indicadoras a 1 km e no local, além de placas limitadoras de velocidade em 30 km/h. (Com informações da Ascom-SFI)

Novo parquinho é instalado na Praça de São Francisco



A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana instalou um novo parquinho na Praça de São Francisco de Itabapoana. O espaço pertence à Paróquia de São Francisco de Paula. Segundo o Padre Lucas Mendes, que conversou com o Blog, a Paróquia deu autorização à Prefeitura para a colocação dos novos brinquedos. Que os usuários cuidem desse parquinho que é da comunidade.

Prazo final para inscrições no Concurso Público do IFF


As inscrições para o Concurso Público para Técnico-Administrativo em Educação do Instituto Federal Fluminense (IFF) terminam na próxima sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014, via internet, no endereço http://portal.iff.edu.br/concurso2014/. A taxa de inscrição é no valor de R$51,00.

São oferecidas 167 vagas para diversos cargos de níveis fundamental, médio e superior: Assistente de Alunos, de Laboratório; Auxiliar de Biblioteca, de Enfermagem, em Administração, em Assuntos Educacionais; Operador de Máquinas Agrícolas; Assistente em Administração; Desenhista Técnico; Técnico de Laboratório: Agroindústria, Eletrotécnica, Química, Mecânica; Técnico de Tecnologia da Informação; Técnico em: Agropecuária, Audiovisual, Contabilidade, Edificações, Enfermagem, Mecânica, Secretariado, em Assuntos Educacionais, Química; Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais; Administrador; Analista de TI; Assistente Social; Arquivista; Auditor; Bibliotecário; Contador; Enfermeiro; Engenheiro (Agrônomo, Civil, Química); Estatístico; Jornalista; Nutricionista; Pedagogo; Revisor de Texto; Secretário Executivo; Tecnólogo em: Design, Gestão e em Informação e Comunicação.

As vagas estão distribuídas por quatro Núcleos que representam as regiões onde o IFF atua através de seus campi. O Núcleo I compreende os campi Bom Jesus, Itaperuna, Cambuci e Santo Antônio de Pádua, unidade que está em construção; o Núcleo II é composto pela Reitoria, os campi Campos-Centro e Campos-Guarus e o Núcleo Avançado de São João da Barra; o Núcleo III envolve os campi Macaé e Quissamã; e o Núcleo IV compreende os campi Cabo Frio e Itaboraí, que está em construção.

No momento da inscrição, o candidato deverá escolher o cargo e o Núcleo que compreende o campus, Reitoria ou unidade do IFF onde pretende atuar.

Os vencimentos básicos, de acordo com o nível, são nos valores de R$1.562,23, R$1.942,75 e R$3.230,88.

O Concurso Público compreenderá prova objetiva de Conhecimentos Gerais e Específicos a ser aplicada no dia 13 de abril de 2014. O Resultado Final será divulgado no dia 07 de maio de 2014.


O Edital nº. 05/2014 com todas as informações e o link de inscrição poderão ser acessados no Portal do IFF, em http://portal.iff.edu.br/concurso2014/. (Ascom)

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Definidos os vencedores do Festival de Música de Verão de São Francisco de Itabapoana


Lucas (1º lugar MPB) e o diretor de Cultura Edinho
Interpretando a música Codinome Beija-Flor, do cantor e compositor Cazuza, Lucas Pains de Mello, de Bom Jesus do Itabapoana, foi o vencedor do Festival de Música de Verão de São Francisco de Itabapoana na categoria MPB. Na categoria Gospel, o primeiro lugar foi para Willian da Silva Cerqueira, morador de São Francisco de Itabapoana e que cantou a música Capacita-me, de Anderson Freire.

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, dentro do projeto Espaço Viva Cultura, o festival teve cinco fases eliminatórias – nas praias de Gargaú, Guaxindiba, Sossego, Manguinhos e Barra do Itabapoana –, onde foram selecionados os finalistas nas categorias MPB e Gospel. A grande final foi realizada na última sexta-feira (14/02), na versão fixa do projeto, na praia de Santa Clara.

Willian (1º lugar gospel) com a
secretária de Educação Kátia
Na segunda colocação na categoria MPB ficou o sanfranciscano da comunidade rural de Bom Jardim Mayki Miranda Nogueira, interpretando a música João de Barro, de Maria Gadú. Na categoria Gospel, o segundo lugar ficou com o também sanfranciscano, morador de Barra do Itabapoana, Welves Pessanha da Silva, com a música O escudo, do conjunto Voz da Verdade.

Outros dois representantes de São Francisco de Itabapoana conquistaram a terceira colocação nas duas categorias. Na categoria MPB, José Ricardo Santos da Silva, de Gargaú, cantou No meu coração você sempre vai estar, de Ed Motta. Elisangela Santos, da comunidade de Boa Esperança, obteve o terceiro lugar com Posso clamar, de Eishylla.

Ascom-SFI

Identificada mulher encontrada morta em Guaxindiba

Gisele foi agredida e teve traumatismo craniano. (Foto: facebook)
Foi identificado o corpo da mulher encontrada morta na Praia de Guaxindiba. Trata-se de Gisele Correa Viana, 34. Familiares de Gisele fizeram o reconhecimento do corpo agora a pouco no IML de Campos.

Gisele é filha de Edilson Viana, já falecido, que era de família de São Francisco de Itabapoana. Já a família da mãe de Gisele é de Campos. Atualmente a mãe de Gisele, mora no Farol de São Thomé. Já Gisele morava com um irmão em um sítio em Santo Antônio, Zona Rural de São Francisco de Itabapoana, que fora comprado recentemente pela família. Gisele fazia tratamento psiquiátrico, e apresentava surtos psicóticos. O irmão que morava com ela teria viajado a trabalho para o Rio de Janeiro. Segundo uma prima de Gisele que conversou com o Blog, Gisele chegou a cursar a Faculdade de Serviço Social, mas teve de parar os estudos devido aos problemas de saúde. Ela era considerada uma pessoa de profundo conhecimento cultural, já que falava cinco idiomas. Em seu facebook há  várias fotos de viagens internacionais.

Segundo o padrasto de Gisele, apesar de ter problemas mentais, a enteada não era uma pessoa agressiva. A Polícia Civil investiga mais esse homicídio brutal no município de São Francisco de Itabapoana.

Segundo informações apuradas pelo Blog, o laudo preliminar do IML aponta para traumatismo craniano provocado possivelmente por um pancada. A agressão foi na parte esquerda da cabeça, na região da têmpora. A Polícia Militar encontrou um pedaço de pau com sinais de sangue próximo ao corpo.

Reconhecida vítima de acidente na RJ-196


Clique na foto para ampliá-laFoi identificado como José Maria de Oliveira, 46 anos, o homem que morreu em um acidente de trânsito no início da manhã da última sexta-feira em São Francisco de Itabapoana (SFI), na Região Norte Fluminense. Ele era carona do Palio Weekend de cor branca, que capotou e caiu em uma ribanceira de 1,5 metro na RJ-196, entre as localidades de Manguinhos e Barrinha.

Outras três pessoas estavam no interior do veículo no momento do acidente. Eles tiveram ferimentos leves. O grupo tinha saído do município de Rio das Ostras, na Região dos Lagos, e seguia para Buena.

Familiares de José Maria, mais conhecido por "Bahia" , estiveram na manhã de ontem no Instituto Médico Legal (IML), no bairro do Caju, para a liberação do corpo. Josias Sabino de Oliveira, 47 anos, irmão da vítima, disse que a família mora em Santos, litoral de São Paulo.

José era de Santos -SP

"Meu irmão trabalhava em um município perto aqui de Campos, que não sei qual é, em uma firma de construção civil. Sei que a mulher dele estava morando em Varre-Sai e ele ia aos finais de semana pra lá", contou Josias, destacando que a mãe do rapaz que dirigia o carro no dia do acidente esteve no IML para pedir desculpas à família. Ele disse que o irmão esteve em janeiro em Santos para visitar a mãe. "Havia 11 anos que a gente não se via, só falava por telefone. Ficou mais de 15 dias lá. Acho que foi se despedir".


Fonte: O Diário

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Corpo de mulher seminua encontrado na Praia de Guaxindiba



O corpo de uma mulher sem a calcinha e só com um bustiê na cor verde estampado amarrado ao pescoço, foi encontrado neste domingo, 16, por volta das 6 horas na Praia de Guaxindiba, litoral de São Francisco de Itabapoana, próximo ao Recanto dos Amigos do comerciante Fiinho. Um casal, que caminhava pela praia,  acionou a Polícia Militar pelo 190.

Segundo informações da PM o corpo estava submerso às margens do mar da Praia de Guaxindiba. "O casal puxou a jovem para areia. Ela tem presumivelmente 28 anos, é morena clara com cerca 1,65cm de altura e tem cabelos compridos", diz a PM.

A PM disse, ainda, que o corpo não foi identificado até o momento. "Comentou-se no local que poderia ser uma mulher do acampamento de Ciganos que está na Praia. Entretanto, chamado pela PM ao local, um grupo de cigano disse que a mulher não faz parte da família", comentou a PM. 

Também, como a mulher está seminua não foi encontrado nenhum documento que a identificasse.


Marcas de violência
No rosto o sangue escorria dos olhos. Não se sabe se a mulher fora violentada ou morta a tiros. A perícia esteve no local. O rabecão da Defesa Civil removeu o corpo para o IML por volta das 10h30.
Curiosos assistem a remoção do cadáver para o IML.
PM encontrou um pedaço de pau na restinga perto de onde o corpo da mulher foi encontrado. Pode ser uma pista já que o pau estaria com marcas de sangue.  O PM levou para a 147ª DP legal de SFI.