quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Ministro dos Transportes visita Porto do Açu

Ministro César Borges ao lado da prefeita Rosinha e do prefeito Neco

O ministro dos Transportes, César Borges (PR), visitou o Porto do Açu, na manhã desta quarta-feira (19/02), em São João da Barra. Ele desembarcou com sua comitiva no Aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos, e foi recepcionado pela prefeita do município, Rosinha Garotinho, que também o acompanhou na visita ao Porto. O secretário estadual de Transportes Júlio Lopes também formou a comitiva.

Além do Complexo Portuário outro assunto em pauta foi o projeto do Governo Federal para a criação de uma nova ferrovia, que transportaria mercadorias do Rio de Janeiro ao estado do Espírito Santo.

Ainda no aeroporto o ministro conversou com a imprensa e destacou a proposta do Governo Federal em tratar com atenção especial da reformulação do projeto ferroviário na região.

“Hoje nós já trabalhamos com a duplicação da BR-101 e também precisamos pensar no modal ferroviário. Queremos que a ferrovia Rio-Vitória possa exatamente atender toda essa região, que tem uma vocação muito grande para o setor portuário”, declarou César Borges.

Ele ressaltou que para o projeto ser bem sucedido é necessário passar por uma série de análises e aprovações. “Isso só será possível se tivermos a infraestrutura que possa fazer as mercadorias circularem e gerarem toda a demanda, como a do Porto do Açu. Temos que estudar toda logística e infraestrutura para que esses empreendimentos possam ter aqui o desempenho que nós desejamos de geração de emprego, renda, crescimento econômico pra toda região”, explicou.

O ministro também afirmou que parceria é a palavra chave para o desenvolvimento. “Isso vai acontecer com a parceria entre a prefeitura municipal, os governos federativos e do estado. Todos somando esforços para o desenvolvimento da região a coisa acontece”, declarou.

Rosinha contou que o atual traçado não atenderia Campos e por isso um novo estudo está sendo elaborado. “Estamos fazendo um estudo para o projeto de ferrovia que vai servir de minerioduto até o porto do Açu, que é uma situação, que a princípio o traçado não atendia a cidade. E nenhum desenvolvimento é pra destruir a cidade e sim para construir. Por isso, estamos fazendo um novo estudo”, argumentou a Prefeita.

Ela revelou ainda que: “A presidente Dilma Rousseff autorizou a liberação de R$ 110 milhões para refazer todo o projeto do Complexo Portuário Farol Barra do Furado. As alterações precisam ser feitas porque o mercado mudou”, disse.

Ao desembarcar na cidade de São João da Barra o ministro e a comitiva foram recebidos pelo prefeito da cidade, José Amaro (Neco).


Fonte: Ururau
Fotos: Gerson Gomes-Secom/Campos

Nenhum comentário: