quinta-feira, 11 de junho de 2020

terça-feira, 9 de junho de 2020

Empresário que teve busca e apreensão em sua empresa em SJB fala sobre o caso ao VNOTÍCIA

O empresário Robson Santos, proprietário da empresa Talimaq Geradores de São João da Barra falou, nesta terça-feira, 09/06, ao site VNOTÍCIA e à Rádio São Francisco FM, sobre a operação SCEPTICUS da Polícia Federal que cumpriu mandado de busca e apreensão em São João da Barra, no escritório da empresa TALIMAQ da qual ele é o proprietário.


É que a Polícia Federal, em ação conjunta com o MPF e CGU, com esta operação objetiva apurar fraudes em licitações no Fundo Municipal de Saúde do Município de Carapebus/RJ. A Talimaq de São João da Barra foi a empresa vencedora da licitação para construção do hospital de Campanha naquela cidade.


A ação mobilizou 80 policiais federais, além de servidores do MPF e CGU e visa cumprir 25 mandados de busca e apreensão na Prefeitura Municipal de Carapebus, na Secretaria Municipal de Saúde e Fundo Municipal de Saúde, além de endereços de empresas e pessoas físicas situados nas cidades de Carapebus, Duas Barras, Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Itaperuna, Macaé, Armação de Búzios e Vitória/ES, todos expedidos pela Vara Federal da Subseção Judiciária de Macaé.


Segundo o empresário Robson Santos (Robinho Talimaq como é conhecido em SJB), ele está tranquilo, apesar de ter ouvido de um policial federal que as investigações da construção dos  Hospitais de Campanha pelo Brasil é só o começo.

“Praticamente, todos os hospitais de campanha serão investigados”, ouviu Robinho.

Em seguida ele argumenta que está tranquilo porque participou de uma licitação apresentando um preço abaixo do mercado para construção do Hospital de Campanha de Carapebus.

“Nosso preço, foi o menor preço, eu ganhei a licitação, cumpri as exigências e mesmo assim estamos sendo investigados. O menor preço das propostas foi da Talimaq, está abaixo do valor de mercado, abaixo 42 por cento, para construção do hospital e, mesmo assim, nossa pequena empresa foi passada pela investigação da Polícia Federal”, disse.

Robinho disse que os policiais federais vieram fazer busca de documentos, inclusive contratos da licitação.

“A única coisa que não gostei foi que eles levaram um porcentual financeiro da empresa que vai desfalcar o pagamento do meu pessoal, uma espécie de reserva. Agora, não sei como vou fazer”, disse.

Mas Robinho Talimaq diz que está tudo bem e que já está valendo ter votado no Bolsonaro.

“Se isso aí partiu do governo federal, estou muito feliz, sinceramente muito feliz”, revelou.

“Não considerei um constrangimento a ação da PF, mas é uma situação que a gente não espera. Eles foram ao meu escritório. Fui até eles, me identifiquei como dono da empresa e fizeram todo o trâmite que tiveram que fazer. Não teve abuso de autoridade e foram tecnicamente profissionais. É aquele detalhe, quem deve a justiça tem que temer. No meu caso estou tranquilo e vou falar mais: acho que minha empresa sai muito mais fortalecida, neste trâmite todo. Graças a Deus, eu vejo por este lado. Não teve nenhuma questão de abuso de poder. Os caras foram profissionais. Toda documentação que eles pediram foi fornecida referente ao hospital de Convid que nossa empresa foi ganhadora. Então, não temos nada a temer. Que venha a Federal a Civil cumprirem o que a Lei manda. Eu me orgulho cada vez mais, de ter votado em Bolsonaro e vamos em frente. É isso mesmo, tem que ser investigado. Forte abraço a todos”, concluiu.

A apuração conjunta realizada pelos órgãos de investigação criminal e de fiscalização e controle identificou indícios de fraude em dispensas de licitação realizadas para aquisição de medicamentos, equipamentos de proteção individual (EPIs), testes rápidos para detecção do COVID-19, locação de equipamentos e insumos hospitalares e contratação de empresa para montagem de hospital de campanha.



Dentre os indícios de fraudes verificados estão: a escolha de empresas antes mesmo da instauração de processos de licitação; empresas com sede em endereços residenciais, sem empregados e bens; contratação de fornecedor que possui vínculo familiar com servidor lotado na Secretaria de Saúde.



A soma de recursos públicos envolvidos nas dispensas de licitação investigadas alcança a cifra de aproximadamente R$ 4,7 milhões.



A palavra de origem latina scepticus significa ceticismo, que traduz a falta de crença nas ações empreendidas pelos agentes públicos e empresários investigados no combate ao COVID-19.

Da redação com informações da assessoria de Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro.





.

PM apreende em SFI moto roubada



Veículo apresentava chassis adulterado; condutor responderá pelo crime de receptação


http://vnoticia.com.br/noticia/4600-pm-apreende-em-sfi-moto-roubada



Secretário de Saúde é questionado por alta taxa de letalidade da Covid-19 em SFI



Sebastião Campista foi entrevistado no Jornal São Francisco é Notícia desta terça-feira, 09


A Rádio São Francisco FM questionou o secretário municipal de Saúde de SFI Sebastião Campista para que explicasse sobre os motivos que levaram o município a registrar uma alta taxa de letalidade da Covid-19. Campista foi entrevistado na manhã desta terça-feira, 09, no Jornal São Francisco é Notícia.

Segundo o último boletim, divulgado nesta terça-feira, 09, São Francisco tem 79 casos confirmados de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, com oito mortes, uma taxa de letalidade de 10,13%, praticamente o dobro da média nacional que é de 5,25%.

Na avaliação do secretário, uma das principais causas é "o fato de algumas pessoas negarem a doença e procurarem tardiamente o sistema de saúde, quando o quadro dos pacientes não consegue ser mais revertido”.

Questionado, o secretário disse não acreditar que a alta taxa esteja relacionada a possíveis subnotificações. A Rádio perguntou também sobre o fato de alguns pacientes com sintomas não estarem sendo testados para a Covid-19. Ele negou que isso esteja ocorrendo e explicou quais os critérios para a realização dos testes de diagnósticos para a Covid-19.

Assista à entrevista abaixo:
    

Polícia Federal realização operação em Carapebus, Campos, SJB e outras cidades



Justiça expediu 25 mandados de busca e apreensão; operação mira contratos da Prefeitura de Carapebus


https://vnoticia.com.br/noticia/4598-policia-federal-realizacao-operacao-em-carapebus-campos-sjb-e-outras-cidades



segunda-feira, 8 de junho de 2020

Vídeo: carro de irmão de vereador de SFI pega fogo a RJ-224



Ninguém saiu ferido. Incêndio destruiu o veículo.






Um carro de propriedade do irmão do vereador José Jorge Cherene, pegou fogo na tarde desta segunda-feira, 08/06, a RJ-224 no trecho próximo a localidade de Baixinha, a poucos quilômetros de Valão Seco em São Francisco de Itabapoana.

O vereador, acompanhado da cunhada, é quem dirigia o veículo. O irmão do vereador e proprietário do carro, um Siena da Fiat, logo que soube da ocorrência foi para o local.
Ninguém saiu ferido. Logo que o veículo começou a pegar fogo, deu tempo do vereador e da cunhada saírem sem queimaduras. No entanto, o carro foi totalmente destruído pelas chamas com perda total.

Não se sabe a causa do incêndio, mas o veículo era movido também a gás veicular, além de gasolina. O fogo teria começado pelo motor e aconteceu já próximo a residência do vereador.