sábado, 10 de novembro de 2012

Final do Campeonato de Futebol de SFI neste domingo em Praça João Pessoa



Assim como no Brasileirão, o Campeonato Municipal de Futebol de São Francisco de Itabapoana vive momentos decisivos. Enquanto os torcedores do Fluminense têm a possibilidade de soltar o grito de campeão com três rodadas de antecipação; por aqui, também neste domingo (11), já é certo que duas torcidas vão comemorar o título. Isso porque serão duas finais, nas categorias Aspirante e Principal. Os jogos serão realizados no distrito de Praça João Pessoa.

Às 12h45 Quatro Bocas e Boa Vista decidem o título da Aspirante, uma competição paralela feita com o segundo quadro de cada equipe. Essa decisão seria realizada em dois jogos, mas as equipes preferiram seguir o regulamento, e a final será apenas em uma partida.

Logo após, por volta de 15 horas, entram em campo Amprajope (Praça João Pessoa) e Valão Seco, decidindo o título da categoria Principal. No primeiro  jogo, realizado em Valão Seco no último domingo (04), deu empate em 0 a 0. 

Nas duas finais, quem vencer leva o título. Terminando em empate a decisão vai para os pênaltis.

Carro é roubado em São Francisco de Itabapoana


Roubo foi registrado na 147ª DP
Um homem teve seu veículo roubado por volta das 20h, na noite desta sexta-feira (10/11), próximo à localidade de Morro Alegre, em São Francisco do Itabapoana, na RJ-224.

De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima M.F.R., de 34 anos, residente de Itaperuna, estacionou seu carro, um Gol Power, de cor branca, placa LTF-0506/ES, por um momento, quando dois homens armados o abordaram, levando o veículo.

A ocorrência foi registrada na 147ª Delegacia Legal de SFI.

Fonte: Ururau

Plantão policial: veículos recuperados e pé de maconha em Gargaú



Plantão policial movimentado em São Francisco de Itabapoana. Dois veículos produtos de furto foram recuperados por Policiais Militares do 8° BPM. Uma Honda Biz C100, de cor preta, placa MRS-5763/ES foi recuperada quando J.S.N, de 27 anos, conduzia a mesma na Avenida Joaquim da Mata Sobrinho, no Centro de SFI. Após consulta, os Policiais constataram que a moto foi furtada no dia 21/09/12 em São Francisco do Itabapoana. O elemento foi autuado por receptação e conduzido à Casa de Custódia. Já em Campos, um veículo Kadet, de cor preta, placa JLC 6429/RJ furtado na última terça-feira (06/11) foi encontrado abandonado na Estrada Boa Vista, no Km 125.

Pé de maconha em Gargaú


Foto: divulgação
Policiais Militares do 8° BPM realizaram no final da tarde de ontem (09/11) uma série de apreensões de drogas, tendo inclusive, encontrado e apreendido, após a denúncia de populares, um pé de maconha de cerca de 60 cm, na Rua da Muritiba, em Gargaú, São Francisco do Itabapoana. A ocorrência foi registrada na 147ª DP.

Já em Campos, na Avenida Montezano, no Jóckey, em patrulhamento de rotina, os Policiais apreenderam cerca de 30 gramas de drogas, dividas entre maconha, crack e cocaína. A ocorrência foi registrada na 134ª DP.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Neco cumpre nova agenda no Rio: Reunião com Paulo Melo e Sérgio Cabral


O prefeito eleito de São João da Barra, Neco (PMDB), cumpriu nova agenda nesta sexta-feira (09), no Rio de Janeiro, a convite do presidente da Alerj, Paulo Melo, para um almoço com o governador Sérgio Cabral e o vice-governador Pezão. O encontro reuniu outros prefeitos eleitos no Estado que tiveram o apoio direto de Paulo Melo no último pleito. A prefeita Carla Machado também esteve presente na reunião, assim como, a prefeita eleita de Rio Bonito, Solange Almeida (PMDB), a prefeita eleita de Saquarema, Franciane Motta (PMDB), o prefeito eleito de Bom Jardim, Paulo Barros (PMDB), dentre outros.

Durante o encontro, o presidente da Alerj reiterou o total apoio à gestão dos prefeitos e se colocou à disposição para ser um interlocutor com o governo do Estado para atender as demandas dos municípios, entre eles, São João da Barra, que desponta como um dos mais importantes no cenário nacional.

Neco, que no pleito de 2010 apoiou o deputado Paulo Melo em São João da Barra dando-lhe uma votação expressiva, disse que este diálogo direto com o governo do Estado e com a Alerj evidenciam novas oportunidades para o desenvolvimento do município que requer parceria na esfera regional, estadual, federal e privada.

De acordo com Neco, a reunião da última quinta-feira (08) que tratou das obras de conclusão da Ponte João Figueiredo que liga São João da Barra a São Francisco de Itabapoana, do Distrito Industrial de São João da Barra e da questão da redistribuição dos royalties, assim como a consolidação da parceria da Alerj, demonstram uma sintonia que vislumbra novas oportunidades para o município. “Passamos por transformações rápidas que necessitam de projetos estruturantes. A gestão da prefeita Carla Machado iniciou este projeto de desenvolvimento e nós daremos continuidade, principalmente no que tange parcerias”, ressalta. (Bruno Costa )

Deputado João Peixoto confirma que licitação da ponte ligando São Francisco a São João da Barra sai em dezembro

Fotos: Ururau e divulgação.


Em entrevista ontem, 08-11, na Rádio São Francisco FM o deputado João Peixoto confirmou  o que o Blog do Paulo Noel havia postado no domingo, dia 4-11,  "Sobre a construção da ponte ligando SJB a SFI. Na  quarta-feira 01-11, através de uma informação extra-oficial fomos informados de que já estaria pronto o edital de licitação para o pregão das obras da ponte sobre o Rio Paraíba do Sul,  ligando São João da Barra a São Francisco de Itabapoana no Estado do Rio de Janeiro. A fonte cita, ainda, que no prazo máximo de 15 dias o referido edital seria publicado no Diário Oficial. O governo teria pressa para começar as obras da ponte já a partir de janeiro de 2013.  Tomara que seja verdade, já que o governador Sérgio Cabral garantiu em várias oportunidades em solo sanjoanense e sanfranciscano que não estava para brincadeira ao dar a boa notícia da construção da ponte diante da imprensa, de políticos e do povo. Apesar de cético com relação a promessas políticas, com essa nova informação só nos resta aguardar".

Nova ponte que ligará SJB e SFI será licitada no dia 12 de dezembro
Anúncio foi feito por Sérgio Cabral que recebeu Carla Machado nesta quinta

  
Sobre o assunto o site Ururau veiculou mais informações. 
A promessa do governador Sérgio Cabral feita no inicio do ano, durante evento realizado no município de São João da Barra, de que a ligação entre o município e a vizinha São Francisco de Itabapoana se tornaria realidade com o anúncio da construção de uma nova ponte, teve um novo capítulo nesta quinta-feira (08/11).
A prefeita de São João da Barra Carla Machado, através de uma postagem em uma página de relacionamento, anunciou no início da noite que recebeu do governador a confirmação de que a ponte será licitada no dia 12 de dezembro.

Carla Machado ao lado do prefeito eleito em SJB, Neco e seu vice, Alexandre Rosa, e vereadores eleitos também na última eleição municipal, estiveram nesta quinta-feira no Palácio Guanabara onde foram recebidos pelo Governador para uma audiência.

“Recebemos a importante notícia de que a obra da Ponte sobre o Rio Paraíba do Sul que liga São João da Barra à São Francisco será licitada no dia 12 de dezembro próximo”, anunciou Carla Machado em seu perfil no Facebook.
Como já havia sido anunciado, será construída uma nova ponte, e desta forma, não mais serão aproveitados os 20 pilares da Ponte João Figueiredo, construídos na década de 80. Depois de estudos, ficou comprovado que seria inviável sua utilização pelos valores que teriam que ser empregados e também por problemas ambientais.

Durante o lançamento do Programa ‘Renda Melhor’, em janeiro deste ano, o governador Sérgio Cabral, ao lado do vice Pezão e de Carla Machado, e Beto Azevedo, até então prefeito de São Francisco de Itabapoana, anunciou os valores que seriam investidos na nova obra.

“Nós vamos fazer. E uma obra de 190 milhões de Reais, financiada pela Comissão Andina de Financiamento, que vai disponibilizar 500 milhões ao Estado e nós vamos concluir esta obra que está parada há 30 anos. Eu diria que esta estrada e a ponte representam o arco metropolitano do Norte-Noroeste Fluminense. A estrada será transformada no fator de desenvolvimento para essas regiões”, ressaltou.

O novo projeto não foi apresentado, mas na ocasião o engenheiro do DER em Campos, Ivan Amaral declarou que pelo lado de São João da Barra sairia próximo ao trevo da BR-356 que vai para o distrito do Açu, com a estrutura da ponte ficando que o projeto da Ponte João Figueiredo e tendo 1.300 metros de pista.

OPÇÕES ALTERNATIVAS

Os moradores dos dois municípios acabam recorrendo ao barco para ir de uma sede a outra. Com esse tipo de transporte a viagem de São João da Barra até Gargaú, localidade de São Francisco de Itabapoana demora 40 minutos.
De carro a viagem demora um pouco mais, cerca de uma hora e meia, são 80 quilômetros, passando pela BR 356 até chegar a Campos, depois o motorista deve pegar a BR 101 e entrar em Travessão para então trafegar pela RJ 224, que liga a planície Goytacá até o município de São Francisco de Itabapoana.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Igreja Batista do Vilão comemora 62 anos


A Igreja Batista Boa Sorte da localidade de Vilão, zona rural de São Francisco de Itabapoana, está completando 62 anos. Neste fim de semana acontece uma intensa programação. Confira em e-mail enviado por Douglas Salazar Ramos, Ministro de Evangelismo da Igreja:

Olá amigos da Radio São Francisco, gostaria de pedir-lhes a gentileza de postar em seu blog nosso cartaz de comemoração de 62 Anos de organização de nossa Igreja  (IBBS) "Igreja Batista Boa Sorte", e aproveitar para convidar-lhes para estar conosco nesses dias 09,10 e 11 de Novembro onde comemoraremos esta data.

Grato, despeço no amor de Cristo.
Douglas Salazar Ramos (Ministro de Evangelismo IBBS)

Parabéns, Ururau



O Blog e a Rádio São Francisco FM parabenizam o Site Ururau pelo aniversário de quatro anos. Um Jornalismo sério e independente. Parabéns Leandro e Clícia pela dedicação e amor à profissão. A Região Norte Fluminense ganhou muito com o crescimento do jornalismo na internet. A mesma região que viu nos últimos anos jornais da envergadura de Monitor Campista, A Cidade e A Notícia adormecerem viu também projetos tão bacanas como o Ururau nascer e adquirir maturidade e excelência em tão pouco tempo.

Parabéns!

Obama é reeleito para mais quatro anos de governo


Brasília – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai governar o país por mais quatro anos. Ele foi reeleito ontem (6) com 303 votos dos 538 nos principais colégios eleitorais. Nos dez estados apontados como decisivos, o republicano Mitt Romney ganhou apenas na Carolina do Norte. Com o lema de campanha "Four More Years!" (Mais Quatro Anos!), Obama venceu uma disputa apertada em uma campanha política considerada a mais cara dos Estados Unidos.

Ao saber do resultado das eleições, embora sem a conclusão de alguns estados, Obama fez um discurso de 25 minutos, no qual prometeu que o próximo mandato será mais bem-sucedido que o atual.  “Nós sabemos, nos nossos corações, que para os Estados Unidos o melhor ainda está por vir”, disse Obama. De forma conciliadora, Romney felicitou o adversário político.

Obama discursou no Centro de Convenções McCormick Place, em Chicago, Illinois. Para uma multidão, o presidente reeleito cumprimentou Romney pela “árdua campanha”. Segundo Obama, sua meta é  “fazer avançar o país”. Acompanhado pela mulher Michelle e pelas filhas Malia e Sasha, ele elogiou a família. “[Reeleito, estou] mais determinado e mais inspirado do que nunca”, disse, acrescentando que “nunca esteve tão esperançoso em relação à América”. Ele citou como desafios a reforma do sistema de imigração, a redução do déficit e as mudanças no Código Tributário.

No final do discurso, Obama recebeu no palco, ao lado da família, o vice-presidente reeleito, Joe Biden, e vários integrantes de sua equipe de campanha. Todos foram aplaudidos pela multidão que acompanhou a saudação do presidente reeleito.

Romney telefonou para Obama parabenizando-o pela vitória. Romney divulgou seu diálogo com Obama. "Demos tudo nesta campanha", disse o republicano, agradecendo o apoio que recebeu. "A eleição acabou, mas os nossos princípios se mantêm."

O candidato derrotado disse que deseja felicidades ao presidente reeleito e que rezará  pelo seu sucesso, "em um tempo de grandes desafios para a América".

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Menina atacada por pitbull já está em casa

Imagens: Inter TV
Força do ataque - criança teve vários ferimentos no rosto e pelo corpo
A menina Ana Carolina dos Santos Elias, 11 anos,  que foi  atacada por um cão Pitbull já está em casa em Macuco de São Francisco, São Francisco do Itabapoana. O cão era de estimação da criança e já estava com a família há aproximadamente dois anos. A menina foi resgatada pela avó com ajuda de vizinhos e também do pai. A criança foi encaminhada ao Hospital Ferreira Machado (HFM) e submetida a cirurgia.

De acordo com a mãe da criança, Valéria dos Santos Elias, de 32 anos, o animal estava preso na corrente quando atacou a criança. “Ela estava saindo para ir à escola quando passou perto, foi puxada pelo cabelo e atacada. Ela sempre costumava brincar com a cachorra e nunca teve problema. Hoje, depois do ocorrido, descobrimos que ela está grávida da primeira cria, acreditamos que este seja o motiva da agressividade, pois ela estava presa, atacou presa na corrente”, contou.

A mãe acompanhou a filha no Hospital Ferreira Machado
A criança teve ferimentos em várias partes do corpo, principalmente no rosto. Até o fechamento desta edição, Ana Carolina permanecia na pediatria do hospital em observação.

Ainda de acordo com a mãe da criança, o animal não vai mais ficar na casa. “Estamos decidindo o que fazer ainda, mas não vamos continuar com ele em casa. Se fez uma vez, pode fazer de novo, então é melhor a gente desfazer. Vamos ver se damos para alguém, mas continuar com o animal em casa é correr o risco de acontecer de novo. Graças a Deus não foi mais grave”, comentou.


terça-feira, 6 de novembro de 2012

Agora só mesmo o veto da presidente Dilma para 'salvar' os produtores



Plenário da Câmara nesta terça, durante votação de 
projeto que redistribui royalties do petróleo 
Foi aprovado na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (06/11) o projeto (PL 2565/11) do Senado que trata da redistribuição dos royalties do petróleo entre estados e municípios produtores e os não produtores. E o resultado do embate foi terrível para os produtores que agora passam a apostar no veto da presidente Dilma Rousseff, para que a 'quebradeira' não se instale principalmente nos municípios que dependem na grande maioria, das receitas dos royalties para se manterem.


O clima no Plenário da Câmara começou a esquentar no início da tarde e durante horas foram discutidas as formas que seriam apresentadas as propostas, até que o relator, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) apresentou um novo parecer, o que fez o debate se estender por mais algumas horas.

Já depois das 19h30, houve a aprovação, por 220 votos a 211, de requerimento de preferência para a votação do projeto original do Senado. O novo substitutivo de Zarattini propunha a diminuição, já a partir de 2013, do percentual dos municípios produtores em relação à primeira versão de seu relatório, que foi debatido durante oito meses com a Comissão criada pela Câmara.

Em vez de 21% dos royalties sobre a produção marítima, os municípios contariam com 13% a partir do próximo ano, chegando a 4% em 2020 (contra 11% na primeira versão).

Outra razão para o embate era o desejo do governo para que 100% dos recursos sendo destinados para a educação, o que também se desfez, com a não aprovação da proposta apresentada pelo relator.

A proposta do Senado aprovada e que agora vai para sanção da presidente Dilma Rousseff prevê a redução de 30% para 20% dos valores destinados à União. Há a previsão, como forma de compensação, de que a partir de 2013 a União receba na participação especial, acréscimo de 1% por ano, até chegar a 46% no ano de 2016.

Já os estados produtores deixam de receber os atuais 26,25% e passam para 20%.

Os mais prejudicados são os municípios produtores que também deixam de receber 26,25% e vão para 13% em 2013 e 4% em 2020.

Os municípios que são afetados por embarcações saem dos atuais 8,75% para 3% em 2013 e 2% em 2020.

Os estados e municípios não produtores é que passam a ganhar como não acontecia antes. Os estados dos atuais 7% vão para 21% em 2013, chegando a 27% em 2020. Os municípios não produtores também veriam crescer sua parcela: dos atuais 1,75%, passariam a 21% em 2013 e 27% em 2020.

No dia 15 de maio deste ano, a presidente Dilma Rousseff destacou a posição firme de não aceitar não aceitar a hipótese de mudança nas regras atuais na partilha dos royalties do petróleo.

IDA PARA O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

“Não vemos outra forma. Está muito claro que essa discussão vai parar no Supremo Tribunal Federal, porque desta forma que estamos vendo aqui não vai haver consenso”, declarou o deputado Paulo Feijó (PR/RJ).

“O Brasil inteiro está achando que os royalties do petróleo vai ser a solução, a panaceia, e na verdade vai acrescentar cinco ou seis mil reais por mês na maioria dos 5565 municípios, ou seja, quebram os municípios dos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro e não resolve o problema dos outros. Isso é uma vergonha. O que tinha que ser resolvido era Fundo de Participação dos estados e municípios, porque há uma determinação do Supremo Tribunal Federal”, ratificou o deputado Garotinho.

Também nesta terça-feira, depois de reunião com líderes da base aliada na Câmara, tanto a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, como o líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), argumentaram que os parlamentares deveriam levar em conta questão estaduais em vez da orientação do Executivo.

“A posição da presidenta [Dilma Rousseff] é garantir o menor risco possível de judicialização. O melhor seria aprovar algo que não suscitasse pendências jurídicas, daí a defesa pela permanência das regras do que já foi licitado. E queremos assegurar o dinheiro para a educação, mas nos parece que acolher essas duas propostas está cada vez mais difícil porque a possibilidade de dividir o dinheiro do já licitado ganhou corpo entre os deputados”, ponderou Ideli.

Fonte: Ururau
(Foto: Renato Araújo/Agência Câmara)

PM recupera veículo furtado encontrado abandonado em Batelão de Barra SFI


Policiais Militares do 8º BPM, 3ª Cia,  em Barra do Itabapoana, em São Francisco do Itabapoana, recuperaram mais um veículo produto de furto. O Bora, de cor prata, placa KWD 2289/RJ, foi encontrado abandonado na localidade de Batelão de Barra. A ocorrência foi registrada na 147ª DP.

Em São Francisco de Itabapoana, na noite de domingo, 4, por  volta das 20h30m um veículo modelo Santana verde placa UFRJ-1360,  de propriedade de Toninho Eletricista que mora na Rua José Luiz de Freitas em São Francisco de Itabapoana, foi furtado na rua da Primeira Igreja Batista, a Rua Rita Maria Buechem no centro da cidade. Toninho havia estacionado o veículo para participar do culto,e,  quando retornou, por volta das 21 horas, não mais o encontrou. A ocorrência foi registrada na 147 DP legal de São Francisco de Itabapoana. 

Pitbull ataca criança de 11 anos em São Francisco de Itabapoana


Foto: divulgação.



A estudante Ana Carolina dos Santos Elias, 11 anos,  foi atacada por um cão Pitbull ontem, 5,  por volta das 7 horas. Ana Carolina, aluna do quinto  ano da Escola Municipalizada Laudelina da Silva Moreira em Macuco de São Francisco de Itabapoana foi atacada pelo Pitbull que pertence ao  pai Valcinei Fidelis. A menina se preparava para ir para   escola quando foi atacada pelo cão que se soltou da corrente  causando ferimentos graves no rostinho. Ela foi socorrida pela avó ainda no quintal da residência onde mora em Macuco de São Francisco de Itabapoana. 

Internada no Hospital Ferreira Machado, Ana permaneceu no centro cirúrgico por cerca de 2 horas.


Ana é filha de Valeria dos Santos Elias e Valcinei  Fidelis da Silva que acompanham a filha no Hospital Ferreira Machado em estado que inspira cuidados. ( Mais informações em instantes)

Abastecimento de combustíveis está normal no país, diz ANP


“Casos pontuais envolvendo o abastecimento de gasolina, ocorridos recentemente em alguns locais, já foram sanados”, diz, em nota, a ANP. A agência monitora o abastecimento e está sempre em contato com órgãos do governo e agentes econômicos do setor para garantir o suprimento de combustíveis. No fim de semana, notícias veiculadas na imprensa informavam que poderia faltar combustível em algumas regiões no fim do ano.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Orçamento Municipal 2013 de São Francisco de Itabapoana será debatido em audiência pública


A partir das 13h desta terça, (6), a Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana realiza audiência pública para discussão do anteprojeto municipal nº 027/2012, da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2013, enviado pela prefeitura de São Francisco de Itabapoana para apreciação dos vereadores e que tem valor estimado em R$ 106.909.062,00.  

A sociedade civil organizada foi convidada para a audiência, aberta ao público e que tem por finalidade, apresentar a estimativa de receitas e despesas que serão realizadas pelo próximo prefeito em 2013.

Na mensagem encaminhando o anteprojeto de Lei pelo Executivo, os maiores somas em recursos vão para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura no valor de R$39.767.282,97 e de R$22.297.540,47 para a Secretaria Municipal de Administração. Coube ao Fundo Municipal de Saúde R$16.797.949,05


Já o orçamento da Câmara está estimado em R$ 4.100.000,00.


Esta audiência é de suma importância tento em vista que os vereadores tem a prerrogativa de fazer emendas ao orçamento ouvindo e tirando duvidas além de sugestões da sociedade civil organizada.

Sem energia a imaginação vai longe

A cidade que mais tem problemas de falta de energia no Estado do Rio de Janeiro está sem energia nesse momento. Em função dessa falta de respeito da Ampla, estamos fora do ar, com apenas uma fase funcionando. Em São Francisco de Itabapoana se marca encontro até na hora do pique de energia.

─ Oi compadre, como que tá a família?
─ Vai bem compadre.
─ A Maria vai preparar uma broa de milho pra nós botar a conversa em dia. Passa lá em casa no pique de luz da tarde.
─ Ah compadre, já tenho compromisso pra esse pique já. Pode ser no pique de amanhã?
─ Pode sim compadre, mas não se esquece de levar a lamparina.
─ Lamparina? Não sei o que isso mais não. Meu filho me deu de presente uma lanterna de um tal de led. Esse led funciona mesmo.
─ Até compadre!
─ Até!

Divisão de royalties do petróleo volta à pauta da Câmara na terça


A proposta em análise prevê mudança dos contratos firmados no regime de concessão e define os percentuais de divisão entre todos os estado dos royalties para os poços em regime de partilha. Na quarta-feira, o governo manifestou-se a favor da destinação integral dos royalties para a educação e da manutenção dos contratos de exploração de petróleo já firmados.

domingo, 4 de novembro de 2012

Movimentos migratórios para o Brasil no século 21 é tema da redação do Enem


Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) enfrentaram neste domingo (4) o segundo e último dia de provas. Em cinco horas e meia - uma hora e meia a mais em relação a sábado, os estudantes responderam questões de português, códigos e matemática, além de ter de escrever uma redação. O tema deste ano foi O Movimento Imigratório para o Brasil no Século 21.

Os primeiros estudantes que deixaram o campus da Universidade de Fortaleza (Unifor) disseram ter ficado surpresos com o tema da redação. "Não era esperado esse tema, sobre movimento imigratório", disse Larissa Braga, de 18 anos. Para ela, muitos estudantes aguardavam assuntos como mensalão ou sustentabilidade. "Já havia lido algo a respeito de movimento imigratório para o Brasil, mas não sabia muita coisa e não devo ter feito uma boa redação", afirmou.

Uma das novidades do Enem 2012 é a nova metodologia de correção da prova de redação, que será avaliada por duas pessoas, sem que uma conheça a nota que a outra deu. De acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), neste ano, se a diferença da nota final da redação for superior a 200 pontos, o texto será lido por um terceiro corretor. A nota máxima possível é 1.000 pontos.

Anteriormente, a terceira correção só ocorria quando a divergência entre as notas fosse superior a 300 pontos. Na hipótese de a nota do primeiro corretor ser diferente da oferecida pelo segundo em menos de 200 pontos, a nota final da redação do candidato será obtida por meio da média aritmética das duas.

Na correção da redação, segundo o Inep, cinco critérios serão considerados: domínio da língua portuguesa; compreensão do tema proposto; capacidade de selecionar e organizar ideias; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e elaboração de proposta para o problema abordado.

Pelas regras do Enem, o estudante terá nota zero na redação se fugir ao tema proposto; apresentar estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo; entregar folha em branco, com sete linhas ou menos; copiar os textos motivadores; e reproduzir impropérios, desenhos ou palavras de desrespeito aos direitos humanos.

Cerca de 5,7 milhões de estudantes de todo o país se inscreveram para o Enem 2012. O segundo dia de provas começou às 13h no horário de Brasília e vai até as 18h30.

Fonte: Revista Época

Sobre a construção da ponte ligando SJB a SFI


Recebi uma informação extraoficial, na quarta-feira 01-11, que já estaria pronto o edital de licitação para o pregão das obras da ponte sobre o Rio Paraíba do Sul,  ligando São João da Barra a São Francisco de Itabapoana no Estado do Rio de Janeiro. A fonte cita, ainda, que no prazo máximo de 15 dias o referido edital seria publicado no Diário Oficial. O governo teria pressa para começar as obras da ponte já a partir de janeiro de 2013.  Tomara que seja verdade, já que o governador Sérgio Cabral garantiu em várias oportunidades em solo sanjoanense e sanfranciscano que não estava para brincadeira ao dar a boa notícia da construção da ponte diante da imprensa, de políticos e do povo. Apesar de cético com relação a promessas políticas, com essa nova informação só nos resta aguardar.