sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Deputado João Peixoto confirma que licitação da ponte ligando São Francisco a São João da Barra sai em dezembro

Fotos: Ururau e divulgação.


Em entrevista ontem, 08-11, na Rádio São Francisco FM o deputado João Peixoto confirmou  o que o Blog do Paulo Noel havia postado no domingo, dia 4-11,  "Sobre a construção da ponte ligando SJB a SFI. Na  quarta-feira 01-11, através de uma informação extra-oficial fomos informados de que já estaria pronto o edital de licitação para o pregão das obras da ponte sobre o Rio Paraíba do Sul,  ligando São João da Barra a São Francisco de Itabapoana no Estado do Rio de Janeiro. A fonte cita, ainda, que no prazo máximo de 15 dias o referido edital seria publicado no Diário Oficial. O governo teria pressa para começar as obras da ponte já a partir de janeiro de 2013.  Tomara que seja verdade, já que o governador Sérgio Cabral garantiu em várias oportunidades em solo sanjoanense e sanfranciscano que não estava para brincadeira ao dar a boa notícia da construção da ponte diante da imprensa, de políticos e do povo. Apesar de cético com relação a promessas políticas, com essa nova informação só nos resta aguardar".

Nova ponte que ligará SJB e SFI será licitada no dia 12 de dezembro
Anúncio foi feito por Sérgio Cabral que recebeu Carla Machado nesta quinta

  
Sobre o assunto o site Ururau veiculou mais informações. 
A promessa do governador Sérgio Cabral feita no inicio do ano, durante evento realizado no município de São João da Barra, de que a ligação entre o município e a vizinha São Francisco de Itabapoana se tornaria realidade com o anúncio da construção de uma nova ponte, teve um novo capítulo nesta quinta-feira (08/11).
A prefeita de São João da Barra Carla Machado, através de uma postagem em uma página de relacionamento, anunciou no início da noite que recebeu do governador a confirmação de que a ponte será licitada no dia 12 de dezembro.

Carla Machado ao lado do prefeito eleito em SJB, Neco e seu vice, Alexandre Rosa, e vereadores eleitos também na última eleição municipal, estiveram nesta quinta-feira no Palácio Guanabara onde foram recebidos pelo Governador para uma audiência.

“Recebemos a importante notícia de que a obra da Ponte sobre o Rio Paraíba do Sul que liga São João da Barra à São Francisco será licitada no dia 12 de dezembro próximo”, anunciou Carla Machado em seu perfil no Facebook.
Como já havia sido anunciado, será construída uma nova ponte, e desta forma, não mais serão aproveitados os 20 pilares da Ponte João Figueiredo, construídos na década de 80. Depois de estudos, ficou comprovado que seria inviável sua utilização pelos valores que teriam que ser empregados e também por problemas ambientais.

Durante o lançamento do Programa ‘Renda Melhor’, em janeiro deste ano, o governador Sérgio Cabral, ao lado do vice Pezão e de Carla Machado, e Beto Azevedo, até então prefeito de São Francisco de Itabapoana, anunciou os valores que seriam investidos na nova obra.

“Nós vamos fazer. E uma obra de 190 milhões de Reais, financiada pela Comissão Andina de Financiamento, que vai disponibilizar 500 milhões ao Estado e nós vamos concluir esta obra que está parada há 30 anos. Eu diria que esta estrada e a ponte representam o arco metropolitano do Norte-Noroeste Fluminense. A estrada será transformada no fator de desenvolvimento para essas regiões”, ressaltou.

O novo projeto não foi apresentado, mas na ocasião o engenheiro do DER em Campos, Ivan Amaral declarou que pelo lado de São João da Barra sairia próximo ao trevo da BR-356 que vai para o distrito do Açu, com a estrutura da ponte ficando que o projeto da Ponte João Figueiredo e tendo 1.300 metros de pista.

OPÇÕES ALTERNATIVAS

Os moradores dos dois municípios acabam recorrendo ao barco para ir de uma sede a outra. Com esse tipo de transporte a viagem de São João da Barra até Gargaú, localidade de São Francisco de Itabapoana demora 40 minutos.
De carro a viagem demora um pouco mais, cerca de uma hora e meia, são 80 quilômetros, passando pela BR 356 até chegar a Campos, depois o motorista deve pegar a BR 101 e entrar em Travessão para então trafegar pela RJ 224, que liga a planície Goytacá até o município de São Francisco de Itabapoana.

Nenhum comentário: